Celorico da Beira
5 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Celorico da Beira
Boa noite,
não gosto muito de fazer tópicos com pouco assunto mas pronto...
Sábado que vem vou até Folgosinho a um almoço, estava a pensar sair cedinho de casa (Penamacor) e ir até Celorico da Beira, achei muito interessante isto que li no Aves de Portugal:
"Por fim, refira-se ainda o centro urbano de Celorico da Beira, onde nidificam o andorinhão-pálido e a
andorinha-das-barreiras (uma curiosa colónia em tubos de drenagem de uma parede)."
Por isso será que alguém me pode dizer onde ficam exactamente estes tubos de drenagem? Estou bastante curiosa!
Obrigada desde já!
não gosto muito de fazer tópicos com pouco assunto mas pronto...
Sábado que vem vou até Folgosinho a um almoço, estava a pensar sair cedinho de casa (Penamacor) e ir até Celorico da Beira, achei muito interessante isto que li no Aves de Portugal:
"Por fim, refira-se ainda o centro urbano de Celorico da Beira, onde nidificam o andorinhão-pálido e a
andorinha-das-barreiras (uma curiosa colónia em tubos de drenagem de uma parede)."
Por isso será que alguém me pode dizer onde ficam exactamente estes tubos de drenagem? Estou bastante curiosa!
Obrigada desde já!
Re: Celorico da Beira
Se a memória não me falha é num pano de muralha que fica virado para norte ou noroeste, mas praticamente colado ao centro urbano. Procura contornar a vila pelo lado norte e és capaz de a encontrar.
Olhando para o mapa, creio que é mais ou menos na zona onde a Estrada da Lavandeira encontra a Rua Sacadura Cabral.
http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=celorico+da+beira&sll=40.634856,-7.393681&sspn=0.004763,0.011362&ie=UTF8&hq=&hnear=Celorico+da+Beira,+Guarda&ll=40.634758,-7.394099&spn=0.004763,0.011362&t=h&z=17
Olhando para o mapa, creio que é mais ou menos na zona onde a Estrada da Lavandeira encontra a Rua Sacadura Cabral.
http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=celorico+da+beira&sll=40.634856,-7.393681&sspn=0.004763,0.011362&ie=UTF8&hq=&hnear=Celorico+da+Beira,+Guarda&ll=40.634758,-7.394099&spn=0.004763,0.011362&t=h&z=17
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Passei mesmo aí ao lado hoje (na A25, de regresso da Faia Brava)... poucas horas depois de, uma vez mais, me suscitarem dúvidas os andorinhões... se é preto ou pálido.
Isto para dizer que também nunca observei (identifiquei!) algum como apus palidus. Pela vocalização têm me parecido sempre apus apus.
Isto para dizer que também nunca observei (identifiquei!) algum como apus palidus. Pela vocalização têm me parecido sempre apus apus.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:Isto para dizer que também nunca observei (identifiquei!) algum como apus palidus.
Em Aveiro está cheio de Apus pallidus, ali na zona das pontes e área circundante.
Claro que podes sempre vir até à Mourolândia - a malta aqui tem disso aos magotes e de vez em quando até vou anilhar alguns
Obrigada Gonçalo,
quanto aos andorinhões nunca vi nenhum pode ser que veja este fim de semana!
SaraCarvalho escreveu:Obrigada Gonçalo,
Nenhum? Como assim, nenhum mesmo ou nenhum palido?
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pedro pode parecer surpreendente, mas os andorinhões caíram imenso nos últimos anos. Em Lisboa eram abundantes e agora são escassos e provavelmente o mesmo aconteceu noutras localidades.
Gonçalo Elias escreveu:Pedro pode parecer surpreendente, mas os andorinhões caíram imenso nos últimos anos. Em Lisboa eram abundantes e agora são escassos e provavelmente o mesmo aconteceu noutras localidades.
hummm, pois, eu tinha a ideia de que nos grandes centros urbanos teria havido um declinio, mas não a esse ponto.
Este ano em Seia também aparentam andar em menor número mas ainda assim continuam a ser imensos (bons números tanto de A. apus como A. pallidus).
Filipe Martins- Número de Mensagens : 162
Local : Seia
Um dos principais problemas a afectar as populações de andorinhões é a escasez de locais de nidificação - isto poderá explicar a sua actual escassez em Lisboa, especialmente nos bairros mais modernos.
Em contrapartida, a espécie continua a ser comum em localidades onde haja construções de pedra com cavidades para nidificar - tais como muralhas, castelos, casas velhas, etc.
Em contrapartida, a espécie continua a ser comum em localidades onde haja construções de pedra com cavidades para nidificar - tais como muralhas, castelos, casas velhas, etc.
pedro121 escreveu:Nenhum? Como assim, nenhum mesmo ou nenhum palido?
Nunca vi um andorinhão na minha vida!
SaraCarvalho escreveu:pedro121 escreveu:Nenhum? Como assim, nenhum mesmo ou nenhum palido?
Nunca vi um andorinhão na minha vida!
Hummm, um Passeio de fim de semana a São Martinho e a Nazaré deve resolver esse problema, deves conseguir ver 3 especies e fazer praia ao mesmo tempo.
Eu diria que nem é preciso ir tão longe. Na Baixa de Lisboa está cheio deles. E no Cais do Sodré também
Gonçalo Elias escreveu:Eu diria que nem é preciso ir tão longe. Na Baixa de Lisboa está cheio deles. E no Cais do Sodré também
Sim, mas não tens Real em Lisboa, a colonia mais proxima de Lisboa deve ser a do Montejunto, portanto para ver 3 especies numa unica manha ou tarde e ainda fazer praia, nada como a Nazaré ou São Martinho.
pedro121 escreveu:Sim, mas não tens Real em Lisboa
Tens, pois. Na passagem
Gonçalo Elias escreveu:pedro121 escreveu:Sim, mas não tens Real em Lisboa
Tens, pois. Na passagem
Também é uma hipótese, arranjar uma esplanada com vista panorâmica, num dia de Setembro ensolarado (eles passam quando já agora???) e ficar á espera.
È mais ou menos isso que eu vou fazer para o Seixa, tirando a esplanada que acho que não existe no cabo Espichel.
em Agosto já se mexem.