Passer hispaniolensis em meio urbano
2 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Passer hispaniolensis em meio urbano
Hoje, dia 1-Abr-2019, observei um macho de pardal-espanhol a vocalizar activamente no centro urbano de Almodôvar. Estava numa árvore dum pequeno jardim público, e pareceu-me que -estaria a construir ninho.
Já vi a espécie anteriormente na orla de aldeias, em ambiente mais rural, mas esta foi a primeira vez que observei este pardal em meio urbano, no centro de uma vila. Será uma situação pontual, ou estaremos na iminência de assistir à colonização de meios mais urbanizados por parte do pardal-espanhol?
Já vi a espécie anteriormente na orla de aldeias, em ambiente mais rural, mas esta foi a primeira vez que observei este pardal em meio urbano, no centro de uma vila. Será uma situação pontual, ou estaremos na iminência de assistir à colonização de meios mais urbanizados por parte do pardal-espanhol?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Re: Passer hispaniolensis em meio urbano
Eu sei que numa aldeia no baixo Alentejo (não me recordo o nome), vi vários pardais-espanhóis há uns anos. Mas não era propriamente o centro mais urbanizado..
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Re: Passer hispaniolensis em meio urbano
Pois, há quem estabeleça a seguinte distinção:
aldeia ---> rural
vila / cidade ---> urbano
É uma distinção subjectiva, uma vez que o estatuto de vila é administrativo e não tem necessariamente a ver com a dimensão do núcleo populacional ou com as suas características, de qualquer forma posso dizer que nunca tinha visto a espécie numa localidade desta dimensão
aldeia ---> rural
vila / cidade ---> urbano
É uma distinção subjectiva, uma vez que o estatuto de vila é administrativo e não tem necessariamente a ver com a dimensão do núcleo populacional ou com as suas características, de qualquer forma posso dizer que nunca tinha visto a espécie numa localidade desta dimensão
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658