Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bubo - Pedido de informações e dicas

+2
pedro121
Paulo Domingues
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Seg Nov 18, 2019 3:28 pm

Tenho lido por aqui várias vezes referência ao Bubo e vi também o vídeo do Pedro e pensei fazer a(s) minha(s) lista(s), para limpar as "fatelas".

Pelo que percebi, e gostava de ter percebido mal Wink, o Bubo não faz qualquer "automatismo", do tipo dos filtros que podemos aplicar no eBird para a partir de uma lista geral termos várias parciais. Li também que cada um faz a lista como quer e com a pormenorização de dados que quer, em função dos seus objectivos. Mas, acredito que haja uma forma, pelo menos, mais habitual.

As minhas "dúvidas" são em relação à localização, costumam usar o nome do Hotspot, o Concelho, ou outra opção?

E, as principais são em relação ás taxonomias, por exemplo para Portugal Continental existem duas hipóteses, mas se for Portugal "completo" existe uma terceira, mas já não existem as outras duas. E assim sucessivamente à medida que vamos aumentando as áreas!

Quais as vossas opções e porquê? (andei a espiolhar Wink e vi que para Portugal há quem faça as duas)

Outras dicas que achem de interesse são muito bem vindas, obrigado! A ver se com a vossa ajuda faço bem logo à primeira! Smile
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Ter Nov 19, 2019 2:45 am

Boas,

O assunto é longo.

Basicamente o Bubo ao contrario do eBird não faz actualização automática de listas.

Por exemplo, eu levo a serio a minha lista de Peniche, Leiria, Portugal continental e WP.

Vamos supor que estou a começar no Bubo.

Começava pela lista de Peniche que teria que ser manualmente introduzida ou importada (não sei bem como funciona o import).

Uma vez a lista de Peniche feita fazia a lista de Leiria mas aqui já não começava do zero, fazia a lista baseando-me numa previamente existente que neste caso seria a de Peniche e adicionava as espécies que tinha visto em Leiria mas não em Peniche.

E por aí fora a de PTc seria baseada em Leiria etc.

A questão a lembrar é que fazer uma lista pela primeira vez no Bubo dá trabalho porque são sempre life lists. Ou seja são sempre listas total para a localização (tirando as anuais).

O Bubo não se destina a fazer listas de visitas. É mesmo para as life lists e listas anuais.

A localização portanto depende simplesmente do local para o qual tens interesse teres uma life list para fins comparativos.

Bom em relação à taxonomia. No Bubo há efectivamente varias opções. E há porque ele trabalha sobre listas "oficiais" para uma dada área.

Para PTc a lista original era baseada na taxonomia AERC, e portanto toda a gente usou essa lista.

Infelizmente a AERC "fechou as portas" e portanto o CPR mudou em 2018 de taxonomia tendo adaptado IOC.

Passou portanto a haver duas listas, a da AERC está congelada em termos taxonómicos, ou seja não pode ser actualizada em termos de nomes ou divisões de espécies porque a AERC pifou, mas podem ser adicionadas novas espécies que apareçam em PTc que estejam previstas na lista mãe da AERC.

Já na lista IOC tudo mexe e acontece. Smile

Houve pessoal que preferiu não mudar de AERC para IOC e houve pessoal que manteve as duas, suponho que há medida que AERC fique mais e mais desactualizada a coisa se vá resolvendo.


Bom e para PT? a lista para PT é uma excepção ou seja, como o CPR nunca fez uma lista para todo o Portugal a lista para PT na realidade é a lista do WP...

Uma lista para Portugal seguindo IOC está na calha mas é como tudo...



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Ter Nov 19, 2019 9:06 am

Obrigado Pedro!

pedro121 escreveu:
Basicamente o Bubo ao contrario do eBird não faz actualização automática de listas.

Por exemplo, eu levo a serio a minha lista de Peniche, Leiria, Portugal continental e WP.

Vamos supor que estou a começar no Bubo.

Começava pela lista de Peniche que teria que ser manualmente introduzida ou importada (não sei bem como funciona o import).

Uma vez a lista de Peniche feita fazia a lista de Leiria mas aqui já não começava do zero, fazia a lista baseando-me numa previamente existente que neste caso seria a de Peniche e adicionava as espécies que tinha visto em Leiria mas não em Peniche.

E por aí fora a de PTc seria baseada em Leiria etc.

Pois, era o que eu achava. E, infelizmente, estava certo! Wink

Quando referes "import", referes-te à possibilidade de iniciar uma lista a partir de outra já criada, "Copy from existing list", ou existe um "verdadeiro" import?

pedro121 escreveu:
A localização portanto depende simplesmente do local para o qual tens interesse teres uma life list para fins comparativos.

Quando referi "localização", não me referia à localização da própria lista, mas sim à localização da espécie dentro da lista.

pedro121 escreveu:
Para PTc a lista original era baseada na taxonomia AERC, e portanto toda a gente usou essa lista.

Infelizmente a AERC "fechou as portas" e portanto o CPR mudou em 2018 de taxonomia tendo adaptado IOC.

As opções que me aparecem para PTc são IOC Portugal e SPEA, a SPEA é a/baseada na AERC que referes? É que AERC é a que me aparece para PT com as ilhas.

pedro121 escreveu:
Já na lista IOC  tudo mexe e acontece. Smile

Houve pessoal que preferiu não mudar de AERC para IOC e houve pessoal que manteve as duas, suponho que há medida que AERC fique mais e mais desactualizada a coisa se vá resolvendo.


Bom e para PT? a lista para PT é uma excepção ou seja, como o CPR nunca fez uma lista para todo o Portugal a lista para PT na realidade é a lista do WP...

Uma lista para Portugal seguindo IOC está na calha mas é como tudo...

Portanto, para quem está agora a iniciar a lista para PTc, a escolha sensata é IOC Portugal, certo?
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Ter Nov 19, 2019 9:39 am

Paulo Domingues escreveu:

Quando referes "import", referes-te à possibilidade de iniciar uma lista a partir de outra já criada, "Copy from existing list", ou existe um "verdadeiro" import?

Sim, mas como disse não sei como funciona, sei que era ou é possivel importar uma lista via um ficheiro de excel, mas como disse não sei como se procede e não é óbvio.

Paulo Domingues escreveu:

Quando referi "localização", não me referia à localização da própria lista, mas sim à localização da espécie dentro da lista.

Ok, não tinha percebido, fica ao teu critério, mas algumas coisas são de bom senso, se for uma raridade convém ser mais especifico com o local, tipo Ganso-de-bico-curto convém colocares Barrinha de Esmoriz e não simplesmente colocares Portugal ou Aveiro

Paulo Domingues escreveu:
As opções que me aparecem para PTc são IOC Portugal e SPEA, a SPEA é a/baseada na AERC que referes? É que AERC é a que me aparece para PT com as ilhas.

Sim, porque o CPR está "ligado" à SPEA e portanto a lista ficou como sendo SPEA, mas a tax é AERC.
Ok, tens razão, já não me lembrava, mas o problema de base mantém-se, a tax é AERC mas a lista é de todas as espécies que apareceram no WP


Paulo Domingues escreveu:
Portanto, para quem está agora a iniciar a lista para PTc, a escolha sensata é IOC Portugal, certo?

Sim, sem duvida, é a única escolha.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Ter Nov 19, 2019 9:52 am

Obrigado Pedro!

Acho que estou pronto a começar. Depois, quando aparecerem as dúvidas, venho cá "chatear" outra vez!

pedro121 escreveu:
Sim, mas como disse não sei como funciona, sei que era ou é possivel importar uma lista via um ficheiro de excel, mas como disse não sei como se procede e não é óbvio.

Tenho de ir "investigar"! Se alguém souber... É que o eBird exporta para excel, se o Bubo importar esse ficheiro acho que poupo algum trabalho!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 19, 2019 11:14 am

pedro121 escreveu:o CPR nunca fez uma lista para todo o Portugal

"No meu tempo" estava previsto fazer uma lista para PTc (que saiu em 2005 ou 2006), e também uma lista para os Açores e outra para a Madeira, mas estas duas nunca chegaram a sair.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Ter Nov 19, 2019 2:20 pm

Paulo Domingues escreveu:
Tenho de ir "investigar"! Se alguém souber... É que o eBird exporta para excel, se o Bubo importar esse ficheiro acho que poupo algum trabalho!

Já investiguei e não gostei do que encontrei! Wink

18 October 2013: Sorry, the list import service is no longer available. Don't worry though - it really doesn't take long to add lists to BUBO Listing from scratch!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Qua Nov 20, 2019 2:56 am

Paulo Domingues escreveu:
Já investiguei e não gostei do que encontrei! Wink

18 October 2013: Sorry, the list import service is no longer available. Don't worry though - it really doesn't take long to add lists to BUBO Listing from scratch!

Falsa publicidade, leva algum tempo leva, bem, leva conforme o tamanho da lista claro, para PTc quem já estiver acima das 300 demora algum tempo.

Mas lá está, o tempo será dependente dos dados, se for só fazer check nas comuns é rápido, demora minutos, é só percorrer a lista no Batch edit e ir fazendo check. Mas se houver interesse em colocar data e local, então demora.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Qua Nov 20, 2019 2:57 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:o CPR nunca fez uma lista para todo o Portugal

"No meu tempo" estava previsto fazer uma lista para PTc (que saiu em 2005 ou 2006), e também uma lista para os Açores e outra para a Madeira, mas estas duas nunca chegaram a sair.

Sim, neste momento a agenda é fazer uma para PT seguindo IOC e uma para PTc actualizada seguindo IOC.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 20, 2019 5:52 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:o CPR nunca fez uma lista para todo o Portugal

"No meu tempo" estava previsto fazer uma lista para PTc (que saiu em 2005 ou 2006), e também uma lista para os Açores e outra para a Madeira, mas estas duas nunca chegaram a sair.

Sim, neste momento a agenda é fazer uma para PT seguindo IOC e uma para PTc actualizada seguindo IOC.

Fixe, há previsão para a conclusão dessas listas?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Qua Nov 20, 2019 5:56 am

Gonçalo Elias escreveu:

Fixe, há previsão para a conclusão dessas listas?

Não, mesmo porque continuam a aparecer novas espécies... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Qua Nov 20, 2019 10:42 am

pedro121 escreveu:
Falsa publicidade, leva algum tempo leva, bem, leva conforme o tamanho da lista claro, para PTc quem já estiver acima das 300 demora algum tempo.

Também há vantagens em ter poucas Wink Smile Ontem despachei metade!

pedro121 escreveu:
Mas lá está, o tempo será dependente dos dados, se for só fazer check nas comuns é rápido, demora minutos, é só percorrer a lista no Batch edit e ir fazendo check. Mas se houver interesse em colocar data e local, então demora.

Pois, eu estou a colocar data e local, tem de ser uma a uma. Dá mais trabalho, mas acho que vale a pena!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Qua Nov 20, 2019 10:46 am

pedro121 escreveu:
Sim, neste momento a agenda é fazer uma para PT seguindo IOC e uma para PTc actualizada seguindo IOC.

Refazendo a questão do Gonçalo, mas espero que da maneira correcta! Wink Há previsão de datas para a inclusão dessas listas no Bubo?
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por PNicolau Qua Nov 20, 2019 10:52 am

Paulo Domingues escreveu:
pedro121 escreveu:
Sim, neste momento a agenda é fazer uma para PT seguindo IOC e uma para PTc actualizada seguindo IOC.

Refazendo a questão do Gonçalo, mas espero que da maneira correcta! Wink Há previsão de datas para a inclusão dessas listas no Bubo?
A segunda já está no Bubo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Qua Nov 20, 2019 5:45 pm

O grosso da lista life PTc já está, agora vêm as dúvidas! Wink Smile

As espécies em que tenho dúvidas são as seguintes:

1 - Rolinha-diamante - Geopelia cuneata
2 - White-rumped munia - Lonchura striata

3 - Caturrita - Myiopsitta monachus

4 - Pombo-das-rochas - Columba livia

5 - Ganso-do-egipto - Alopochen aegyptiaca

6 - Ganso-marisco - Branta leucopsis
7 - Cisne-mudo - Cygnus olor

8 - Gralha-de-nuca-cinzenta - Corvus monedula
9 - Marreca-caneleira - Dendrocygna bicolor
10 - Andorinhão-real - Apus melba

As duas primeiras, penso que não tenho dúvidas, são fugas de cativeiro, não contam!

A Caturra, penso que, embora andem por todo o Porto, não contam. Terá a ver com as categorias, tenho de ir estudar essa parte!

O Pombo vê-se por todo o lado, mas é o doméstico que penso que não conta. Vi em Sagres, junto à Fortaleza do Beliche, penso que esses são "verdadeiros" e contam, certo?

O Ganso do Egipto, a primeira vez que vi foi no Parque da Cidade do Porto, penso que esses são fatelas e não contam. Depois vi um bando a voar sobre a Barrinha de Esmoriz e há dias vi na Lezíria. Quais deles contam? Se é que conta algum deles!

O Ganso Marisco que apareceu na Póvoa e depois foi para Fão e o Cisne que há dias andou pela barrinha, serão fugas, não contam, certo?

Os 8, 9 e 10 não me aparecem no Bubo pesquisando pelo nome científico, serão nomes diferentes por diferentes taxonomias. E, se sim, quais os do Bubo. Ou será outra coisa qualquer?
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Qui Nov 21, 2019 2:11 am

Paulo Domingues escreveu:

Refazendo a questão do Gonçalo, mas espero que da maneira correcta! Wink Há previsão de datas para a inclusão dessas listas no Bubo?

Que pergunta simples e complicada.

Bom, falando só da lista para PTc. a lista IOC constante no Bubo está correcta em termos taxonómicos e está completa com base na lista "oficial" existente e nas actualizações.

Mas estamos a falar de duas coisas algo diferentes, ou seja o CPR tem que publicar uma lista bonitinha e actualizada seguindo IOC.

Mas a lista Bubo não precisa de esperar por isso, não precisa porque desde que os registos de novas espécies sejam submetidos ao CPR eles podem ser adicionados à lista a titulo provisório, mas também porque a lista é actualizada com base nas decisões do CPR em "tempo real" ou seja se o CPR decidir aceitar a Emberiza melanocephala na próxima reunião está será adicionada à lista logo de seguida, não é necessário esperar pela próxima actualização da lista do CPR. Ou seja o processo é dinâmico e muito mais rápido que o processo formal da publicação de uma lista "oficial".
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Qui Nov 21, 2019 2:20 am

Paulo Domingues escreveu:
3 - Caturrita - Myiopsitta monachus

Não é categoria C, ainda é E, logo não conta



Paulo Domingues escreveu:O Pombo vê-se por todo o lado, mas é o doméstico que penso que não conta. Vi em Sagres, junto à Fortaleza do Beliche, penso que esses são "verdadeiros" e contam, certo?

Eu contaria só as aves de Sagres


Paulo Domingues escreveu:O Ganso do Egipto, a primeira vez que vi foi no Parque da Cidade do Porto, penso que esses são fatelas e não contam. Depois vi um bando a voar sobre a Barrinha de Esmoriz e há dias vi na Lezíria. Quais deles contam? Se é que conta algum deles!

Eu contaria qualquer um que não esteja num parque citadino.

Paulo Domingues escreveu:O Ganso Marisco que apareceu na Póvoa e depois foi para Fão e o Cisne que há dias andou pela barrinha, serão fugas, não contam, certo?

O cisne não conta, mesmo porque a espécie está encravada na categoria D, mas de qualquer modo o individuo era uma fuga, o mesmo para o ganso, a espécie está na categoria A mas esse individuo não será aceite na categoria A e será considerado fuga.

Paulo Domingues escreveu:Os 8, 9 e 10 não me aparecem no Bubo pesquisando pelo nome científico, serão nomes diferentes por diferentes taxonomias. E, se sim, quais os do Bubo. Ou será outra coisa qualquer?

A 9 não conta, está na categoria E e/ou D dependendo do que for decidido na próxima reunião.

O andorinhão e e a gralha tem nomes diferentes. Coloeus monedula e Tachymarptis melba


Última edição por pedro121 em Qui Nov 21, 2019 1:52 pm, editado 1 vez(es)
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Qui Nov 21, 2019 8:47 am

Obrigado Pedro!

pedro121 escreveu:
Mas a lista Bubo não precisa de esperar por isso, não precisa porque desde que os registos de novas espécies sejam submetidos ao CPR eles podem ser adicionados à lista a titulo provisório, mas também porque a lista é actualizada com base nas decisões do CPR em "tempo real" ou seja se o CPR decidir aceitar a Emberiza melanocephala na próxima reunião está será adicionada à lista logo de seguida, não é necessário esperar pela próxima actualização da lista do CPR. Ou seja o processo é dinâmico e muito mais rápido que o processo formal da publicação de uma lista "oficial".

Então, para PTc, o trabalho que estou a fazer não será tempo perdido. Na prática ficará tudo mais ou menos igual?!

Já em relação a PT, as alterações devem de ser maiores, e é capaz de ser melhor esperar! Por isso questionava as previsões, porque por meia dúzia de espécies nos Açores é capaz de ser preferível esperar!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Qui Nov 21, 2019 8:53 am

Mais uma vez, obrigado Pedro!

pedro121 escreveu:
Eu contaria qualquer um que não esteja num parque citadino.

Então vou colocar os Gansos da Barrinha, não pareciam residentes habituais de parques. Os pombos, é sempre mais ou menos urbano, por isso acho que prefiro mesmo os de Sagres, são os únicos que não registei como domésticos no eBird (segundo diziam os mais experientes que estavam presentes, não seriam).
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Qui Nov 21, 2019 1:54 pm

Paulo Domingues escreveu:Mais uma vez, obrigado Pedro!

pedro121 escreveu:
Eu contaria qualquer um que não esteja num parque citadino.

Então vou colocar os Gansos da Barrinha, não pareciam residentes habituais de parques. Os pombos, é sempre mais ou menos urbano, por isso acho que prefiro mesmo os de Sagres, são os únicos que não registei como domésticos no eBird (segundo diziam os mais experientes que estavam presentes, não seriam).

Upss, esqueci-me da resposta do pombos, sim, eu conto só as aves de sagres ou do litoral dessa zona
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Qui Nov 21, 2019 3:14 pm

Obrigado!

Como não havia texto entre os pombos e os gansos (agora já há), até pensei que a resposta era para as duas espécies! Wink

"Perdi" 6 espécies, mas prefiro assim, contar só as "verdadeiras"! Já agora, deixo a lista!

Em seguida, pensava eu, ia para as listas seguintes. Mas, PT, vou esperar pelo IOC. E, tinha pensado em fazer de Distritos, só que a "divisão" de Portugal é estranha e não tem os/todos os Distritos!

Só fazem listas de PTc e, "abaixo", só zonas/hotspots específicos?!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por PNicolau Qui Nov 21, 2019 3:55 pm

Não te esqueças de clicar na lista alvo para veres se não te escapou nada óbvio.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Paulo Domingues Qui Nov 21, 2019 4:43 pm

Boa ideia! Obrigado pela dica!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Eduardo Realinho Qui Nov 21, 2019 5:00 pm

Hoje abri conta no Bubo Smile a life-list para PTc já está inserida (IOC).
Entre os registos do eBird e do Bubo só há duas espécies em falta (não tenho por hábito registar fatelas), que são: Amandava amandava, tudo bem; e Scolopax rusticola, porquê? Creio que ninguém tem essa espécie... vejam lá pff.
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Local : Guarda
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por pedro121 Sex Nov 22, 2019 5:11 am

Eduardo Realinho escreveu:Hoje abri conta no Bubo Smile a life-list para PTc já está inserida (IOC).
Entre os registos do eBird e do Bubo só há duas espécies em falta (não tenho por hábito registar fatelas), que são: Amandava amandava, tudo bem; e Scolopax rusticola, porquê? Creio que ninguém tem essa espécie... vejam lá pff.

Eduardo muito obrigado, aparentemente no inicio deste ano quando a lista IOC foi criada duas espécies não foram carregadas, ou seja o ficheiro excel da lista está correcto, mas duas das espécies não foram adicionadas.

Como não vi nenhuma das duas este ano ainda não tinha dado pelo gato.

O que quer dizer que afinal o meu total no Bubo não está correcto.

ps: o pessoal do Bubo já me respondeu "I found a bug which removed a few species from several lists unfortunately! I’ve partly fixed this but need to do a bit more in the next few days."

ps2: afinal está? bem é um bug, e o meu total não está a bater certo mas as duas espécies que o Eduardo falou devem estar disponíveis.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bubo - Pedido de informações e dicas Empty Re: Bubo - Pedido de informações e dicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos