Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife

3 participantes

Ir para baixo

Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife Empty Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qui Nov 15, 2007 12:43 am

Viva,
Ontem, na Quinta do Arrife, eu (FJB) juntamente com Luis A Ferreira (LAF) e António Frazão (AFP), capturámos as seguintes espécies com o respectivo nº de aves anilhadas. As recapturas estão entre parentesis.

Erithacus rubecula - 44 (9)

Sylvia atricapilla - 11

Prunella modularis - 4

Emberiza cirlus - 1

Fringilla coelebs - 4

Troglodytes troglodytes - 1 (1)

Phylloscopus collybita - 3 (1)

Serinus serinus - 1

Carduelis chloris - 1

Turdus merula - 4

Turdus philomelos - 1

Carduelis carduelis - 1

Parus caeruleus - (1)

Saxicola torquata - 1

Sylvia melanocephala - 2

Regulus ignicapillus - 1 (1*)

* - Esta recaptura de Regulus ignicapillus refere-se a uma anilha francesa, coisa que me deixou algo surpreendido, já que presumo que esta "pulga" atravessou os Pirinéus para chegar até aqui. Wink

PS: A meio da sessão levantou-se um vento algo forte que motivou a fuga de muitas aves das redes, incluindo um Picus viridis que fugiu mesmo nas minhas barbas...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife Empty Re: Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife

Mensagem por scirpaceus Qui Nov 15, 2007 1:09 am

Parabens pela recatura do regulus. Leste bem a anilha? Very Happy

Chamou-me a atenção a captura dos Erithacus rubecula. O Paulo Catry andava à procura de anilhadores que anilhassem ao longo do ano e que capturassem esta espécie. Precisa de amostras de penas e de sangue. Capturam esta espécie ao longo do ano?
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife Empty Re: Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife

Mensagem por thysvalkenburg Qui Nov 15, 2007 1:28 am

Boa recaptura sim senhora, parabens!

Pois, umas gramas de penas sao capazes de voar grandes distancias, Regulus regulus sao regularmente recapturados com anilhas suecas e norueguesas ca na Holanda. Se nao me engano na Suecia tem anilhas ainda mais pequenas do que as "0" ou 2mm somente para os regulus.
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife Empty Re: Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife

Mensagem por Francisco Barros Qui Nov 15, 2007 4:04 am

scirpaceus escreveu:Parabens pela recatura do regulus. Leste bem a anilha? Very Happy

Chamou-me a atenção a captura dos Erithacus rubecula. O Paulo Catry andava à procura de anilhadores que anilhassem ao longo do ano e que capturassem esta espécie. Precisa de amostras de penas e de sangue. Capturam esta espécie ao longo do ano?

Li bem sim, várias vezes. PT6367 Museum Paris. Wink (fica aqui em 1ª mão, pois ainda não enviei os dados para a Central...)

Quanto aos Piscos, sim, anilhamos praticamente esta espécie ao longo de todo o ano, se bem que apenas nesta época se apanhem aos "magotes" com a chegada de indivíduos do norte para invernada.
Durante a primavera/verão, só mesmo individuos residentes e muito mais escassos.
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife Empty Re: Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos