Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Ir em baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Andorinha-dáurica Dom Jun 24, 2007 5:17 pm

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

O Alentejo poderá vir a ter, até final de 2013, uma rede de ecopistas com um total de cerca de 500 quilómetros, resultante do aproveitamento de ramais férreos, estradas desactivadas e percursos rurais de ligação, foi hoje revelado.
O cenário foi traçado à agência Lusa por Francisco Sabino, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Rural do Alentejo (CCDRA), à margem de um workshop que decorreu hoje em Évora.

O encontro, subordinado ao tema «Plano de Ecopistas na Região do Alentejo - Mobilidade, Turismo e Desenvolvimento Sustentáveis e Valorização do Território», foi organizado pela CCDRA e pela Rede Ferroviária Nacional (REFER).

Promover e divulgar o Plano Nacional de Ecopistas (PNE) da REFER, com destaque para o Alentejo, e promover e divulgar o património edificado nas linhas ferroviárias desactivadas foram os principais objectivos da iniciativa.

Francisco Sabino, orador no workshop, deu conta do Esquema Director de Corredores Verdes que a CCDRA quer implementar, durante o actual período de fundos comunitários (2007/2013), para criar uma rede de ecopistas, em via-férrea, antigas estradas e outros percursos de ligação.

«Se os projectos forem aprovados e depois de concluídos, no final de 2013, poderemos ter na região cerca de 500 quilómetros em ecopistas», frisou à Lusa, à margem da sua intervenção.

Actualmente, no Alentejo, esse tipo de percursos não motorizados, onde se pode andar a pé, de bicicleta, em patins ou a cavalo, já está implementado em Évora, em cerca de 70 quilómetros.

Neste município, encontram-se em utilização uma ecopista no antigo ramal ferroviário para Mora, que está feita até ao limite do concelho de Arraiolos, e percursos ambientais na Serra do Monfurado e entre as freguesias dos Canaviais e Bacelo.

«No caso do ramal de Mora, a ideia é esticar a ecopista até esse concelho e, neste momento, estão trabalhos em curso», afiançou o técnico da CCDRA.

Montemor-o-Novo também quer instalar uma ecopista no ramal de ligação à Torre da Gadanha e, até 2013, acrescentou, a proposta passa por realizar aproveitamentos do género nos ramais de Estremoz e de Évora para Reguengos de Monsaraz.

«Espero que as autarquias tomem em mão esta tarefa que me parece extremamente gratificante e com interesse para a região», sublinhou, destacando que o turismo rural, de natureza ou activo pode ser fomentado na região, possuidora de um rico património natural e cultural.

A par das vias-férreas desactivadas, Francisco Sabino revelou ainda que a antiga Estrada Nacional 18 (EN18), paralela ao IP-2, entre Évora a Beja, também poderá ser aproveitada como ecovia, permitindo ligar S. Manços (Évora) até Castro Verde (distrito de Beja).

«O que teria também a vantagem óbvia de funcionar como espinha dorsal para o Alqueva», salientou, alertando as autarquias para apresentarem as candidaturas numa lógica «inter e supra-municipal», para mais facilmente serem aprovadas para apoios comunitários.

Por seu turno, Luís Silvestre, da REFER, lembrou que a rede nacional de ecopistas em vias-férreas desactivadas integra a Rede Verde Europeia para o Mediterrâneo Ocidental, em criação, para ligar o Sul de Portugal ao Sul de Itália.

No caso português, dos 710 quilómetros de canais ferroviários desactivados elegíveis para o PNE, 58 quilómetros, em cinco zonas diferentes, são já utilizados como ecopistas e a REFER tem protocolos com municípios para o aproveitamento de um total de 449 quilómetros.

Diário Digital / Lusa

22-06-2007 20:15:22
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=282325
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Re: Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 24, 2007 5:38 pm

É pena que não se pense em modernizar as linhas em questão para promover o transporte ferroviário.

Afinal trata-se de um meio de transporte amigo do ambiente que tem vindo a ser cada vez mais abandonado... Crying or Very sad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 23922
Idade : 53
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Re: Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Ricardo_G77 Seg Jun 25, 2007 2:01 am

Gosto das notícias que a Andorinha aqui nos deixa. Quando que o Alentejo ia ter 500km de pistas e no país em que vivemos nem li o ECO. Pensei logo em pistas de kart cross ou coisa do estilo. Vá lá... nem sempre as más notícias. Mas seria óptimo, como diz o Gonçalo, modernizar a ferrovia e aproveitá-la para a promoção do ambiente. Com os devidos incentivos e promoção, poder-se-ia até promover o património natrual, cultural, etc. do Alentejo com roteiros de comboio.

Por outro lado, entristece-me que seja necesária a criação destas pistas para que se promova o ambiente. Já começo a ter saudades dos passeios no campo em que se está mesmo no campo, sem aquele sentimento de que se está num parque natural... não sei se percebem o qu quero dizer. Por melhor que seja para o ambiente o sentimento já não é o de disfrutar da natureza "virgem". Parece que já é uma coisa feita para consumo. Isso aliado ao facto de em alguns locais ter de se pedir autorizaç\ao prévia, etc. para fazer uma simples caminhada, torna todo o processo formal e rouba a espontaneidade e liberdade de simplesmente sair para o campo. Enfim... mas antes assim do que ver desaparecer para sempre certos tesouros.
Ricardo_G77
Ricardo_G77

Número de Mensagens : 26
Idade : 44
Local : Almada, Portugal
Data de inscrição : 20/06/2007

http://clientes.netvisao.pt/dgscope

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Re: Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Andorinha-dáurica Qui Jun 28, 2007 3:54 am

Ricardo_G77 escreveu:Gosto das notícias que a Andorinha aqui nos deixa.
A Andorinha agradece o apreço Wink , embora nem todas as notícias sejam boas... Neutral

Quanto a esta história das ecopistas, e apesar de considerar escandaloso o desinvestimento no caminho-de-ferro (TGV à parte Suspect ), parece-me melhor usar o traçado da ferrovia abandonada para algo positivo, em vez de o deixar simplesmente desaparecer.
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Re: Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum