Raridade! Mas qual? Urgente
4 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Raridade! Mas qual? Urgente
Carissimos amigos ornitólogos e ornitófilos! Volto a dirigir-me a vós por uma questão de identificação! Apareceu em cima da mesa da nossa cozinha esta manhã. O cenário mais improvável para encontrar uma pequena ave, uma cria. Encontro-me no distrito da Guarda, bem perto da nascente do rio Dão. Sempre se disse que aqui perto, numa casa abandonada viviam corujas! Mas esta ave não me parece uma coruja. Será um Bufo-Real? Um mocho? No início era unânime cá em casa que se tratasse de um mocho! A leitura de um guia da especialidade e pela internet só nos deixaram mais confusos!
Entretanto ligámos para a GNR que mandarão alguém do serviço da protecção da natureza.
A vós as fotos, e a possibilidade de nos ajudarem!
Antes de mais, obrigado...
Como não consegui fazer o upload das fotos para aqui, podem vê-las no meu blogue. Cliquem no link que se segue.
http://www.coisasmesmofantasticas.blogspot.com/
Muito obrigado
P.S. Os que vieram buscar a ave, diga-se que foram bastante rápidos, disseram que se tratava não de um juvenil, mas de um mocho galego adulto! Confirmam?
Cumprimentos
Entretanto ligámos para a GNR que mandarão alguém do serviço da protecção da natureza.
A vós as fotos, e a possibilidade de nos ajudarem!
Antes de mais, obrigado...
Como não consegui fazer o upload das fotos para aqui, podem vê-las no meu blogue. Cliquem no link que se segue.
http://www.coisasmesmofantasticas.blogspot.com/
Muito obrigado
P.S. Os que vieram buscar a ave, diga-se que foram bastante rápidos, disseram que se tratava não de um juvenil, mas de um mocho galego adulto! Confirmam?
Cumprimentos
Última edição por cscunha1984 em Qui Jul 15, 2010 4:58 am, editado 1 vez(es)
cscunha1984- Número de Mensagens : 6
Re: Raridade! Mas qual? Urgente
Bom dia!
Não se trata de um mocho-galego mas de um mocho-de-orelhas (otus scops).
Não se trata de um mocho-galego mas de um mocho-de-orelhas (otus scops).
Boa tarde!
Sigo este fórum já há bastante tempo, mas é a primeira mensagem que coloco...
De facto, não é de todo um Mocho-galego, mas sim um Mocho-d'orelhas (Otus scops) e na minha opinião é sim um juvenil, pois aparenta ainda ter restos de penugem.
Também não é uma ave assim tão rara, principalmente em Trás-os-montes e Beiras... Por exemplo, num trabalho que realizei há um ano em Gouveia, foram encontrados 71 territórios, sendo que se estimou cerca de 180 casais em todo o concelho!
Gostaria de lhe perguntar se tem conhecimento do destino que foi dado à ave por parte do SEPNA-GNR?
Cumprimentos
André Aguiar
Sigo este fórum já há bastante tempo, mas é a primeira mensagem que coloco...
De facto, não é de todo um Mocho-galego, mas sim um Mocho-d'orelhas (Otus scops) e na minha opinião é sim um juvenil, pois aparenta ainda ter restos de penugem.
Também não é uma ave assim tão rara, principalmente em Trás-os-montes e Beiras... Por exemplo, num trabalho que realizei há um ano em Gouveia, foram encontrados 71 territórios, sendo que se estimou cerca de 180 casais em todo o concelho!
Gostaria de lhe perguntar se tem conhecimento do destino que foi dado à ave por parte do SEPNA-GNR?
Cumprimentos
André Aguiar
André Aguiar- Número de Mensagens : 4
Obrigado pelo comentário. O que me fez dizer ser raro foi o comentário feito por um anónimo no meu blog (vide hiperligação). Eles ficaram com o nosso contacto, vão levá-lo para ver o que se passa com ele, se está doente ou apenas meio zonzo ^^
Será reintroduzido dentro de umas semanas, (segundo as previsões avançadas in loco), precisamente onde foi encontrado, acompanhado por uma campanha de sensibilização nas escolas e junto dos locais a propósito da espécie, cuidados, etc.
Uma vez que o vejo entendido, gostaria de saber o que poderia fazer um mocho em cima da mesa da cozinha ^^ Mais ainda a que propósito tolerava a nossa presença, o porquê de não ter tentado fugir...
Ainda que seja um juvenil, conseguiu voar para cima da mesa, o que me faz pensar que tenha entrado em casa, em voo, encontrando a porta aberta.
Obrigado
Cristóvão Cunha
Será reintroduzido dentro de umas semanas, (segundo as previsões avançadas in loco), precisamente onde foi encontrado, acompanhado por uma campanha de sensibilização nas escolas e junto dos locais a propósito da espécie, cuidados, etc.
Uma vez que o vejo entendido, gostaria de saber o que poderia fazer um mocho em cima da mesa da cozinha ^^ Mais ainda a que propósito tolerava a nossa presença, o porquê de não ter tentado fugir...
Ainda que seja um juvenil, conseguiu voar para cima da mesa, o que me faz pensar que tenha entrado em casa, em voo, encontrando a porta aberta.
Obrigado
Cristóvão Cunha
Reparei sim, que um anónimo escreveu um comentário no seu blog, e de facto o que essa pessoa provavelmente quereria dizer é que é menos comum (ou a distribuição mais reduzida) do que o Mocho-galego, o que é verdade.
Creio que o SEPNA-GNR deverá levar a ave para um centro de recuperação, possivelmente, o CERVAS em Gouveia e se não apresentar problemas será libertada em breve.
Não será uma situação de todo comum, e as razões poderão ser várias... No entanto, pelo que conta acredito que o problema fosse debilidade, possivelmente por não se conseguir alimentar como deveria... Se estiver correcto, e for de facto um juvenil, então possivelmente estes seriam os primeiros tempos em que a ave deixou de ser alimentada pelos pais, pelo que será normal que tivesse dificuldade em encontrar alimento...
Quanto ao ter entrado em casa, poderá dever-se ao facto de a ave ter ido até onde conseguia (debilidade) e em parte é possível que se estivesse a refugiar de possíveis predadores... Os juvenis não serão tão hábeis a passarem despercebidos...
A razão até poderá ser outra, mas esta parece-me a mais provável.
Cumprimentos
André Aguiar
Creio que o SEPNA-GNR deverá levar a ave para um centro de recuperação, possivelmente, o CERVAS em Gouveia e se não apresentar problemas será libertada em breve.
Não será uma situação de todo comum, e as razões poderão ser várias... No entanto, pelo que conta acredito que o problema fosse debilidade, possivelmente por não se conseguir alimentar como deveria... Se estiver correcto, e for de facto um juvenil, então possivelmente estes seriam os primeiros tempos em que a ave deixou de ser alimentada pelos pais, pelo que será normal que tivesse dificuldade em encontrar alimento...
Quanto ao ter entrado em casa, poderá dever-se ao facto de a ave ter ido até onde conseguia (debilidade) e em parte é possível que se estivesse a refugiar de possíveis predadores... Os juvenis não serão tão hábeis a passarem despercebidos...
A razão até poderá ser outra, mas esta parece-me a mais provável.
Cumprimentos
André Aguiar
André Aguiar- Número de Mensagens : 4
Finalmente as fotos, sem terdes que ir ao blog. Disfrutem.
Cristóvão Cunha