Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Flamingos na Rússia

Ir para baixo

Flamingos na Rússia Empty Flamingos na Rússia

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 29, 2011 6:44 am

Rússia recebe visitantes exóticos
Flamingos de regiões quentes e caranguejos da Austrália são os mais novos habitantes do país
22/12/2011 17h05

Ambientalistas, biólogos e veterinários russos estão estudando o comportamento de duas espécies animais que chegaram recentemente à Rússia: flamingos procedentes de vários países, que migraram espontaneamente, e caranguejos originários da Austrália – estes, “contratados” para prestar serviços.

Os caranguejos australianos foram levados para a Rússia, de fato, a trabalho. O comportamento de seis deles vai orientar o trabalho dos engenheiros e técnicos da empresa Esgotos de São Petersburgo. Os crustáceos vão ajudar a controlar a qualidade da água do esgoto, cujo tratamento é feito através de um controle bioelétrico. São fixados sensores à couraça dos caranguejos, para monitorar o ritmo do coração deles. Quando eles não “aprovam” a água, seu coração passa a bater mais rapidamente – diz o especialista do Centro de Segurança Ecológica da Academia de Ciências da Rússia, Sergey Kholodkevitch. “Este é o nosso sistema de alerta biológico primário, que acusa qualquer tipo de alteração das águas”, explica o técnico. “Quando a água do esgoto é bem tratada, ela não deve mudar a vida dos seres que vivem nela. Por isso, se eles se sentem bem na água, isso quer dizer que a qualidade do líquido corresponde ao padrão estabelecido.”

Já os flamingos apareceram espontaneamente na paisagem das florestas da Sibéria. Como são aves acostumadas a temperaturas elevadas, seu surgimento em regiões tão frias como as da Sibéria no rigor do inverno russo surpreendeu os ambientalistas.

Os flamingos são nativos da África, Cáucaso, Irã, sudeste e centro da Ásia, além das Américas Central e do Sul. Durante a migração, eles podem sobrevoar o território da Rússia, na área meridional do país. “Os cientistas ainda não conseguiram explicar essa mudança tão incomum”, diz o ornitólogo Sergey Dashkov. Ele afirma: “Nós sabemos, através do monitoramento por satélites, que às vezes as aves podem mudar um pouco o seu itinerário de migração, o que mais tarde é corrigido. No entanto, os dados mostram que existem erros de navegação. Esse mecanismo já foi bem estudado, e se sabe alguma coisa sobre ele, mas ainda há muito a esclarecer.”

http://www.diariodarussia.com.br/fatos/noticias/2011/12/22/russia-recebe-visitantes-exoticos/
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25661
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos