Matosinhos norte
+2
Helder Vieira
paulo dias
6 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Matosinhos norte
Boas
Em 01jan2011 observei em Angeiras sul, foz rib. Certagem (?)
- Gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus) 3 ind.
Praia do Marreco
- Gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus) 1 ind.
- Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola) 12 ind.
- Pilrito-escuro (Calidris maritima) + 5 ind.
E estas meninas que me estão a tirar do sério, solicito (encarecidamente!!!) uma id.
Boas observações.
Em 01jan2011 observei em Angeiras sul, foz rib. Certagem (?)
- Gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus) 3 ind.
Praia do Marreco
- Gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus) 1 ind.
- Tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola) 12 ind.
- Pilrito-escuro (Calidris maritima) + 5 ind.
E estas meninas que me estão a tirar do sério, solicito (encarecidamente!!!) uma id.
Boas observações.
paulo dias- Número de Mensagens : 747
Re: Matosinhos norte
Olá Paulo,
Será que podes ser mais específico em relação ao local onde observaste Calidris maritima?? Nas rochas na baixa-mar, no areal...??...
No próximo f-d-s gostava de as procurar.
obrigado, abraço,
Helder
Será que podes ser mais específico em relação ao local onde observaste Calidris maritima?? Nas rochas na baixa-mar, no areal...??...
No próximo f-d-s gostava de as procurar.
obrigado, abraço,
Helder
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
uiiii, 2º invernos, bom, só para por a bola a andar, diria Gaivotas-de-patas-amarelas. pelo menos L. a. argenteus não são, a cor do manto é demesiado escura, agora L. a. argentatus....
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Ola Paulo ,
Curioso tenho o mesmo problema e suponho que seja a mesma laurus , a localidade essa é diferente , foto tirada no Cabo Raso a 5 Dezembro 2010
Curioso tenho o mesmo problema e suponho que seja a mesma laurus , a localidade essa é diferente , foto tirada no Cabo Raso a 5 Dezembro 2010
Rogério, por favor tenta colocar fotos mais pequenas, caso contrário o forum torna-se de difícil visualização em resoluções mais baixas.
O tamanho máximo recomendado é de 800 px (largura).
1 abraço,
Gonçalo
O tamanho máximo recomendado é de 800 px (largura).
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Paulo dias escreveu:E estas meninas que me estão a tirar do sério, solicito (encarecidamente!!!) uma id.
E porquê o estão a tirar do sério???
Não que seja facil, muito longe disso, são desesperantes muitas vezes, sobretudo Larus grandes em que 3 especies se confundem com uma extrema facilidade e com a particularidade de terem 4 anos de plumagems intermedias até atingirem a plumagem de adulto ao 5º ano.
A partir do 2º ano as 3 especies de larus grandes, apresentam já penas do tom da sua plumagem final de adulto, e é por estes tons de cinzentos que devemos no campo fazer a nossa primeira avaliação comparando com cinzentos de outras gaivotas conhecidas (esperando nós que haja outras no local), como exemplo temos uma foto de um post recente do António Gonçalves, que ilustra muitissimo bem o que quero com isto dizer.
https://2img.net/r/ihimizer/img266/769/larusdelawarensisa.jpg
São visiveis pelo menos 3 tons da escala de cinza que se traduzem em 2 espécies diferentes, sendo uma delas 2 subespecies:
Larus michahellis cinza mais claro excepto da gaivota em voo
Larus fuscus graellsii cinza mais escuro que o primeiro
Larus fuscus intermedius cinza mais escuro(quase preto)...comparável a um Gaivotão
...atenção que os tons de cinza variam conforme a luz no local, e podem ser enganadores, sobretudo em situaçõesde contraluz e sol intenso.
De seguida devemos então olhar para a restantes caracteristicas e comparar com o guia (ler o texto tambem)
Isto tudo para dizer que se tivesse estado no local no momento das fotos, teria muito mais certezas do que vou dizer a seguir!!!!!!!!!!!!!!!!
Todas L. michahellis de 2º Inverno
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
Boas
Em 1º queria agradecer a todos que responderam àss minhas "angustias" orni. (em especial ao RuiCaratao),
encontrei-as nestas rochas pelas 15h., mas se tiveres telescópio deves também procurar nas rochas a oeste deste ponto.
Boas observações
Em 1º queria agradecer a todos que responderam àss minhas "angustias" orni. (em especial ao RuiCaratao),
Helder Vieira escreveu:Olá Paulo,
Helder
encontrei-as nestas rochas pelas 15h., mas se tiveres telescópio deves também procurar nas rochas a oeste deste ponto.
Boas observações
Última edição por paulo dias em Sex Mar 29, 2013 7:46 am, editado 1 vez(es)
Obrigado Paulo.
abraço,
Helder
abraço,
Helder
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Boas
No dia 12Mar2011 percorri parte significativa desta costa e o mais interessante que encontrei foram 6 Ostraceiros e vários Maçaricos-galego no Cabo do Mundo.
Boas observações
No dia 12Mar2011 percorri parte significativa desta costa e o mais interessante que encontrei foram 6 Ostraceiros e vários Maçaricos-galego no Cabo do Mundo.
Boas observações