Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Paul do Boquilobo

+22
barrento
alcedo
Luis Gordinho
João Tomás
Pedro Fernandes
Telmo Ribeiro
Ramalho
AnaGoncalves
Paulfer
MMachado
M. Henriques
rduque
José Frade
António A Gonçalves
PNicolau
raquelst
Miguel Gaspar
Henk Feith
Gonçalo Elias
Simon Wates
pedro121
Paulo Alves
26 participantes

Página 3 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Telmo Ribeiro Dom Mar 04, 2012 7:13 pm

Para alguém que ainda não conhece bem o local do nosso ponto de vista, o que aconselham em termos de material fotográfico e de observação? Quanto se paga para utilizar o dito local de observação? Existe algum guia, alguem no local com quem possamos falar etc? A zona é segura o suficiente para se levar máquina fotografica? Pergunto isto, pois há cerca de uma semana apanhei um susto valente (leváva a minha DSLR e a minha 150-500), de modos que gato escaldado de água fria tem medo...Muito mesmo...
Ando a pensar arranjar novos spots na zona de Santarém para procurar e observar bicharada. Ando a ver se vou ao Açude da Agolada, mas não tenho tido tempo...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Seg Mar 05, 2012 3:48 am

Telmo Ribeiro escreveu:Para alguém que ainda não conhece bem o local do nosso ponto de vista, o que aconselham em termos de material fotográfico e de observação? Quanto se paga para utilizar o dito local de observação? Existe algum guia, alguem no local com quem possamos falar etc? A zona é segura o suficiente para se levar máquina fotografica? Pergunto isto, pois há cerca de uma semana apanhei um susto valente (leváva a minha DSLR e a minha 150-500), de modos que gato escaldado de água fria tem medo...Muito mesmo...
Ando a pensar arranjar novos spots na zona de Santarém para procurar e observar bicharada. Ando a ver se vou ao Açude da Agolada, mas não tenho tido tempo...

Não pagas nada para visitar o Paul do Boquilobo.
Leva uns binóculos e se possível um telescópio. Para fotografia pode ser um pouco decepcionante, principalmente se não estás disposto a ficar quietinho num local. As aves muitas vezes encontram-se longe.
Tenta ir de manhã cedo se fores para o abrigo de observação, à tarde tens o sol de frente.

Não tenho sentido insegurança no Paul.


Última edição por Paulo Alves em Seg Mar 05, 2012 12:26 pm, editado 1 vez(es)
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Mar 05, 2012 10:03 am

O açude da Agolada está fechado, creio. Pode-se tentar pedir autorização na Herdade da Agolada de Baixo (o açude é privado) - creio que não negarão o acesso a quem o pedir.

Boas observações,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 05, 2012 10:05 am

Pedro isso quer dizer que se trata de uma área protegida totalmente privada?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Mar 05, 2012 10:27 am

É uma boa pergunta.

Eu andei a fazer Atlas de Invernantes por essa zona, e deparei-me com os donos da Herdade. Tinha estado no açude da parte da manhã, o portão estava fechado e após algum dilema resolvi-me a entrar, afinal se o ICNb é um dos parceiros do Atlas, se houvesse algum problema seria mais fácil justificar a intrusão. Da parte da tarde, estava eu na Herdade propriamente dita (que tem uma estrada de acesso pública(?)) de roda do Atlas, quando encontro os proprietários da mesma. Falámos um pouco, descobri que estava de novo em terrenos privados sem autorização e após pedir desculpa pela intromissão involuntária falámos um pouco sobre o açude e as aves locais - e foi aí que me disseram que o açude fechava de Inverno, que pertencia à família, que durante o Verão era uma loucura de gente (falaram-me nums poucos milhares por dia...). Foram muito simpáticos e acessíveis, estavam era um pouco fartos de gente a trespassar o locao (disseram-me inclusivamente que agora com a moda dos balões de ar quente, era frequente terem grupos a pairar em cima da casa a 10m de altura do solo!).

Portanto, a quel lá se deslocar, tentem primeiro contactar os proprietários na Herdade da Agolada de Baixo (estrada entre Coruche e Fajarda).
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Mar 05, 2012 10:28 am

PS E mais não sei, se é totalmente privada ou não, pela conversa penso que sim.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 05, 2012 10:40 am

Bem, a questão de pedir autorização para entrar nas propriedades é uma das recomendações genéricas que existe neste tipo de trabalhos. Aliás acho que até faz parte do código de ética dos observadores de aves que foi discutido neste Forum ainda não há muito tempo.

Quando andei a fazer atlas de nidificantes eu andava sempre com uma credencial do ICN (creio que todos os colaboradores tinham uma) que explicava o que era o projecto - e precisei de a mostrar por duas ou três vezes, mas curiosamente tal só foi necessário no Ribatejo Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Mar 05, 2012 11:51 am

Claro que sim -- aliás troquei umas ideias com o coordenador regional do Atlas sobre isto (e com o João Rodrigues, que lançou aqui o tópico). Não estava era à espera de que uma área que eu pensava estar debaixo da tutela do ICNb ser gerida pela herdade vizinha, daí ter sido saltado a cerca de modo tão afoito.

Quanto às credenciais, parece-me uma excelente ideia. Desconheço se as há para este Atlas - mas dariam jeito.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 05, 2012 11:56 am

Pedro Fernandes escreveu:Não estava era à espera de que uma área que eu pensava estar debaixo da tutela do ICNb ser gerida pela herdade vizinha, daí ter sido saltado a cerca de modo tão afoito.

Bem, na verdade o que há mais por esse país fora são áreas protegidas em terrenos maioritariamente privados.

Assim de repente ocorrem-me estas: estuário do Tejo (Pancas, Vasa-Sacos), estuário do Sado (Herd. Zambujal e Herd. Pinheiro), P. N. Arrábida, P. N. Ria Formosa (Ludo).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Seg Mar 05, 2012 12:26 pm

Pedro Fernandes escreveu:Quanto às credenciais, parece-me uma excelente ideia. Desconheço se as há para este Atlas - mas dariam jeito.

tal como ao Pedro, aconteceu-me (involuntariamente) entrar em terrenos privados durante o Atlas.
E após explicar ao dono o que é que um tipo de binóculos andava a fazer na propriedade dele, este mostrou-se menos preocupado e não colocou nenhum entrave em que eu lá estivesse.

Bom, este acontecimento fez com que entrasse em contacto com a SPEA, pedindo alguma identificação ou algo semelhante. Enviaram-me um documento onde para além de outras informações é também explicado o que é o Atlas.

Quando foi o Atlas de Nidificantes penso que foi também cedido uma espécie de identificação para colocar nos carros...penso eu de que.



Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Mar 05, 2012 12:29 pm

Hmmm... pois, refraseando, pois parece que não me estou a fazer entender. Não estava à espera que uma área protegida fosse totalmente gerida por privados, repara que o açude da Agolada é bastante pequeno.

Trocando em miúdos, não esperava que uma área protegida que cabe no quintal de alguém fosse de facto o quintal de alguém. Mas isso já é tópico para o outro tópico -- quanto à resposta à questão se é privada toda a área, repito o que escrevi, penso que sim mas não sei ao certo.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Telmo Ribeiro Dom Mar 18, 2012 7:13 pm

Anteontem, dia 17/03/2012, observei no paul de Boquilobo -

Hirundo rustica 2 individuos perto do posto de observação.
Tachybaptus ruficollis - pelo menos 3 individuos, vários avistamentos (provavelmente seriam mais individuos, mas 3 apenas foram confirmados visualmente em simultaneo)
Ardea purpurea - confirmada presencialmente pelo guarda/responsavel lá do sitio, segundo ele, terá sido o segundo avistamento por ele este ano.
Anas platyrhynchos - pelo menos uns 12 individuos
Ardea alba - 6 individuos
Gallinula chloropus - 1 individuo.
Todos os avistamentos relatados ocorreram entre as 16:30 e as 18:20h
Avistei ainda vários bandos de bicos de lacre, mas penso que por serem exócticos não são para aqui chamados.

Ouvidos mas não avistados foram:
Pintassilgos, verdelhões, rouxinol-comum, Javalis (não interessam muito para aqui), e possivelmente Alcedo atthis (não tenho certezas).

Desde já agradeço ao senhor de oculos do jeep da ICN que lá estava que se disponibilizou a dizer-nos onde ficava o observatório, caso contrário ainda hoje andava á procura daquilo loooooool Laughing Laughing
Realmente quem disse para levar telescopio não me enganou, é real que dá um jeitão. Mesmo com a minha 150-500mm, foi dificil conseguir fotos de qualidade, apenas consegui algumas fotos de qualidade decente/inferior de mergulhões-pequenos, e várias de registo do resto da bicharada (lá vou eu que ter que investir num teleconversor eheheh, tenho é que descobrir um modelo que me permita usar a minha 150-500 e a minha Nikkor Micro 55mm AI-s)

Já agora, alguém me sabe dizer se existem outros sitios ali na zona onde eu posso montar arraiais com camuflagem junto á água e esperar pelos animais? Sabem se é permitido o uso de abrigos portateis, como os da fotocamo e onde? E se existe algum acesso aquela lagoa que vemos á nossa esquerda ao longo do caminho para o observatório? Hidrohides e tumbihides ali esquece não é?
Quanto á questão do açude da Agolada, fui recentemente informado que, a entrada é gratuita, mas que está restrita a determinadas condicionantes e estou já a planear uma saida de reconhecimento ao local, agora preciso é de tempo livre para o fazer e bom tempo, especialmente quando já estou a planear outra saida para o boquilobo lá para dia 26, a ver se apanho aquilo ao nascer do sol...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 01, 2012 2:20 pm

No site do ICNB, mais precisamente na página dedicada ao paul do Boquilobo, pode ler-se:

Único local em que se reproduz o zarro-comum e um dos poucos em que nidificam a gaivina-dos-pauis e o colhereiro.

Esta informação está bastante desactualizada. Há vários anos que a espécie nidifica em diversos locais do Alentejo e do Algarve.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Dom Nov 25, 2012 12:28 pm

Hoje, apesar da chuva, fui ao Paul.
Há a destacar os bons números de turdídeos nas galerias ripícolas, entre os quais Tordo-zornal e Tordo-ruivo. Incontáveis bandos de Tentilhões-monteses, Lugres, Milheirinhas e Tentilhões-comuns. Observei um casal de Pica-pau-galego (talvez 2 casais).
Observei ainda dois Açores adultos.

No barracão a caminho do observatório estava uma Coruja-das-torres.

O Braço do Cortiço encontra-se com o nível de água ainda muito baixo... estava à espera de o encontrar cheio de anatídeos e nada (fazem falta observatórios para a zona que fica alagada todo o ano... Neutral ). Em vez disso encontrei-o cheio de passeriformes a alimentarem-se na vegetação seca: Pardais-monteses, Pintassilgos, Bicos-de-lacre constituiam o grosso das tropas. Tamanha concentração atrai rapinas. Um Tartaranhão-cinzento (macho) fez-se ao bando e teve sorte, foi uma bela cena de ação.

Nos campos de restolho em volta do Paul alimentavam-se cerca de 70 Cegonhas-brancas, uma Garça-branca-grande e inúmeras Garças-reais. A elas juntou-se um bando de Gaivotas-de-dorso-escuro. Bons números de Abibes, Tarambolas, Lavercas, Alvéolas-brancas (pelo menos 3 yarrellii).
Uma fêmea de Tartaranhão-cinzento, um macho de Tartaranhão-dos-pauis, Peneireiros-cinzentos, Peneireiros-comuns e Águias-d'asa-redonda.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 25, 2012 12:30 pm

Vejo que te divertiste. Very Happy

O Boquilobo costuma ser um dos sítios 'clássicos' para tentilhão-montês.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Dom Nov 25, 2012 12:38 pm

Bem verdade Gonçalo Smile ontem também os vi pelos arredores de Tomar (Quinta do Falcão, Marmeleiro e Madalena) sempre associados a Fringilla coelebs.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por PNicolau Dom Nov 25, 2012 12:41 pm

Ainda hoje comentei que o Paul do Boquilobo deveria estar a abundar com Tentilhões-monteses... A ver se este inverno ainda consigo dar lá um pulinho.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7853
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Seg Dez 31, 2012 8:47 am

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Sem_ta10

Alguém sabe mais informações sobre a observação no Boquilobo? Foi um contacto auditivo?
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 31, 2012 8:55 am

Segundo me disse em tempos o observador, foi no dia 7 de Junho de 2002, às 15 horas, ouvida a vocalizar por 2 vezes.

Se tiveres interesse em saber mais pormenores, posso dar-te o contacto do observador para o contactares directamente.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Seg Dez 31, 2012 8:58 am

Gonçalo Elias escreveu:Se tiveres interesse em saber mais pormenores, posso dar-te o contacto do observador para o contactares directamente.

Agradecia imenso Gonçalo.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Dom Jan 06, 2013 9:03 am

Hoje, dia de caça nas áreas circundantes do Paul, as aves apresentavam-se ainda mais nervosas que o habitual.

71 espécies observadas, há a destacar:

FRI MON (continuam presentes as aves que têm sido observadas na área)
TUR ILI (claramente o dia em que vi mais aves desta espécie no local, a destacar um bando com cerca de 100 ind.)
TUR PIL (14 ind.)
REG REG (pelo menos 3 na área de montado atravessada pelo percurso circular)
DEL URB (4 ind. as primeiras do ano)
ANS ANS (4 ind.)
FAL COL (1 macho a caçar nos campos agrícolas)
HAE OST (primeira vez que observo a espécie no local, 1 ind. em repouso num campo alagado no meio de um bando enorme de VAN VAN e PLU APR)
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por PNicolau Dom Jan 06, 2013 9:05 am

Epá, eu tenho mesmo de ir aí. Um dia em cheio, diga-se!
Por onde costumas fazer o teu percurso, Paulo?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7853
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por João Tomás Dom Jan 06, 2013 9:11 am

Bom registo Paulo! Olha já agora faço a mesma pergunta que o Pedro fez: qual o percurso que costumas fazer? É que uma vez fui aí e não tive grande sorte, ou então não percorri o caminho certo x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 34
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 06, 2013 9:33 am

Paulo Alves escreveu:Hoje, dia de caça nas áreas circundantes do Paul, as aves apresentavam-se ainda mais nervosas que o habitual.

71 espécies observadas, há a destacar:

FRI MON (continuam presentes as aves que têm sido observadas na área)
TUR ILI (claramente o dia em que vi mais aves desta espécie no local, a destacar um bando com cerca de 100 ind.)
TUR PIL (14 ind.)
REG REG (pelo menos 3 na área de montado atravessada pelo percurso circular)
DEL URB (4 ind. as primeiras do ano)
ANS ANS (4 ind.)
FAL COL (1 macho a caçar nos campos agrícolas)
HAE OST (primeira vez que observo a espécie no local, 1 ind. em repouso num campo alagado no meio de um bando enorme de VAN VAN e PLU APR)

Excelente dia, e parece-me que ainda sacaste uma espécie nova para o distrito de Santarém bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Dom Jan 06, 2013 10:40 am

PNicolau escreveu:Epá, eu tenho mesmo de ir aí. Um dia em cheio, diga-se!
Por onde costumas fazer o teu percurso, Paulo?

Respondendo também ao João, costumo fazer o percurso circular que começa junto à sede da Reserva. Encontra-se marcado (marcos novos, colocados recentemente). Percorro-o até ao observatório do Braço do Cortiço. De regresso entro no montado que se encontra ao longo da linha férrea, o percurso atravessa-o.
Este trajecto, incluindo paragens para observações, é coisa para demorar umas 4h e tem aproximadamente 4km.

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Percur10

1- Sede da Reserva
2- Braço do Cortiço e observatório
3- Reserva integral

Os terrenos algados a Este da reserva são interessantes também e merecem algumas paragens. Sigo a Estrada dos Lázaros (a amarelo) até à N365.

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Estrad10

1- Sede da Reserva

Gonçalo Elias escreveu: Excelente dia, e parece-me que ainda sacaste uma espécie nova para o distrito de Santarém bounce

Pois, já me tinha apercebido. Boa!
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos