Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche
+3
RuiCaratao
Gonçalo Elias
pedro121
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche
Boa tarde
Observei hoje ao final da tarde um 1º inverno de Gaivota-risonha Larus atricilla a tomar banho na foz da ribeira de são domingos junto ao molhe leste em Peniche
Para alem disso estavam também presentes 2 1º inv. de Larus canus
Na etar da Atouguia continua presente o Zarro de colar, e pelo menos um dos falaropos-de-bico-grosso.
Observei hoje ao final da tarde um 1º inverno de Gaivota-risonha Larus atricilla a tomar banho na foz da ribeira de são domingos junto ao molhe leste em Peniche
Para alem disso estavam também presentes 2 1º inv. de Larus canus
Na etar da Atouguia continua presente o Zarro de colar, e pelo menos um dos falaropos-de-bico-grosso.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Re: Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche
Boa malha.
Será que vamos ter outra invasão de larus atricilla?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Gonçalo Elias escreveu:Boa malha.
Espero que sim, ou que pelo menos consiga ver esta amanha, para não variar tinha deixado a mochila no carro, e para não variar tive que vir a correr busca-la, a diferença é que desta vez a ave não esperou por mim... é um caso para dizer que tantas vezes o cântaro foi á fonte...
Mas olha que a ultima invasão também não foi muito extensa, 3 registos num ano, portanto só são precisas mais duas para igualar o máximo histórico.
pedro121 escreveu:
Mas olha que a ultima invasão também não foi muito extensa, 3 registos num ano, portanto só são precisas mais duas para igualar o máximo histórico.
Bem, eu estava a referir-me a nível europeu, a invasão de 2005-06 foi a maior no Paleárctico Ocidental, então nos Açores foi mato.
Gonçalo Elias escreveu:
Bem, eu estava a referir-me a nível europeu, a invasão de 2005-06 foi a maior no Paleárctico Ocidental, então nos Açores foi mato.
Pois, bem, para já não há sinais de algo dessa magnitude, mas nunca se sabe.
Acho que hibernei nesse ano
Vamos ver se ela se aguenta por essas bandas ou se aparecem mais...., não fui ver a metereologia, mas algo se passou, porque glaucoides foram 2 mais uma na galiza, a dominica no fim de semana em peniche tambem e agora a atricilla
Vamos ver se ela se aguenta por essas bandas ou se aparecem mais...., não fui ver a metereologia, mas algo se passou, porque glaucoides foram 2 mais uma na galiza, a dominica no fim de semana em peniche tambem e agora a atricilla
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
RuiCaratao escreveu:Acho que hibernei nesse ano
Sim, repara que tivemos um sistema de baixas pressões que atravessou o atlântico a semana passada e com ventos muito fortes, não funcionou para marititimas porque junto á costa portuguesa mudaram de direcção, mas mesmo assim deve ter sido o suficiente para trazer mais algumas coisas, a atricilla estava claramente em mau estado, com ar triste, deve ter feito a travesia recentemente e levado muita porrada, eu apostava em mais algumas gaivotas, mas principalmente apostava em patos americanos e em Calidris fuscicollis, os juvenis ainda estão em migração e a rota é mesmo pelo atlantico, quem sabe?
Sim, definitivamente as gaivotas estão em movimento, ontem de manhã estava uma Larus minutus na Lagoa de Óbidos...
Pergunto-me onde andam as delaware....
Pergunto-me onde andam as delaware....
Hummm, boa pergunta, eu vi uma canus hoje, mas Peniche não é propriamente o melhor sitio para ver delaware, elas são anuais mas geralmente só aparecem juvenis, portanto não retornam nos anos seguintes, mas uma Larus smithsonianus parece-me uma boa hipótese e é uma espécie lógica para Peniche que atrai normalmente espécies que seguem arrastões.
RuiCaratao escreveu:Acho que hibernei nesse ano
E uma Hyperboreus tambem na galiza, e agora um Melanitta perspicillata , e um albatros........
pedro121 escreveu:Hummm, boa pergunta, eu vi uma canus hoje, mas Peniche não é propriamente o melhor sitio para ver delaware, elas são anuais mas geralmente só aparecem juvenis, portanto não retornam nos anos seguintes, mas uma Larus smithsonianus parece-me uma boa hipótese e é uma espécie lógica para Peniche que atrai normalmente espécies que seguem arrastões.
Houve um ano (2004, salvo erro) que houve uma manif delas em São Martinho do Porto, cheguei a ver lá seis!
Sim, precisamente e misturadas com algumas canus...e nesse ano creio uma pipixcan.
Delaware em S. maritnho é registo praticamente anual, em várias idades...
Em Peniche tb costumavam ser frequentes..na praia do molhe leste, não sei se a espécie já foi detectada este "ano" noutros locais do país?
Delaware em S. maritnho é registo praticamente anual, em várias idades...
Em Peniche tb costumavam ser frequentes..na praia do molhe leste, não sei se a espécie já foi detectada este "ano" noutros locais do país?
cardosohelder escreveu:não sei se a espécie já foi detectada este "ano" noutros locais do país?
creio que não, mas ainda é um pouco cedo, tipicamente os first-winters só aparecem lá para Dezembro.
A gaivota estva hoje de manha na Ribeira de São Domingos, junto aos Guinchos, foi um alivio porque depois de ontem não ter conseguido tirar fotos para o registo hoje já me safei e para mais estava já lá o Soares Teodoro que concertesa terá tirado melhores que as minhas.
pedro121 escreveu:A gaivota estva hoje de manha na Ribeira de São Domingos, junto aos Guinchos, foi um alivio porque depois de ontem não ter conseguido tirar fotos para o registo hoje já me safei
Há que partilhar essas fotos
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Codigo de Html, não funciona aqui......
Bem bonita sim senhor, e ainda o era mais se ficar por aí até ao fim de semana
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/6329106357/
Bem bonita sim senhor, e ainda o era mais se ficar por aí até ao fim de semana
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/6329106357/
RuiCaratao escreveu:Codigo de Html, não funciona aqui......
Humm? Eu estou a ver a imagem Rui, tu não estas?
E sim, vem cá ao fim de semana, sem eu estar cá que com a sorte com que andas dás logo com uma prateada-americana e com uma Gaivota de Bonaparte...
Agora em relação á risonha, pessoalmente não lhe achei muita piada, tambem porque o bicho mal se mexeu, mas foi um daqueles casos, levantar cedo, chegar ao sitio, suspirar de alivio porque ela estava mesmo no melhor sitio, tirar umas fotos, confirmar a idade, voltar a olhar para o bicho e passado 5 minutos estava a olhar para as pernas dos guinchos...
Pedro121 escreveu:Agora em relação á risonha, pessoalmente não lhe achei muita piada, tambem porque o bicho mal se mexeu
vou reformular, ...espero que até ao fim de semana não morra.
Tens de pôr uma placa virada para o mar a dizer "Peniche capital da raridade", e elas chegam, e por aí ficam...
RuiCaratao escreveu:
vou reformular, ...espero que até ao fim de semana não morra.
Tens de pôr uma placa virada para o mar a dizer "Peniche capital da raridade", e elas chegam, e por aí ficam...
Olha que eu estive a fazer as contas e a maior parte das raridades que aparece em Peniche (excluindo coisas como sabines e rabilongos) fica um numero razoável de dias.
Este ano por exemplo tanto o pilrito-canela como a TDA ficaram bastante tempo, infelizmente o Pilrito de colete não, mas mesmo assim 2/3 parece-me bastante bom.
E o ano passado ficaram todas muito tempo, o Ganso, a Sterna e o Zarro-de-colar ficaram imenso tempo, já as gaivotas não se portaram tão bem, as argentatus ainda se aguentaram, mas as hyper e as polares do inverno passado ficaram muito pouco tempo.
Uns autênticos amigos de Peniche...
Obrigado Pedro por partilhares a foto. Excelente registo... dá que pensar, se uma dessas se me atravessasse à frente, se não a tomaria por uma melanocephala marada...
Um belo 1º inv.
Um belo 1º inv.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:Obrigado Pedro por partilhares a foto. Excelente registo... dá que pensar, se uma dessas se me atravessasse à frente, se não a tomaria por uma melanocephala marada...
Deixa estar, o meu primeiro pensamento é que era um guincho coberto de oleo quando a vi a olho nu....
Pedro, podes mandar esta gaivota para aqui em baixo? Ainda não tenho visto esta espécie e estou sempre atento para "Guinchos" com dorso escuro...acho que só há um registo credível Algarvio (não submetido) de Ria de Alvor cerca 1999.
Very nice find Pedro!
Very nice find Pedro!
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
Simon Wates escreveu:Pedro, podes mandar esta gaivota para aqui em baixo? Ainda não tenho visto esta espécie e estou sempre atento para "Guinchos" com dorso escuro...acho que só há um registo credível Algarvio (não submetido) de Ria de Alvor cerca 1999.
If you send the pallid harrier to my way...
Ha...ontem e hoje o Pallid Harrier não foi visto, apesar de que varias pessoas procurava - também este - ou outro ind, juv, foi visto no parque eolico de Barão de São João no dia 7 - se calhar já saiu da zona?
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
Página 1 de 3 • 1, 2, 3