Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filhos mais velhos são os mais inteligentes

Ir para baixo

Filhos mais velhos são os mais inteligentes Empty Filhos mais velhos são os mais inteligentes

Mensagem por Andorinha-dáurica Dom Jun 24, 2007 5:01 pm

Ciência
Filhos mais velhos são os mais inteligentes
Um estudo realizado por cientistas noruegueses indica que os filhos mais velhos têm mais hipóteses de ter QIs mais altos do que seus irmãos mais novos. As causas serão sociais

Os pesquisadores analisaram 250 mil pessoas e constataram que os primogénitos e os que são o segundo ou o terceiro na ordem de nascimento, mas que perderam um dos irmãos mais velhos, marcaram uma pontuação mais alta no teste de QI.

No estudo, os cientistas deram como exemplo um terceiro filho que perdeu um dos irmãos mais velhos, passando a ‘assumir’ o lugar do segundo.

Eles perceberam que a criança desenvolveu um nível de inteligência muito próximo ao encontrado em crianças que são as segundas na ordem de nascimento.

Os professores Petter Kristensen, do Instituto Nacional de Saúde Ocupacional de Oslo, e o colega Tor Bjerkedal, do Serviço Médico das Forças Armadas da Noruega, disseram que, apesar de as diferenças observadas serem pequenas, são significativas.

Eles explicam que um elemento importante é o facto de que, por um tempo, quando têm menos idade, os irmãos mais velhos não têm que dividir a atenção dos pais com os irmãos menores, que ainda não nasceram.

«O que conta é a posição social dos irmãos e não as diferenças biológicas entre eles», sustentam os estudiosos, que tiveram a pesquisa publicada na revista Science.

As correntes teóricas sobre o tema são divergentes há décadas. Certos estudiosos sustentam que as diferenças entre QIs dos filhos ocorrem ainda no útero, já que a cada gravidez, a mãe produz uma quantidade maior de anticorpos que podem afectar o cérebro do feto.

O pesquisador Frank Sulloway, do Instituto de Pesquisa Social e de Personalidade da Universidade da Califórnia, está a estudar como a educação pode influenciar a personalidade e a inteligência.

Em entrevista ao jornal The Daily Telegraph, Sulloway disse que os filhos mais velhos aprendem ao ensinarem os mais novos.

«A tendência que os mais velhos têm de actuar como pais em algumas situações e assumir a posição do filho mais maduro e disciplinado também pode explicar porque os primogénitos tem um QI maior», disse o académico.

SOL com agências

Fonte: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=41655
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos