Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas
+4
Tissot
Samuel Patinha
HL
Rosário Maldonado
8 participantes
Fórum Aves :: eBird
Página 1 de 1
Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas
Boa tarde. Tenho umas dúvidas:
1. Ao fazer listas de ebird, por vezes surgem espécies de bolinha vermelha. Mas nem sempre é obrigatório fundamentar com texto. Porquê?
2. Porquê que corvos-marinhos-de-faces-brancas continuam a originar alertas de raridade se não são assim tão raros?
Agradecendo, antecipadamente, a atenção e trabalho ao responder. Cordiais cumprimentos!
1. Ao fazer listas de ebird, por vezes surgem espécies de bolinha vermelha. Mas nem sempre é obrigatório fundamentar com texto. Porquê?
2. Porquê que corvos-marinhos-de-faces-brancas continuam a originar alertas de raridade se não são assim tão raros?
Agradecendo, antecipadamente, a atenção e trabalho ao responder. Cordiais cumprimentos!
Rosário Maldonado- Número de Mensagens : 470
Re: Bolinha vermelha, corvo-marinho-de-faces-brancas
Espero que seja útil
Transcrevo do centro de ajuda do ebird:
https://support.ebird.org/pt-PT/support/solutions/articles/48000960508-app-ebird-dicas-truques#anchorColoredDots
Transcrevo do centro de ajuda do ebird:
ebird escreveu:"Significado dos símbolos coloridos junto ao nome da espécie
Os círculos laranja ou vermelho em frente do nome de algumas espécies da sua lista de observações indicam se uma espécie é rara ou ainda não foi registada para esse local de observação e altura do ano.
Sem círculo: Comum. Espécie reportada em 6% ou mais das listas de observações dessa quadrícula e altura do ano*
Semicírculo laranja: Não frequente. Espécie reportada pelo menos numa, mas em menos de 6% de todas as listas de observações dessa quadrícula e altura do ano*
Ponto vermelho: Não reportada. Espécie nunca anteriormente reportada em nenhuma das listas de observações dessa quadrícula e altura do ano*
* A"altura do ano" é o período de 3 semanas, centrado na semana da observação, nos últimos 10 anos de dados. A "quadrícula" é o quadrado de 20x20km no qual a lista de observação ocorre, excepto se menos de 25 listas foram registadas nesse quadrado nas últimas 3 semanas, caso em que se usará um quadrado de 60km, depois um de 100km, e depois o nível de região.
Pontos vermelhos vs. espécies Raras
Nem todas as espécies assinaladas com "pontos vermelhos" são classificadas como "Rara" (marcadas com a letra "R" na App eBird). Se uma espécie é "rara" ou não é determinado por filtros regionais definidos por editores de dados voluntários. Clique aqui para saber mais sobre os filtros de aves Raras.
o contrário da classificação de "Rara", que é definida por um filtro abrangendo toda uma região, os pontos coloridos na App eBird são atribuídos por uma percentagem de listas de observação submetidas que contêm essa espécie ao nível desse local. Espécies com ponto vermelho nunca foram reportadas em listas de observação dessa zona num período de 3 semanas nos últimos 10 anos, mas podem não ser suficientemente escassas para serem consideradas “Rara” pelos filtros de dados do eBird."
https://support.ebird.org/pt-PT/support/solutions/articles/48000960508-app-ebird-dicas-truques#anchorColoredDots
Pois, essa informação eu conheço. As minhas questões são outras: 1. Na bolinha vermelha por vezes é necessário escrever por vezes não, eu estaria à espera que fosse sempre necessário fundamentar com texto... 2. O corvo-marinho-de-faces-brancas não é mais raro do que "mil" outras espécies (digo eu), porque continua com alerta de raridade? Obrigada
A bolinha vermelha pode aparecer se uma espécie comum for nova para um hotspot, por exemplo. Acontece muitas vezes se não escolhermos o local antes de iniciar a lista.
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Rosário Maldonado gosta desta mensagem
Para cada região/distrito/concelho existe uma lista de espécies, e para cada espécie existem vários intervalos de tempo definidos durante o ano para o qual existe um valor de indivíduos esperado para o local. Sempre que se insere uma contagem cujo valor é superior a este limite é preciso acrescentar notas.
https://support.ebird.org/pt-PT/support/solutions/articles/48000795278-o-processo-de-revis%C3%A3o-do-ebird#anchorWhyFlagged
https://support.ebird.org/pt-PT/support/solutions/articles/48000795278-o-processo-de-revis%C3%A3o-do-ebird#anchorWhyFlagged
Obrigada Samuel e Hugo. Acho que já percebi. E os corvos-marinhos?
Rosário Maldonado escreveu:Obrigada Samuel e Hugo. Acho que já percebi. E os corvos-marinhos?
Depende do local e da data....os corvos-marinhos podem ser poucos frequentes em determinados locais ou em determinada data.
Samuel Patinha escreveu:A bolinha vermelha pode aparecer se uma espécie comum for nova para um hotspot, por exemplo. Acontece muitas vezes se não escolhermos o local antes de iniciar a lista.
Samuel há aí um equívoco, a bolinha vermelha não tem a ver com o hotspot. Tem a ver com a não ocorrência da espécie num quadrado de 20x20 km num intervalo de três semanas centrada na semana corrente.
As "semanas" medem-se assim:
1ª semana, dias 1 a 7
2ª semana, dias 8 a 14
3ª semana, dias 15 a 21
4ª semana, dias 22 ao fim do mês
Assim se na data de hoje aparecer uma bola vermelha numa dada espécie significa que não há registos dessa espécie entre 22 de Maio e 14 de Junho num quadrado de 20x20 km centrado no local de observação.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Samuel Patinha e Rosário Maldonado gostam desta mensagem
Rosário Maldonado escreveu: 2. O corvo-marinho-de-faces-brancas não é mais raro do que "mil" outras espécies (digo eu), porque continua com alerta de raridade? Obrigada
Bem, se uma certa formação tivesse sido gravada a resposta estaria certamente lá, mas como não está dou uma ajuda.
Os alerta de raridades "normais" do ebird são um efeito secundário dos filtros, e o corvo-marinho nesta altura do ano pode ser raro em grande parte de Portugal, não é uma raridade mas é raro ou escasso nesta altura do ano.
O alerta de raridades PTc foi feito para resolver esse problema, mas quem quiser receber alertas de raridades locais vai apanhar também com espécies raras pela altura do ano.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Ok ok. Então sou eu que tenho "azar" e apanho corvos-marinhos "que nem tordos" por todo o lado, tipo rola-turca. Obrigada pela ajuda. Vou aprendendo muito convosco.
Diria sorte, eu gosto de encontrar outliers/atípicos quando faço listas , e não devo ser o único.Rosário Maldonado escreveu:... Então sou eu que tenho "azar" e apanho corvos-marinhos "que nem tordos" por todo o lado, tipo rola-turca ...
HL escreveu:e não devo ser o único.
e não és mesmo!
Basicamente porque o sistema que gera as bolinhas vermelhas é automático, baseado no que é reportado no sistema. Por outro lado, quem decide o que requer descrição é o revisor que o faz manualmente.
Na app aparecem as bolinhas automáticas do sistema, que podem representar aves que são realmente raras mas que escaparam o crivo do revisor, ou podem não ser raras a nível distrital mas são raras na zona (e o revisor só define ao nível do distrito/concelho) ou simplesmente nunca foram reportadas por falta de cobertura.
O caso dos corvos-marinhos se calhar estão como raridades porque não há registos anteriores por falta de cobertura na zona, ou por ser uma expansão recente, ou por coincidência de os encontrares sempre.
Na app aparecem as bolinhas automáticas do sistema, que podem representar aves que são realmente raras mas que escaparam o crivo do revisor, ou podem não ser raras a nível distrital mas são raras na zona (e o revisor só define ao nível do distrito/concelho) ou simplesmente nunca foram reportadas por falta de cobertura.
O caso dos corvos-marinhos se calhar estão como raridades porque não há registos anteriores por falta de cobertura na zona, ou por ser uma expansão recente, ou por coincidência de os encontrares sempre.
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Rosário Maldonado escreveu:Ok ok. Então sou eu que tenho "azar" e apanho corvos-marinhos "que nem tordos" por todo o lado, tipo rola-turca.
Basta as vezes 1, nesta altura do ano pode haver filtros a zero, em Leiria por exemplo para vários dos filtros do interior do distrito maio a julho estão a zero, mesmo o filtro de Peniche tem um período a zero no final do mês.
HL escreveu:Diria sorte, eu gosto de encontrar outliers/atípicos quando faço listas , e não devo ser o único.Rosário Maldonado escreveu:... Então sou eu que tenho "azar" e apanho corvos-marinhos "que nem tordos" por todo o lado, tipo rola-turca ...
Se não estourar o filtro pelo menos numa espécie quando faço uma lista é porque foi mesmo muito chato. Ou o filtro está tão largo como as minhas calças.
Só para complicar um pouco: por vezes o filtro está a zero e no entanto a bolinha é amarela
Não percebi se o problema aí era o filtro ou as calçaspedro121 escreveu:... Ou o filtro está tão largo como as minhas calças.
Samuel Patinha- Número de Mensagens : 889
Local : Aveiro
Gonçalo Elias escreveu:Só para complicar um pouco: por vezes o filtro está a zero e no entanto a bolinha é amarela
Na realidade o filtro e a bola não tem uma relação directa.
Para quando uma licenciatura em bolinhas amarelas e vermelhas? Isto é difícil...
Rosário Maldonado escreveu:Para quando uma licenciatura em bolinhas amarelas e vermelhas? Isto é difícil...
Rosário, ora dá uma leitura aqui.
(já que tive o trabalho de andar a traduzir estas coisas no Verão passado, ao menos que sirva para alguma coisa)
Pedro Correia, Ricardo Melo e Rosário Maldonado gostam desta mensagem
Segundo me parece o que está a aparecer como raro é a subespécie e não propriamente o corvo-marinho. E as subespécies são todo um outro mundo...
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Local : Maia
E às vezes nem tem bolinha. Por exemplo no caso de zonas que não são muito visitadas a menos que seja por twitch de raridades. Ou raridades CPR regulares em alguns sítios.Gonçalo Elias escreveu:Só para complicar um pouco: por vezes o filtro está a zero e no entanto a bolinha é amarela
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Gonçalo Elias escreveu:Rosário, ora dá uma leitura aqui.
(já que tive o trabalho de andar a traduzir estas coisas no Verão passado, ao menos que sirva para alguma coisa)
Não sei se vai ajudar