Qual o vosso pior distrito?
+12
José Frade
Rui Figueiredo
Helder Vieira
Samuel Patinha
HL
patriciaeluis
Lars Gonçalves
Ricardo Melo
João Tomás
lrodrigues
pedro121
Gonçalo Elias
16 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Qual o vosso pior distrito?
O meu é o Porto. Claramente o distrito que conheço pior do ponto de vista ornitológico.
Até ao passado fim-de-semana só tinha lá 23 espécies, tudo resultante de diversas observações casuais feitas há mais de 14 anos. Esta semana consegui (finalmente) realizar algumas observações decentes no distrito, com várias listas completas e algumas espécies interessantes (Mon sax, Ant cam, Syl com, Emb cir, Cor crx, Apu pal, Puf mau), ainda assim continua a ser o meu pior distrito. Faltam-me espécies ultra-básicas, como Chl chl, Hir rus, Cis jun, Lar fus ou Ana pla e o meu total distrital é de apenas 50 espécies.
Aproveito para deixar um enorme agradecimento ao Ricardo Melo pela visita "guiada" à serra do Marão e que me permitiu ficar a conhecer um dos locais mais interessantes da região.
Até ao passado fim-de-semana só tinha lá 23 espécies, tudo resultante de diversas observações casuais feitas há mais de 14 anos. Esta semana consegui (finalmente) realizar algumas observações decentes no distrito, com várias listas completas e algumas espécies interessantes (Mon sax, Ant cam, Syl com, Emb cir, Cor crx, Apu pal, Puf mau), ainda assim continua a ser o meu pior distrito. Faltam-me espécies ultra-básicas, como Chl chl, Hir rus, Cis jun, Lar fus ou Ana pla e o meu total distrital é de apenas 50 espécies.
Aproveito para deixar um enorme agradecimento ao Ricardo Melo pela visita "guiada" à serra do Marão e que me permitiu ficar a conhecer um dos locais mais interessantes da região.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Re: Qual o vosso pior distrito?
Humm, em termos ornitologicos é Viseu. Tenho muito poucas espécies no distrito. Acho que nem nunca fui observar nesse distrito. Tenho só umas observações feitas em família
Enviado pelo Topic'it
Enviado pelo Topic'it
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Viseu não é um distrito muito fácil de "trabalhar": não tem faixa costeira, tem poucas zonas húmidas (e as poucas que tem são muito pobres em aves) e além disso tem poucas aves de distribuição mediterrânica. Em termos de aquáticas perde pois para Aveiro e Coimbra e quanto a passeriformes e rapinas perde para a Guarda e para Vila Real. Não é muito fácil ter uma lista longa em Viseu e talvez por isso ao longo dos anos tem recebido pouca atenção. Ainda assim na região ocorrem algumas coisas giras: Oen leu, Lan col, Emb hor, Ant cam, Cin cin, Pho pho, Cya coo (esta mesmo em limite de distribuição), Fal sub, Per api, Dry min
O meu também penso que é Viseu.
lrodrigues- Número de Mensagens : 923
Local : Porto
O meu é Viana do Castelo. Já tenho há algum tempo intenções de lá ir com objectivos ornitológicos mas... ainda não fui.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
De nada, Gonçalo! Foi um prazer.Gonçalo Elias escreveu:O meu é o Porto...Aproveito para deixar um enorme agradecimento ao Ricardo Melo pela visita "guiada" à serra do Marão e que me permitiu ficar a conhecer um dos locais mais interessantes da região.
Dos 18 distritos que constituem Portugal continental só tenho registos de aves em 8 - quase todos no Norte.
Já vi aves noutros distritos, como Évora e Lisboa, mas o propósito da visita era outro e acabei por não as registar... Portanto, diria que o pior são todos os que não visitei do ponto de vista ornitológico.
Ricardo Melo- Número de Mensagens : 1723
Local : Paços de Ferreira
Dos 18 distritos, só fiz observação de aves em 4. E nunca o fiz a norte do Tejo.
Os meus totais com fatelas são:
Faro: 275
Beja: 122
Setúbal: 75
Lisboa: 61
Lars Gonçalves- Número de Mensagens : 514
Local : Alvor - Portimão
Lisboa
Ja vivi em Lisboa algum tempo, mas na altura nao observava aves...
Ja vivi em Lisboa algum tempo, mas na altura nao observava aves...
patriciaeluis- Número de Mensagens : 1863
lrodrigues escreveu:O meu também penso que é Viseu.
Estive a cuscar o teu perfil e parece-me que onde tens menos é em Santarém.
João Tomás escreveu:O meu é Viana do Castelo. Já tenho há algum tempo intenções de lá ir com objectivos ornitológicos mas... ainda não fui.
E tem uma zona húmida com enorme potencial mas muito pouco visitada - o estuário do Minho.
Ricardo Melo escreveu:Dos 18 distritos que constituem Portugal continental só tenho registos de aves em 8 - quase todos no Norte.
Já vi aves noutros distritos, como Évora e Lisboa, mas o propósito da visita era outro e acabei por não as registar... Portanto, diria que o pior são todos os que não visitei do ponto de vista ornitológico.
Tens de vir "cá abaixo" para tratarmos disso
Lars Gonçalves escreveu:Dos 18 distritos, só fiz observação de aves em 4. E nunca o fiz a norte do Tejo.
Todo o distrito de Lisboa fica a norte do Tejo
A Lezíria de VFX não faz parte do distrito de Lisboa? E não é a sul do Tejo?
Lars Gonçalves- Número de Mensagens : 514
Local : Alvor - Portimão
Lars Gonçalves escreveu:A Lezíria de VFX não faz parte do distrito de Lisboa? E não é a sul do Tejo?
Sim, a lezíria é distrito de Lisboa, mas é discutível que esteja a sul do Tejo. Repara: se estiveres na lezíria e caminhares para sul, sempre para sul, vais parar onde? Ao rio Tejo! Logo estavas a norte do Tejo
Humm... de facto, é o inverso não é necessariamente verdade.
Enviado pelo Topic'it
Enviado pelo Topic'it
Os meus são Bragança, Guarda e Viseu. No ebird não tenho observações, tanto no de Bragança como no da Guarda. Apesar de já ter feitos observação em ambos, na altura não usava ebird e os dados do papel ainda não foram "importados" .
No ebird tenho o parco total de 4 aves observadas em Viseu. O total real deverá ser superior, mas deverá ser o pior dos 3 distritos.
No ebird tenho o parco total de 4 aves observadas em Viseu. O total real deverá ser superior, mas deverá ser o pior dos 3 distritos.
dos distritos onde tenho observações registadas, o pior é Viseu
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Évora e Portalegre: 0
Santarém: 1
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
5 distritos sem observações no Ebird: Vila Real, Braga, Viseu, Leiria e Castelo Branco.
Dos distritos com observações o pior é Coimbra com 1 espécie - Vários milhafres negros na A1 em observação casual
O melhor Faro com 142 espécies.
Dos distritos com observações o pior é Coimbra com 1 espécie - Vários milhafres negros na A1 em observação casual
O melhor Faro com 142 espécies.
Rui Figueiredo- Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Helder Vieira escreveu:Évora e Portalegre: 0
Fica V. Exa. convidada para vir fazer um périplo pela região, tendo como principal objectivo conhecer algumas especialidades regionais
Gonçalo Elias escreveu:Helder Vieira escreveu:Évora e Portalegre: 0
Fica V. Exa. convidada para vir fazer um périplo pela região, tendo como principal objectivo conhecer algumas especialidades regionais
Até parece que já estou a ouvir o canto e o chamamento do pão-de-rala e da encharcada
Obrigado, Gonçalo
Porto - Viana - Viseu, por essa ordem e separados por uma espécie entre eles, 24-25-26
Braga é o meu pior distrito, com 11 espécies. Logo seguido de Viseu com 12 e o Porto com 19.
Dois distritos por aqui.
Viana do Castelo e Portalegre ambas com ZERO registos.
Necessito de uma forte justificação para planear visitas para estas bandas , para referencia aqui esta a minha lista de prioridades para o continente.
1.Estrelinha-de-poupa Regulus regulus
2.Gaivota-tridáctila Rissa tridactyla
3.Garajau-rosado Sterna dougallii
4.Cruza-bico Loxia curvirostra
5.Caturrita Myiopsitta monachus
6.Falcão-da-rainha Falco eleonorae
7.Petinha-marítima Anthus petrosus
8.Narceja-galega Lymnocryptes minimus
9.Grifo-pedrês Gyps rueppelli
10.Airo Uria aalge
11. Rouxinol-do-japão Leiothrix lutea
Cumprimentos
Rogerio
Necessito de uma forte justificação para planear visitas para estas bandas , para referencia aqui esta a minha lista de prioridades para o continente.
10.Airo Uria aalge
Cumprimentos
Rogerio
Rogerio escreveu:Dois distritos por aqui.
10.Airo Uria aalge
Humm, desafio interessante, bem, obviamente que Myiopsita não é contável, nem na realidade Leiothrix, mas de qualquer modo pode ser encaixado, então, numa ida durante o inverno podem ser vistos num passeio até VC a 1, 2, 4, 5, 7 e 11, mas com possibilidades da 10 também.
6 em 4 não é mau, claro que seria necessário esperar por uma petinha e preferencialmente por um Airo, mas havendo uma petinha e um airo (num porto) seria de facto possível ver grande parte da lista num passeio até VC.
Em alternativa, fazes o passeio a VC com base nas Bolas de Berlim que me disseram ser das melhores de Portugal.
Paulo Alves escreveu:Helder Vieira escreveu:
Que miséria!!
De facto, e estive no Boquilobo em maio de '96... mas na altura ainda não tomava notas.
Página 1 de 2 • 1, 2