Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projecto da universidade de Aveiro visa conservação de espécies marinhas

Ir para baixo

Projecto da universidade de Aveiro visa conservação de espécies marinhas Empty Projecto da universidade de Aveiro visa conservação de espécies marinhas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Ago 17, 2011 10:46 am

Projecto da universidade de Aveiro visa conservação de espécies marinhas
Terça-Feira, 16 Agosto de 2011
Fonte: mundoportugues.org

O Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro vai coordenar um projecto de cinco anos, que visa a conservação de espécies marinhas protegidas em Portugal continental. Com um orçamento de 2,7 milhões de euros, o MarPro, tem já a decorrer a sua primeira expedição oceânica dedicada à monitorização de cetáceos e aves marinhas em zonas off-shore.

Segundo a Universidade de Aveiro (UA), o MarPro pretende “implementar com sucesso a rede Natura 2000 direccionada para cetáceos e espécies de aves marinhas e seus habitats” na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal continental.

O objectivo do projecto será a redução dos conflitos entre a pesca e as espécies-alvo, a fim de assegurar o cumprimento das Directivas para Habitats e Aves. “Obter informação sobre a distribuição e abundância dos animais a proteger é muito difícil e um dos principais problemas que enfrentamos, pois habitam no oceano e no mar aberto”, explica a coordenadora do projecto, Catarina Eira, bióloga do Departamento de Biologia da UA, num comunicado divulgado pela universidade.

“São as interacções que existem com o sector pesqueiro, onde se verifica a morte de muitos animais por causa das várias artes de pesca. É um problema difícil de resolver porque a pesca é uma actividade económica importante”, acrescenta a bióloga. Por esse motivo, o estudo avaliará ainda a complexa interacção da pesca em alto-mar e “promoverá a implementação de soluções de boa prática no que diz respeito a capturas acessórias e de predacção de peixes, de forma a melhorar a sustentabilidade”. “O objectivo passa por criar instrumentos de vigilância e monitorização de custo eficiente, sustentáveis e utilizáveis a longo prazo, interpretando ainda a evolução do estado de conservação das espécies-alvo e dos seus habitats”, informa o comunicado da UA.

De acordo com os investigadores, a solução passará pela cooperação com os pescadores e associações e a utilização dos sistemas de alerta acústicos e alterações no modo da operação das artes de pesca, duas medidas que já começaram a ser aplicadas no ano passado no Norte e Centro.

O MarPro vai realizar-se até Dezembro de 2015, e pretende ainda propor novas áreas marinhas Natura 2000 para Portugal, desenvolvendo planos de gestão para o boto (Phocoena Phocoena), golfinho-nariz-de-garrafa comum e Pardelas Baleares. A primeira expedição oceânica decorre até ao dia 21 de Agosto.

http://www.mundoportugues.org/content/1/9657/projecto-universidade-aveiro-visa-conservacao-especies-marinhas/
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos