Felosa . opaca (?)
+2
pedro121
Rui Jorge
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Pedidos de ID
Página 1 de 1
Felosa . opaca (?)
Boa tarde
No dia 4 setembro observei esta felosa a esvoaçar entre um sobreiro e um pinheiro num parque de estacionamento de Milfontes, sempre nos ramos mais altos. No momento não consegui identificar pelo aspeto geral da ave (cor clara e descolorida) e pelo comportamento agitado por entre a folhagem. Os registos são muito fraquinhos, contudo deixo à consideração, pode ser que alguém consiga ver algo
As fotos são as que se aproveitaram no meio de dezenas ainda piores, sem edição, apenas crop...
Obrigado
1
2
3
4
5
6
7
No dia 4 setembro observei esta felosa a esvoaçar entre um sobreiro e um pinheiro num parque de estacionamento de Milfontes, sempre nos ramos mais altos. No momento não consegui identificar pelo aspeto geral da ave (cor clara e descolorida) e pelo comportamento agitado por entre a folhagem. Os registos são muito fraquinhos, contudo deixo à consideração, pode ser que alguém consiga ver algo
As fotos são as que se aproveitaram no meio de dezenas ainda piores, sem edição, apenas crop...
Obrigado
1
2
3
4
5
6
7
Rui Jorge- Número de Mensagens : 167
Re: Felosa . opaca (?)
Pessoalmente para mim não vai dar Jorge, a de Sintra tinha muito melhores fotos, e mesmo assim foi bastante debatida (em privado) e só foi resolvida hoje quando mais pessoas a viram, incluído observadores com experiência nas varias possibilidades. Com esta ave, e logo para começar não é possível excluir Iduna pallida que seria um primeiro para PT, mas também não é possível excluir acro. scirpa. que é muito comum nesta altura, portanto não sendo possível excluir megas raridades e espécies comuns, não me parece que dê.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Sim, eu percebo que não é fácil, as fotos não ajudam, o bicho andou sempre nos ramos mais altos das árvores, por sinal bem altas, não me parece comportamento de scirpaceus...
Obrigado Pedro
Obrigado Pedro
pedro121 escreveu:Pessoalmente para mim não vai dar Jorge, a de Sintra tinha muito melhores fotos, e mesmo assim foi bastante debatida (em privado) e só foi resolvida hoje quando mais pessoas a viram, incluído observadores com experiência nas varias possibilidades. Com esta ave, e logo para começar não é possível excluir Iduna pallida que seria um primeiro para PT, mas também não é possível excluir acro. scirpa. que é muito comum nesta altura, portanto não sendo possível excluir megas raridades e espécies comuns, não me parece que dê.
Rui Jorge gosta desta mensagem
Pois, as fotos não ajudam mesmo nada :/
João Tomás- Número de Mensagens : 4570
Local : Batalha
Também sou da opinião que estas fotos não são conclusivas.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Até pode ser.. Por isso eu sugeria voltar ao local
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Por sugestão do Tiago Guerreiro, voltei ao local com o call de opaca, o bicho continua lá mas não deu para registo pois estava (muito) à pressa, trabalho.
Entretanto chegou uma família ao estacionamento em grande algazarra...
Não sei se foi reação ao call mas apareceu de imediato por entre a ramagem. Volto à tardinha...
Como curiosidade, e apenas isso, coloco uma foto das 2 árvores onde se encontra, sempre nos ramos mais altos, não está fácil...
Entretanto chegou uma família ao estacionamento em grande algazarra...
Não sei se foi reação ao call mas apareceu de imediato por entre a ramagem. Volto à tardinha...
Como curiosidade, e apenas isso, coloco uma foto das 2 árvores onde se encontra, sempre nos ramos mais altos, não está fácil...
Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem
Em relação aos calls, idunas, acros, hipollais reagem aos calls uns dos outros, especialmente aos alarms calls.
Em relação a estar numa árvore, acho que já todos vimos acros em árvores em migração.
Em relação a estar numa árvore, acho que já todos vimos acros em árvores em migração.
Pedro, a ideia das árvores era apenas para mostrar a dificuldade de registo e observação. Por baixo dá registos iguais aos anteriores, com distância às árvores fica ainda mais difícil
pedro121 escreveu:Em relação aos calls, idunas, acros, hipollais reagem aos calls uns dos outros, especialmente aos alarms calls.
Última edição por Rui Jorge em Seg Set 07, 2020 5:04 am, editado 1 vez(es)
Rui Jorge escreveu:Pedro, a ideia das árvores era apenas para mostrar a dificuldade de registo e observação. Por baixo dá registos iguais aos anteriores, com distância às árvores fica ainda difícil
leva uns figos, corta e pendura baixo, e espera
Tiago Pina Guerreiro gosta desta mensagem
Fixe, não sabia que figos resultavam com Iduna/Acro/Hippolais.
Tiago Pina Guerreiro- Número de Mensagens : 1177
As poliglotas frequentam as figueiras mas tinha a sensação que iam pela bicharada nos figos e nas figueiras...
Tiago Pina Guerreiro escreveu:Fixe, não sabia que figos resultavam com Iduna/Acro/Hippolais.
Rui Jorge escreveu:As poliglotas frequentam as figueiras mas tinha a sensação que iam pela bicharada nos figos e nas figueiras...
Não digo o contrario, mas resulta na mesma não?