Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

3 participantes

Ir para baixo

Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto Empty Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Mensagem por José Loureiro Dom Mar 02, 2008 3:45 pm

Boas. Só para dar uma ideia de como está povoada a Pateira de S. Jacinto (Aveiro) nesta altura. As fotos foram tiradas em 1/Mar/2008.
[img]Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto Pateir11[/img]
Cumprimentos.
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto Empty Re: Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Mensagem por Bipbip Seg Mar 03, 2008 1:16 pm

Isto fica em que zona?
Eu costumo ir para perto de aveiro. Não conheço esta zona.

Abraço
Pedro

Bipbip

Número de Mensagens : 68
Idade : 44
Local : Porto
Data de inscrição : 04/12/2007

http://www.bipbip.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto Empty Re: Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 03, 2008 1:29 pm

Olá Pedro,

A pateira fica na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, cerca de 10 km a sul da Torreira (na península que separa a ria de Aveiro do mar). Podes ir até lá de carro pelo norte ou então atravessar de barco na lancha que sai junto ao porto de Aveiro.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto Empty Re: Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Mensagem por José Loureiro Seg Mar 03, 2008 5:25 pm

Boa noite.
Quanto à localização, o Gonçalo já respondeu. Quanto a visitas, pelo que anteriormente me tinha sido dito, só seriam possíveis após marcação. A realidade é que quando lá cheguei foi-me dito pelo guarda da reserva que era possível a visita sem qualquer marcação e que era sim, aconselhável avisar na recepção que se iria entrar (caso aconteça alguma coisa sabem quem entrou e quando).
Também foi a primeira vez que visitei a Pateira e posso dizer que vindo no sentido S.Jacinto-Torreira se situa logo à saída de S.Jacinto, do lado esquerdo da estrada e a entrada da reserva é identificável por uma pequena casa (recepção) e placas. Quanto à reserva em si vale a visita, sendo que para a visitar, a andar a um ritmo "normal", sem grandes paragens, pode-se contar sempre com uma média de 2,5 a 3 horas (claro que se ficarmos a admirar a pateira, o pequeno lago, as dunas, ... esse tempo pode bem ser quase o dobro. Foi-me dito que a extensão a percorrer é de cerca de 4 Km. A fauna é variada apesar da reserva ser conhecida pela abundância de Patos, Mergulhões e Garças.
Tanto quanto sei (e se calhar mal) a Pateira conta com uma grande concentração de aves nesta altura, e para o fim de Março já não se encontra tão povoada. Por isso, e caso a informação que estou a dar esteja certa, é aproveitar agora para as visitas! Very Happy
1 Abraço
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto Empty Re: Pateira da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos