Ajuda na ID - marinhas
+4
Rogerio
pedro121
Samuel Patinha
Teresa C
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ajuda na ID - marinhas
Hoje no Cabo Raso, a esperança era apanhar um pomarino...
1 -
2 -
3 -
4 - preta, certo? não a consegui apanhar com as asas para cima.
5 - Esta pareceu-me grande para balear e demasiado escura para cagarra (e mais pequena também), mas não tenho fotos decentes.
6 - Isto só pode ser um pombo, certo? ia a seguir um bando de garajaus no mar alto!
1 -
2 -
3 -
4 - preta, certo? não a consegui apanhar com as asas para cima.
5 - Esta pareceu-me grande para balear e demasiado escura para cagarra (e mais pequena também), mas não tenho fotos decentes.
6 - Isto só pode ser um pombo, certo? ia a seguir um bando de garajaus no mar alto!
Teresa C- Número de Mensagens : 1947
Re: Ajuda na ID - marinhas
Parece-me tudo certo. A 5 é balear
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Queres dizer que os moleiros são todos pomarinos?
Bem, eu em relação aos moleiros não estou de todo convencido que haja algum pomarino, mas lá iremos.
Começando pela 1ª pardela, não há mesmo mais fotos?
concordo com o 5 e o 6
Começando pela 1ª pardela, não há mesmo mais fotos?
concordo com o 5 e o 6
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Bem, eu não estou confortável com a pardela, mas se forçado diria griseus, mas decididamente as fotos que tu e o Márcio tiram com as P900 e P1000 a aves marítimas são claramente uma boa razão para não comprar essas maquinas. Eu sei que as aves estavam muito longe, mas o resultado é muito confuso.
Quanto aos moleiros, a primeira coisa é acertar as idades, sendo julho, isso fará deles aves de 2º ano o que torna tudo muito complicado, mais fotos seriam úteis.
pedro121 escreveu:Quanto aos moleiros, a primeira coisa é acertar as idades, sendo julho, isso fará deles aves de 2º ano o que torna tudo muito complicado, mais fotos seriam úteis.
Sempre pensei que os flashes brancos bem visíveis da cobertura das primarias seriam indicação suficiente para separar pomarinus de parasiticus
Quanto à pardela, qual é a alternativa para além de preta? balear sinceramente não me parece nada...
A P1000 é realmente mázinha para fotos em vôo, mas é isso ou andar com um canhão de 3 kg ou mais, o que para mim não é opção. E as bridges de sensor decente têm uns zooms de porcaria, eu comprei a Sony RX10 há uns tempos e nunca a uso...
Vou ver as fotos dos moleiros, tenho mais dos 2 primeiros mas são fraquinhas também...
A P1000 é realmente mázinha para fotos em vôo, mas é isso ou andar com um canhão de 3 kg ou mais, o que para mim não é opção. E as bridges de sensor decente têm uns zooms de porcaria, eu comprei a Sony RX10 há uns tempos e nunca a uso...
Vou ver as fotos dos moleiros, tenho mais dos 2 primeiros mas são fraquinhas também...
Teresa C escreveu:Quanto à pardela, qual é a alternativa para além de preta? balear sinceramente não me parece nada...
A P1000 é realmente mázinha para fotos em vôo,
sabes que ela tem um botão vermelho para gravar video?
Rogerio escreveu:pedro121 escreveu:Quanto aos moleiros, a primeira coisa é acertar as idades, sendo julho, isso fará deles aves de 2º ano o que torna tudo muito complicado, mais fotos seriam úteis.
Sempre pensei que os flashes brancos bem visíveis da cobertura das primarias seriam indicação suficiente para separar pomarinus de parasiticus
não é, por causa da muda e do desgaste, é uma característica que muda conforme a idade, muda e desgaste, basta a ave estar a mudar as coberturas das primarias para o flash aumentar. Ou seja não é a meu ver uma característica diagnosticante, é uma característica indicativa.
E que para alem de ser variável, também é fortemente afectada pela luz.
No caso da primeira ave a cauda exclui quase certamente pomarinus.
1 parasiticus
Os outros sem certeza mas eu iria para parasiticus também
Os outros sem certeza mas eu iria para parasiticus também
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Bem, então ainda não foi desta que consegui ver o bicho, este não está nada fácil... lá vou ter que passar mais umas horas a olhar para o mar...
Teresa C escreveu:Bem, então ainda não foi desta que consegui ver o bicho, este não está nada fácil... lá vou ter que passar mais umas horas a olhar para o mar...
pomarinus é muito fácil em setembro e mesmo outubro, não tem realmente nada que saber, é passares cá num dia minimamente razoável e eu resolvo-te o problema (e pago-te o café) . e no raso tambem, só que aí a distancia é grande, aqui num bom dia eles passam efectivamente perto
Ok, combinado, depois então em Setembro dou-te um toque, obrigada!
Esta ave não é um "Morus bassanus" juvenil?
Gilberto Pinelas- Número de Mensagens : 4507
Local : Cascais
Gilberto Pinelas escreveu:
Esta ave não é um "Morus bassanus" juvenil?
Teria sela branca.
Como já disse estas maquinas com zoom muito grande e sensores muito pequenos causam muitas distorções, não se pode acreditar na interpretação delas dos dados que chegam ao sensor, com o zoom ao máximo e uma ave em movimento e resultado é mais arte do que fotografia.
ps: e com zoom muito grande e como já tinha mencionado acima estou-me a referir única e exclusivamente à P900 e à P1000, portanto parem de mandar mensagens sobre superzoom pequeninas....
Última edição por pedro121 em Qua Jul 29, 2020 7:48 am, editado 1 vez(es)
Ok, Pedro. Mas se for um juvenil, teria essa sela? A cabeça da ave/bico não me parecem de pardela.
Sim teria. E há duas fotos da ave, não? é puf mau nas duas.
pedro121 escreveu:Bem, eu não estou confortável com a pardela, mas se forçado diria griseus, mas decididamente as fotos que tu e o Márcio tiram com as P900 e P1000 a aves marítimas são claramente uma boa razão para não comprar essas maquinas. Eu sei que as aves estavam muito longe, mas o resultado é muito confuso.
Referencia original @Frederico!
Pedro, provavelmente, ambos temos razão. A Teresa, provavelmente e sem se aperceber, apresentou duas aves, julgando tratar-se apenas de uma. Por mais voltas que dê a estas/algumas fotos, não consigo ver outra coisa senão “Morus bassanus juvenil”. Aquele bico robusto, tanto de perfil como de frente, não me parece deixar algumas dúvidas relativamente á espécie.
Bem Gilberto podes sempre colocares as fotos no birforum se quiseres uma segunda opinião.
Não, Pedro, não é caso para isso, e, alguém a fazê-lo, só vejo uma pessoa interessada nisso. A Teresa. Apenas dei a minha opinião e tentei ajudar a dissipar um eventual erro. Nada mais.
Sim, Gilberto, são de facto duas aves diferentes, que numerei de 4 e 5 no meu post inicial, e tenho sequências de fotos das duas tiradas com cerca de 20 minutos de diferença temporal (a não ser que ela tenha ido dar uma voltinha e regressado 20 minutos depois). Ambas eram do tipo pardela e ambas me pareceram maiores que baleares e menores que cagarras, e certamente menores que alcatrazes. Quanto ao bico... pois, tenho que concordar com o Pedro Ramalho, a P1000 é uma artista abstracta...
Página 1 de 2 • 1, 2