Ajuda de ID
+4
Filipe Martins
pedro121
Gonçalo Elias
Isidoro Soares Teodoro
8 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Ajuda de ID
Alguém me ajuda na identificação desta águia?
Feita em Sagres, dia 13 de Setembro, num momento em que também vi passar um Pernis e várias calçadas.
Obrigado
Teodoro
Feita em Sagres, dia 13 de Setembro, num momento em que também vi passar um Pernis e várias calçadas.
Obrigado
Teodoro
Isidoro Soares Teodoro- Número de Mensagens : 112
Re: Ajuda de ID
http://www.flickr.com/photos/44092060@N08/6194144651/in/photostream
Este é o link.
Este é o link.
Isidoro Soares Teodoro- Número de Mensagens : 112
Parece-me ser uma calçada de fase escura, vêem-se bem as "luzes de aterragem"
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:Parece-me ser uma calçada de fase escura, vêem-se bem as "luzes de aterragem"
pois, eu não sei se são mesmo os farois, ou se é efeito devido á possição da ave em relação ao sol...
estou indeciso......... mas já que o pessoal com mais experiencia em rapinas está no campo da calçada, fico calçado.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Pedro vejo que não estás convencido. Já agora não queres dar a tua opinião?
Parece-me ter as asas muito compridas para calçada... e a cauda é muito clara.... Bonelli???
Filipe Martins- Número de Mensagens : 162
Local : Seia
Gonçalo Elias escreveu:Pedro vejo que não estás convencido. Já agora não queres dar a tua opinião?
upss, pensei que tivesses visto o meu palpite nos comentarios da fotografia.
basicamente, aqui e sem literatura e sem algo a fazer escala não consigo eliminar a Bonelli, tambem porque o Teodoro disse-me que a ave era maior que uma calçada(e sim, eu sei que o tamanho é sempre subjectivo).
Só agora vi os comentários no Flickr. Pelos vistos o pessoal também está dividido entre as duas hipóteses.
Eu estive a ver as imagens no Dick Forsman e o bicho não me parece nada uma bonelli. A cauda clara (que o Filipe refere) pode aparecer nos juvenis - além disso as aves escuras nem sempre são muito escuras, de vez em quando aparecem uns "rufous" ou "intermediate" morph.
Outra questão: nunca vi luzes de aterragem numa bonelli...
Eu estive a ver as imagens no Dick Forsman e o bicho não me parece nada uma bonelli. A cauda clara (que o Filipe refere) pode aparecer nos juvenis - além disso as aves escuras nem sempre são muito escuras, de vez em quando aparecem uns "rufous" ou "intermediate" morph.
Outra questão: nunca vi luzes de aterragem numa bonelli...
Filipe, nesse caso, esta ave também tem cauda demasiado curta para Bonelli..... e lisa, as bonellis são bichos mais robustos e compactos.
Sem grandes duvidas, identifico-a como calçada fase escura/intermedia, o Gonçalo já referiu os farois de aterragem que são visiveis, a cauda é quadrada, cinzenta e lisa sem marcas e bordo das secundarias e primarias branco, asas longas tipo Milvus e arqueadas ligeiramente para baixo.
Ainda ontem vi uma ave tal qual esta, emparelhada com uma fase clara.
cumps,
Rui
Sem grandes duvidas, identifico-a como calçada fase escura/intermedia, o Gonçalo já referiu os farois de aterragem que são visiveis, a cauda é quadrada, cinzenta e lisa sem marcas e bordo das secundarias e primarias branco, asas longas tipo Milvus e arqueadas ligeiramente para baixo.
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
RuiCaratao escreveu:
Sempre que vejo um par desses lembro-me logo que dava uma grande malha para um anúncio da Benetton
bom, a questão das luzes é a decisiva, se efectivamente forem mesmo as luzes e não um truque da luz (vejam a franja luminosa na borda das secundarias) não há o que discutir, portanto com base nesta foto a hipotese razoavel é ser uma calçada, se o teodoro colocar mais fotos podemos confirmar isso mesmo.
Pedro se fosse um efeito da iluminação, apareceria todo o bordo anterior iluminado e não apenas os "faróis"... penso eu de que...
Gonçalo Elias escreveu:Sempre que vejo um par desses lembro-me logo que dava uma grande malha para um anúncio da Benetton afro
...mas so os birders percebiam
Tenho a sensação que o local esta a influenciar o pessoal, em qualquer outro local, todos teriam dito calçada...mas como é em Sagres, começamos logo a ter duvidas!!!!
A ave que vi ontem era uma femea e era maior maior que a fase clara, no campo temos esta percepção se tivermos outra ave para comparar....se não, vai la por feeling/experiência.
Outra caracteristica de calçada é a mancha escura no centro da cauda, bonelli juvenil com cauda lisa, está fora de questão, e para ser um imaturo, teria de se ver já indicios de uma barra terminal na cauda...mas o jizz grita por calçada
cumps,
Rui
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
Gonçalo Elias escreveu:Pedro se fosse um efeito da iluminação, apareceria todo o bordo anterior iluminado e não apenas os "faróis"... penso eu de que...
Sim, lá está, eu e rapinas............precisso de mais rodagem, até hoje só vi 4 Bonellis, e destas só um era juvenil...
Passei muitas horas a ver bonellis juvenis, mas mesmo assim tenho dúvidas... Inclino-me mais para uma calçada.
bonelli juvenil: http://www.barrento.com/portefolios/rapinas-diurnas/ (4ª foto)
fases da calçada: http://www.barrento.com/2011/04/28/aguia-calcada-hieraaetus-pennatus/
bonelli juvenil: http://www.barrento.com/portefolios/rapinas-diurnas/ (4ª foto)
fases da calçada: http://www.barrento.com/2011/04/28/aguia-calcada-hieraaetus-pennatus/
Vivam
Estive a comparar esta Águia com a "minha" calçada que eu coloquei aqui no fórum e não me parece mesmo calçada.
A cauda desta é recta, tem 6 "dedos",a minha não! (sinceramente não sei como é isto dos dedos). Parece-me mais forte.Nunca vi Bonneli's,que eu saiba, que fique já esclarecido.
Bem sabemos que elas baralham,mas...
É o meu bitaite
Abraço Luscinia
Estive a comparar esta Águia com a "minha" calçada que eu coloquei aqui no fórum e não me parece mesmo calçada.
A cauda desta é recta, tem 6 "dedos",a minha não! (sinceramente não sei como é isto dos dedos). Parece-me mais forte.Nunca vi Bonneli's,que eu saiba, que fique já esclarecido.
Bem sabemos que elas baralham,mas...
É o meu bitaite
Abraço Luscinia
Luscinia Megarhynchos- Número de Mensagens : 1446
Local : Peraboa-Covilha
Luscinia,
A tua calçada é uma fase clara e esta é de fase escura. Daí a grande diferença.
1 abraço,
Gonçalo
A tua calçada é uma fase clara e esta é de fase escura. Daí a grande diferença.
1 abraço,
Gonçalo
Só agora via as trocas de mensagens e foto. Para mim é uma calçada de caras, devido à silhueta, forma das asas (falta-lhe o "bulge") e à cauda (muito quadrada).
Carlos Pacheco- Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira