Circaetus gallicus
+3
Gonçalo Elias
thysvalkenburg
Francisco Barros
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Circaetus gallicus
Alguem já observou este ano Águia-cobreira?
Tenho registos da década de 90 para esta altura do ano... ma s de há uns anos para cá só mesmo em Março as observo... parece que este ano vai pelo mesmo caminho...
Tenho registos da década de 90 para esta altura do ano... ma s de há uns anos para cá só mesmo em Março as observo... parece que este ano vai pelo mesmo caminho...
Re: Circaetus gallicus
Ola Fransisco,
Eu observei no Algarve entre os dias 15 de dezembro e o dia 6 de janeiro.
provavelmente invernantes. isto no algarve,
abraco
Thijs
Eu observei no Algarve entre os dias 15 de dezembro e o dia 6 de janeiro.
provavelmente invernantes. isto no algarve,
abraco
Thijs
As cobreiras aparecem por vezes a meio do Inverno, mas o grosso das chegadas dá-se geralmente em Março, com observações espoerádicas em Fevereiro. Este ano ainda não vi nenhuma.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
No dia 21 de Fevereiro observei 2 na Amendoeira (entre Querença e São Romão, concelho de Loulé) e outras duas perto de Querença.
Caros,
O Projecto Chegadas tem até hoje 4 registos:
28/dez/07 Montemor-o-Novo (Marco Caetano)
14/Jan/08 Portimão (Doug Radford)
5/Fev/08 Silves (Ricardo Lima)
8/Fev/08 Silves (Andreia Dias)
Um abraço,
Henk
Um abraço,
Henk
Henk Feith- Número de Mensagens : 484
´Henk Feith escreveu:Caros,
Um abraço,
Henk
Pois eu continuo a olhar o céu (e não sou o único... ) e ainda nada...
Aqui o Oeste anda a ficar em último nos rankings...
Circaetus gallicus
Caro Francisco,
este sábado (1 de Março) fiz a minha primeira observação da espécie deste ano, em São Gião (Nazaré). Trata-se de um território de nidificação onde tenho observado desde 2005 o mesmo casal (provavelmente).
Desta vez encontrava-se a caçar, tendo feito dois voos picados, dos quais foi bem sucedida no segundo. Capturou uma cobra-rateira de tamanho considerável mantendo-se a sobrevoar o local durante uns 15 minutos. Ainda pensei que fosse presenciar uma troca de presa com a parceira!
Acho que o Barrento já colocou uma foto aqui no fórum!
Abraço
Marco Correia
este sábado (1 de Março) fiz a minha primeira observação da espécie deste ano, em São Gião (Nazaré). Trata-se de um território de nidificação onde tenho observado desde 2005 o mesmo casal (provavelmente).
Desta vez encontrava-se a caçar, tendo feito dois voos picados, dos quais foi bem sucedida no segundo. Capturou uma cobra-rateira de tamanho considerável mantendo-se a sobrevoar o local durante uns 15 minutos. Ainda pensei que fosse presenciar uma troca de presa com a parceira!
Acho que o Barrento já colocou uma foto aqui no fórum!
Abraço
Marco Correia
Correia- Número de Mensagens : 97
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Correia escreveu:Caro Francisco,
Olá Marco,
São Gião está numa zona dunar, não é? Será que nidificam nos pinhais?
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
[quote="Gonçalo Elias"][quote="Correia"]Caro Francisco,
Olá Marco,
Olá Gonçalo,
sim neste caso é o que está a acontecer.
Ao longo destes 4 anos que tenho avistado o casal em reprodução, nunca procurei o ninho, ou a árvore onde o tenham construido. Limito-me a observar o seu comportamento e as suas movimentações. Mas a espécie dominante do local é o pinheiro-bravo, embora se encontrem alguns pinheiros-mansos e eucaliptos.
Abraço,
Marco
Olá Marco,
Olá Gonçalo,
sim neste caso é o que está a acontecer.
Ao longo destes 4 anos que tenho avistado o casal em reprodução, nunca procurei o ninho, ou a árvore onde o tenham construido. Limito-me a observar o seu comportamento e as suas movimentações. Mas a espécie dominante do local é o pinheiro-bravo, embora se encontrem alguns pinheiros-mansos e eucaliptos.
Abraço,
Marco
Correia- Número de Mensagens : 97
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Boas,
Depois de uma semana doente em que não saí, ontem e hoje lá observei as minhas 1ªs cobreiras do ano. Mais vale tarde que nunca...
7.03.08
1 ind.
Local: Vale Ceisseiro
Freguesia: Alcoentre
Concelho: Azambuja
8.03.08
1 ind.
Local: Costa de Alvados
Freguesia: Alvados
Concelho: Porto de Mós
Depois de uma semana doente em que não saí, ontem e hoje lá observei as minhas 1ªs cobreiras do ano. Mais vale tarde que nunca...
7.03.08
1 ind.
Local: Vale Ceisseiro
Freguesia: Alcoentre
Concelho: Azambuja
8.03.08
1 ind.
Local: Costa de Alvados
Freguesia: Alvados
Caro Francisco,
Alvados, foi onde vi umas das manchas mais bonitas de carvalhos-cerquinhos. Essa e uma perto de Alcobaça. (pois sei que não tem nada a ver com aves... )
Um abraço,
Henk
Alvados, foi onde vi umas das manchas mais bonitas de carvalhos-cerquinhos. Essa e uma perto de Alcobaça. (pois sei que não tem nada a ver com aves... )
Um abraço,
Henk
Henk Feith- Número de Mensagens : 484
Ah pois é!
E essa belissima mancha de carvalhal, perto de Alcobaça, só poderá corresponder às matas do Gaio e de Rodão.. Belíssimas oportunidades de observar Açor por essas paragens. ;-)
Mais perto de Lisboa temos o Vale do Furadouro (serra de Montejunto) e o Canhão cársico da Ota que tb apresentam manchas interessantes de Carvalho cerquinho, se bem que de dimensão mais reduzida.
Jorge
E essa belissima mancha de carvalhal, perto de Alcobaça, só poderá corresponder às matas do Gaio e de Rodão.. Belíssimas oportunidades de observar Açor por essas paragens. ;-)
Mais perto de Lisboa temos o Vale do Furadouro (serra de Montejunto) e o Canhão cársico da Ota que tb apresentam manchas interessantes de Carvalho cerquinho, se bem que de dimensão mais reduzida.
Jorge
jvicente- Número de Mensagens : 215
Local : Alverca do Ribatejo
Bem... se interessar, tenho uma observação de Cobreira, hoje (03.04.08).
É uma observação tardia, mas parece-me tratar-se de um indivíduo que por lá irá ficar esta época.
Local: Serra dos Candeeiros (Cabeço Gordo)
Freguesia: Arrimal
PS: Em relação aos povoamentos de Quercus faginea, de facto Alvados tem uma mancha bonita (embora muito habitada) e a Mata do Gaio tem talvez a mancha com a maior densidade de carvalhos de grande porte e desta espécie que já vi.
Mas nas zonas de Alqueidão da Serra - Reguengo do Fetal e em Sicó-Alvaiazere também existem povoamentos bastante interessantes.
É uma observação tardia, mas parece-me tratar-se de um indivíduo que por lá irá ficar esta época.
Local: Serra dos Candeeiros (Cabeço Gordo)
Freguesia: Arrimal
PS: Em relação aos povoamentos de Quercus faginea, de facto Alvados tem uma mancha bonita (embora muito habitada) e a Mata do Gaio tem talvez a mancha com a maior densidade de carvalhos de grande porte e desta espécie que já vi.
Mas nas zonas de Alqueidão da Serra - Reguengo do Fetal e em Sicó-Alvaiazere também existem povoamentos bastante interessantes.