guarda rios
+3
PNicolau
JDGS
jheitor
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
guarda rios
estava muito longe mas fica o registo
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
Re: guarda rios
JDGS, concordo contigo. Mas é tão melhor ver um (ou mais ) ao vivo. São aves espectaculares!
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Coloco aqui de novo a minha curiosidade sobre a diferença de comportamento que o Guarda-rios tem na Europa, onde é muito esquiva e no Oriente (Macau nomeadamente), onde se coloca à pesca, a poucos metros das pessoas, podendo ser considerada das aves mais conspícuas. Maior abundância de peixe (ou daquele de que ele gosta)?
Aqui fica a questão para quem tenha alguma ideia.
Cumprimentos,
Margarida Cunha
Cumprimentos,
Margarida Cunha
Margarida Cunha- Número de Mensagens : 92
PNicolau escreveu:JDGS, concordo contigo. Mas é tão melhor ver um (ou mais ) ao vivo. São aves espectaculares!
sim, as cores que têm são algo de extraordinário.
Provavelmente na Ásia tiveram de se ambientar às pessoas devido à co-existência dos habitats?Margarida Cunha escreveu:Coloco aqui de novo a minha curiosidade sobre a diferença de comportamento que o Guarda-rios tem na Europa, onde é muito esquiva e no Oriente (Macau nomeadamente), onde se coloca à pesca, a poucos metros das pessoas, podendo ser considerada das aves mais conspícuas. Maior abundância de peixe (ou daquele de que ele gosta)?
Cumprimentos,
Margarida Cunha
Realmente não sei. Mas sei que em Salamanca observei um que me deixou aproximar-me bastante (sendo que um ciclista passou a cerca de um metro de distância e ele nem se mexeu) !
É um pouco como as pegas-rabudas que tenho visto em Portugal - extremamente furtivas. Numa viagem que fiz à Irlanda há cerca de 3 anos, elas vieram comer à minha mão!
PNicolau- Número de Mensagens : 7863
Local : Lisboa
Talvez o instinto de sobrevivência seja diferente. As diferentes populações podem ter evoluído de formas diferentes (com diferentes pressões selectivas), e deste modo, podem ter diferenças suficientes no ADN para provocar estas diferenças no comportamento. É apenas uma hipótese (segui a Teoria de Darwin).....
Em Portugal as aves em geral são mais esquivas do que no Reino Unido, por exemplo.
Creio que isso se fica a dever em grande parte à perseguição que lhes foi movida ao longo de séculos - isso fez com que as aves fossem desenvolvendo pouca tolerância à presença humana - excepto em zonas urbanas, onde as aves parece que "sabem" que ninguém lhes faz mal.
Aqui há tempos li um estudo que dizia que as aves que migram, por exemplo do norte para o sul da Europa, têm comportamentos diferentes consoante estão em países onde não são perseguidas ou em zonas que percepcionam como mais perigosas - consoante o perigo pressentido, o mesmo indivíduo apresenta uma tolerância diferente de local para local.
Creio que isso se fica a dever em grande parte à perseguição que lhes foi movida ao longo de séculos - isso fez com que as aves fossem desenvolvendo pouca tolerância à presença humana - excepto em zonas urbanas, onde as aves parece que "sabem" que ninguém lhes faz mal.
Aqui há tempos li um estudo que dizia que as aves que migram, por exemplo do norte para o sul da Europa, têm comportamentos diferentes consoante estão em países onde não são perseguidas ou em zonas que percepcionam como mais perigosas - consoante o perigo pressentido, o mesmo indivíduo apresenta uma tolerância diferente de local para local.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Em Portugal as aves em geral são mais esquivas do que no Reino Unido, por exemplo.
Uma das boas recordações que tenho da minha 1ª visita, em 93, foi da extrema audácia, confiança e mesmo "g'anda lata" que os Estorninhos demonstravam. Refiro-me é claro quando havia alguma compensação, tipo migalhas de bolacha, pão...
... mas também me lembro, aí há uns 15 anos, de estar a comer uma sandocha à entrada da estação do cais do Sodré e pensar, "estes Pardais do Sul são bem mais ariscos do que os que temos lá para cima!!..."
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Acima de tudo creio que é tudo uma questão de habituação, convivência com os humanos e de confiança.
Mesmo cá em Portugal temos espécies de aves que em determinado sítio toleram perfeitamente a presença do ser humano a pouca distância e, essa mesma espécie, quando noutro local “foge a sete pés”!
Estou, por exemplo, a lembrar-me do melro-preto que, nos parques da cidade permitem uma aproximação grande mas, quando em habitats mais “desumanizados” como matas ou campos, mal denunciámos a nossa presença… “já lá foi”!
Mas concordo com o Gonçalo, No Reino Unido, de maneira geral, as aves “confiam” mais no ser humano. Ao ponto de nidificarem em sítios perfeitamente visíveis e acessíveis.
Mesmo cá em Portugal temos espécies de aves que em determinado sítio toleram perfeitamente a presença do ser humano a pouca distância e, essa mesma espécie, quando noutro local “foge a sete pés”!
Estou, por exemplo, a lembrar-me do melro-preto que, nos parques da cidade permitem uma aproximação grande mas, quando em habitats mais “desumanizados” como matas ou campos, mal denunciámos a nossa presença… “já lá foi”!
Mas concordo com o Gonçalo, No Reino Unido, de maneira geral, as aves “confiam” mais no ser humano. Ao ponto de nidificarem em sítios perfeitamente visíveis e acessíveis.
Fórum Aves :: Aves :: Galeria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos