Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Passer hispaniolensis em meio urbano

2 participantes

Ir para baixo

Passer hispaniolensis em meio urbano Empty Passer hispaniolensis em meio urbano

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 01, 2019 2:44 pm

Hoje, dia 1-Abr-2019, observei um macho de pardal-espanhol a vocalizar activamente no centro urbano de Almodôvar. Estava numa árvore dum pequeno jardim público, e pareceu-me que -estaria a construir ninho.

Já vi a espécie anteriormente na orla de aldeias, em ambiente mais rural, mas esta foi a primeira vez que observei este pardal em meio urbano, no centro de uma vila. Será uma situação pontual, ou estaremos na iminência de assistir à colonização de meios mais urbanizados por parte do pardal-espanhol?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25658

Ir para o topo Ir para baixo

Passer hispaniolensis em meio urbano Empty Re: Passer hispaniolensis em meio urbano

Mensagem por PNicolau Ter Abr 02, 2019 8:19 am

Eu sei que numa aldeia no baixo Alentejo (não me recordo o nome), vi vários pardais-espanhóis há uns anos. Mas não era propriamente o centro mais urbanizado..
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa

Passer hispaniolensis em meio urbano Empty Re: Passer hispaniolensis em meio urbano

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 02, 2019 8:33 am

Pois, há quem estabeleça a seguinte distinção:

aldeia ---> rural
vila / cidade ---> urbano

É uma distinção subjectiva, uma vez que o estatuto de vila é administrativo e não tem necessariamente a ver com a dimensão do núcleo populacional ou com as suas características, de qualquer forma posso dizer que nunca tinha visto a espécie numa localidade desta dimensão
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25658

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo