Rabiruivo-Preto - Phoenicurus ochruros
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Rabiruivo-Preto - Phoenicurus ochruros
Já ando há mais de 20 dias a observar o meu quintal, é todos os dias um corrupio de Toutinegras de Cabeça Preta, Piscos de Peito Ruivo, Papa Moscas Pretos e Melros que nunca mais acaba desde as 6 da manha até as 7 da tarde mais ou menos, mas o facto e que não passa disso, hoje finalmente fui surpreendida, chegou este menino ao meu quintal:
Re: Rabiruivo-Preto - Phoenicurus ochruros
Fotografias muito interessantes!
Gosto em particular da 3ª e 4ª.
Gosto em particular da 3ª e 4ª.
zefil- Número de Mensagens : 197
Obrigada,
as condições não eram as melhores (se me vissem... )
mas se este Rabiruivo tiver gostado do meu quintal vou conseguir tirar fotografias melhores.
as condições não eram as melhores (se me vissem... )
mas se este Rabiruivo tiver gostado do meu quintal vou conseguir tirar fotografias melhores.
Rabiruivo
Viva, Sara.
A foto que mais gosto é a segunda.
Uma curiosidade: sabias que o rabiruivo é conhecido como o madrugador da floresta? É incrível mas é verdade: ainda o dia não nasceu (noite ainda!) e já ele anda de árvore em árvore ou de telhado em telhado a cantar, todo satisfeito.
Uma curiosidade: sabias que o rabiruivo é conhecido como o madrugador da floresta? É incrível mas é verdade: ainda o dia não nasceu (noite ainda!) e já ele anda de árvore em árvore ou de telhado em telhado a cantar, todo satisfeito.
Menezes escreveu:Viva, Sara.
Menezes, a ideia que eu tenho é que todos os turdídeos começam a cantar aos primeiros alvores: pisco-de-peito-ruivo e melro-preto, por exemplo começam também a cantar muito cedo. Já para não falar no rouxinol-comum, que esse nem chega a calar-se
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Já tinha dado conta!
O local favorito das aves no meu quintal é a 20cm da minha janela que está rente a minha cama. Imaginem o que é o canto das Toutinegras e dos Rabirruivos às 6 da manhã, parece que me pousaram na almofada .
O local favorito das aves no meu quintal é a 20cm da minha janela que está rente a minha cama. Imaginem o que é o canto das Toutinegras e dos Rabirruivos às 6 da manhã, parece que me pousaram na almofada .
Pelos vistos eles gostaram do meu quintal!
(Estas primeiras fotos são de um juvenil?)
Rabiruivo.
Viva.
Está tudo muito lindo mas... ficariam muito melhor se tivesses um pouco mais de atenção ao fundo das fotos.
Nada que o tempo e muitos clics não resolverá!
Parabéns.
Está tudo muito lindo mas... ficariam muito melhor se tivesses um pouco mais de atenção ao fundo das fotos.
Nada que o tempo e muitos clics não resolverá!
Parabéns.
SaraCarvalho escreveu:Obrigada
O fundo? Como assim?
Viva.
Sobre fundo ou bokeh!
Visita.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bokeh
http://www.kenrockwell.com/tech/bokeh.htm
SaraCarvalho escreveu:Ou seja o fundo devia estar o mais desfocado possivel?
Viva, Sara.
A propósito deste tema visita, neste fórum, o que escrevi sobre o assunto em
https://aves.forumeiros.com/foto-critique-f5/andropadus-importunus-t3173.htm
Cumprimentos
SaraCarvalho escreveu:Pelos vistos eles gostaram do meu quintal!
Continuo na duvida, fêmea ou juvenil? Alguém sabe? Podem me indicar as diferenças?
Boas!
Fui procurar nos meus canhanhos e encontrei o seguinte: Os machos são, no Verão, muito escuros, com umas partes mais claras nas asas. As Fêmeas e os filhotes são cinzentos.
Em minha opinião trata-se de uma Fêmea.
Fui procurar nos meus canhanhos e encontrei o seguinte: Os machos são, no Verão, muito escuros, com umas partes mais claras nas asas. As Fêmeas e os filhotes são cinzentos.
Em minha opinião trata-se de uma Fêmea.
Menezes escreveu:(...) Em minha opinião trata-se de uma Fêmea.
Porque nesta altura do ano os jovens já cresceram, é isso?
Obrigada.
SaraCarvalho escreveu:
Porque nesta altura do ano os jovens já cresceram, é isso?
Obrigada.
Já. Normalmente 17 dias após o nascimento os passeriformes apresentam o mesmo tamanho dos progenitores. O que varia é a plumagem.
Existem algumas espécies que preferem após o nascimento apostar numa melhor compleição física e menos na qualidade da plumagem e outras que apostam numa boa qualidade de plumagem e menos no aspecto físico. Existem espécies que enquanto tiverem a chamada plumagem de juvenil (antes de efectuarem qualquer muda de plumagem) não se consegue determinar o sexo baseado em aspectos morfológicos. Veja-se o caso das Toutinegras-de-barrete - Sylvia atricapilla pois os juvenis nascem todos com o barrete de cor castanha, e só quando efectuam uma muda de corpo em Agosto é que vão ganhar o aspecto distintivo que é o preto na parte superior da cabeça no caso dos machos.
Os pardais-doméstico "nascem" com uma plumagem de juvenil muito fraca e em meados de finais de Agosto e Setembro optam por fazer uma muda completa da plumagem e só aqui é que ganham a plumagem com qualidade e que permite diferenciar claramente os dois sexos com base em critérios morfológicos, mas deixamos de conseguir distingui-los em termos de idade, já que ambos (adultos e jovens) apresentam o mesmo tipo de plumagem
O pisco-de-peito-ruivo aposta por exemplo numa plumagem com alguma qualidade mas distintiva dos adultos. Mais tarde (Agosto) efectua uma plumagem do corpo e de algumas penas da asa como as coberturas pequenas e médias e por vezes algumas coberturas das secundárias. ficando igual aos adultos. Apesar de ficar parecido com um adulto, é distinguível quanto à idade, na nossa mão por exemplo, por ter penas de duas gerações diferentes, já que o adulto por ter efectuado a muda completa em Agosto só tem penas de uma geração.
Com o Rabirruivo existem diferenças de plumagem que permite distinguir os dois sexos, mas que no caso dos juvenis são mais visiveis só após a muda das penas do corpo. No caso destas fotografias, temos um macho nas primeiras fotografias e uma fêmea nas restantes. O macho tem uma banda branca na asa e a plumagem é de cor preta, enquanto a banda na fêmea é mais ténue ou ausente e a plumagem tem tons acastanhados. Quanto às idades, face à altura do ano, considero que o macho é um juvenil por apresentar as penas primárias e secundárias mais acastanhadas, da mesma tonalidade das fêmeas e juvenis, por ter efectuado uma muda das penas do corpo e maioria da asa, e não mexendo nas que referenciei. A fêmea deve ser adulta, pois apresenta uma plumagem uniforme e o formato das penas das coberturas das primárias são arredondadas (os juvenis apresentam normalmente estas penas com forma pontiaguda).
Cumprimentos
Paulo Tenreiro