Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

+4
PNicolau
Tiago Pina Guerreiro
João Tomás
Pedro Maia
8 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Pedro Maia Ter Jan 28, 2020 7:16 am

Vou tentar mais daqui a um bocado, em que hotspot é que achas que ponho, no geral de Castro Verde?
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por HL Ter Jan 28, 2020 7:23 am

Depende um pouco do local onde fizeste a observação, vejo 3 hipóteses adequadas:

1 - criar um ponto pessoal num local mais exacto possível

2 - carregar no hotspot mais próximo, por exemplo este
https://ebird.org/portugal/hotspot/L1398665

3 - carregar no hotspot geral da ZPE Castro Verde
https://ebird.org/portugal/hotspot/L1464976

HL
HL

Número de Mensagens : 1453
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por João Tomás Ter Jan 28, 2020 9:01 am

PNicolau escreveu:Sim. A cabeça é de macrourus, e a asa... Não é propriamente muito de cyaneus também. E a ave é muito alaranjada por baixo.

Tens razão. A asa aparentemente pesada levou-me automaticamente para cyaneus. Fui rever as diferenças entre ambas as espécies, e com as novas fotografias, concordo que seja uma fêmea imatura de C. macrourus. Só não consegui perceber se é um 2nd cy ou 3rd cy.
De qualquer das maneiras foi um excelente exercício Smile Obrigado Pedro por teres olhado para a ave com olhos de ver!!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Pedro Maia Ter Jan 28, 2020 9:19 am

HL escreveu:Depende um pouco do local onde fizeste a observação, vejo 3 hipóteses adequadas:

1 - criar um ponto pessoal num local mais exacto possível

2 - carregar no hotspot mais próximo, por exemplo este
https://ebird.org/portugal/hotspot/L1398665

3 - carregar no hotspot geral da ZPE Castro Verde
https://ebird.org/portugal/hotspot/L1464976


Criei um hotspot com a localização aproximada, parece-me que está razoavelmente correcto até pelas árvores que se vêem no google maps, estacionei ao lado delas, já agora podes ver se está tudo como deve ser:

https://ebird.org/portugal/checklist/S63873935
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Pedro Maia Ter Jan 28, 2020 9:19 am

João Tomás escreveu:
PNicolau escreveu:Sim. A cabeça é de macrourus, e a asa... Não é propriamente muito de cyaneus também. E a ave é muito alaranjada por baixo.

Tens razão. A asa aparentemente pesada levou-me automaticamente para cyaneus. Fui rever as diferenças entre ambas as espécies, e com as novas fotografias, concordo que seja uma fêmea imatura de C. macrourus. Só não consegui perceber se é um 2nd cy ou 3rd cy.
De qualquer das maneiras foi um excelente exercício Smile Obrigado Pedro por teres olhado para a ave com olhos de ver!!

Eu é que agradeço Wink .
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Jan 29, 2020 9:54 am

Pois a questão afinal não é assim tão simples. Como a ave parecia "pesada" para macrourus e com muita coisa que não batia certo para cyaneus (padrão da asa e ainda com pontos duvidosos (por exemplo o número de "dedos" que era algo entre 4 e 5) e também por sugestão do Pedro Nicolau, mandei um email ao Dick Forsman a perguntar a opinião dele e afinal parece que a ave encaixa muito bem num híbrido entre as duas espécies.
Deixo aqui transcrito o comentário dele:

"I do not think it is a macrourus, the wing tip shows too long a 5th finger for that and the wing also looks too broad. However, on the other hand the finger looks too short for a Hen Harrier, but fits perfectly the wing-formula of a hybrid between those two! Fortunately the photo is good enough to show where exactly the emargination is placed on the outer web of p6 (the 5th finger when counting inwards from the outermost), which is one of the key features between cyaneus and hybrids. In cyaneus this emargination is roughly half way between the tip and the coverts, while in hybrids it is about 1/3 from the tip, so clearly further out on the feather. This can be seen in the photo. If this bird is a hybrid, as it appears to be, this would also explain the prominent head markings (pale collar in particular) and the reduced streaking on the breast, which both come from the Pallid parent. Also the underwing markings of the flight feathers are rather typical of hybrids, somehow intermediate between the two species."
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por João Tomás Qua Jan 29, 2020 11:22 am

Carlos Pacheco escreveu:Pois a questão afinal não é assim tão simples. Como a ave parecia "pesada" para macrourus e com muita coisa que não batia certo para cyaneus (padrão da asa e ainda com pontos duvidosos (por exemplo o número de "dedos" que era algo entre 4 e 5) e também por sugestão do Pedro Nicolau, mandei um email ao Dick Forsman a perguntar a opinião dele e afinal parece que a ave encaixa muito bem num híbrido entre as duas espécies.
Deixo aqui transcrito o comentário dele:

"I do not think it is a macrourus, the wing tip shows too long a 5th finger for that and the wing also looks too broad. However, on the other hand the finger looks too short for a Hen Harrier, but fits perfectly the wing-formula of a hybrid between those two! Fortunately the photo is good enough to show where exactly the emargination is placed on the outer web of p6 (the 5th finger when counting inwards from the outermost), which is one of the key features between cyaneus and hybrids. In cyaneus this emargination is roughly half way between the tip and the coverts, while in hybrids it is about 1/3 from the tip, so clearly further out on the feather. This can be seen in the photo. If this bird is a hybrid, as it appears to be, this would also explain the prominent head markings (pale collar in particular) and the reduced streaking on the breast, which both come from the Pallid parent. Also the underwing markings of the flight feathers are rather typical of hybrids, somehow intermediate between the two species."

Pensei nesse caso mas como nunca vi fotos de nenhum híbrido... processo a informação mais logo com mais calma Razz Razz Obrigado Carlos pela partilha da resposta do Dick Forsman.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Pedro Maia Qua Jan 29, 2020 4:05 pm

Só me faltava um híbrido, que não me serve para p BY Very Happy .

Agora a sério, vi no google e pelos vistos o Dick Forsman é uma das maiores autoridades no que toca a rapinas europeias, fico satisfeito por lhe terem mandado as minhas fotos e por ele as ter comemtado, obrigado Carlos.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Carlos Pacheco Qua Jan 29, 2020 5:04 pm

Nada Pedro. Espero que não te tenhas importado de o ter feito sem perguntar.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 1:19 am

Eu também tinha pensado em híbrido mas diga-se que tipicamente não sou fã dessas hipóteses. Neste caso, creio que há aves documentadas com mais do que suposições, pelo que me parece razoável assumir que é de facto híbrido.

Mas mesmo assim poderá ser submetido ao CPR não? E será o primeiro "híbrido" visto em Portugal.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 1:58 am

PNicolau escreveu:Mas mesmo assim poderá ser submetido ao CPR não? E será o primeiro "híbrido" visto em Portugal.

O CPR avalia híbridos?

Em caso afirmativo, presumo que só se uma das espécies envolvidas seja uma raridade, e mesmo assim não estou a ver como é que as estatísticas são depois feitas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Pedro Maia Qui Jan 30, 2020 2:32 am

Carlos Pacheco escreveu:Nada Pedro. Espero que não te tenhas importado de o ter feito sem perguntar.

De maneira nenhuma, as fotos que publico aqui estão à vossa inteira disposição.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 3:25 am

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Mas mesmo assim poderá ser submetido ao CPR não? E será o primeiro "híbrido" visto em Portugal.

O CPR avalia híbridos?

Em caso afirmativo, presumo que só se uma das espécies envolvidas seja uma raridade, e mesmo assim não estou a ver como é que as estatísticas são depois feitas.
Circus macrourus é uma raridade que eu saiba Laughing
Não estou bem a perceber a relevância das estatísticas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Qui Jan 30, 2020 3:54 am

PNicolau escreveu:
Mas mesmo assim poderá ser submetido ao CPR não? E será o primeiro "híbrido" visto em Portugal.

De uma forma geral o CPR não avalia híbridos, há excepções se ambas as espécies forem raridades, ou se a própria questão for se é um híbrido ou não (desde que envolva uma raridade).
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 4:12 am

PNicolau escreveu:Circus macrourus é uma raridade que eu saiba Laughing
Não estou bem a perceber a relevância das estatísticas.

A minha questão não era sobre o macrourus e sim sobre o híbrido.

Quanto às estatisticas, é assim: imagina que o registo é avaliado e que é aceite. Vai ser contado como o quê, exactamente? Como um macrourus, como um híbrido? É uma raridade ou não?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 4:20 am

Não sei dizer, mas dado tratar-se de um taxa efectivamente raro e envolvendo uma raridade), eu acho que é do interesse do CPR avaliar o registo. Bem, eu pessoalmente acho o registo muito interessante. Mas se calhar sou só eu.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Qui Jan 30, 2020 4:29 am

Gonçalo Elias escreveu:
Quanto às estatisticas, é assim: imagina que o registo é avaliado e que é aceite. Vai ser contado como o quê, exactamente? Como um macrourus, como um híbrido? É uma raridade ou não?

Não vai ser contado claro. historicamente os híbridos são publicados como registos não aceites, é só ver o caso das gaivotas. No entanto tal deve-se a serem submetidos como uma das espécies em causa e não como hibridos, se forem submetidos como híbridos provavelmente fica na pilha dos registos para reavaliar. É surpreendentemente difícil provar que alguns híbridos são de facto isso mesmo, e não uma variação da espécie X ou Y.

Claro que depois de colocado na pilha dos registos a reavaliar irá lá ficar por algum tempo, uma vez que não é prioritário. Mas optimisticamente pode ser que haja uma decisão antes do Sporting ganhar um campeonato de futebol (SM) Very Happy Very Happy Very Happy ou talvez não. Sad Sad Sad

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 5:06 am

PNicolau escreveu:Não sei dizer, mas dado tratar-se de um taxa efectivamente raro e envolvendo uma raridade), eu acho que é do interesse do CPR avaliar o registo. Bem, eu pessoalmente acho o registo muito interessante. Mas se calhar sou só eu.

Sim é interessante, não digo o contrário. O que eu não percebo é qual é o interesse do CPR em avaliar o registo. É que depois não vai fazer nada com ele...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 6:09 am

Não vai fazer nada com ele? Mas o que é que o CPR faz com os registos? O CPR não avaliou a felosa americana Brewster's Warbler que apareceu no Corvo há uns anos?Era um híbrido... Não percebo bem o que é que o CPR faz com os registos, para além de os validar. O CPR valida ou não a ocorrência deste híbrido no nosso país.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Qui Jan 30, 2020 6:16 am

Gonçalo Elias escreveu: O que eu não percebo é qual é o interesse do CPR em avaliar o registo. É que depois não vai fazer nada com ele...

Correcto, nota que o CPR não pede para avaliar registos de híbridos...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 6:49 am

PNicolau escreveu:Não vai fazer nada com ele? Mas o que é que o CPR faz com os registos? (...)
Não percebo bem o que é que o CPR faz com os registos, para além de os validar.

Homologa. Publica no relatório. E adiciona (ou actualiza) o estatuto de cada espécie em PT.

PNicolau escreveu:O CPR valida ou não a ocorrência deste híbrido no nosso país.

Mas alguém está a pensar elaborar uma lista de todos os híbridos que já foram registados em Portugal?
Se sim, quem e com que objectivo?
Se não, porquê validar um híbrido em particular?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 7:15 am

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Não vai fazer nada com ele? Mas o que é que o CPR faz com os registos? (...)
Não percebo bem o que é que o CPR faz com os registos, para além de os validar.

Homologa. Publica no relatório. E adiciona (ou actualiza) o estatuto de cada espécie em PT.

PNicolau escreveu:O CPR valida ou não a ocorrência deste híbrido no nosso país.

Mas alguém está a pensar elaborar uma lista de todos os híbridos que já foram registados em Portugal?
Se sim, quem e com que objectivo?
Se não, porquê validar um híbrido em particular?
É um híbrido que envolve um taxa rara, seria publicado na mesma.
E volto a repetir: então e os híbridos entre duas espécies raras?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 7:43 am

PNicolau escreveu:É um híbrido que envolve um taxa rara, seria publicado na mesma.
E volto a repetir: então e os híbridos entre duas espécies raras?

Mas os híbridos entre taxa comuns não são publicados. Ora se não há uma compilação dos híbridos entre espécies comuns (e portanto ninguém sabe bem quais híbridos ocorrem cá), qual é o objectivo de homologar híbridos de espécies raras? O que se pretende alcançar com isso?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Qui Jan 30, 2020 8:29 am

PNicolau escreveu: O CPR não avaliou a felosa americana Brewster's Warbler que apareceu no Corvo há uns anos?Era um híbrido...
Ainda não, mas vai avaliar, mas nesse caso pode-se dar um lump, por isso é diferente.

PNicolau escreveu:
Não percebo bem o que é que o CPR faz com os registos, para além de os validar. .

Arquiva-os. Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 8:41 am

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:É um híbrido que envolve um taxa rara, seria publicado na mesma.
E volto a repetir: então e os híbridos entre duas espécies raras?

Mas os híbridos entre taxa comuns não são publicados. Ora se não há uma compilação dos híbridos entre espécies comuns (e portanto ninguém sabe bem quais híbridos ocorrem cá), qual é o objectivo de homologar híbridos de espécies raras? O que se pretende alcançar com isso?
Não percebo o teu ponto. O CPR avalia registos de aves raras. Por exemplo o caso da Brewster's Warbler, é provavelmente a ave mais rara que já apareceu em território português. No entanto, não interessa ao comité português de raridades? Interessante...

Arquivar registos numa pasta zip no computador de alguém? Giro...
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 2 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos