Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Emberiza schoeniclus em Espanha

3 participantes

Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por scirpaceus Qua Out 31, 2007 12:17 pm

Caros membros do fórum

Com a actualização da minha web-page, podem ter conhecimento da recaptura de uma Emberiza schoeniclus em Zaragoza - Espanha, depois de ter sido anilhada no Paul do Taipal
http://pqt.naturlink.pt

Um abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Re: Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por thysvalkenburg Qua Out 31, 2007 2:30 pm

Agora esta E. schoeniclus fez-me lembrar uma historia que apareceu ca na Holanda numa mailing list de uma E. schoeniclus que apanharam ca com anilha espanhola, mas o mais impresionante tambem tinha uma anilha francesa na outra pata. Ouvi tambem dizer que antigamente quando se apanhava uma ave com anilha estrangeira, metia se uma do pais onde se estava a anilhar na outra pata, mas quem diria que hoje em dia ainda acontecem destas coisas.

Tambem pode ter sido a diferenca de possisionamento da anilha, alguns anilhadores anilham na pata esquerda e outros na pata direita. Por isso e sempre aconselhavel controlar bem as duas patas.

abraco

Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Re: Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por Francisco Barros Qua Out 31, 2007 4:24 pm

thysvalkenburg escreveu:Agora esta E. schoeniclus fez-me lembrar uma historia que apareceu ca na Holanda numa mailing list de uma E. schoeniclus que apanharam ca com anilha espanhola, mas o mais impresionante tambem tinha uma anilha francesa na outra pata. Ouvi tambem dizer que antigamente quando se apanhava uma ave com anilha estrangeira, metia se uma do pais onde se estava a anilhar na outra pata, mas quem diria que hoje em dia ainda acontecem destas coisas.

Tambem pode ter sido a diferenca de possisionamento da anilha, alguns anilhadores anilham na pata esquerda e outros na pata direita. Por isso e sempre aconselhavel controlar bem as duas patas.

abraco

Thijs

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Essa fez-me lembrar uma recaptura em 2000 (se não estou em erro...) em que a ave (não me lembro a espécie de momento...) trazia 2 anilhas (uma em cada pata). As 3 capturas da mesma ave foram feitas na mesma estação de anilhagem.
Em tom de "brincadeira", só faltava dizer que se a ave tivesse 3 patas, levava com 3 anilhas. Laughing

O autor de tal proeza, se acabar por se registar neste fórum (pois já foi anilhador credenciado), confirmará por certo o que relatei. Wink
Henrique Pereira dos Santos, que por sinal foi o principal impulsionador da criação da Estação de Anilhagem da Quinta do Arrife (e que se diga de passagem, se por cá ainda estivesse, esta estação estaria decerto no PEEC, desse por onde desse!). Embora possamos estar em desacordo em relação a muitas coisas, nomeadamente na temática ICNB... nesse particular (e noutros), dou-lhe os parabéns pelo empenho, dedicação e "teimosia" demonstrados mesmo "contra a maré"...

PS: Eu tenho por hábito anilhar sempre na pata direita (a não ser que exista algum problema nessa pata-tarso) e sempre com os dígitos virados para cima (ao contrário), pois dá muito mais jeito nas leituras de recaptura /controle.
Não sei qual é o vosso critério, mas se recapturarem uma ave anilhada dessa maneira, existe grande hipótese de ter sida anilhada por mim. Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Re: Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por thysvalkenburg Qui Nov 01, 2007 9:07 am

Ola Francisco,

eu tambem anilho na pata direita mas sempre com os digitos direitos quando a ave esta pousada. Cá na Holanda deram-me essa dica para reparar nisso, porque existe bastante gente que lê anilhas de passeriformes também, eu proprio já li parcialmente uma anilha de uma Motacilla cinerea com o telescópio, e infelizmente a anilha estava de cabeca para o ar, o que fez com que eu nao conseguisse ler a anilha completamente... e era uma anilha vinda da Noruega...!!!
Já fiz também algumas observacões de Turdus merula só com anilha metálica e uma dificultou-me a vida porque estava de patanas!

na mao a ave é facil de manobrar, mas quando está solta ela anda aos saltinhos e torna-se ainda mais dificil a sua leitura.

Cumprimentos

Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Re: Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por Francisco Barros Seg Nov 05, 2007 6:39 am

thysvalkenburg escreveu:Ola Francisco,

eu tambem anilho na pata direita mas sempre com os digitos direitos quando a ave esta pousada. Cá na Holanda deram-me essa dica para reparar nisso, porque existe bastante gente que lê anilhas de passeriformes também, eu proprio já li parcialmente uma anilha de uma Motacilla cinerea com o telescópio, e infelizmente a anilha estava de cabeca para o ar, o que fez com que eu nao conseguisse ler a anilha completamente... e era uma anilha vinda da Noruega...!!!
Já fiz também algumas observacões de Turdus merula só com anilha metálica e uma dificultou-me a vida porque estava de patanas!

na mao a ave é facil de manobrar, mas quando está solta ela anda aos saltinhos e torna-se ainda mais dificil a sua leitura.

Cumprimentos

Thijs

Olá Thijs,

Qual é o peso desse tipo de informação que chega às centrais de Anilhagem? Chega muita informação através de observação e registo de anilhas com telescópio? Essa informação tem muito relevo no universo do total de informação dada por anilhas?

É que creio não ser o único a colocar anilhas desta maneira, mas se realmente isso dificulta uma fonte de recolha de dados muito relevante, então é melhor pensar em mudar...

Falando de pequenos passeriformes, como é lógico...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Re: Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por thysvalkenburg Seg Nov 05, 2007 8:07 am

Ola Francisco,

Eu sei que a estas observacoes sao minimas, secalhar irrelevantes em relacao as recapturas nas sessoes de anilhagem. Mas uma recaptura e' uma recaptura, seja ela feita com um telescopio seja ela feita numa sessao de anilhagem, qual e a diferenca da recaptura, nao haver dados da gordura, asa, etc??
Se por exemplo numa sessao de anilhagem capturar uma Emberiza com uma anilha francesa, mandas informacao da recaptura para a central de anilhagem francesa e eles o que te mandam de volta sao os dados que tem sobre a ave, especie, idade, local e quando. nao te mandam nenhuma informacao extra sobre ave. Essa informacao nao iria mudar fosse qual fosse a recaptura.

Eu acho que cada recaptura seja relevante e se conseguirmos fazer com que essas recapturas visuais de passeriformes (que eu sei, nao a quase ninguem que faca essas recapturas) se tornem mais faceis, nao vejo onde esta a dificuldade de colocar uma anilha a jeito a que esteja direita para que, uma pessoa que nao tem muito para fazer na vida, a consiga ler mais facilmente:).

Nao sei ao certo quantas observacoes se fazem por ano de anilhas de passeriformes, mas se dizer 100 acho que estou perto, lendo os mails do grupo de anilhagem ca da Holanda.

Cumprimentos

Thijs
thysvalkenburg
thysvalkenburg

Número de Mensagens : 583
Idade : 37
Local : Fuseta (PT)
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.flickr.com/photos/thys_valkenburg/

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Re: Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por scirpaceus Seg Nov 05, 2007 1:20 pm

Agora esta mensagem deve-se ao meu papel de recente moderador desta sala. Peço que quando o assunto afasta-se do inicial, abram novo tópico.

Um abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Re: Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por Francisco Barros Seg Nov 05, 2007 2:50 pm

OK "chefe"!! Emberiza schoeniclus em Espanha Icon_salut
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza schoeniclus em Espanha Empty Re: Emberiza schoeniclus em Espanha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos