Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche
+3
RuiCaratao
Gonçalo Elias
pedro121
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Gaivota-risonha Larus atricilla em Peniche
Simon Wates escreveu:Ha...ontem e hoje o Pallid Harrier não foi visto, apesar de que varias pessoas procurava - também este - ou outro ind, juv, foi visto no parque eolico de Barão de São João no dia 7 - se calhar já saiu da zona?
Sim, já soube, eu estava para ir no sábado, mas assim provavelmente fica para a próxima.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Vou esta em Sagres esta sexta-feira (o previsto diz bom tempo) - digo-te qq coisa se a ave mostra-se de novo.
Simon Wates- Número de Mensagens : 747
Local : Lagos
Simon Wates escreveu:Vou esta em Sagres esta sexta-feira (o previsto diz bom tempo) - digo-te qq coisa se a ave mostra-se de novo.
Thanks!
pedro121 escreveu:Helder Vieira escreveu:Obrigado Pedro por partilhares a foto. Excelente registo... dá que pensar, se uma dessas se me atravessasse à frente, se não a tomaria por uma melanocephala marada...
Deixa estar, o meu primeiro pensamento é que era um guincho coberto de oleo quando a vi a olho nu....
Mas chegaste lá, e isso parecendo fácil (olhando para a foto)... não é.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:
Bem, não é particularmente difícil, assim que vi a ave com binóculos soube o que era, na foto não dá para ver o tamanho, mas ela é pequena, mesmo muito pequena do tamanho duma larus canus, ora desse tamanho com o dorso cinzento escuro só tens duas hipoteses, e eu passei uma hora de gloria a observar a outra hipótese há uns meses.
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/5966505631/in/photostream
e acredita, o bico desta, com aquele queixo branco não deixam margens para duvidas se a vires á tua frente, tens logo o click.
pedro121 escreveu:Helder Vieira escreveu:
Bem, não é particularmente difícil, assim que vi a ave com binóculos soube o que era, na foto não dá para ver o tamanho, mas ela é pequena, mesmo muito pequena do tamanho duma larus canus, ora desse tamanho com o dorso cinzento escuro só tens duas hipoteses, e eu passei uma hora de gloria a observar a outra hipótese há uns meses.
http://www.flickr.com/photos/32168025@N08/5966505631/in/photostream
e acredita, o bico desta, com aquele queixo branco não deixam margens para duvidas se a vires á tua frente, tens logo o click.
Eu também sou suspeito... só comecei a olhar mais para as gaivotas há 1 ano e pico, quando comprei o Gulls, e comecei a visitar o estuário do Douro mais frequentemente (mas elas lá estão looonge!). Como se diz por aqui, "ainda tenho de comer muita broa"...
No entanto p.ex., nos short cuts que colei nos cantos das pág. para 15 espécies que selecionei (as que me pareceram mais prováveis de encontrar)... essas duas não foram escolhidas. Verdade seja dita, primeiro colei os marcadores, só depois fui verificar quantas espécies de gaivotas há registadas (19 certo?)
Definitivamente há que estar bem atento.
Helder Vieira escreveu:[
No entanto p.ex., nos short cuts que colei nos cantos das pág. para 15 espécies que selecionei (as que me pareceram mais prováveis de encontrar)... essas duas não foram escolhidas. o.
Já agora quais foram as escolhidas, tendo em conta as características do estuário, parece-me que as 4 espécies americanas são apostas razoáveis
Mas não a viste em voo? Ela esta assim tão debilitada?... se calhar nem saiu de dentro da laguna da ribeira durante o tempo todo.
Helder que gaivotas tentas ver no estuario? as que estão no meio da lama na maré vazia? Essas são dificeis, estão muito longe, a não ser que faças a pé vaza a dentro.
Aquela doca no furadouro é melhor, vês as aves perto, e quando chegam barcos, há mais, depois tens também a praia de Matosinhos ao fim da tarde e a foz da ribeira que vem do parque da cidade. Muita gaivota, especialmente com mau tempo, que afasta o pessoal do cãozinho que adora ver os bichinhos correr atrás das gaivotas
Helder que gaivotas tentas ver no estuario? as que estão no meio da lama na maré vazia? Essas são dificeis, estão muito longe, a não ser que faças a pé vaza a dentro.
Aquela doca no furadouro é melhor, vês as aves perto, e quando chegam barcos, há mais, depois tens também a praia de Matosinhos ao fim da tarde e a foz da ribeira que vem do parque da cidade. Muita gaivota, especialmente com mau tempo, que afasta o pessoal do cãozinho que adora ver os bichinhos correr atrás das gaivotas
RuiCaratao- Número de Mensagens : 1283
RuiCaratao escreveu:Mas não a viste em voo? Ela esta assim tão debilitada?... se calhar nem saiu de dentro da laguna da ribeira durante o tempo todo.
Não a vi em voo, mas ela não está assim tão mal, na realidade eu hoje achei-a com muito melhor aspecto que ontem, agora a questão é saber se ela acompanha os guinchos ou fica pelo porto...., mas hoje á tarde não estava junto ao molhe, também não estavam quase gaivotas nenhumas na área, a ribeira ficou cheia de agua com a maré e não formou pria, enquanto não formar o nº de gaivotas será muito menor.
Mas o sonho é a docapesca de Matozinhos, encostada a Leixões.......em algumas docapescas pode-se entrar mediante o pagamento de uma taxa
RuiCaratao escreveu:Mas o sonho é a docapesca de Matozinhos, encostada a Leixões.......em algumas docapescas pode-se entrar mediante o pagamento de uma taxa
Humm, em Peniche se quiseres entrar com o carro tens que pagar, mas a pé não pagas, mas não vale realmente a pena porque se consegue ver grande parte da área de fora.
A mim parece-me tudo muito longe para identificações seguras, ou então não sei os spots.
RuiCaratao escreveu:Muita gaivota, especialmente com mau tempo, que afasta o pessoal do cãozinho que adora ver os bichinhos correr atrás das gaivotas
Às vezes tenho a sensação de que alguns até lhes tiram a trela quando vêem um bando de gaivotas mesmo a jeito
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
RuiCaratao escreveu:A mim parece-me tudo muito longe para identificações seguras, ou então não sei os spots.
, acredita que se lá estiver uma Hyperboreus pousada tu fazes a ID na boa, mas sim, para sacar uma argentatus ou uma Larus smithsonianus é de todo inviavel, mas para o resto consegues ver facilmente os principais pontos, e depois se vires alguma coisa que mereça a pena podes sempre entrar, mas diga-se que o numero de gaivotas que ficam na zona das docas é apenas uma fracção do total, pessoalmente acho que faz mais sentido apostar nos dormitorios e nas zonas onde elas estão a tomar banho ao fim do dia, especialmente depois de chegarem os grandes arrastões, isso é muito importante já que trazem mesmo muitas gaivotas atras, que depois ao chegar ao porto, vão tipicamente tomar banho e descansar para a praia ou para um dos terrenos junto ao porto.
Tenho sempre a sensação de na praia e junto á ribeira estarem maioritariamente michahellis...as fuscus não percebo onde pernoitam.
E a atricilla? Continua por aí?....ou ja foi para o algarve
RuiCaratao escreveu:Tenho sempre a sensação de na praia e junto á ribeira estarem maioritariamente michahellis...as fuscus não percebo onde pernoitam.
Em Peniche o numero de fuscus é pequeno, a maioria são michaelis, e a maior parte das fuscus é juvenil, ou seja nesta area forra a migração as fuscus são sempre escasas.
pelo contrario na Lagoa de Obidos são quase todas fuscus.
Não vi a atricilla hoje.
querem ver..... que se foi
RuiCaratao escreveu:querem ver..... que se foi
Talvez, mas ainda é cedo para se dizer, ela pode estar simplesmente em alimentação nalgum lado, de qualquer modo o tempo vai piorar amanha portanto as gaivotras devem voltar a juntar-se em bom numero.
pedro121 escreveu:Helder Vieira escreveu:[
No entanto p.ex., nos short cuts que colei nos cantos das pág. para 15 espécies que selecionei (as que me pareceram mais prováveis de encontrar)... essas duas não foram escolhidas. o.
Já agora quais foram as escolhidas, tendo em conta as características do estuário, parece-me que as 4 espécies americanas são apostas razoáveis
Não contei com Larus philadelphia, pipixcan, smithsonians e atricilla...
RuiCaratao escreveu:
Helder que gaivotas tentas ver no estuario? as que estão no meio da lama na maré vazia?
Sim, quando vou ao estuário não há grandes alternativas, além da zona mais a montante (já perto da Afurada).
Tenho de tentar visitar mais vezes mesmo junto à foz, aqui
RuiCaratao escreveu:
Essas são dificeis, estão muito longe, a não ser que faças a pé vaza a dentro.
Pois são... mesmo com telescópio estão longe. Entrar não é permitido, e eu respeito... até pela minha boa relação com a malta que trabalha lá.
RuiCaratao escreveu:
O meu problema é também a disponibilidade... Ao Domingo (quando tou mais liberto para observações) certos locais é para esquecer. Tenho no entanto de tentar explorar algumas docas, ou a foz de alguns ribeiros para norte do porto, etc
As praias de Gaia são muito movimentadas ao fds
RuiCaratao escreveu:Aquela doca no furadouro é melhor, vês as aves perto, e quando chegam barcos, há mais
Rui, a doca do Furadouro a que te referes é esta, certo?
http://travelingluck.com/Europe/Portugal/Aveiro/_2739166_Furadouro.html#local_map
Helder Vieira escreveu:
Não contei com Larus philadelphia, pipixcan, smithsonians e atricilla...
Humm, bem philadelphia e smithsonianus precisas de estar razoavelmente perto, mas as outras duas podem ser detectadas e identificadas a distancias razoáveis já que são bastante distintivas
desculpa enganei-me no nome, não é furadouro mas sim afurada....
RuiCaratao escreveu: desculpa enganei-me no nome, não é furadouro mas sim afurada....
Ah, ok.
Boas
A gaivota estava hoje ao final do dia na ribeira de são domingos junto ao molhe Leste, suprendentemente não estava com os Guinchos
A gaivota estava hoje ao final do dia na ribeira de são domingos junto ao molhe Leste, suprendentemente não estava com os Guinchos
Página 2 de 3 • 1, 2, 3