Anthus petrosus - vocalizações
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Anthus petrosus - vocalizações
Questão dirigida a quem tem experiência nas vocalizações de Anthus petrosus: é possível distinguir de Anthus spinoletta pelo chamamento? Em caso afirmativo, quais as diferenças?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Re: Anthus petrosus - vocalizações
Eu acho que sim são diferentes, mas não sei explicar. Sempre que ouvi petrosus percebi que era porque parecia ser spinoletta esquisita, em habitat de petrosus. E depois confirmei. Mas preciso de mais experiência.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Obrigado Pedro, de facto eu já tinha lido algures que seria diferente, o que eu pretendia perceber é em que medida é diferente.
Eu não tenho grande experiência com o chamamento da A. petrosus mas a única que escutei (em Sagres) pareceu-me tê-lo mas fraco que o da A. spinoletta. É verdade que apenas tenho como referência uma ave
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Mais fraco em que sentido? Mais curto, mais apagado? A fazer lembrar mais alguma espécie?
Gonçalo Elias escreveu:Mais fraco em que sentido? Mais curto, mais apagado? A fazer lembrar mais alguma espécie?
Mais apagado.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Tópico interessante
Já ouvi relatos de outros observadores a dizer que acham o chamamento da petrosus mais forte, mais alto, do que o da spinoletta. Eu não fiquei com essa impressão quando observei dois indivíduos de petrosus no mês passado, no estuário do Ave. Tenho também escutado chamamentos de spinoletta em Esmoriz. A única percepção que eu tenho é que o timbre de ambas me parece muito parecido ao da pratensis, sendo que no caso desta última na maioria dos casos ouvimos a sílaba "tsseet" repetida três vezes numa mesma frase, enquanto que nas outras duas espécies o chamamento é geralmente monossilábico.
Ricardo Melo chamado à recepção para partilhar uns bitaites e uns sonogramas comparativos
Já ouvi relatos de outros observadores a dizer que acham o chamamento da petrosus mais forte, mais alto, do que o da spinoletta. Eu não fiquei com essa impressão quando observei dois indivíduos de petrosus no mês passado, no estuário do Ave. Tenho também escutado chamamentos de spinoletta em Esmoriz. A única percepção que eu tenho é que o timbre de ambas me parece muito parecido ao da pratensis, sendo que no caso desta última na maioria dos casos ouvimos a sílaba "tsseet" repetida três vezes numa mesma frase, enquanto que nas outras duas espécies o chamamento é geralmente monossilábico.
Ricardo Melo chamado à recepção para partilhar uns bitaites e uns sonogramas comparativos
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Desgraçado!Helder Vieira escreveu:Ricardo Melo chamado à recepção para partilhar uns bitaites e uns sonogramas comparativos
Tópico very nice!
Nunca ouvi a espécie vocalizar, de forma que terei de pesquisar um pouco logo que possível...
Ricardo Melo- Número de Mensagens : 1723
Local : Paços de Ferreira
Assim feito de forma rápida, partilho os sonogramas das vocalizações de uma Anthus petrosus e de uma Anthus spinoletta, assim como das respectivas gravações retiradas do xeno-canto com as seguintes identificações: XC281352 e XC471716.
https://voca.ro/eC6JfVqQcOO
Algumas pequenas considerações assim à pressão:
- a vocalização da petinha-ribeirinha é mais aguda do que a petinha-marítima;
- o timbre da ribeirinha é mais parecido com o da petinha-dos-prados;
- a vocalização da ribeirinha é monossilábica, enquanto a petinha-marítima pode ter duas ou mais articulações;
- a vocalização da marítima parece ser mais "cheia".
Concordam?
Ps.: A imagem ficou muito pequena, mas a petinha-marítima está na parte superior do sonograma e a petinha-ribeirinha na inferior.
https://voca.ro/eC6JfVqQcOO
Algumas pequenas considerações assim à pressão:
- a vocalização da petinha-ribeirinha é mais aguda do que a petinha-marítima;
- o timbre da ribeirinha é mais parecido com o da petinha-dos-prados;
- a vocalização da ribeirinha é monossilábica, enquanto a petinha-marítima pode ter duas ou mais articulações;
- a vocalização da marítima parece ser mais "cheia".
Concordam?
Ps.: A imagem ficou muito pequena, mas a petinha-marítima está na parte superior do sonograma e a petinha-ribeirinha na inferior.
Ricardo Melo- Número de Mensagens : 1723
Local : Paços de Ferreira
Obrigado a todos. A minha dúvida surgiu porque há dias em VRSA ao passar numa zona onde recentemente tinha sido vista uma A. petrosus, ouvi por duas ou três vezes um som 'suspeito' que me pareceu uma petinha - algo assim entre uma spinoletta mais curta e uma trivialis apagada (!). Como não consegui ver a ave fiquei sem perceber de onde tinha vindo. Mas fiquei a pensar no assunto e por isso resolvi lançar o tópico