Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

+4
PNicolau
Tiago Pina Guerreiro
João Tomás
Pedro Maia
8 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 8:43 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu: O CPR não avaliou a felosa americana Brewster's Warbler que apareceu no Corvo há uns anos?Era um híbrido...
Ainda não, mas vai avaliar, mas nesse caso pode-se dar um lump, por isso é diferente.
Até à data, no lump. E o registo já começa a ser antigo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 8:47 am

Concordo que provar que é híbrido é a parte mais difícil. Mas quanto a homologar uma ave rara... Bem, ok. Ainda para mais com situações de excepção. Sim, porque híbridos são excepcionais.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Qui Jan 30, 2020 10:28 am

PNicolau escreveu:
Não percebo o teu ponto. O CPR avalia registos de aves raras. Por exemplo o caso da Brewster's Warbler, é provavelmente a ave mais rara que já apareceu em território português. No entanto, não interessa ao comité português de raridades? Interessante...
..

Olha que se calhar não, a zona de contacto ainda é extensa ou pelo menos está a aumentar e tens híbridos com fartura, não é porque os casos extremos tem nomes giros que faz com que só esses sejam híbridos, os outros também são, portanto o numero de aves pode ser significativo.

Mas se calhar já tivemos híbridos mais raros do que Brewster's que é tão comum que até se pensou que era uma espécie. Por exemplo quantos híbridos de Cic mac x Cic cya há? se calhar menos não?

Cal mel x cal fus? mesma ordem de grandeza?

trompeteiro x pato-de-asa-azul? menos? mais?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 10:43 am

PNicolau escreveu:No entanto, não interessa ao comité português de raridades? Interessante...

Eu não disse que não interessava. Eu disse que não entendia qual era o interesse.

Mas já agora pergunto-te: admitindo que o CPR aceitava (não é o caso) analisar e homologar registos de híbridos, qual deveria ser o critério para definir quais os híbridos sujeitos a homologação?

Opções possíveis:
- só se uma das espécies envolvidas for rara em Portugal Continental
- só se o híbrido não for considerado regular (por um critério qualquer a definir)
- "marcha tudo e depois logo se vê" Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Qui Jan 30, 2020 11:04 am

A aqui um mal entendido. O CPR avalia híbridos. Até está na constituição.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 11:20 am

pedro121 escreveu:A aqui um mal entendido. O CPR avalia híbridos. Até está na constituição.

Bem, lá atrás escreveste isto:

pedro121 escreveu:o CPR não pede para avaliar registos de híbridos
pedro121 escreveu:
De uma forma geral o CPR não avalia híbridos, há excepções se ambas as espécies forem raridades, ou se a própria questão for se é um híbrido ou não (desde que envolva uma raridade).

Afinal o que diz a constituição sobre este assunto?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Qui Jan 30, 2020 11:53 am

Gonçalo Elias escreveu:

pedro121 escreveu:o CPR não pede para avaliar registos de híbridos
pedro121 escreveu:
De uma forma geral o CPR não avalia híbridos, há excepções se ambas as espécies forem raridades, ou se a própria questão for se é um híbrido ou não (desde que envolva uma raridade).

Afinal o que diz a constituição sobre este assunto?

Eu acho que fui claro. .

O CPR não pede para avaliar registos de hibridos, ou seja não pede ao observador que os mesmos sejam enviados.

Se o observador enviar o registro o mesmo será analisado.

A constituição diz que serão sujeitos a homologação híbridos das espécies consideradas raridades.

Isto fica um bocado complexo porque é difícil não misturar a posição institucional com a pessoal. Que neste caso são bastante diferentes.

Neste momento só há 3 registos em analise, 2 por terem sido enviados pelo observadores, e 1 por ser uma situação excepcional, que é o híbrido referido pelo Nicolau.





pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Jan 30, 2020 12:03 pm

Independentemente do que diz ou não a constituição, os híbridos, na minha opinião, deviam ser analisados e essa análise publicada em artigos/notas (que podem não ter nada a ver com as estatísticas ou relatórios do CPR), que mais não seja porque ajudam a avaliar outros registos ("puros" vs. outros híbridos) e contribuem para melhorar o conhecimento sobre as espécies e os fenómenos de hibridação. É expectável que alguns híbridos se tornem mais regulares. Este é um exemplo, mas lembrem-se do que se passa, por exemplo com as C. clanga x C. pomarina, ou com os O. leucocephala x O. jamaicensis, gaivotas, etc. Do meu ponto de vista os híbridos até podem ser mais interessantes que uma "mera" raridade. Podem ter grande relevância para a conservação de algumas espécies ameaçadas, ao passo que as raridades são giras, mas pouco acrescentam para a conservação.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Jan 30, 2020 12:12 pm

Pedro Ramalho escreveu:Neste momento só há 3 registos em analise, 2 por terem sido enviados pelo observadores, e 1 por ser uma situação excepcional, que é o híbrido referido pelo Nicolau.

Pedro e só por curiosidade, algum desses em análise é um possível híbrido C. pomarina vs C. clanga que aoareceu em Sagres, salvo erro em 2016?
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Qui Jan 30, 2020 12:39 pm

PNicolau escreveu:. Sim, porque híbridos são excepcionais.

Essa é gira, se algum dia fores à costa oeste dos USA+C. podes tentar explicar isso a um observador de gaivotas de lá, mas talvez seja melhor faze-lo de pistola na mão. para tua segurança, claro... Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 12:39 pm

pedro121 escreveu:
Eu acho que fui claro. .

O CPR não pede para avaliar registos de hibridos, ou seja não pede ao observador que os mesmos sejam enviados.

Se o observador enviar o registro o mesmo será analisado.

A constituição diz que serão sujeitos a homologação híbridos das espécies consideradas raridades.

Isto fica um bocado complexo porque é difícil não misturar a posição institucional com a pessoal. Que neste caso são bastante diferentes.

Neste momento só há 3 registos em analise, 2 por terem sido enviados pelo observadores, e 1 por ser uma situação excepcional, que é o híbrido referido pelo Nicolau.

Agora foste Very Happy

Carlos Pacheco escreveu:Do meu ponto de vista os híbridos até podem ser mais interessantes que uma "mera" raridade. Podem ter grande relevância para a conservação de algumas espécies ameaçadas, ao passo que as raridades são giras, mas pouco acrescentam para a conservação.

Eu concordo com isto, eu tenho é dúvidas que avaliar híbridos deva ser 'missão' para o CPR.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por PNicolau Qui Jan 30, 2020 4:29 pm

Então é missão para quem? Porque pelo menos os híbridos que envolvem aves raras, na minha opinião, caem perfeitamente dentro do 'chapéu' do CPR.

Quanto aos híbridos de aves comuns, pois não sei dizer.

Quando duas espécies hibridam muito, é caso para perguntar se merecem mesmo esse estatuto.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7856
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 30, 2020 4:39 pm

PNicolau escreveu:Então é missão para quem? Porque pelo menos os híbridos que envolvem aves raras,  na minha opinião, caem perfeitamente dentro do 'chapéu' do CPR.

Quanto aos híbridos de aves comuns, pois não sei dizer.

Quando duas espécies hibridam muito, é caso para perguntar se merecem mesmo esse estatuto.

Sim, há espécies que hibridam muito, mas há certamente muitos casos de espécies que hibridam pouco. E muitos desses híbridos (de espécies comuns) são raros em Portugal - e afinal é essa a missão do CPR, não é? Homologar registos de aves raras em Portugal, mesmo que sejam frequentes noutro lado qualquer. Isso inclui os híbridos?

P.f. corrige-me se eu estiver enganado, mas onde me parece que divergimos é que tu defendes que um híbrido que seja 'filho' de uma raridade é matéria para o CPR só porque tem '50% de genes de raridade', ao passo que eu acho que o critério de aceitação de registos deve ser função da suposta raridade do taxon (ou híbrido) que está a ser avaliado, e não dos seus progenitores Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por pedro121 Sex Jan 31, 2020 2:04 am

Carlos Pacheco escreveu:
Pedro e só por curiosidade, algum desses em análise é um possível híbrido C. pomarina vs C. clanga que aoareceu em Sagres, salvo erro em 2016?

Submetido como tal não. alias, não temos nenhuma pomarina ou clanga de 2016.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1 - Página 3 Empty Re: Pedido de ID - Tartaranhão - Castro Verde - 25/1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos