Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche

+3
RuiCaratao
Gonçalo Elias
pedro121
7 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche Empty Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche

Mensagem por pedro121 Ter Nov 08, 2011 11:24 am

Boa tarde

Observei hoje ao final da tarde um 1º inverno de Gaivota-risonha Larus atricilla a tomar banho na foz da ribeira de são domingos junto ao molhe leste em Peniche

Para alem disso estavam também presentes 2 1º inv. de Larus canus

Na etar da Atouguia continua presente o Zarro de colar, e pelo menos um dos falaropos-de-bico-grosso.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Ir para o topo Ir para baixo

Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche Empty Re: Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 08, 2011 11:31 am

Boa malha.

Será que vamos ter outra invasão de larus atricilla?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche Empty Re: Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche

Mensagem por pedro121 Ter Nov 08, 2011 11:35 am

Gonçalo Elias escreveu:Boa malha.

Será que vamos ter outra invasão de larus atricilla?

Espero que sim, ou que pelo menos consiga ver esta amanha, para não variar tinha deixado a mochila no carro, e para não variar tive que vir a correr busca-la, a diferença é que desta vez a ave não esperou por mim... é um caso para dizer que tantas vezes o cântaro foi á fonte...

Mas olha que a ultima invasão também não foi muito extensa, 3 registos num ano, portanto só são precisas mais duas para igualar o máximo histórico.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 08, 2011 12:14 pm

pedro121 escreveu:
Mas olha que a ultima invasão também não foi muito extensa, 3 registos num ano, portanto só são precisas mais duas para igualar o máximo histórico.

Bem, eu estava a referir-me a nível europeu, a invasão de 2005-06 foi a maior no Paleárctico Ocidental, então nos Açores foi mato.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Ter Nov 08, 2011 12:21 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Bem, eu estava a referir-me a nível europeu, a invasão de 2005-06 foi a maior no Paleárctico Ocidental, então nos Açores foi mato.

Very Happy Very Happy Very Happy

Pois, bem, para já não há sinais de algo dessa magnitude, mas nunca se sabe.
pedro121
pedro121

Mensagem por RuiCaratao Ter Nov 08, 2011 12:34 pm

Acho que hibernei nesse ano Sleep

Vamos ver se ela se aguenta por essas bandas ou se aparecem mais...., não fui ver a metereologia, mas algo se passou, porque glaucoides foram 2 mais uma na galiza, a dominica no fim de semana em peniche tambem e agora a atricilla

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Mensagem por pedro121 Ter Nov 08, 2011 12:44 pm

RuiCaratao escreveu:Acho que hibernei nesse ano Sleep

Vamos ver se ela se aguenta por essas bandas ou se aparecem mais...., não fui ver a metereologia, mas algo se passou, porque glaucoides foram 2 mais uma na galiza, a dominica no fim de semana em peniche tambem e agora a atricilla

Sim, repara que tivemos um sistema de baixas pressões que atravessou o atlântico a semana passada e com ventos muito fortes, não funcionou para marititimas porque junto á costa portuguesa mudaram de direcção, mas mesmo assim deve ter sido o suficiente para trazer mais algumas coisas, a atricilla estava claramente em mau estado, com ar triste, deve ter feito a travesia recentemente e levado muita porrada, eu apostava em mais algumas gaivotas, mas principalmente apostava em patos americanos e em Calidris fuscicollis, os juvenis ainda estão em migração e a rota é mesmo pelo atlantico, quem sabe?
pedro121
pedro121

Mensagem por cardosohelder Ter Nov 08, 2011 1:53 pm

Sim, definitivamente as gaivotas estão em movimento, ontem de manhã estava uma Larus minutus na Lagoa de Óbidos...

Pergunto-me onde andam as delaware....

cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569

http://www.heldercardoso.com

Mensagem por pedro121 Ter Nov 08, 2011 1:59 pm

Hummm, boa pergunta, eu vi uma canus hoje, mas Peniche não é propriamente o melhor sitio para ver delaware, elas são anuais mas geralmente só aparecem juvenis, portanto não retornam nos anos seguintes, mas uma Larus smithsonianus parece-me uma boa hipótese e é uma espécie lógica para Peniche que atrai normalmente espécies que seguem arrastões.
pedro121
pedro121

Mensagem por pedro121 Ter Nov 08, 2011 2:03 pm

RuiCaratao escreveu:Acho que hibernei nesse ano Sleep

E uma Hyperboreus tambem na galiza, e agora um Melanitta perspicillata , e um albatros........ Sad Sad Sad
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 08, 2011 2:37 pm

pedro121 escreveu:Hummm, boa pergunta, eu vi uma canus hoje, mas Peniche não é propriamente o melhor sitio para ver delaware, elas são anuais mas geralmente só aparecem juvenis, portanto não retornam nos anos seguintes, mas uma Larus smithsonianus parece-me uma boa hipótese e é uma espécie lógica para Peniche que atrai normalmente espécies que seguem arrastões.

Houve um ano (2004, salvo erro) que houve uma manif delas em São Martinho do Porto, cheguei a ver lá seis!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por cardosohelder Ter Nov 08, 2011 2:46 pm

Sim, precisamente e misturadas com algumas canus...e nesse ano creio uma pipixcan.

Delaware em S. maritnho é registo praticamente anual, em várias idades...

Em Peniche tb costumavam ser frequentes..na praia do molhe leste, não sei se a espécie já foi detectada este "ano" noutros locais do país?
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569

http://www.heldercardoso.com

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 08, 2011 2:49 pm

cardosohelder escreveu:não sei se a espécie já foi detectada este "ano" noutros locais do país?

creio que não, mas ainda é um pouco cedo, tipicamente os first-winters só aparecem lá para Dezembro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Qua Nov 09, 2011 3:08 am

A gaivota estva hoje de manha na Ribeira de São Domingos, junto aos Guinchos, foi um alivio porque depois de ontem não ter conseguido tirar fotos para o registo hoje já me safei e para mais estava já lá o Soares Teodoro que concertesa terá tirado melhores que as minhas. Very Happy
pedro121
pedro121

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 09, 2011 5:42 am

pedro121 escreveu:A gaivota estva hoje de manha na Ribeira de São Domingos, junto aos Guinchos, foi um alivio porque depois de ontem não ter conseguido tirar fotos para o registo hoje já me safei

Há que partilhar essas fotos cheers
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por pedro121 Qua Nov 09, 2011 12:26 pm

Helder Vieira escreveu:

Há que partilhar essas fotos cheers

Ok, mas as do Teodoro estarão concertesa muito melhores

Larus atricilla
pedro121
pedro121

Mensagem por RuiCaratao Qua Nov 09, 2011 12:35 pm

Codigo de Html, não funciona aqui......

Bem bonita sim senhor, e ainda o era mais se ficar por aí até ao fim de semana Very Happy

http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/6329106357/
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por pedro121 Qua Nov 09, 2011 12:41 pm

RuiCaratao escreveu:Codigo de Html, não funciona aqui......

Humm? Eu estou a ver a imagem Rui, tu não estas?

E sim, vem cá ao fim de semana, sem eu estar cá que com a sorte com que andas dás logo com uma prateada-americana e com uma Gaivota de Bonaparte... Sad Sad

Agora em relação á risonha, pessoalmente não lhe achei muita piada, tambem porque o bicho mal se mexeu, mas foi um daqueles casos, levantar cedo, chegar ao sitio, suspirar de alivio porque ela estava mesmo no melhor sitio, tirar umas fotos, confirmar a idade, voltar a olhar para o bicho e passado 5 minutos estava a olhar para as pernas dos guinchos...
pedro121
pedro121

Mensagem por RuiCaratao Qua Nov 09, 2011 12:52 pm

Pedro121 escreveu:Agora em relação á risonha, pessoalmente não lhe achei muita piada, tambem porque o bicho mal se mexeu

vou reformular, ...espero que até ao fim de semana não morra.

Tens de pôr uma placa virada para o mar a dizer "Peniche capital da raridade", e elas chegam, e por aí ficam...
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por pedro121 Qua Nov 09, 2011 12:59 pm

RuiCaratao escreveu:
vou reformular, ...espero que até ao fim de semana não morra.

Tens de pôr uma placa virada para o mar a dizer "Peniche capital da raridade", e elas chegam, e por aí ficam...

Olha que eu estive a fazer as contas e a maior parte das raridades que aparece em Peniche (excluindo coisas como sabines e rabilongos) fica um numero razoável de dias.

Este ano por exemplo tanto o pilrito-canela como a TDA ficaram bastante tempo, infelizmente o Pilrito de colete não, mas mesmo assim 2/3 parece-me bastante bom.

E o ano passado ficaram todas muito tempo, o Ganso, a Sterna e o Zarro-de-colar ficaram imenso tempo, já as gaivotas não se portaram tão bem, as argentatus ainda se aguentaram, mas as hyper e as polares do inverno passado ficaram muito pouco tempo.

Uns autênticos amigos de Peniche...

pedro121
pedro121

Mensagem por Helder Vieira Qua Nov 09, 2011 2:43 pm

Obrigado Pedro por partilhares a foto. Excelente registo... dá que pensar, se uma dessas se me atravessasse à frente, se não a tomaria por uma melanocephala marada...
Um belo 1º inv.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3697
Local : Maia

Mensagem por pedro121 Qua Nov 09, 2011 3:01 pm

Helder Vieira escreveu:Obrigado Pedro por partilhares a foto. Excelente registo... dá que pensar, se uma dessas se me atravessasse à frente, se não a tomaria por uma melanocephala marada...

Deixa estar, o meu primeiro pensamento é que era um guincho coberto de oleo quando a vi a olho nu.... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Mensagem por Simon Wates Qua Nov 09, 2011 3:06 pm

Pedro, podes mandar esta gaivota para aqui em baixo? Ainda não tenho visto esta espécie e estou sempre atento para "Guinchos" com dorso escuro...acho que só há um registo credível Algarvio (não submetido) de Ria de Alvor cerca 1999.

Very nice find Pedro!
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Local : Lagos

Mensagem por pedro121 Qua Nov 09, 2011 3:09 pm

Simon Wates escreveu:Pedro, podes mandar esta gaivota para aqui em baixo? Ainda não tenho visto esta espécie e estou sempre atento para "Guinchos" com dorso escuro...acho que só há um registo credível Algarvio (não submetido) de Ria de Alvor cerca 1999.

If you send the pallid harrier to my way... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Mensagem por Simon Wates Qua Nov 09, 2011 3:18 pm

Ha...ontem e hoje o Pallid Harrier não foi visto, apesar de que varias pessoas procurava - também este - ou outro ind, juv, foi visto no parque eolico de Barão de São João no dia 7 - se calhar já saiu da zona?

Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Local : Lagos

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo