Anthus petrosus - vocalizações
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Anthus petrosus - vocalizações
Questão dirigida a quem tem experiência nas vocalizações de Anthus petrosus: é possível distinguir de Anthus spinoletta pelo chamamento? Em caso afirmativo, quais as diferenças?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Re: Anthus petrosus - vocalizações
Eu acho que sim são diferentes, mas não sei explicar. Sempre que ouvi petrosus percebi que era porque parecia ser spinoletta esquisita, em habitat de petrosus. E depois confirmei. Mas preciso de mais experiência.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Obrigado Pedro, de facto eu já tinha lido algures que seria diferente, o que eu pretendia perceber é em que medida é diferente.
Eu não tenho grande experiência com o chamamento da A. petrosus mas a única que escutei (em Sagres) pareceu-me tê-lo mas fraco que o da A. spinoletta. É verdade que apenas tenho como referência uma ave
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Mais fraco em que sentido? Mais curto, mais apagado? A fazer lembrar mais alguma espécie?
Gonçalo Elias escreveu:Mais fraco em que sentido? Mais curto, mais apagado? A fazer lembrar mais alguma espécie?
Mais apagado.
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Tópico interessante
Já ouvi relatos de outros observadores a dizer que acham o chamamento da petrosus mais forte, mais alto, do que o da spinoletta. Eu não fiquei com essa impressão quando observei dois indivíduos de petrosus no mês passado, no estuário do Ave. Tenho também escutado chamamentos de spinoletta em Esmoriz. A única percepção que eu tenho é que o timbre de ambas me parece muito parecido ao da pratensis, sendo que no caso desta última na maioria dos casos ouvimos a sílaba "tsseet" repetida três vezes numa mesma frase, enquanto que nas outras duas espécies o chamamento é geralmente monossilábico.