Será raridade em Portugal?
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Será raridade em Portugal?
Tirei esta fotografia em Agosto no meu quintal...será uma raridade em Portugal?
Luís A Ferreira
Luís A Ferreira
Luís A Ferreira- Número de Mensagens : 10
Local : Extremadura e Ribatejo
Re: Será raridade em Portugal?
Viva Luís,
À primeira vista dir-se-ia uma Hippolais polyglotta.
As patas azuis deixam-me com a pulga atrás da orelha e fazem-me pensar em H. icterina, mas a projecção algo curta das primárias não parece querer confirmar este palpite.
Tens mais alguma informação que possas dar?
1 abraço,
Gonçalo
À primeira vista dir-se-ia uma Hippolais polyglotta.
As patas azuis deixam-me com a pulga atrás da orelha e fazem-me pensar em H. icterina, mas a projecção algo curta das primárias não parece querer confirmar este palpite.
Tens mais alguma informação que possas dar?
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Olá Gonçalo,
Mais informação, só mesmo outra imagem...
Luis A Ferreira
Mais informação, só mesmo outra imagem...
Luis A Ferreira
Assim de repente mantenho a impressão inicial.
Logo à noite tenho acesso à bibligrafia especializada e darei um novo olhar sobre as fotos.
1 abraço,
Gonçalo
Logo à noite tenho acesso à bibligrafia especializada e darei um novo olhar sobre as fotos.
1 abraço,
Gonçalo
Eu apostaria na Felosa Hippolais icterina
Se estiver certo, não é uma raridade, é comum em árvores de fruto.
RuiC- Número de Mensagens : 265
Local : Lisboa
RuiC escreveu:Eu apostaria na Felosa Hippolais icterina
Olá Rui,
Porque dizes que a felosa-icterina é comum?
1 abraço,
Gonçalo
Olá Gonçalo
Pois... admito que me expressei mal.
As Felosas que eu observo, não posso especificar a espécie à vista desarmada. Posso estar a confundir com a Phylloscopus sibilatrix
Mas o Luís deve estar à espera da confirmação !
Sempre é a felosa-icterina?
Pois... admito que me expressei mal.
As Felosas que eu observo, não posso especificar a espécie à vista desarmada. Posso estar a confundir com a Phylloscopus sibilatrix
Mas o Luís deve estar à espera da confirmação !
Sempre é a felosa-icterina?
RuiC- Número de Mensagens : 265
Local : Lisboa
Gonçalo Elias escreveu:
Olá Gonçalo,
Eu sinceramente não consigo em qualquer das fotos perceber muito bem até onde chegam as primárias... mas (embora sendo meio daltónico), acho as patas demasiado azuladas para H. polyglotta...
Fica a incerteza...
Aqui podem-se ver bem as diferenças das primárias:
Olá Francisco,
Tens razão em relação à côr das patas, aliás referi isso na minha primeira intervenção no tópico.
Gostaria contudo de salientar dois aspectos:
- os guias de campo nem sempre reproduzem as aves com as cores correctas
- há muita variação individual que pode induzir em erro. Uma vez no algarve apanhei uma Hippolais que era tão pálida tão pálida (sem qualquer ponta de amarelo) que eu lhe chamei logo Hippolais palida. Depois fui ver a fórmula alar com atenção - era uma poliglota.
1 abraço,
Gonçalo
Tens razão em relação à côr das patas, aliás referi isso na minha primeira intervenção no tópico.
Gostaria contudo de salientar dois aspectos:
- os guias de campo nem sempre reproduzem as aves com as cores correctas
- há muita variação individual que pode induzir em erro. Uma vez no algarve apanhei uma Hippolais que era tão pálida tão pálida (sem qualquer ponta de amarelo) que eu lhe chamei logo Hippolais palida. Depois fui ver a fórmula alar com atenção - era uma poliglota.
1 abraço,
Gonçalo
Concordo contigo Gonçalo, por isso referi que fica a incerteza...
Alias, o que me deixou a mim, a ti e ao Luis, de "pulga atrás da orelha", foi mesmo a coloração das patas.
De resto, não se percebendo nas fotos (pelo menos para mim) a real projecção das primárias (quanto a mim, factor determinante) e uma vez que o animal não foi capturado, pelo menos pela parte que me toca, fica mesmo a incerteza.
PS: O Luis tem uma foto "velhinha" de uma Hippolais que também me deixa algumas dúvidas...
Achava que era porreiro ele postar aqui essa foto.
Alias, o que me deixou a mim, a ti e ao Luis, de "pulga atrás da orelha", foi mesmo a coloração das patas.
De resto, não se percebendo nas fotos (pelo menos para mim) a real projecção das primárias (quanto a mim, factor determinante) e uma vez que o animal não foi capturado, pelo menos pela parte que me toca, fica mesmo a incerteza.
PS: O Luis tem uma foto "velhinha" de uma Hippolais que também me deixa algumas dúvidas...
Achava que era porreiro ele postar aqui essa foto.
nao sei como e a passagem de icterinas em Portugal, mas nao sera agosto um bocado cedo para este passeriforme?
qual e' o estado desta especie em Portugal?
abraco
Thijs
qual e' o estado desta especie em Portugal?
abraco
Thijs
Icterina é muito rara em Portugal, por isso todos os potenciais indivíduos devem ser analisados com reservas. Há que despistar polyglottas disfarçadas
e em relacao 'a data da fotografia, nao sera um bocado cedo para icterina?
Thijs,
Depende. Se for 5 de Agosto é cedo, se for 28 provavelmente é mais "normal". Mas nota que sendo uma espécie muito rara não há propriamente datas "normais".
1 abraço,
Gonçalo
Depende. Se for 5 de Agosto é cedo, se for 28 provavelmente é mais "normal". Mas nota que sendo uma espécie muito rara não há propriamente datas "normais".
1 abraço,
Gonçalo
Thijs,
Tal como disse o Gonçalo, esta espécie é rara em Portugal, logo, toda a suspeita de registo da espécie é de analisar.
Como é lógico, neste tópico, trata-se de uma suspeita com alguma consistência, logo podemos especular sobre a identificação da espécie, uma vez que se trata apenas de uma foto.
Pode ser uma poliglotta "disfarçada" ou pode realmente ser uma icterina cujas fotos não permitem uma clara identificação.
Fica, como já referi, a incerteza... o que é pena...
Tal como disse o Gonçalo, esta espécie é rara em Portugal, logo, toda a suspeita de registo da espécie é de analisar.
Como é lógico, neste tópico, trata-se de uma suspeita com alguma consistência, logo podemos especular sobre a identificação da espécie, uma vez que se trata apenas de uma foto.
Pode ser uma poliglotta "disfarçada" ou pode realmente ser uma icterina cujas fotos não permitem uma clara identificação.
Fica, como já referi, a incerteza... o que é pena...
Francisco, já agora a tua foto é de onde e quando?
Olá a todos.
Mais informação para a discussão...
Rebuscando as imagens que tirei a esta ave junto uma em que penso que dá para ver a projecção das primárias. Estas imagens foram tiradas no dia 10 de Agosto de 2007.
A outra imagem é uma ave cuja foto foi tirada em 1987, a tal referida pelo Francisco, identificada na altura como H. polyglota, mas que, pela coloração das patas, também começou a suscitar algumas dúvidas.
Mais informação para a discussão...
Rebuscando as imagens que tirei a esta ave junto uma em que penso que dá para ver a projecção das primárias. Estas imagens foram tiradas no dia 10 de Agosto de 2007.
A outra imagem é uma ave cuja foto foi tirada em 1987, a tal referida pelo Francisco, identificada na altura como H. polyglota, mas que, pela coloração das patas, também começou a suscitar algumas dúvidas.
Gonçalo Elias escreveu:Francisco, já agora a tua foto é de onde e quando?
Olá Gonçalo,
A foto não é minha. Esqueci-me de referir a fonte, mas foi apenas uma imagem que achei porreira para ilustrar a situação.
Podem ver aqui:
http://www.rarebirdspain.net/arbsf025.htm