Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Anilhagem
Página 1 de 1
Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife
Viva,
Ontem, na Quinta do Arrife, eu (FJB) juntamente com Luis A Ferreira (LAF) e António Frazão (AFP), capturámos as seguintes espécies com o respectivo nº de aves anilhadas. As recapturas estão entre parentesis.
Erithacus rubecula - 44 (9)
Sylvia atricapilla - 11
Prunella modularis - 4
Emberiza cirlus - 1
Fringilla coelebs - 4
Troglodytes troglodytes - 1 (1)
Phylloscopus collybita - 3 (1)
Serinus serinus - 1
Carduelis chloris - 1
Turdus merula - 4
Turdus philomelos - 1
Carduelis carduelis - 1
Parus caeruleus - (1)
Saxicola torquata - 1
Sylvia melanocephala - 2
Regulus ignicapillus - 1 (1*)
* - Esta recaptura de Regulus ignicapillus refere-se a uma anilha francesa, coisa que me deixou algo surpreendido, já que presumo que esta "pulga" atravessou os Pirinéus para chegar até aqui.
PS: A meio da sessão levantou-se um vento algo forte que motivou a fuga de muitas aves das redes, incluindo um Picus viridis que fugiu mesmo nas minhas barbas...
Ontem, na Quinta do Arrife, eu (FJB) juntamente com Luis A Ferreira (LAF) e António Frazão (AFP), capturámos as seguintes espécies com o respectivo nº de aves anilhadas. As recapturas estão entre parentesis.
Erithacus rubecula - 44 (9)
Sylvia atricapilla - 11
Prunella modularis - 4
Emberiza cirlus - 1
Fringilla coelebs - 4
Troglodytes troglodytes - 1 (1)
Phylloscopus collybita - 3 (1)
Serinus serinus - 1
Carduelis chloris - 1
Turdus merula - 4
Turdus philomelos - 1
Carduelis carduelis - 1
Parus caeruleus - (1)
Saxicola torquata - 1
Sylvia melanocephala - 2
Regulus ignicapillus - 1 (1*)
* - Esta recaptura de Regulus ignicapillus refere-se a uma anilha francesa, coisa que me deixou algo surpreendido, já que presumo que esta "pulga" atravessou os Pirinéus para chegar até aqui.
PS: A meio da sessão levantou-se um vento algo forte que motivou a fuga de muitas aves das redes, incluindo um Picus viridis que fugiu mesmo nas minhas barbas...
Re: Sessão de anilhagem na Quinta do Arrife
Parabens pela recatura do regulus. Leste bem a anilha?
Chamou-me a atenção a captura dos Erithacus rubecula. O Paulo Catry andava à procura de anilhadores que anilhassem ao longo do ano e que capturassem esta espécie. Precisa de amostras de penas e de sangue. Capturam esta espécie ao longo do ano?
Chamou-me a atenção a captura dos Erithacus rubecula. O Paulo Catry andava à procura de anilhadores que anilhassem ao longo do ano e que capturassem esta espécie. Precisa de amostras de penas e de sangue. Capturam esta espécie ao longo do ano?
Boa recaptura sim senhora, parabens!
Pois, umas gramas de penas sao capazes de voar grandes distancias, Regulus regulus sao regularmente recapturados com anilhas suecas e norueguesas ca na Holanda. Se nao me engano na Suecia tem anilhas ainda mais pequenas do que as "0" ou 2mm somente para os regulus.
Pois, umas gramas de penas sao capazes de voar grandes distancias, Regulus regulus sao regularmente recapturados com anilhas suecas e norueguesas ca na Holanda. Se nao me engano na Suecia tem anilhas ainda mais pequenas do que as "0" ou 2mm somente para os regulus.
scirpaceus escreveu:Parabens pela recatura do regulus. Leste bem a anilha?
Li bem sim, várias vezes. PT6367 Museum Paris. (fica aqui em 1ª mão, pois ainda não enviei os dados para a Central...)
Quanto aos Piscos, sim, anilhamos praticamente esta espécie ao longo de todo o ano, se bem que apenas nesta época se apanhem aos "magotes" com a chegada de indivíduos do norte para invernada.
Durante a primavera/verão, só mesmo individuos residentes e muito mais escassos.