Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

+17
SRBatista
Milas Santos
Rafael Matias
António A Gonçalves
Luis Silva
João Pereira
Carlos Patrício
barrento
RuiCaratao
Paulo Alves
VozdoBerço
scirpaceus
C. M. Elias
Helder Vieira
pedro121
Gonçalo Elias
Filipe Martins
21 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Filipe Martins Sex Out 22, 2010 3:58 am

Bom dia

Ontem, 21-10-2010, observei uma trepadeira-das-rochas (Tichodroma muraria) na serra da Estrela, em escarpas situadas entre a lagoa da Francelha e o Covão do Meio (não existe qualquer trilho marcado neste local).
Esta ave (foi também o meu primeiro registo da espécie) voou para uma rocha a cerca de 3 metros do local onde me encontrava, poisando de asas abertas, com a ponta das asas acima da posição da cabeça, permitindo uma excelente observação do padrão das asas (inclusivé as manchas brancas nas primárias), tendo fugido logo de seguida.
Segundo sei, este é o primeiro registo recente para a serra da Estrela, havendo informação da ocorrência da espécie na serra no Sec. XIX.

Foram também observadas várias dezenas de melro-de-colar (Turdus torquatus), identificados como pertencentes às duas subespécies T. t. torquatus e T. t. alpestris, entre a lagoa da Francelha e o Covão da Nave, na Garganta de Loriga.

Só para aumentar a piada, observei ainda 2 melros-de-água na lagoa Serrano e outro na lagoa da Francelha.  Laughing

Que belo dia! cheers

Filipe Martins
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 22, 2010 4:19 am

Grande malha bounce

Essa ave é espectacular, a única vez que a vi foi em Janeiro de 2003 na barragem de Santa Luzia (um sítio recuado que fica longe de tudo, mas valeu bem o esforço para ir até lá).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por pedro121 Sex Out 22, 2010 4:24 am

Bom dia Filipe


Bem, bem, e agora? Eu estava a pensar ir para a Serra da Estrela a meio de Novembro para os tentilhões monteses e para os cruza bicos, mas assim...

De qualquer modo parabéns pelo achado e começa a pensar em quanto vais cobrar para fazer de guia ao fotógrafos que certamente estarão ai em peso, nos próximos fins de semana. Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Helder Vieira Sex Out 22, 2010 5:05 am

Eh pá, que grande registo de uma das espécies míticas da nossa avifauna cheers cheers

Bora lá à Serra da Estrela... infelizmente não posso What a Face
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por C. M. Elias Sex Out 22, 2010 5:51 am

És um sortudo!!! cheers

Também gostava de observar um bichinho destes (vê lá se o convences a ficar mais uns dias):
ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) 3960
Foto disponível no website Vögel der Schweiz
C. M. Elias
C. M. Elias
Admin

Número de Mensagens : 321
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Filipe Martins Sex Out 22, 2010 7:22 am

pedro121 escreveu:
De qualquer modo parabéns pelo achado e começa a pensar em quanto vais cobrar para fazer de guia ao fotógrafos que certamente estarão ai em peso, nos próximos fins de semana. Very Happy
Infelizmente este fim-de-semana vou estar fora.... Só segunda-feira poderei ir lá procura-lo novamente.

pedro121 escreveu:
Eu estava a pensar ir para a Serra da Estrela a meio de Novembro para os tentilhões monteses e para os cruza bicos, mas assim...
Ainda não chegaram mas anda aí muito motivo de interesse Wink

C. Maria Elias escreveu:(vê lá se o convences a ficar mais uns dias)

Se pudesse não voltava a sair de cá mas depois do meu histerismo ontem, já a devo ter espantado pra longe

lol!
Filipe Martins
Filipe Martins

Número de Mensagens : 162
Idade : 40
Local : Seia
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Tichodroma muraria na barragem de Santa Luzia

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Nov 27, 2010 6:33 pm

Foi observada nos últimos dois dias (26 e 27 de Novembro) uma trepadeira-dos-muros Tichodroma muraria na barragem de Santa Luzia, concelho de Pampilhosa da Serra. A observação é da autoria de Joaquim Antunes, Dinis Cortes e outros.

Recordo que a espécie já havia sido observada neste local nos Invernos de 2001-02 e 2002-03, pelo que este poderá ser um sítio de ocorrência regular.

As fotos da ave agora observada vão ser colocadas no Raridades Online.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por scirpaceus Dom Nov 28, 2010 7:22 am

Neste local, observei esta espécie da primavera de 2001 até 2006. Depois deixei de trabalhar na área e as visitas que eram semanais passaram a ser anuais.

Na altura (2001)considerei que estava a nidificar, pois vi um indivíduo a entrar numa saliência rochosa com insectos no bico. Mas tambem nunca vi mais do que isso e nem sequer observei dois individuos ao mesmo tempo

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 28, 2010 8:03 am

Olá Paulo,

Obrigado pela informação, de facto não sabia que tinha havido registos até 2006.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 28, 2010 2:40 pm

Já agora fica o link para as fotos: http://raridades.avesdeportugal.info/ticmur-santaluzia.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 29, 2010 2:46 am

Bem, eu na quarta era para ir atras do Abetouro do Magnus, mas acho que vou antes atras da Trepadeira, especialmente com os Melanitta fusca em Figueira da Foz, vou tentar a sorte.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Helder Vieira Seg Nov 29, 2010 4:05 am

pedro121 escreveu:Bem, eu na quarta era para ir atras do Abetouro do Magnus, mas acho que vou antes atras da Trepadeira, especialmente com os Melanitta fusca em Figueira da Foz, vou tentar a sorte.

Desde ontem que ando a dizer o mesmo, mas é "tão longe" affraid
A viagem deve ser bem chatinha, para mim cerca de 200 km (menos mau) em quase 3h...
Quem conhece o que aconselha? Seguir directo a Cabril ou ir por Pampilhosa?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 29, 2010 4:17 am

Para quem vem de oeste o melhor é tomar o IC8 em Pombal até Pedrógão Grande. Segue-se uma hora de curvas até chegar à barragem...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 29, 2010 4:30 am

Gonçalo Elias escreveu:Para quem vem de oeste o melhor é tomar o IC8 em Pombal até Pedrógão Grande. Segue-se uma hora de curvas até chegar à barragem...


Sim, vai ser giro, mas enfim com o tempo que vai estar amanha se as coisas correrem bem e apanhar a trepadeira logo de manha, ainda posso tentar ir á figueira ver os patos e depois se tiver mesmo sorte passar no paul do taipal no fim do dia a a ver se aparece um abetouro Very Happy Very Happy , nada ambicioso da minha parte diga-se... Very Happy

Se alguem quiser ir do oeste, eu tenho lugares disponiveis, tem é que se levantar cedo, e estarem preparados para ser o dia todo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Helder Vieira Seg Nov 29, 2010 5:02 am

Gonçalo Elias escreveu:Para quem vem de oeste o melhor é tomar o IC8 em Pombal até Pedrógão Grande. Segue-se uma hora de curvas até chegar à barragem...

Este fim de semana fiz meia hora de curvas (a chegar a Arouca) e já estava a ficar Twisted Evil
Diga-se em bom abono da verdade que não fui lá propriamente à procura de uma espécie "mitica" da nossa avifauna!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por pedro121 Qua Dez 01, 2010 12:04 pm

Bem, levantar as 5 da manha para fazer 260 km, para ir ver uma ave pode parecer excessivo mas acho que valeu bem a pena, ela foi muito simpática, só foi pena o tempo estar encoberto, para os fotógrafos não deu muito jeito.

https://www.youtube.com/watch?v=-WGLpqb6dU8
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por VozdoBerço Qua Dez 01, 2010 2:04 pm

Certamente que valeu a pena!
Boa Wink
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Paulo Alves Qua Dez 01, 2010 2:25 pm

Valeu muito a pena. A ave é lindíssima cyclops

https://www.youtube.com/watch?v=3fd_RwaYqwc

Pedro não sabia que eras tu Embarassed desculpa não ter dito nada...

Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por RuiCaratao Qua Dez 01, 2010 2:31 pm

Bem isso devia ser uma concentraçao tal de observadores, que nem dava para apresentaçoes Laughing

cumps,
Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 01, 2010 2:34 pm

RuiCaratao escreveu:Bem isso devia ser uma concentraçao tal de observadores, que nem dava para apresentaçoes Laughing

cumps,
Rui


Com o briol que deve estar por lá, acho que uma banquinha de chocolate quente junto ao paredão deve fazer bom negócio por estes dias santa
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Paulo Alves Qua Dez 01, 2010 2:37 pm

Frrrrrrrrrio! Muito frrrrrrio.... santa
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por pedro121 Qua Dez 01, 2010 2:39 pm

Paulo Alves escreveu:

Pedro não sabia que eras tu Embarassed desculpa não ter dito nada...

Bem, desencontramo-nos por minutos, tu passas-te por mim quando eu fui dar uma volta pelo bosque da descida, o Antunes disse que tinha combinado com o "Paulo Alves" mas pensei que era um fotografo e não associei... Embarassed Embarassed Se soubesse que eras tu teria voltado para trás.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por pedro121 Qua Dez 01, 2010 2:41 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Com o briol que deve estar por lá, acho que uma banquinha de chocolate quente junto ao paredão deve fazer bom negócio por estes dias santa

Chocolate não sei, mas bolos... o pessoal foi a um dos cafés e basicamente esgotaram o stock de bolos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por pedro121 Qua Dez 01, 2010 2:44 pm

Paulo Alves escreveu:Frrrrrrrrrio! Muito frrrrrrio.... santa

Ver aquelas asas vermelhas aquecem o coração de qualquer observador e o dedo de qualquer fotografo... Very Happy


Para alem da trepadeira apareceram varias visitas inesperadas (para mim pelo menos) : uma femea de pato-trompeteiro, e um tartaranhão-azulado macho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 01, 2010 2:46 pm

pedro121 escreveu:Para alem da trepadeira apareceram varias visitas inesperadas (para mim pelo menos) : uma femea de pato-trompeteiro, e um tartaranhão-azulado macho.

Das três espécies que referes, ontem vi duas em Vilamoura, ou seja tive um dia quase tão bom como o teu What a Face

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25584
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria) Empty Re: ESPÉCIE: Trepadeira-dos-muros (Tichodroma muraria)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos