Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estação Anilhagem Qta Arrife

2 participantes

Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por scirpaceus Dom Out 28, 2007 7:36 am

Caro Francisco e restantes membros do fórum

Tenho ouvido falar da Estação de Anilhagem da Qta do Arrife, mas é um facto que desconheço tudo sobre o seu funcionamento.

Aqui vão algumas perguntas para o Francisco Barros:
-Desde quando funciona?
-Qual o periodo de funcionamento?
-Que metodologias aplicam?
-Porque não a inscrevem no Projecto Estações de Esforço Constante que está a ser desenvolvido pelo ICNB?

Um abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Re: Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por Francisco Barros Dom Out 28, 2007 1:59 pm

scirpaceus escreveu:Caro Francisco e restantes membros do fórum

Tenho ouvido falar da Estação de Anilhagem da Qta do Arrife, mas é um facto que desconheço tudo sobre o seu funcionamento.

Aqui vão algumas perguntas para o Francisco Barros:
-Desde quando funciona?
-Qual o periodo de funcionamento?
-Que metodologias aplicam?
-Porque não a inscrevem no Projecto Estações de Esforço Constante que está a ser desenvolvido pelo ICNB?

Um abraço

Paulo Tenreiro

Bem.. Paulo... vou tentar sintetizar aquilo que perguntas...

1- Funciona desde 1999, com uma acção de formação no local dada pelo Vitor Encarnação e o Michael Armelin. Esta acção de formação foi feita ao abrigo do protocolo entre o PNSAC e a Escola Agrícola Francisco Margiochi / Casa Pia de Lisboa e formou 4 elementos do PNSAC e 2 da Escola Agrícola. A intenção da Estação seria a de monitorizar a Avifauna da Quinta do Arrife ao longo do tempo e segundo o Vitor, poderia ser englobada no novo projecto de Estações de Esforço constante.
Não somos NÓS os responsáveis pela Estação. Somos apenas co-responsáveis!! Todo o material de anilhagem foi comprado ao abrigo do programa "Ciência Viva" e é pertença da Casa Pia de Lisboa.

2- O periodo de funcionamento deveria ser durante todo o ano em sessões quinzenais, coisa que se conseguiu durante os 3 primeiros anos. Infelizmente, quer pelas "prioridades" da nossa parte, quer pelo afastamento por motivos de doença de um dos elementos da Casa Pia, cada vez mais a época de reprodução e pós-reprodução começaram a ter menos sessões.

3- A metodologia é a "tradicinoal" com os registos (incluindo os biométricos) "tradicionais" (sexo, idade, asa, peso, gordura, PI, etc, etc.).
Apenas gostaria de referir que existem linhas em vários habitats dentro da Quinta e para cada captura ou recaptura é mencionado o nº da respectiva linha.
No início as sessões eram em média quinzenais (e ainda o são durante parte do Outono, Inverno e grande parte da Primavera), actualmente existem muitissimas falhas durante o verão.

4- A Estação não está inscrita nas EEC (por acaso só o soube o ano passado...), porque o esforço de anilhagem durante as épocas de reprodução e pós-reprodução (entre Junho e Setembro) começou a ser gradualmente muito reduzido, limitando-se a escassas sessões durante este periodo.
No entanto, segundo a última conversa com o Vítor, se conseguissemos garantir pelo menos umas 6 sessões durante a época de reprodução, esta estação poderia "voltar" às ECC.

Tens alguma sugestão em mente?
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Re: Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por scirpaceus Dom Out 28, 2007 4:02 pm

Caro Francisco

O Projecto das Estações de Esforço Constante foi iniciado pela Central Nacional de Anilhagem em 2001. Iniciei as minhas EEC em 2002 e como achei estranho que a CNA nunca me pedisse dados ou me enviasse qualquer informação, algumas vezes perguntava ao Vitor, que EEC estavam em funcionamento em Portugal, que métodos, como devia enviar os dados, etc. Depressa descobri que este projecto simplesmente não possuía qualquer tipo de organização, as EEc que diziam em funcionamento, parte delas nunca funcionou e reparo que as que transitaram para este PEEC nem sequer enviam dados.

Sempre achei curioso que nos anos de arranque nunca os dados tenham sido solicitados e muito menos analisados para aferir as metodologias que estavam a ser empregues.

Para o 2º encontro técnico de anilhadores decidi analisar os meus dados e conclui que as datas tinham sido mal escolhidas e que estavamos a ignorar dados importantes. Na altura o Paulo Catry referiu que era "uma tragédia" o que estava a acontecer.

Como nada aconteceu após essa constatação, em 2006, eu e o Helder Cardoso, que tinhamos em conjunto 50% das EEC que estavam em funcionamento, decidimos tomar conta do projecto, porque era a importancia das nossas EEC e do nosso trabalho que estava a ir ao ar.
Contactamos os anilhadores responsáveis pelas Estações em funcionamento e no vosso caso foi o Rosa (penso que é o nome), mas nunca obtivemos resposta.
Foi elaborado um Manual de Trabalho para normalizar os métodos de anilhagem e preparado um conjunto de fichas para a recolha de informação. Isto quando a unica coisa que se pede é o numero de juvenis e adultos capturados durante o periodo de funcionamento do PEEC, mas face à ausencia de um manual de anilhador, decidimos avançar mais, como podes verificar pela leitura do Manual de Trabalho.

O PEEC funciona de 25 de Março a 22 de Julho, dividindo-se em 12 periodos de 10 dias e efectuar uma sessão de anilhagem em cada um destes periodos, portanto 12 sessões ao todo. Mas os dados são aceites a partir do momento que ultrapassas 6 sessões (numero minimo aceitavel)

Se existe dificuldade em colocar essa estação de anilhagem, porque não convertê-la e passam a trabalhar num projecto do ICNB que se está a desenrolar ao longo do território nacional?
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Re: Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por Francisco Barros Seg Out 29, 2007 1:14 am

Gracias Paulo.

Não se trata de converter, mas sim de acrescentar. Não me parece que um projecto inviabilize o outro. Alias, esta estação foi na altura considerada a 1ª EEC, mas como o projecto demorou a arrancar e o nosso esforço começou a cair, acabou por nem sequer entrar...

Vou imprimir o manual e reunir com os elementos da equipa (pelo menos da parte do PNSAC) para ver quais são as prespectivas.
O problema está mesmo nos meses de Junho e Julho... mas com um bocado de esforço e sobretudo motivação, creio ser possível.

Se isso for conseguido, já valeu a pena o Gonçalo ter criado este fórum. Very Happy
Isto apenas serve para constatar que os canais "normais" de informação e divulgação andam um bocadito "entupidos"...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Re: Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por scirpaceus Seg Out 29, 2007 6:23 am

Caro Francisco

Tive até ao momento da transformação do ICN em ICNB 4 EEC em funcionamento, três delas ao longo de todo o ano. Portanto o Projecto PEEC é perfeitamente compativel com o tipo de trabalho que têm estado a fazer. SE anilham de 15 em 15 dias, no final do periodo de funcionamento do PEEC têm 9 sessões feitas, o que está dentro do que é pedido.

Acrescento que existe uma mailing-list chamada "Pessoal do Alicate" alojado no YAHOO e que tem bastantes anilhadores inscritos e que aconselho que te inscrevas tambem. O Tó está por aqui, pode dar essas indicações.

Um abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Re: Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por Francisco Barros Ter Out 30, 2007 3:52 am

Boas,
Após reunião, o pessoal achou exequivel, conseguindo garantir 3 pessoas para o projecto durante o ano de 2008. E como dizes, mesmo que não se consiga as 12 sessões, pelo menos 9 dá para garantir.

Agora surge uma dúvida: Temos informação de alguns anos anteriores que me parecem cumprir os minimos exigidos. Será que não dava para aproveitar essa informação para o projecto, mesmo havendo falhas posteriores?

Quanto ao "Pessoal do Alicate", já lá estou registado. Alias, foi através dessa mailing list que descobri este fórum. Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Re: Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por scirpaceus Ter Out 30, 2007 1:00 pm

Caro Francisco

Podes enviar-me o teu contacto telefónico para o meu e-mail scirpaceus@gmail.com , para eu contactar-me amanhã sobre esses dados?

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Re: Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qua Out 31, 2007 4:30 pm

scirpaceus escreveu:Caro Francisco

Podes enviar-me o teu contacto telefónico para o meu e-mail scirpaceus@gmail.com , para eu contactar-me amanhã sobre esses dados?

Abraço

Paulo

Paulo,
Já enviei os meus contactos.
Envia-me os teus sff.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Estação Anilhagem Qta Arrife Empty Re: Estação Anilhagem Qta Arrife

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos