Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

registos de andorinhas

+2
neves
Henk Feith
6 participantes

Ir para baixo

registos de andorinhas Empty registos de andorinhas

Mensagem por Henk Feith Sex Fev 15, 2008 2:57 pm

Caros,

Tenho recebido muitos registos de andorinhas, aqui no forum ou no endereço do chegadas, o quew agradeço muito.

Neste momento podemos considerar a chegada das espécies Hirunda rustica e Delichon urbica (urbicum? tenho visto isso recentemente:?Smile concluído nas regiões Algarve, Alentejo e os Vales do Tejo e Sado. Por isso agradeço que continuem a enviar registos das regiões mais nortenhas: Beira-Litoral, Beira-Interior, Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes.

Registos de qualquer outra espécie migrador são como sempre bem vindos no chegadas@sapo.pt.

Novidades: já temos o primeiro registo de Phylloscopus ibericus! no dia 12 de Fevereiro em Benavente (observação de Ana Leal). Devem estar a chegar as Andorinhas-das-barreiras e os Milhafres-pretos.

Um grande abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty phylloscopus ibericus

Mensagem por neves Sáb Fev 16, 2008 6:53 am

Boa tarde,Henk
Já que o meu guia de campo não tem essa especie(phy.ibericus)podia se possivel esclarecer-me de que especie se trata,sera a felosa-de- bonelli?obrigado
cumprimentos

Jaime Neves

neves

Número de Mensagens : 23
Idade : 57
Local : serra de ota e montejunto
Data de inscrição : 24/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por Henk Feith Dom Fev 17, 2008 11:53 am

Caro Jaime,

Trata-se da felosinha-ibérica, uma espécie que há uns anos foi separada da Felosinha (Phylloscopus collybita), até então considerada uma subespécie Phylloscopus collybita ibericus. Esta separação das suas espécies é recente, por isso em muitas guias de campo ainda não vem identificada como tal, mas como subespécie (por exemplo o excelente Guia de Aves, editado pelo Assírio e Alvim).

A Phylloscopus ibericus é uma espécie migratória com presença estival em Portugal, sendo muito associada a habitats húmidos, nomeadamente vegetação ripícola como salgueirais. É bastante comum nestes habitats. A maior parte das aves chega em Março, embora os primeiros indivíduos são ouvidos a cantar em Fevereiro.

No entanto, a sua presença invernal poderá passar despercebida, uma vez que é impossível distinguir a ava da congénera collybita (salvo se calhar quando capturado; os nossos amigos anilhadores podem esclarecer este aspecto), por isso depende da sua vocalização.

A felosinha-ibérica tem um canto muito característico, o que permite distinguí-lo sem dificuldade da felosinha. Durante o mês de março é possível ouvir as duas espécies cantar em Portugal, uma vez que a Phylloscopus collybita, que inverna em Portugal, ainda "anda por cá".

Um abraço e boas observações,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por Manuel_Matos Dom Fev 17, 2008 2:29 pm

Hoje, na companhia do Agostinho Tomás, observamos pelo menos 3 individuos de Phylloscopus ibericus, em Esteveira (S. Facundo - Abrantes) junto às pontes, na entrada da povoação. Fomos ao local com a intenção de ver o Dom Fafe (que não vimos mas ouvimos), e fomos recebidos por estes amigos.

Um abraço.

Manuel Matos
Manuel_Matos
Manuel_Matos

Número de Mensagens : 25
Idade : 65
Local : S. Facundo
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por Francisco Barros Ter Fev 26, 2008 2:27 pm

Boas,
Estou de novo a "aproveitar" um tópico já aberto, uma vez que já existe n tópicos abertos sobre os assuntos que pretendo comentar.

1- Alguem tem ouvido cantos de P. ibericus? Este ano ainda não ouvi nenhum aqui por estas bandas e tenho andado a ouvir com alguma frequencia P. collybita.
Em anos anteriores por esta altura (final de fevereiro) já era comum ouvir P. ibericus em conjunto com P. collybita.

2- Em relação às D. urbica: Confirmei hoje a presença de um bando de +- 20 indivíduos de volta de uma das colónias tradicionais de Rio Maior. Segundo me foi informado (porque por motivos de saúde estive condicionado vários dias), a presença das mesmas já se faz notar desde o dia 16 deste mês.
Curiosamente, deixei de observar os indivíduos que já tinha registado para S. Salvador e Alcoentre. Presumo que se tratasse de indivíduos de passagem que se deslocaram para norte, sendo que as "cá do sitio" ainda devem estar a caminho.

Com tudo isto, parece-me que esta "bicharada estival" anda a baldar-se neste cantinho entre o Ribatejo e o Oeste... e chegam tarde e a más horas... tongue
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por José Loureiro Ter Fev 26, 2008 4:06 pm

Boas.
Se é que posso contibuir, posso informar que fiquei um pouco admirado por ter avistado no passado sábado (dia 23/02) duas andorinhas que julgo serem as vulgares andorinhas-dos-beirais. Foram as primeiras que avistei este ano. Isto ocorreu na zona de Recarei, para quem é do Sul, dificilmente sabe onde fica este pequeno lugar, mas para melhor localização, posso informar que é a cerca de 20 Km a norte da cidade do Porto, numa zona com uma envolvente rural ainda grande.
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por Henk Feith Qua Fev 27, 2008 12:24 am

1- Alguem tem ouvido cantos de P. ibericus? Este ano ainda não ouvi nenhum aqui por estas bandas e tenho andado a ouvir com alguma frequencia P. collybita.
Em anos anteriores por esta altura (final de fevereiro) já era comum ouvir P. ibericus em conjunto com P. collybita.

Caro Francisco,

Temos neste momento 4 registos de Phy ibe:
11-fev em São Brás de Alportel (João Tiago Tavares)
12-fev em Benavente (Ana Leal)
17-fev em Abrantes (Manuel Matos)
20-fev em Abrantes (Alexandre Leitão)

Presumo que sejam todos registos auditivos, face à dificuldade (impossibilidade) de a distinguir visualmente da congénera Phy col.

Esta última anda a cantar neste momento por todo o lado, mas não tarde em migram para Norte.

É de esperar mais registos de Phy ibe nos próximos dias, porque devem estar a chegar aos locais habituais de nidificação. Por isso é uma questão de atenção junto às linhas de água com salgueiros.

Um abraço,

Henk

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por Henk Feith Qua Fev 27, 2008 12:30 am

joseloureiro escreveu:Boas.
Se é que posso contibuir, posso informar que fiquei um pouco admirado por ter avistado no passado sábado (dia 23/02) duas andorinhas que julgo serem as vulgares andorinhas-dos-beirais. Foram as primeiras que avistei este ano. Isto ocorreu na zona de Recarei, para quem é do Sul, dificilmente sabe onde fica este pequeno lugar, mas para melhor localização, posso informar que é a cerca de 20 Km a norte da cidade do Porto, numa zona com uma envolvente rural ainda grande.

Caro José,

Agradeço muito o seu registo. O projecto Chegadas tem até hoje somente um registo de andorinha-dos-beirais na sua região (Entre o Douro e Minho): 16 de Fevereiro, em Braga (Rui Santos).

Gostava se me pudesse indicar o concelho da observação, de forma a poder incluir o seu registo na Base de Dados do Chegadas.

E aproveito para pedir, sempre que observar na sua região uma espécie estival, de me enviar o registo, quer seja aqui, quer via chegadas@sapo.pt, porque infelizmente temos muitos poucos observadores a participar no projecto no norte de Portugal.

Um grande abraço e boas observações,

Henk Feith

Henk Feith

Número de Mensagens : 484
Data de inscrição : 19/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por José Loureiro Qua Fev 27, 2008 8:35 am

Boa tarde.
Respondendo à pergunta sobre a localização posso informar que Recarei é uma freguesia do Concelho de Paredes. Como erradamente
indiquei, o lugar concreto onde avistei as referidas aves - Lugar de Sobreira, Freguesia de Recarei, Concelho de PAREDES - não se situa a Norte mas sim a Oeste do Porto (cerca de 20/25 Km). A Norte situa-se sim o centro da cidade de Paredes.
Para melhor compreensão:
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=pt-PT&q=R.+Encosta+da+Sobreira,+Paredes,+Porto,+4585+Portugal&sll=37.0625,-95.677068&sspn=66.02731,99.667969&ie=UTF8&cd=1&geocode=0,41.152100,-8.391794&ll=41.136262,-8.418274&spn=0.501626,0.925598&t=h&z=10
Cumprimentos
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 27, 2008 10:16 am

José,

Acho que queres dizer a LESTE do Porto (para oeste é mar alto Laughing )

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por José Loureiro Qua Fev 27, 2008 1:05 pm

Boas!
Sem sombra de dúvida!
Está difícil acertar nesta! Laughing
A menos de 20 Km para Oeste do centro do Porto não tinhamos mar alto, mas estariamos na zona da Foz/Matosinhos, zona costeira muito agradável onde, para quem gostar de observar aves, ou mesmo para os mais distraídos, não será difícil poder ver em abundância várias espécies de Gaivotas; Rolas-do-mar; Guinchos, etc.. Isto para não falar do Parque da Cidade (que vai do interior até à zona costeira em Matosinhos) e onde se encontram outras tantas variadas espécies de aves (Melros; Estorninhos-malhados, etc..)

Abraço e obrigado pelo reparo.
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

registos de andorinhas Empty Re: registos de andorinhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos