Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novos Registos

5 participantes

Ir para baixo

Novos Registos Empty Novos Registos

Mensagem por Correia Sáb Abr 26, 2008 7:00 pm

Viva,

tendo em conta o projecto chegadas, mas não só, deixo aqui mais uns registos do meu caderno de campo:


13 Abr'08 (Bárrio - Concelho de Alcobaça)
Luscinia megarhynchos (2º deste ano, nesta localidade)

Neste local sempre me lembro de ouvir esta ave, mas não ouço cantos tão elaborados como há 15 ou 20 anos atrás. Não sei se isto se passa noutros locais!?

Existe um pequeno ribeiro, onde na minha infância ouvia dois ou três machos a cantar em simultâneo. De alguns anos para cá ouço apenas aqui um e outro num outro vale ribeirinho aqui próximo. Mesmo assim, tendo em conta esta tendência decrescente, espanta-me que ainda não tenham falhado um só ano, até agora e desde que me lembro!


15 Abr'08 (Paúl da Cela e Bárrio - Concelho de Alcobaça)
mais dois exemplares de Lanius senator, desta vez juntos no mesmo poste. Só não consegui concluir se seriam casal, mas penso que seja o mais provável, tendo em conta que um era com certeza macho.
Ou seja, para quem nunca tinha visto a espécie nesta região não está nada mal para este ano, ou então era eu que andava muito segueta pirat


21 Abr'08
Streptopelia turtur - Soajo, Serra da Peneda - (1ª audição deste ano)
Riparia riparia - Ponte da Barca, Arcos de Valdevez

23 e 24 Abr'08 (Soajo, Serra da Peneda)
Circaetus gallicus (1),penso que era o mesmo indivíduo nos dois dias.

24 Abr'08 (Entre Germil e Entre-Ambos-os-Rios, Concelho de Arcos-de-Valdevez)
Circaetus gallicus (2) casal a sobrevoar a mancha florestal descrevendo grandes círculos, em que o macho transportava um calho no bico.

25 Abr'08 (Soajo, Serra da Peneda)
Streptopelia turtur ( 2ª audição de 2008)
Apus apus (9) (1ª observação de 2008)

26 Abr'08

Streptopelia turtur - Bárrio/Alcobaça - (1ª audição na localidade, dado que já a tinha ouvido no Soajo)

Riparia riparia - apesar de já ter observado, este ano, a espécie na localidade de Maiorga/Alcobaça (01Abr) e no Paúl da Cela/Alcobaça (18Abr), desta vez penso que identifiquei uma colónia. Não sei se é comum, mas esta encontra-se num paredão de betão em que as andorinhas estão a utilizar pequenos orifícios de drenagem, o que até agora só tinha observado na Ptyonoprogne rupestris, mas em buracos de drenagem maiores.

Abraços
Marco Correia
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Henk Feith Dom Abr 27, 2008 10:12 am

Caro Marco,

Em primeiro lugar, muito obrigado pelos registos. São muito úteis e de locais onde não costumo receber muito.

Sobre a nidificação de andorinha-das-barreiras em paradões em betão/cimento, há vários registos de colónias assim. Ainda recentemente vi em Soure. Também já vi com andorinhões-preto (Sines). Não sei se este hábito está a aumentar, ou se há mais observadores atentos a estas coisas, mas parece-me uma adaptação lógica da espécie.

Um grande abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 27, 2008 11:38 am

Olá Henk e Marco,

Também já observei nidificação de Riparia riparia em tubos de drenagem nas localidades de Sardoal, Fafo e Mondim de Basto e tenho conhecimento de outros casos em Castro Daire e também na Beira Litoral.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Francisco Barros Dom Abr 27, 2008 3:23 pm

Gonçalo Elias escreveu:Olá Henk e Marco,

Também já observei nidificação de Riparia riparia em tubos de drenagem nas localidades de Sardoal, Fafo e Mondim de Basto e tenho conhecimento de outros casos em Castro Daire e também na Beira Litoral.

1 abraço,
Gonçalo

Ora ainda bem que se está a falar neste assunto.

Tenho registo de 4 indivíduos de Riparia nessa mesma situação (Parede de suporte com tubos de drenagem).

Data: 23.04.08
Local e freguesia: Monsanto
Concelho: Alcanena

Nota#1: Desde pelo menos 2000 (há 8 anos) que a espécie é assidua neste mesmo local.

Nota#2: Estranho o facto dos indivíduos de uma pequena colónia perto em talude de areia, ainda não estarem presentes na data supracitada...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Correia Seg Abr 28, 2008 4:26 pm

Caros

Henk, Gonçalo e Francisco,

Obrigado pela confirmação de colónias de Riparia riparia em tubos de drenagem.

Gostaria de saber tb a vossa opinião em relação ao assunto dos cantos de rouxinol Luscinia megarhynchos, será que tem algum fundamento a minha afirmação?!


Aproveito este post para comunicar ao Henk a minha última observação, até ao momento, para o "chegadas". No dia 27 após concluir a minha 1ª volta para o CAC (Quadrícula MD98 - Nazaré), observei um Milvus migrans a sobrevoar, a muito baixa altitude, os campos do Paúl da Cela e Bárrio / Alcobaça. O que para mim é uma novidade, dado que esta espécie não ocorre nesta região.

Até agora só tinha avistado dois indivíduos, no mês de Agosto de anos diferentes (não sei precisar quais), a sobrevoar o Mosteiro de Alcobaça, colocando os pombos em pânico. Aliás foi precisamente esta agitação que denunciou a presença dos milhafres.

Obrigado e grande abraço!

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Francisco Barros Ter Abr 29, 2008 3:34 pm

Correia escreveu: Gostaria de saber tb a vossa opinião em relação ao assunto dos cantos de rouxinol Luscinia megarhynchos, será que tem algum fundamento a minha afirmação?!

Oi Marco,
Eu tenho apanhado nos últimos anos de uns e de outros. Durante os trabalhos do Atlas (altura em que forçosamente ouvi rouxinois a "dar com um pau"), ouvi indivíduos que apenas repetiam a mesma estrofe, sem grandes variações e outros que elaboravam o canto de modo muito sofisticado.
Por exemplo aqui no "burgo", já há cerca de 15 anos que não ouvia um rouxinol a cantar "Comme il Faut". No entanto tenho este ano aqui um "pavarotti" que para alem de não se calar a noite toda, tem um canto que dá gosto ouvir, com muitas variações em contínuo.
Provavelmente tem a ver com a idade dos indivíduos (especulação minha) e os exemplares mais novos têm um canto menos sofisticado...

Correia escreveu:
Aproveito este post para comunicar ao Henk a minha última observação, até ao momento, para o "chegadas". No dia 27 após concluir a minha 1ª volta para o CAC (Quadrícula MD98 - Nazaré), observei um Milvus migrans a sobrevoar, a muito baixa altitude, os campos do Paúl da Cela e Bárrio / Alcobaça. O que para mim é uma novidade, dado que esta espécie não ocorre nesta região.

No paúl da Cela nunca observei, mas bem perto, no campo de Valado dos Frades já observei Milvus nesta época do ano, mas sem indícios de nidificação.
Mais a norte, nos campos de Amor e de MonteReal, sim, confirmou-se a nidificação da espécie.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Correia Qua Abr 30, 2008 4:45 am

Francisco Barros escreveu:
Por exemplo aqui no "burgo", já há cerca de 15 anos que não ouvia um rouxinol a cantar "Comme il Faut". No entanto tenho este ano aqui um "pavarotti" que para alem de não se calar a noite toda, tem um canto que dá gosto ouvir, com muitas variações em contínuo.

Pois, se calhar é o que está a acontecer por aqui, resta-me aguardar por um "Pavarotti" Laughing

Em relação ao Milvus, em que ano é o viu aqui nos campos do Valado?


Cumprimentos e obrigado!

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Francisco Barros Qua Abr 30, 2008 2:24 pm

Correia escreveu: Em relação ao Milvus, em que ano é o viu aqui nos campos do Valado?

Boas,
Uma das observações foi registada em Abril 1998. No entanto tenho observação de pelo menos mais outro ano que não me consigo lembrar... e como não foi registada... puff!!...

Pode ser que entretanto me lembre... (a minha desorganização volta e meia dá nisto..) pale
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Correia Qui maio 01, 2008 3:54 pm

Olá Francisco,

Obrigado pela data de observação do Milvus migrans no Valado.

As minhas duas observações anteriores a este ano foram de 2000 para cá (talvez em 2002 e 2003)! Neutral Mas ainda vou tentar confirmar com o Barrento, que nessa altura já andava por estas bandas!

Cumprimentos,

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Correia Qui maio 01, 2008 4:05 pm

Esquecime de referir que ontem, dia 30 de Abril,voltei a encontrar o Milvus migrans a sobrevoar a grande altitude os mesmos campos da Cela e Bárrio. Ao fim de um bom bocado acabou por descer e pousou num pomar. Mas, tal como Francisco disse, sem indícios de nidificação.


Para o Henk,

não sei se já tinha referido a Ardea purpurea que observei em São Gião / Nazaré no dia 27 Abr'08 (1ª volta do CAC). Neutral

Cumprimentos,

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 51
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por barrento Sáb maio 03, 2008 6:34 pm

Marco,
não sei a data exacta em que observamos o milhafre a sobrevoar o mosteiro, mas terá de ter sido de 2004 para cá, porque antes eu não estava em Alcobaça.
Abraços a todos
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Novos Registos Empty Re: Novos Registos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos