Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID STERNA (IMATURO)

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Araújo da Silva Seg Nov 14, 2011 11:44 am

Olá caríssimos!

Assunto: ID STERNA (IMATURO)

As marinhas não têm querido nada aqui com o Cávado e até as invernantes estão um pouco tímidas.

Entre a pouca coisa que o mau tempo nos trouxe do mar saliento uma jovem andorinha-do-mar que me pareceu uma S. hirundo mas tendo em consideração aquilo que alguns opinaram recentemente em relação à sterna ou sternula (???) do Sérgio Moreira, já não sei como a devo identificar.

Será que nesta série de imagens se podem ver características que me permitam identificar a espécie com toda a segurança?


Em repouso:

ID STERNA (IMATURO) Sternaemrepouso



Próximo de um guincho para comparação

ID STERNA (IMATURO) Sternacomtermodecompara



Próximo de um guincho para comparação:

ID STERNA (IMATURO) Sternacomtermodecompara



Aspecto da asa:

ID STERNA (IMATURO) Sternaparteinferiordaas



Pormenor da asa:

ID STERNA (IMATURO) Sternapartesuperiordaas




Grato desde já.

Abraços

Jorge

Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Luis Gordinho Seg Nov 14, 2011 12:22 pm

Olá Jorge. Grandes fotos. Na minha opinião esta é uma Sterna hirundo. A muda para a plumagem de 1.º Inverno está muito mais avançada do que na ave do Sérgio e esta está anilhada. Só há uma coisa que me intriga: o padrão da face inferior da primária mais externa da asa direita não me parece o mesmo na 1.ª e na 4.ª foto. Alguma delas foi rodada?
Estava a assumir que a ave era a mesma nas 5 fotos e que nenhuma delas tinha sido rodada (como a anilha na pata direita das fotos 1 e 2 sugere) mas posso estar enganado...
Cumprimentos e boas observações, Luís G
Luis Gordinho
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 169
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/03/2008

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Luis Gordinho Seg Nov 14, 2011 12:32 pm

Ah, é verdade, Sternula é actualmente o género em que a maior parte dos sistematas colocam a andorinha-do-mar-anã.
Podes ver a posição da AERC e uma lista das cinco referências bibliográficas que a suportam aqui:
http://www.aerc.eu/documents.html
Um abraço, Luís G
Luis Gordinho
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 169
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/03/2008

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 14, 2011 12:50 pm

Luis Gordinho escreveu:Ah, é verdade, Sternula é actualmente o género em que a maior parte dos sistematas colocam a andorinha-do-mar-anã.
Podes ver a posição da AERC e uma lista das cinco referências bibliográficas que a suportam aqui:
http://www.aerc.eu/documents.html
Um abraço, Luís G

Olá Luís,

De acordo com a lista da Birdlife (que está aqui), é apenas uma minoria que considera o género Sternula.

Na linha referente a esta espécie lê-se:

'The BirdLife Taxonomic Working Group is aware that phylogenetic analyses have been published which have proposed generic rearrangements which may affect this species, but prefers to wait until work by other taxonomists reveals how these changes affect the entire groups involved.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 14, 2011 1:24 pm

Gonçalo Elias escreveu:[
De acordo com a lista da Birdlife (que está aqui), é apenas uma minoria que considera o género Sternula.

Não estou bem a ver como é que é uma minoria, se bem percebo a AERC, BOU, ABA , IOC e Clements todos usam Sternula, ora seja todos os pesos pesados usam sternula, logo se as principais autoridades a usam... onde está a minoria?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Araújo da Silva Seg Nov 14, 2011 1:35 pm

Olá Luís G,

Antes de mais agradeço a resposta (não engrossarei as fileiras entre sistematas desavindos).

Quanto às imagens, são todas seguramente do mesmo indivíduo e limitei-me a "cropá-las", apenas. Nada de rotações.

A comprová-lo, cá vai a 4ª foto mas de corpo inteiro (lá está a anilha na pata direita).

ID STERNA (IMATURO) Sterna



Acerca da anilha, infelizmente não consegui lê-la na totalidade mas, já agora, posso adiantar que a foto foi obtida no dia 9 de Novembro de 2011 na margem direita do estuário do Cávado (Esposende).

Cumprimentos a todos

Jorge

Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 14, 2011 1:39 pm

Opppsss, esqueci-me de dar a minha opinião acerca da ID, concordo com o Luís, é uma comum.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Araújo da Silva Seg Nov 14, 2011 1:45 pm

obrigado também Pedro, tens sido impagável

e ao Gonçalo, claro
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 14, 2011 1:47 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:[
De acordo com a lista da Birdlife (que está aqui), é apenas uma minoria que considera o género Sternula.

Não estou bem a ver como é que é uma minoria, se bem percebo a AERC, BOU, ABA , IOC e Clements todos usam Sternula, ora seja todos os pesos pesados usam sternula, logo se as principais autoridades a usam... onde está a minoria?

Estou a basear-me na informação que está na Birdlife.

Já agora, e um pouco off-topic, quem são as autoridades que já adoptaram Chroicocephalus?

ID STERNA (IMATURO) Sternasternula



Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 14, 2011 1:48 pm

Araújo da Silva escreveu:obrigado também Pedro, tens sido impagável

Bem, quanto ao impagável...se os mergansos voltarem este inverno podes sempre pagar-me um café. Very Happy Very Happy O inverno passado ficaram-me atravessados...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 14, 2011 1:53 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Estou a basear-me na informação que está na Birdlife.


Pois, já reparaste nas datas das referencias?

De qualquer modo a autoridade que normalmente se segue em Portugal não é a AERC? e se na ultima listagem da AERC indica Sternula não é essa que devemos seguir?



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Araújo da Silva Seg Nov 14, 2011 1:56 pm

Pedro:

Qualquer raridade aqui do Cávado, serás o primeiro a saber e logo se combinará data para te receber como mereces.

Jorge
Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Rafael Matias Seg Nov 14, 2011 2:01 pm

Caros,
posso adiantar que foram efectuadas várias alterações de nomenclatura das espécies de aves de Portugal Continental à lista da SPEA que irão tornar-se oficiais no final no ano quando o próximo Anuário Ornitológico for publicado (num update à lista sistemática publicada em 2007). A Sternula que o Luís refere é uma delas. Aqui vai um resumo do que aí vem.

Nomenclatura anterior Nomenclatura actual
Puffinus assimilis Puffinus baroli
Hieraaetus fasciatus Aquila fasciata
Hieraaetus pennatus Aquila pennata
Larus minutus Hydrocoloeus minutus
Larus sabini Xema sabini
Sterna nilotica Gelochelidon nilotica
Sterna caspia Hydroprogne caspia
Sterna albifrons Sternula albifrons
Sterna fuscata Onychoprion fuscatus
Hirundo daurica Cecropis daurica

Nalguns casos a mudança implica mudar de novo de género taxones que ainda há pouco tempo tinham sido alterados (como Sterna nilotica). A fundamentação está toda nos documentos da AERC à qual o CPR pertence.

Boas observações,
Rafael

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 14, 2011 2:02 pm

pedro121 escreveu:De qualquer modo a autoridade que normalmente se segue em Portugal não é a AERC? e se na ultima listagem da AERC indica Sternula não é essa que devemos seguir?

Bem, este tema dá pano para mangas.

Vamos por partes:

"De qualquer modo a autoridade que normalmente se segue em Portugal"
Normalmente refere-se a quem? Eu costumo seguir mas nota que nem toda a gente segue...

"e se na ultima listagem da AERC indica Sternula não é essa que devemos seguir?"
Se quiseres seguir a AERC, sim.
E se quiseres MESMO seguir a AERC deves ter em conta, por exemplo, que o priolo não é reconhecido pela AERC como espécie, mas sim como uma subespécie do dom-fafe.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Rafael Matias Seg Nov 14, 2011 2:06 pm

Sim Gonçalo, nem o priôlo nem a Cyanopica, mas o processo é dinâmico e as dúvidas levantadas são até certo ponto legítimas e tornam o nosso conhecimento mais aprofundado através de mais investigação que é requerida. Noutros casos nem por isso. A minha opinião pessoal sobre cada um dos casos propostos pela AERC é outra história, e nem sempre coincide... Faço notar o caso das Casmerodius/Ardea/Egretta alba cuja denominação genérica está muito longe de estar resolvida...

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 14, 2011 2:09 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Normalmente refere-se a quem? Eu costumo seguir mas nota que nem toda a gente segue...

Bem, se tu segues e contigo o site Aves de Portugal segue, e se a Spea e o CPR segue, seguem a AERC normalmente toda a gente que se baseia no AdP e na Spea/CPR para saberem o que chamar as aves, podes me dizer que muitos ornitólogos não o fazem, mas e então?


Gonçalo Elias escreveu:Se quiseres seguir a AERC, sim.
E se quiseres MESMO seguir a AERC deves ter em conta, por exemplo, que o priolo não é reconhecido pela AERC como espécie, mas sim como uma subespécie do dom-fafe.

Sim, mas nota que eu ainda não fui a São Miguel Very Happy Very Happy Very Happy



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 14, 2011 2:11 pm

Rafael Matias escreveu:Faço notar o caso das Casmerodius/Ardea/Egretta alba cuja denominação genérica está muito longe de estar resolvida...

Sim, essa é outra, sempre que olho para o lado já lhe mudaram o nome outra vez... Rolling Eyes Rolling Eyes
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 14, 2011 2:12 pm

Rafael,

Entendo o teu ponto de vista, é evidente que cada um de nós poderá ter opiniões divergentes das da AERC e até será legítimo optar por não seguir a AERC.

O único aspecto que quis salientar foi este: se a opção for a de seguir a AERC, então em nome da coerência as opções da AERC devem ser respeitadas.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 14, 2011 2:13 pm

pedro121 escreveu:
Bem, se tu segues e contigo o site Aves de Portugal segue, e se a Spea e o CPR segue, seguem a AERC normalmente toda a gente que se baseia no AdP e na Spea/CPR para saberem o que chamar as aves, podes me dizer que muitos ornitólogos não o fazem, mas e então?

Pois, há aqui um equívoco. Efectivamente o CPR segue, mas a SPEA não.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 14, 2011 2:20 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Pois, há aqui um equívoco. Efectivamente o CPR segue, mas a SPEA não.

Não? Então? Seguem quem?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 14, 2011 2:27 pm

pedro121 escreveu:Não? Então? Seguem quem?

Quem seguem não sei.

No entanto se consultares o noticiário, facilmente constatas que são adoptados diversos nomes (p. ex. gaivotas) que não são abrangidos pelas alterações propostas pela AERC (nem sei muito bem que nomenclatura está a ser seguida nesse caso).

E algumas páginas que estão no site, como por exemplo esta ou esta, seguem nomenclaturas diversas, que consideram nomes antigos (alguns mesmo anteriores às alterações taxonómicas de 2003).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por pedro121 Seg Nov 14, 2011 2:35 pm

Gonçalo Elias escreveu:
No entanto se consultares o noticiário, facilmente constatas que são adoptados diversos nomes (p. ex. gaivotas) que não são abrangidos pelas alterações propostas pela AERC (nem sei muito bem que nomenclatura está a ser seguida nesse caso).

E algumas páginas que estão no site, como por exemplo esta ou esta, seguem nomenclaturas diversas, que consideram nomes antigos (alguns mesmo anteriores às alterações taxonómicas de 2003).

Pois, a questão do noticiário preocupa-me mais, o site precisava de uma revisão, mas deve dar muito trabalho, agora o noticiário podia/devia seguir uma linha de orientação fixa, e de semana para semana não é isso o que acontece, mas enfim, o que importa de facto é que nos consigamos entender mesmo quando passam a vida a mudar os nomes científicos que deveriam ser estáveis e permanentes.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16048
Idade : 49
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Luis Gordinho Seg Nov 14, 2011 3:46 pm

Olá Jorge

Não era necessário qualquer "comprovativo", bastava-me a sua palavra. Mas ainda bem que inseriu a foto completa - está óptima!

Pois , sendo assim, assumo que é um efeito da luz que faz com que a barra ao longo da ráquis pareça mais negra e bem definida na foto da ave poisada (lembrando Sternula albifrons!) do que nas fotos da ave em voo (onde se revela típica de Sterna hirundo).

Gostei do "não engrossarei as fileiras entre sistematas desavindos" e sinto-me tentado a alinhar c/o Jorge. No entanto, não resisto a dizer que fiquei surpreendido com a reacção do Gonçalo, grande adepto da lista da AERC (mesmo quando não era actualizada há anos!). Ah, já agora, eu mantenho a consistência: A lista da Dutch Birding também usa Sternula!

Mas Gonçalo, no que toca ao "morte à chilreta bastarda e longa vida à bela andorinha-do-mar-anã" estou contigo!!

Abraços, Luís G
Luis Gordinho
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 169
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/03/2008

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 14, 2011 4:38 pm

Amigo Luís G,

Luis Gordinho escreveu:No entanto, não resisto a dizer que fiquei surpreendido com a reacção do Gonçalo, grande adepto da lista da AERC (mesmo quando não era actualizada há anos!). Ah, já agora, eu mantenho a consistência: A lista da Dutch Birding também usa Sternula!

Pera lá que agora não percebi. Qual foi exactamente a parte que te surpreendeu? Ou melhor, qual foi a parte em que eu (que até escrevi acima que sigo a AERC) mostrei alguma falta de coerência relativamente a esta matéria que possa ser objecto de surpresa?

Luis Gordinho escreveu:Mas Gonçalo, no que toca ao "morte à chilreta bastarda e longa vida à bela andorinha-do-mar-anã" estou contigo!!

Epa, acho que vai aí uma confusão entre a chilreta (anã) e a chalreta-bastarda. Não me digas que já andas com magnésia? lol!

1 abraço,
Gonçalo E.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25652
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Luis Gordinho Qua Nov 16, 2011 4:46 am

Olá Gonçalo.

Desculpa a demora na resposta. Ontem não vim aqui ao fórum.

Começo pelo mais simples. O "bastarda" e o "bela" foram usados por mim como meros adjectivos (como se depreende pela ausência de hífenes, aliás). Os nomes comuns que citei foram apenas "chilreta" e "andorinha-do-mar-anã". Faz sentido?

Agora as listas. Quando divulguei aqui no fórum o relatório de uma viagem à Grécia em que seguia a lista da Dutch Birding, tu afirmaste que preferias seguir a lista da AERC. Agora, quando usei um nome recomendado pela AERC (entre outras), foste buscar a lista do BirdLife... Foi só isso, não foi nada de especial.

Um abraço, Luís G
Luis Gordinho
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 169
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/03/2008

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Ir para o topo Ir para baixo

ID STERNA (IMATURO) Empty Re: ID STERNA (IMATURO)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos