Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor)

+14
Pedro Maia
Paulo Alves
Gilberto Pinelas
Ricardo Bastos
jmuchaxo
Gonçalo Elias
José Frade
pedro121
Carlos Vilhena
zefil
Rogerio
JDGS
PNicolau
jheitor
18 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor)

Mensagem por pedro121 Qui maio 16, 2019 8:29 am

Gonçalo Elias escreveu:Na próxima quarta-feira dia 22 devo passar perto do local dos 15 cisnes e nessa ocasião tentarei fazer um ponto de situação no que se refere ao número de adultos e juvenis presentes no local.

Era fixe ver as idades, adulto/subadulto, e o sexo? Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor) - Página 3 Empty Re: ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 16, 2019 8:43 am

pedro121 escreveu:Era fixe ver as idades, adulto/subadulto, e o sexo? Smile

Vou documentar o que for possível, com fotos para a malta poder analisar.

Também têm andado por lá dois Cygnus atratus, que não faço ideia se se andam a reproduzir mas há três meses estavam animadamente a fazer paradas nupciais. Esta espécie existe como cat. C nalgum país europeu?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Mensagem por pedro121 Qui maio 16, 2019 8:53 am

Gonçalo Elias escreveu:mas há três meses estavam animadamente a fazer paradas nupciais. Esta espécie existe como cat. C nalgum país europeu?

Sim, na Holanda, e possivelmente na Alemanha?

Nota, o casal do parque das Caldas já criou varias vezes, os juvenis são alados, e quando da ultima limpeza do parque eles dispersaram, tendo sido vistos na Nazaré por exemplo, o mesmo aconteceu com os gansos-do-canadá em que parte deu de frosques.

Mas não me parece que consigam criar se os mudos estiverem a dominar a albufeira.
pedro121
pedro121

Mensagem por HL Sex maio 17, 2019 7:37 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Era fixe ver as idades, adulto/subadulto, e o sexo? Smile

Vou documentar o que for possível, com fotos para a malta poder analisar.

Também têm andado por lá dois Cygnus atratus, que não faço ideia se se andam a reproduzir mas há três meses estavam animadamente a fazer paradas nupciais. Esta espécie existe como cat. C nalgum país europeu?

Não é tópico indicado, eu sei, mas os Cygnus atratus (outro par introduzido nessa albufeira) criaram o ano passado noutro local. Estou a preparar um pequena nota sobre o assunto que não sei ainda se será publicável ou não.
Pedro vale a pena reportar ao CPR independentemente da nota?
HL
HL

Número de Mensagens : 1474
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Mensagem por pedro121 Sex maio 17, 2019 8:23 am

HL escreveu:
Pedro vale a pena reportar ao CPR independentemente da nota?

Falando a titulo pessoal.

Acho que não, não há duvidas sobre a proveniência. Mesmo que apareça um núcleo reprodutor não é necessário submeter.

Ou seja, o CPR pronuncia-se sobre a identificação e sobre a proveniência. Mas há situações em que é escusado, são aves em que a proveniência não está em causa, nem a identificação. Se se estabelecerem, bem, então é uma questão para o futuro em que teremos que ver se a população está ou não estabelecida.

Já o Cisne-mudo ou a Tadorna-ferruginea são questões totalmente diferentes, no caso do Cisne a proveniência é uma questão em aberto, e no caso das Tadornas é a proveniência e a identificação.

Dito isto, é contigo, se quiseres podes faze-lo

pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 23, 2019 5:57 am

Gonçalo Elias escreveu:Vou documentar o que for possível, com fotos para a malta poder analisar.

Ontem dia 22 de Maio uma visita ao já mencionado açude rendeu 17 Cygnus olor (novo recorde para o local?) e 2 Cygnus atratus. Não observámos juvenis.

Fotos a disponibilizar oportunamente.

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 23, 2019 10:34 am

Fotos aqui: https://ebird.org/portugal/view/checklist/S56626451
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Sex maio 24, 2019 1:34 am

As fotos das aves da lista são de adultos, ou pelo menos aves no seu 3 ano.

Enviado pelo Topic'it
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 09, 2019 3:43 am

O açude de São João dos Caldeireiros é um dos principais focos de dispersão de cisne-mudo no Baixo Alentejo. Na quinta-feira passada estavam lá 10, mas já cheguei a ver 17 neste local.

ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor) - Página 3 Cyg-ol10
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Seg Dez 09, 2019 9:29 am

bem, focos de dispersão aplica-se? para já não é claro que eles estejam a dispersar com sucesso.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Dez 09, 2019 12:29 pm

pedro121 escreveu:bem, focos de dispersão aplica-se? para já não é claro que eles estejam a dispersar com sucesso.

Tem havido observações em diversas barragens e açudes do distrito de Beja, presumivelmente serão aves provenientes deste local. Daí o termo dispersão. Mas de facto não é ainda claro se a população está a aumentar ou não.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Carlos Pacheco Ter Dez 10, 2019 9:55 am

Eu já vi adultos voadores e não anilhados em diversos açudes na região. Não sei quantos anos eles demoram a adquirir a plumagem adulta, mas pelo menos parece seguro dizer que se vão safando e dispersando. De facto não se tem confirmado reprodução noutros locais creio eu, pelo que ainda está tudo pouco claro relativamente ao possível incremento
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira

Mensagem por JP Gonçalves Seg Jul 20, 2020 4:21 am

Boas

Tenho uma dúvida em relação a esta espécie.

Ontem vi um Cisne-mudo na Herdade dos Grous (na pequena represa e não na albufeira maior). Já foi reportado anteriormente no local e possivelmente será uma "fuga" dalgum cercado ali da herdade.
Devo fazer o registo no eBird?
Não o vi a voar, mas mostrou-se sempre territorial, aproximando-se sempre da margem quando mudava o carro.

ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor) - Página 3 Dscn2210

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Local : Vila Viçosa | Beja

Mensagem por Marcio Cachapela Seg Jul 20, 2020 4:40 am

JP Gonçalves escreveu:Boas

Ontem vi um Cisne-mudo na Herdade dos Grous (na pequena represa e não na albufeira maior). Já foi reportado anteriormente no local e possivelmente será uma "fuga" dalgum cercado ali da herdade.
Não o vi a voar, mas mostrou-se sempre territorial, aproximando-se sempre da margem quando mudava o carro.

ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor) - Página 3 Dscn2210

Para mim é daquelas situações em que tanto se pode reportar como não. Vou dar alguns exemplos. Em Monsanto, no espelho de água de Montes Claros andam por lá dois cisnes pretos de asas cortadas e tudo mas que há pessoal que os insere. Se eu concordo? Não. Se é para aumentar espécies vai-se a qualquer lago de um parque e começa-se a inserir fatelada.
Outro exemplo, o ano passado vi dois gansos do canadá num terreno perto de Cascais. Embora andassem num terreno sem vedações achei estranho e local e a data e vim a saber que por perto havia uma quinta que tinhas várias aves de coleção. Não inseri a observação porque era claramente fuga de cativeiro, embora para a minha lista pessoal contasse porque nunca vi o bicho em estado selvagem.
Conclusão, depende de cada um. No caso da ave que falas eu provavelmente inseria porque é uma ave conhecida e parece ter-se ambientado ao local, mas inseria como fuga de cativeiro.
Nos casos em que são patos/gansos de lagos ou quintas, etc, eu nunca insiro.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533

Mensagem por HL Seg Jul 20, 2020 4:54 am

JP Gonçalves escreveu:Boas

Sim podes fazer o registo sempre que ave mesmo que de origem doméstica possa ser feral e não se encontre aparentemente em cativeiro. Uns 250 metros mais a E há um cercado com cisnes-mudos e mais anatídeos (37.878749, -7.951621)
A aproximação ao carro não deve reflectir comportamento territorial, julgo que será por estar habituado à presença humana. Na minha experiência com a pequena população feral/semi-cativa que existe em Mértola, é comum até afastarem-se na presença de humanos. Quando defendem território fazem uma "parada" mais aparatosa com asas semi-abertas sobre as costas, pescoço inchado e encolhido.

A informação que consta nas FAQs do eBird é esta:

What birds should NOT be reported on my checklist?

eBird is intended for observations of wild, living birds. Please do not report dead or captive birds (e.g., do not include birds in a zoo exhibit or pheasants on a farm).

You may report any unrestrained bird you observe in the wild. However, please indicate suspected domestic or escaped birds whenever possible. Note that domestic, exotic, and escaped birds may be marked "Rare" and/or unconfirmed by our reviewers so these birds do not get confused for wild, naturally occurring species in our public database. For more information, see our eBird Rules and Best Practices.

E ainda, a informação que consta nas boas práticas do eBird é esta:

Why doesn't eBird accept observations of dead, captive, or remotely sensed birds?

eBird is designed to collect in-person observations of living wild birds. When eBird data is used for science and conservation, researchers assume observations were made using more or less the same process (i.e., all birds were observed alive and in situ). The process of detecting dead, captive, or online birds differs too greatly from in-person birding for us to combine these observations in our scientific database.

Reports of dead birds often do not provide information on where and especially when the bird was last alive - details that are essential for the analyses that the eBird Science team and other researchers perform with eBird data.

Until the eBird database is able to accommodate these different detection processes, please report only your observations of wild, living birds to eBird.
HL
HL

Mensagem por JP Gonçalves Seg Jul 20, 2020 5:13 am

Marcio Cachapela escreveu:Para mim é daquelas situações em que tanto se pode reportar como não. Vou dar alguns exemplos. Em Monsanto, no espelho de água de Montes Claros andam por lá dois cisnes pretos de asas cortadas e tudo mas que há pessoal que os insere. Se eu  concordo? Não. Se é para aumentar espécies vai-se a qualquer lago de um parque e começa-se a inserir fatelada.
Outro exemplo, o ano passado vi dois gansos do canadá num terreno perto de Cascais. Embora andassem num terreno sem vedações achei estranho e local e a data e vim a saber que por perto havia uma quinta que tinhas várias aves de coleção. Não inseri a observação porque era claramente fuga de cativeiro, embora para a minha lista pessoal contasse porque nunca vi o bicho em estado selvagem.
Conclusão, depende de cada um. No caso da ave que falas eu provavelmente inseria porque é uma ave conhecida e parece ter-se ambientado ao local, mas inseria como fuga de cativeiro.
Nos casos em que são patos/gansos de lagos ou quintas, etc, eu nunca insiro.

Sim, concordo com o que dizes. Também não pretendo adicionar aves "fatelas", daí perguntar aqui no fórum Very Happy

HL escreveu:Sim podes fazer o registo sempre que ave mesmo que de origem doméstica possa ser feral e não se encontre aparentemente em cativeiro. Uns 250 metros mais a E há um cercado com cisnes-mudos e mais anatídeos (37.878749, -7.951621)
A aproximação ao carro não deve reflectir comportamento territorial, julgo que será por estar habituado à presença humana. Na minha experiência com a pequena população feral/semi-cativa que existe em Mértola, é comum até afastarem-se na presença de humanos. Quando defendem território fazem uma "parada" mais aparatosa com asas semi-abertas sobre as costas, pescoço inchado e encolhido.

A informação que consta nas FAQs do eBird é esta:

What birds should NOT be reported on my checklist?

eBird is intended for observations of wild, living birds. Please do not report dead or captive birds (e.g., do not include birds in a zoo exhibit or pheasants on a farm).

You may report any unrestrained bird you observe in the wild. However, please indicate suspected domestic or escaped birds whenever possible. Note that domestic, exotic, and escaped birds may be marked "Rare" and/or unconfirmed by our reviewers so these birds do not get confused for wild, naturally occurring species in our public database. For more information, see our eBird Rules and Best Practices.

E ainda, a informação que consta nas boas práticas do eBird é esta:

Why doesn't eBird accept observations of dead, captive, or remotely sensed birds?

eBird is designed to collect in-person observations of living wild birds. When eBird data is used for science and conservation, researchers assume observations were made using more or less the same process (i.e., all birds were observed alive and in situ). The process of detecting dead, captive, or online birds differs too greatly from in-person birding for us to combine these observations in our scientific database.

Reports of dead birds often do not provide information on where and especially when the bird was last alive - details that are essential for the analyses that the eBird Science team and other researchers perform with eBird data.

Until the eBird database is able to accommodate these different detection processes, please report only your observations of wild, living birds to eBird.

Obrigado pelas informações! Esqueci-me de referir esse facto importante, de existirem alguns patos e pelo menos outros 2 cisnes nesse pequeno lago cercado da herdade...

JP Gonçalves

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 20, 2020 6:22 am

A população de Mértola pode ser a origem de muitas das aves observadas noutros açudes da região, porque o número de cisnes presentes no local vai variando, o que significa que eles se movem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por HL Seg Jul 20, 2020 6:44 am

Gonçalo Elias escreveu:A população de Mértola pode ser a origem de muitas das aves observadas noutros açudes da região, porque o número de cisnes presentes no local vai variando, o que significa que eles se movem.
Sem dúvida que existe essa possibilidade. Mas sem marcação, não há grandes evidências.
Lembro-me que em 2013 observei 7 indivíduos um pouco a SE de Albernoa e no mesmo dia um pouco mais tarde foram observados também 7 indivíduos em voo para S num local perto de Entradas por outro observador (julgo que esse registo não está no ebird). Na altura ponderei serem os mesmos indivíduos, mas sem certeza.
HL
HL

Mensagem por pedro121 Seg Jul 20, 2020 9:05 am

HL escreveu: Quando defendem território fazem uma "parada" mais aparatosa com asas semi-abertas sobre as costas, pescoço inchado e encolhido.

mas olha que ele está com o pescoço bastante "inchado"
pedro121
pedro121

Mensagem por HL Seg Jul 20, 2020 9:17 am

pedro121 escreveu:
HL escreveu: Quando defendem território fazem uma "parada" mais aparatosa com asas semi-abertas sobre as costas, pescoço inchado e encolhido.

mas olha que ele está com o pescoço bastante "inchado"

Sim, mas não é a defesa típica.
A última vez que lá estive (a ser o mesmo individuo) quase vinha comer à mão.
HL
HL

Mensagem por JP Gonçalves Seg Jul 20, 2020 9:37 am

HL escreveu:Quando defendem território fazem uma "parada" mais aparatosa com asas semi-abertas sobre as costas, pescoço inchado e encolhido.

Ele vinha a todo o gás. Cheguei a temer um confronto com o carro... Very Happy Laughing Laughing

ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor) - Página 3 Dscn2211

JP Gonçalves

Mensagem por HL Seg Jul 20, 2020 10:22 am

Quando lá estive permitiu aproximação a menos de uns 10 metros (para mais tinha que entrar na lama e não ia em modo limicola  Smile ). Estive uns minutos agachado a fotografar, quando me levantei, "zarpou".
ESPÉCIE: Cisne-mudo (Cygnus olor) - Página 3 Untitl10

Na altura não associei o comportamento a defesa de território, mas se calhar até estava com cara de poucos amigos e não reparei  pale What a Face
HL
HL

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo