Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mais um Pilrito para dar dor de cabeça....

3 participantes

Ir para baixo

Mais um Pilrito para dar dor de cabeça.... Empty Mais um Pilrito para dar dor de cabeça....

Mensagem por cazeribeiro Seg Dez 05, 2011 5:04 pm

Será Mauri ou Pusilla????
Mais um Pilrito para dar dor de cabeça.... Mauri

Mais um Pilrito para dar dor de cabeça.... Mauri2

Ilha de S. Miguel/Açores
23/10/2010

cazeribeiro

Número de Mensagens : 443
Local : S. Miguel/Açores

Ir para o topo Ir para baixo

Mais um Pilrito para dar dor de cabeça.... Empty Re: Mais um Pilrito para dar dor de cabeça....

Mensagem por RuiCaratao Seg Dez 05, 2011 5:26 pm

Eu vou para mauri!!!! Very Happy

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Mais um Pilrito para dar dor de cabeça.... Empty Re: Mais um Pilrito para dar dor de cabeça....

Mensagem por pedro121 Ter Dez 06, 2011 1:55 am

RuiCaratao escreveu:Eu vou para mauri!!!! Very Happy

Very Happy Very Happy Very Happy

Eu vou para a dor de cabeça...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por RuiCaratao Ter Dez 06, 2011 3:16 am

Estou num monitor diferente de ontem, e já me parece uma dor de cabeça...agora parece-me muito mais cinzenta e homogenea, no outro monitor tinha tons arruivados com muito mais contraste. Era ou é notório que esta em muda.....
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por cazeribeiro Ter Dez 06, 2011 3:36 am

Epá... enganei-me na data.
Este é de 2007 e não de 2010...

Para tentar ajudar, ou talvez não:
http://www.birdingazores.com/index.php?page=rarebirddata&id=551#NotFirst

cazeribeiro

Mensagem por pedro121 Ter Dez 06, 2011 4:49 am

RuiCaratao escreveu:Estou num monitor diferente de ontem, e já me parece uma dor de cabeça...agora parece-me muito mais cinzenta e homogenea, no outro monitor tinha tons arruivados com muito mais contraste. .

Pois, eu no meu monitor não vejo tons arruivados, pelo menos não vejo tons de mauri... Smile Smile
pedro121
pedro121

Mensagem por cazeribeiro Ter Dez 06, 2011 6:21 am

E o bico?????
Também não parece nada de pusilla. Mais comprido, ligeiramente curvado para baixo e mais fino na ponta que os Pusillas.

cazeribeiro

Mensagem por pedro121 Ter Dez 06, 2011 6:54 am

cazeribeiro escreveu:E o bico?????
Também não parece nada de pusilla. Mais comprido, ligeiramente curvado para baixo e mais fino na ponta que os Pusillas.

Sim, mas enquadra-se com o extremo do possível, para as fêmeas do extremo oeste da distribuição, nota que o bico curto e rombo que associamos a pusilla é característico das populações costa leste americana ou seja são as populações que estão mais perto de nos e de onde provem provavelmente a maioria das aves que aparecem por cá, as populações da costa oeste tem bicos mais parecidos com os mauri e em todas as populações as fêmeas tem bicos maiores que os machos, por isso uma fêmea da costa oeste tem um bico que se sobrepõem ao dos machos mauri.
pedro121
pedro121

Mensagem por RuiCaratao Ter Dez 06, 2011 8:06 am

A presença de muda durante o Outono é um melhor indicador de mauri do que de pusilla, e são visiveis nas fotos penas do manto e escapulares de 2ª geração. A ave parece tambem ter o centro de gravidade do corpo ligeiramente á frente das pernas, o que é mais perceptiel nas restantes fotos do link que o Carlos postou.

Claro que o bico ajuda um pouco mais a imaginar um mauri, mas tenho-me tentado abstrair um pouco dessa caracteristica e focar-me mais em pormenores da plumagem.

RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por pedro121 Ter Dez 06, 2011 8:29 am

RuiCaratao escreveu:A presença de muda durante o Outono é um melhor indicador de mauri do que de pusilla, e são visiveis nas fotos penas do manto e escapulares de 2ª geração.

Sim, é verdade, agora a questão é qual a idade da ave? É que para ser um juvenil de mauri não deveria ter mais ruivo nas escapulares e manto mesmo sendo um juvenil muito descolorado? É isso que me esta a intrigar nesta ave a cor mais do que o resto, mas esta é uma ave muito interessante.
pedro121
pedro121

Mensagem por RuiCaratao Ter Dez 06, 2011 9:19 am

Eu vi claramente tons de ruivo no monitor de casa, onde era fácil perceber as novas penas de inverno, porque contrastavam, mas só o Carlos nos poderá confirmar os tons da ave.
Para mim é claramente um juvenil, repara nas orlas brancas das coberturas e terciárias, ...repara nesta foto http://www.surfbirds.com/Features/coxpeeps1006/Figure-8.jpg onde apenas há uma ave adulta (centro), esta foto tem esta data: 09-23-05 (será ano/dia/mês ou mês/dia/ano??????)
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por pedro121 Ter Dez 06, 2011 9:48 am

RuiCaratao escreveu:
Para mim é claramente um juvenil, repara nas orlas brancas das coberturas e terciárias, ...repara nesta foto http://www.surfbirds.com/Features/coxpeeps1006/Figure-8.jpg onde apenas há uma ave adulta (centro), esta foto tem esta data: 09-23-05 (será ano/dia/mês ou mês/dia/ano??????)

Sim, sim, eu concordo que é um juvenil, por isso é que esperava ver mais tons de ruivo, repara que nessa foto o pussila ainda esta em plumagem juvenil e os mauri estão em 1º inverno, se formos por ai esta ave em Outubro para não ter ainda completado a muda enquadra-se melhor em pusilla, preciso de mais literatura, especialmente sobre tempos de muda. Very Happy
pedro121
pedro121

Mensagem por RuiCaratao Ter Dez 06, 2011 10:33 am

Já consegui perceber, que a foto é de Setembro, neste caso talvez maior parte dos mauri ao chegarem aos Açores já tem um aspecto muito mais cinzento

"Juvenile
Western Sandpipers begin molting almost as soon as they leave
the arctic. By October, most Westerns are an even gray color. Juvenile
Semipalmated Sandpipers molt little if at all before leaving
North America, and a straggler can easily be picked out in October by its dark brown color"
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por pedro121 Ter Dez 06, 2011 12:48 pm

RuiCaratao escreveu:Já consegui perceber, que a foto é de Setembro, neste caso talvez maior parte dos mauri ao chegarem aos Açores já tem um aspecto muito mais cinzento

Portanto ficamos por pusilla?
pedro121
pedro121

Mensagem por RuiCaratao Ter Dez 06, 2011 1:11 pm

Na página do birding Azores há uma foto de mauri no inicio de Outubro sem indicios de muda, por isso não sei o que diga!!! scratch

é uma ave com tons bem mais arruivados, mas em outra foto de Setembro há uma ave com tons mais uniformes e castanhos, mas tambem se vê variação nos tons de pusilla.....é uma dor de cabeça é o que é!!!!
RuiCaratao
RuiCaratao

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo