Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reserva Natural das Ilhas Selvagens

Ir para baixo

Reserva Natural das Ilhas Selvagens Empty Reserva Natural das Ilhas Selvagens

Mensagem por PedroSeixas Qua Set 28, 2011 4:44 am

Reserva Natural das Ilhas Selvagens


Data: 26.09.2011
Fonte: Jornal da Madeira

Avifauna…

A fauna vertebrada das Ilhas Selvagens é caracterizada pelo largo domínio das aves marinhas nidificantes e pela ausência de mamíferos nativos.
Estas ilhas são um santuário de nidificação de aves marinhas, possuindo condições singulares e únicas em todo o Mundo. Da avifauna nidificante conhecem-se nove espécies, entre as quais: a cagarra, o calcamar, a alma negra, o roque de castro e o pintainho.

A cagarra…

A cagarra nidifica em pequenas ilhas, ilhéus e falésias costeiras. O ninho pode ser construído em cavidades existentes nas rochas e por baixo de grandes pedras. Nas Ilhas Selvagens, pela inexistência de perturbação e de predadores, a cagarra nidifica no solo entre a vegetação rasteira, pelo que qualquer visitante, principalmente na altura de Verão, se apercebe durante a visita guiada da expressão que esta espécie tem na biodiversidade das Selvagens, tanto pela observação de vários ninhos como pelo som que estas aves emitem. Ou não existisse ali a maior colónia mundial desta ave!

O regresso ao ninho…

Nestas ilhas, as aves regressam aos ninhos sempre ao fim da tarde… É um espectáculo único ver tamanho número de cagarras, em pleno dia… uma vez que os casais que ali nidificam são cerca de 30000 casais!
Não há mais sítio nenhum no mundo que as cagarras venham a terra durante o dia.

Trabalho de monitorização…

Como têm uma taxa de sobrevivência elevada, a maior parte das aves já foi anilhada. Há aves cuja idade é superior a 30 anos.
Descobriu-se, através de receptores GPS nas costas das cagarras, que estas aves das Ilhas Selvagens vão alimentar-se muito longe durante a nidificação. A maior parte vai à costa de Marrocos, a 400 quilómetros.
No Inverno, as cagarras das Ilhas Selvagens vão até ao largo de África do Sul, mas podem ir até Moçambique e Madagáscar. Algumas, porém, ficam no Atlântico Noroeste, entre os Açores e os EUA. Além do Atlântico Noroeste, dirigem-se ao meio do Atlântico Sul e às correntes de Agulhas, de Benguela, do Brasil e das Canárias. Há registo de um dos juvenis ter explorado todas estas áreas em 2 anos, pelo que voou mais de 30 mil quilómetros por ano.

Sabia que…

... todos os anos as cagarras regressam à mesma ilha e ao mesmo ninho onde se reproduziram pela primeira vez e o seu parceiro é quase sempre o mesmo? As crias nascem em Julho e a partir de Outubro/Novembro abandonam os ninhos rumo ao mar. Os adultos regressam no ano seguinte, mas os juvenis ficam no mar alto e só regressam a terra ao fim de 3 ou 4 anos. Só nidificam em média aos 9 anos.
Um dado curioso é que os cantos das fêmeas são mais graves do que o dos machos!

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=196212

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos