Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Farol do Cabo de São Vicente será visitável em 2008

Ir para baixo

Farol do Cabo de São Vicente será visitável em 2008 Empty Farol do Cabo de São Vicente será visitável em 2008

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 20, 2007 3:23 am

Farol do Cabo de São Vicente será visitável em 2008


Criação de um núcleo museológico na «casa da muralha» é um dos projectos para o farol.

Plantado no extremo sudoeste da Europa, e inserido na fortaleza do Cabo de São Vicente, uma construção do século XVI, com reedificações nos séculos XVII e XVIII, o farol é hoje uma «figura» incontornável da história da navegação portuguesa.

O farol, como é conhecido hoje, foi mandado construir D. Maria II, tal como está inscrito na lápide colocada na fachada: «Este farol foi mandado construir por ordem da Snra. D. Maria II sendo Dir. dos faróis do Reino o Brigadeiro Gen. A.C.C.P. Furtado em Outubro de 1846».

Está encerrado a visitas desde 2005, altura em que se iniciou a «grande obra do farol», que consiste em obras profundas de beneficiação, manutenção e conservação, no âmbito do plano de manutenção do farol e suas infra-estruturas anexas.

No entanto, é objectivo da Marinha abrir as portas do farol e dá-lo a conhecer. Está prevista a criação de «um pólo museológico nas instalações do farol, como extensão do Museu de Marinha, com o objectivo de poder vir a dar a conhecer ao visitante, o riquíssimo património histórico-cultural e a evolução tecnológica dos dispositivos de assinalamento marítimo, para além de outras vertentes histórico-culturais navais», explicou ao «barlavento» uma fonte da Direcção de Faróis.

Este pequeno museu será implantado na chamada «casa da muralha». O projecto está concluído e, segundo a Direcção de Faróis, «o respectivo concurso vai ser lançado a curto prazo, esperando-se que as obras tenham início durante o segundo semestre do corrente ano».

No entanto, devido a atrasos na «grande obra do farol», somente em 2008, o público poderá visitar todo o espaço, conhecer o núcleo museológico e usufruir ainda de uma serviço de cafetaria.

É um projecto há muito desejado, sobretudo pelos milhares de visitantes, que o faroleiro Idálio Rosário vê com bons olhos.

«Abrir o farol ao público é das melhores ideias que poderiam ter tido e já deveria ter sido feito há mais tempo, porque é uma mais valia e uma fonte de receitas».

20 de Maio de 2007 | 10:05
mara dionísio

Fonte: http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=14953
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos