Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

3 participantes

Ir para baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Andorinha-dáurica Dom Jun 24, 2007 5:17 pm

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

O Alentejo poderá vir a ter, até final de 2013, uma rede de ecopistas com um total de cerca de 500 quilómetros, resultante do aproveitamento de ramais férreos, estradas desactivadas e percursos rurais de ligação, foi hoje revelado.
O cenário foi traçado à agência Lusa por Francisco Sabino, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Rural do Alentejo (CCDRA), à margem de um workshop que decorreu hoje em Évora.

O encontro, subordinado ao tema «Plano de Ecopistas na Região do Alentejo - Mobilidade, Turismo e Desenvolvimento Sustentáveis e Valorização do Território», foi organizado pela CCDRA e pela Rede Ferroviária Nacional (REFER).

Promover e divulgar o Plano Nacional de Ecopistas (PNE) da REFER, com destaque para o Alentejo, e promover e divulgar o património edificado nas linhas ferroviárias desactivadas foram os principais objectivos da iniciativa.

Francisco Sabino, orador no workshop, deu conta do Esquema Director de Corredores Verdes que a CCDRA quer implementar, durante o actual período de fundos comunitários (2007/2013), para criar uma rede de ecopistas, em via-férrea, antigas estradas e outros percursos de ligação.

«Se os projectos forem aprovados e depois de concluídos, no final de 2013, poderemos ter na região cerca de 500 quilómetros em ecopistas», frisou à Lusa, à margem da sua intervenção.

Actualmente, no Alentejo, esse tipo de percursos não motorizados, onde se pode andar a pé, de bicicleta, em patins ou a cavalo, já está implementado em Évora, em cerca de 70 quilómetros.

Neste município, encontram-se em utilização uma ecopista no antigo ramal ferroviário para Mora, que está feita até ao limite do concelho de Arraiolos, e percursos ambientais na Serra do Monfurado e entre as freguesias dos Canaviais e Bacelo.

«No caso do ramal de Mora, a ideia é esticar a ecopista até esse concelho e, neste momento, estão trabalhos em curso», afiançou o técnico da CCDRA.

Montemor-o-Novo também quer instalar uma ecopista no ramal de ligação à Torre da Gadanha e, até 2013, acrescentou, a proposta passa por realizar aproveitamentos do género nos ramais de Estremoz e de Évora para Reguengos de Monsaraz.

«Espero que as autarquias tomem em mão esta tarefa que me parece extremamente gratificante e com interesse para a região», sublinhou, destacando que o turismo rural, de natureza ou activo pode ser fomentado na região, possuidora de um rico património natural e cultural.

A par das vias-férreas desactivadas, Francisco Sabino revelou ainda que a antiga Estrada Nacional 18 (EN18), paralela ao IP-2, entre Évora a Beja, também poderá ser aproveitada como ecovia, permitindo ligar S. Manços (Évora) até Castro Verde (distrito de Beja).

«O que teria também a vantagem óbvia de funcionar como espinha dorsal para o Alqueva», salientou, alertando as autarquias para apresentarem as candidaturas numa lógica «inter e supra-municipal», para mais facilmente serem aprovadas para apoios comunitários.

Por seu turno, Luís Silvestre, da REFER, lembrou que a rede nacional de ecopistas em vias-férreas desactivadas integra a Rede Verde Europeia para o Mediterrâneo Ocidental, em criação, para ligar o Sul de Portugal ao Sul de Itália.

No caso português, dos 710 quilómetros de canais ferroviários desactivados elegíveis para o PNE, 58 quilómetros, em cinco zonas diferentes, são já utilizados como ecopistas e a REFER tem protocolos com municípios para o aproveitamento de um total de 449 quilómetros.

Diário Digital / Lusa

22-06-2007 20:15:22
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=282325
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Re: Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jun 24, 2007 5:38 pm

É pena que não se pense em modernizar as linhas em questão para promover o transporte ferroviário.

Afinal trata-se de um meio de transporte amigo do ambiente que tem vindo a ser cada vez mais abandonado... Crying or Very sad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Re: Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Ricardo_G77 Seg Jun 25, 2007 2:01 am

Gosto das notícias que a Andorinha aqui nos deixa. Quando que o Alentejo ia ter 500km de pistas e no país em que vivemos nem li o ECO. Pensei logo em pistas de kart cross ou coisa do estilo. Vá lá... nem sempre as más notícias. Mas seria óptimo, como diz o Gonçalo, modernizar a ferrovia e aproveitá-la para a promoção do ambiente. Com os devidos incentivos e promoção, poder-se-ia até promover o património natrual, cultural, etc. do Alentejo com roteiros de comboio.

Por outro lado, entristece-me que seja necesária a criação destas pistas para que se promova o ambiente. Já começo a ter saudades dos passeios no campo em que se está mesmo no campo, sem aquele sentimento de que se está num parque natural... não sei se percebem o qu quero dizer. Por melhor que seja para o ambiente o sentimento já não é o de disfrutar da natureza "virgem". Parece que já é uma coisa feita para consumo. Isso aliado ao facto de em alguns locais ter de se pedir autorizaç\ao prévia, etc. para fazer uma simples caminhada, torna todo o processo formal e rouba a espontaneidade e liberdade de simplesmente sair para o campo. Enfim... mas antes assim do que ver desaparecer para sempre certos tesouros.
Ricardo_G77
Ricardo_G77

Número de Mensagens : 26
Idade : 47
Local : Almada, Portugal
Data de inscrição : 20/06/2007

http://clientes.netvisao.pt/dgscope

Ir para o topo Ir para baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Re: Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Andorinha-dáurica Qui Jun 28, 2007 3:54 am

Ricardo_G77 escreveu:Gosto das notícias que a Andorinha aqui nos deixa.
A Andorinha agradece o apreço Wink , embora nem todas as notícias sejam boas... Neutral

Quanto a esta história das ecopistas, e apesar de considerar escandaloso o desinvestimento no caminho-de-ferro (TGV à parte Suspect ), parece-me melhor usar o traçado da ferrovia abandonada para algo positivo, em vez de o deixar simplesmente desaparecer.
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013 Empty Re: Alentejo poderá ter 500 kms de ecopistas até final de 2013

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos