Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calidris pusilla ou Calidris mauri?

+2
Gonçalo Elias
cazeribeiro
6 participantes

Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por cazeribeiro Sex Ago 20, 2010 10:19 am

Será que alguém me ajuda a identificar este artista.
Calidris pusilla ou Calidris mauri? Mauri1

Uploaded with ImageShack.us

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Mauri2

Uploaded with ImageShack.us
Calidris pusilla ou Calidris mauri? Pusilla1

Uploaded with ImageShack.us

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Pusilla2

Uploaded with ImageShack.us

Hoje na Praia da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel/Açores

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 20, 2010 3:07 pm

Pela membrana interdigital bem visível na última foto quase que aposto no pusilla, mas tenho de confirmar os restantes detalhes no guia, o qual não tenho comigo de momento.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por pedro121 Sáb Ago 21, 2010 12:42 am

Gonçalo Elias escreveu:Pela membrana interdigital bem visível na última foto quase que aposto no pusilla, mas tenho de confirmar os restantes detalhes no guia, o qual não tenho comigo de momento.

O mauri também as tem Gonçalo, seja qual for a conclusão tem sido uma ave muito interessante para analisar, graças as excelentes fotos vem-se todos os pormenores, eu continuo com a minha ideia original, é um semi-palmado, como disse anteriormente (no flirck) o bico é demasiado pequeno, as marcações no peito e flancos são demasiado ténues para mauri, é muito castanho no manto, a marca nas "orelhas" é bastante carregada, e o supercilium branco é muito mais marcado e largo á frente do que atrás. No entanto eu não tenho experiencia com a especie, estou-me a guiar apenas pelas recentes discussões no birdforum e pelos guias de campo, por isso a minha opinião vale o que vale.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por cazeribeiro Sáb Ago 21, 2010 6:27 am

Boa tarde Pedro, será que me podias disponibilizar o link do Birdforum.
Se quiserem ver as fotos com mais pormenor, eu posso pô-las com mais resolução.
Desde já o meu obrigado.

Carlos Ribeiro

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por pedro121 Sáb Ago 21, 2010 11:23 am

cazeribeiro escreveu:Boa tarde Pedro, será que me podias disponibilizar o link do Birdforum.
Se quiserem ver as fotos com mais pormenor, eu posso pô-las com mais resolução.
Desde já o meu obrigado.

Carlos Ribeiro

Boas

Os links são estes, a primeira penso ser a mais interessante.


http://www.birdforum.net/showthread.php?t=177305

http://www.birdforum.net/showthread.php?t=178057
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por António A Gonçalves Sáb Ago 21, 2010 11:50 am

Boas,

Não tenho qualquer experiência de observação com ambas as espécies, mas esmiuçando os guias cá de casa a diferença principal apontada para distinguir as duas espécies é o formato e tamanho do bico:
C. pusilla com o bico mais largo na sua base e mais curto, com a ponta arredondada ou tipo "pingo" - droplet-like tip);
C. mauri com o bico normalmente mais comprido e pontiagudo ("pointed") e com a ponta curva "drooping tip".
Com base nisso e nas imagens que vi das duas espécies também apontaria para C. pusilla, mas basear-me apenas na diferenciação que refere que o bico é "normalmente" maior não me dá certezas absolutas, bem pelo contrário Smile

P.S. Excelentes fotos.

Abraço
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por António A Gonçalves Sáb Ago 21, 2010 12:08 pm

Ainda relativamente ao bico, no guia "A Guide to the birds of Costa Rica, by F. Gary Stiles and Alexander Skutch, para além do que já referi, também indicam que o C. pusilla tem o bico sempre menor que 22mm enquanto o C. mauri é no mínimo de 22mm ou maior.

Talvez a solução seja apanhá-lo e medir-lhe o bico. lol!

Abraço

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por pedro121 Sáb Ago 21, 2010 3:48 pm

O adulto deste tópico lembra-vos alguém? Smile

http://www.birdforum.net/showthread.php?t=179034
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por cazeribeiro Sáb Ago 21, 2010 5:44 pm

Para ajudar ou complicar ainda mais, vou colocar uns links de fotos realizadas por mim das duas espécies, no entanto são dois juvenis.
http://www.flickr.com/photos/cazeribeiro1/3755351832/ (mauri)
http://www.flickr.com/photos/cazeribeiro1/3603267392/ (pusilla)
http://www.flickr.com/photos/cazeribeiro1/3739534066/ (pusilla)

Eu acho que é um Calidris mauri, esta ave tem as costas mais planas que os pusillas que eu já observei, o bico embora não seja muito comprido, penso que é ligeiramente mais comprido que o dos pusillas, as marcações no flanco têm a forma de uma ponta de uma flecha e prolongam-se quase até ao inicio da cauda e as costas são castanhas arruivadas.
Como podem ter reparado pelos links, eu já observei anteriormente alguns pusillas e um mauri, no entanto eram todos juvenis e por isso estas dúvidas todas.
Para complicar ainda mais as contas, duas das pessoas que eu conheço com mais experiencia deste tipo de aves aqui pelos Açores, afirmam que é um mauri, para complicar, num fourum americano, dizem que é um pusilla.
Resumindo, venha o diabo e escolha.....

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por pedro121 Seg Ago 23, 2010 10:50 am

Eu continuo a pensar que é um Semi-palmado e pelo que vi no Birdforum e no Frontiers of Identification o consenso é para essa espécie. De qualquer modo toda a gente parece ter achado refrescante identificar uma ave em que para variar as fotos apresentadas eram excelentes e permitiam ver todas as características necessárias.

Agora só é preciso que apareça um na Lagoa de Óbidos que já estou pronto para identifica-lo, depois é só preciso cravar um fotografo para tirar uma foto de igual nível.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por RuiCaratao Seg Ago 23, 2010 4:30 pm

Pelos Guias ca de casa, apenas 90% das aves das 2 especies podem ser separadas pelo comprimento do bico, ambas as especies mostram bicos de igual tamanho em pelo menos 2 mm: entre um bico mais curto de um macho de mauri, e um bico longo de uma femea de pusilla.
First feeling, diz-me mauri.... mas quanto mais olho e penso mais caracteristicas vejo de pusilla

Para começar, ate a idade do bicho me esta a deixar confuso : juv para 1ºInverno, ou 1º verao?????

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por Júlio Neto Sáb Set 04, 2010 12:08 pm

Apesar de não ter experiência com estas espécies, estou convencido de que se trata de uma C. pusilla. Tem a plumagem bastante desgastada e portanto trata-se de uma ave adulta. Na primeira foto vê-se o interior amarelado de uma das escapulares, o que é típico das pusilla adultas, enquanto o C. mauri nesta plumagem teria muito mais tons de ferrugem/alaranjados. Adicionalmente, a forma e tamanho do bico, supercilio e coberturas auriculares, já referidas anteriormente por outros observadores, também são consistentes com pusilla. A única característica que poderia indicar maura é a presença de alguns riscos nos flancos, mas mesmo estes são provavelmente menos do que seria de esperar em mauri e de ocorrência ocasional em pusilla (segundo pude observar em fotos).
Abraço
Júlio
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Calidris pusilla ou Calidris mauri? Empty Re: Calidris pusilla ou Calidris mauri?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos