Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual a espécie???

5 participantes

Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Qual a espécie???

Mensagem por José Loureiro Sáb Mar 29, 2008 5:34 pm

Qual a espécie??? Dsc_2810

1 Abraço.
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por Francisco Barros Sáb Mar 29, 2008 6:53 pm

Aparentemente, uma fêmea de Cairina moschata, vulgo Pato-mudo. Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por pedro121 Dom Mar 30, 2008 2:59 am

Bom dia


José, não seria possivel a colocação de uma foto em que toda a cabeça estive-se visivel?

Pela cor do bico e marcações do mesmo parece-me um hibrido comercial de Anas platyrhynchos x Cairina moschata, mas sem uma foto que mostre melhor a ave, é algo dificil.


Cumprimentos

Pedro Ramalho
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por Francisco Barros Dom Mar 30, 2008 3:48 am

pedro121 escreveu:Bom dia


José, não seria possivel a colocação de uma foto em que toda a cabeça estive-se visivel?

Pela cor do bico e marcações do mesmo parece-me um hibrido comercial de Anas platyrhynchos x Cairina moschata, mas sem uma foto que mostre melhor a ave, é algo dificil.


Cumprimentos

Pedro Ramalho

Viva Pedro,
Podes explicar melhor o que é um híbrido comercial entre estas duas espécies? Desconheço completamente.

Conheço quem tenha as 2 espécies e nunca hibridizaram. Eu próprio já criei em tempos as 2 espécies e nunca hibridizaram...
E o que costumo ver à venda por aí é Cairina moschata na sua forma doméstica, mas sem qualquer hibridização... tal como costumo ver Anas platyrhynchos nas suas variantes domésticas (e actualmente também na variante selvagem)...

Já vi alguns hibridos estranhos em exposições e certames, mas em termos comerciais (na vertente do consumo de aves de capoeira) nunca tal observei...
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por José Loureiro Dom Mar 30, 2008 4:49 am

Bom dia.
Ora então aqui vai outra... de corpo inteiro.
Obrigado e Abraço.
Loureiro

Qual a espécie??? Dsc_2811
José Loureiro
José Loureiro

Número de Mensagens : 420
Idade : 59
Local : Valongo/Esposende
Data de inscrição : 12/02/2008

http://avesdeportugal.home.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por pedro121 Dom Mar 30, 2008 8:00 am

Francisco Barros escreveu:

Viva Pedro,
Podes explicar melhor o que é um híbrido comercial entre estas duas espécies? Desconheço completamente.
.

A parte do comercial foi uma pequena brincadeira, tem-se tentado desenvolver uma linha hibrida entre as duas especies (isto para produção intensiva para abate) para tentar ultrapasar os problemas especificos das duas, ou seja a diferença de tamanho entre os sexos no pato mudo que em termos de produção é uma desvantagem, e a densidade de penas no pato real que obriga ao uso de cera para a segunda fase da depenagem, a logica era obter um hibrido em que os sexos tivessem um tamanho mais aproximado, e uma menor densidade de penas


Cumprimentos


pedro Ramalho
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por Francisco Barros Dom Mar 30, 2008 2:26 pm

pedro121 escreveu:
Francisco Barros escreveu:

Viva Pedro,
Podes explicar melhor o que é um híbrido comercial entre estas duas espécies? Desconheço completamente.
.

A parte do comercial foi uma pequena brincadeira, tem-se tentado desenvolver uma linha hibrida entre as duas especies (isto para produção intensiva para abate) para tentar ultrapasar os problemas especificos das duas, ou seja a diferença de tamanho entre os sexos no pato mudo que em termos de produção é uma desvantagem, e a densidade de penas no pato real que obriga ao uso de cera para a segunda fase da depenagem, a logica era obter um hibrido em que os sexos tivessem um tamanho mais aproximado, e uma menor densidade de penas


Cumprimentos


pedro Ramalho

Olá novamente Pedro.
Pois desconhecia totalmente isso. Até porque não conheço produções de patos-mudos para abate e comercialização de carcaças... Parece que o pessoal gosta mais do sabor do pato-marreco (A. platyrhynchos var. domestica)...
Como estás mais ligado à reprodução de aves em cativeiro, lembrei-me de perguntar. Et voila! A explicação está dada.

Só mais uma dúvida: Sendo espécies algo afastadas genéticamente (e originárias de continentes diferentes), têm conseguido sucessos significativos nessa hibridação? A "linha" hibrida daí resultante teria (tem) boa viabilidade em termos reprodutivos?

Ainda em relação às fotos: Na 2ª foto dá para perceber que não são indivíduos propriamente juvenis. No pato-mudo, já teria aquela "pelada" em direcção ao olho, mas neste caso não têm. Sempre serão os tais hibridos?

PS: no pato-mudo, já se notaria algo que caminharia para isto (pelo menos nos meus isso notava-se muito cedo):
Qual a espécie??? Canard
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por PedroSeixas Dom Mar 30, 2008 6:56 pm

Boas noites

A mim parecem-me dois juvenis de Pato Mudo (Cairina moschata). Não me parecem hibridos e apenas não têm "a pelada em direcção ao olho" por serem muito novos, apesar do seu tamanho já muito desenvolvido. Tenho apontado dados das minhas aves sobre quando essa "pelada" começa a ficar parecida com a dos adultos, mas não tenho esses apontamentos de momento.
Já agora acrescentava uma 3ª vantagem (ao texto do Pedro Ramalho) que os hibridos entre as duas espécies citadas têm: O tamanho! O resultante deste cruzamento tem a grande vantagem (em termos de carcassa final) de ser x % mais pesados do que os Patos Mudos (realmente hoje não estou a ser muito util, não consigo adiantar muito em termos de números...ehe, desculpem lá Wink ). No entanto também posso adiantar que desconheço que se use o cruzamento em termos industriais, apenas costumo ver estes hibridos nas feiras, mercados,etc e nunca em explorações grandes. Desconfio, talvez devido à perda de caracteristicas em termos de sabor, sinceramente não sei. Se forem às grandes superficies que têm vários tipos de carne de pato para venda e se derem uma olhadela à literatura da embalagem, normalmente vêem sempre a raça (Pato de Pequim, Pato Mudo, etc) e nunca vi nenhuma de um hibrido, pelo menos até agora.
Quanto à dúvida da hibridação, o resultado do cruzamento destas 2 espécies é infértil (felizmente, detesto hibridos...). Esta será certamente também uma razão para os hibridos nunca terem chegado à Indústria..
Mas nesta familia, hibridos entre espécies de espécies genéticamente diferentes (e de continentes diferentes) é o que há mais. Infelizmente tanto em cativeiro como na Natureza (em menor quantidade na última, claro). Não deixa no entanto de ser a familia de aves que eu admiro mais.
Nesta página podem ver alguns exemplos disso:

http://www.harteman.nl/omnibus/index.html
Na coluna da esquerda cliquem em Hybrids

Pedro Seixas
Viseu

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por pedro121 Seg Mar 31, 2008 2:18 am

Francisco Barros escreveu:

Só mais uma dúvida: Sendo espécies algo afastadas genéticamente (e originárias de continentes diferentes), têm conseguido sucessos significativos nessa hibridação? A "linha" hibrida daí resultante teria (tem) boa viabilidade em termos reprodutivos?

Bom dia Francisco

A linha híbrida é estéril, isso é alias um dos seus pontos mais interessantes. Eu não tenho conhecimento que em Portugal esteja a ser usada para produção de carne, mas em França os machos são usados para a produção de Foi Gras
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por pedro121 Seg Mar 31, 2008 2:24 am

PedroSeixas escreveu:claro). Não deixa no entanto de ser a familia de aves que eu admiro mais.
Nesta página podem ver alguns exemplos disso:

http://www.harteman.nl/omnibus/index.html
Na coluna da esquerda cliquem em Hybrids

Obrigado pelo Link Pedro, não conhecia muitos dos híbridos, e alguns dada a diferença de tamanhos entre as espécies são surpreendentes, é sem duvida uma referencia interessante.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16020
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 31, 2008 2:39 am

Olá a todos,

Esta discussão é certamente interessante, mas é preferível fazê-la na sala correcta (desafios de identificação). Assim, este post irá ser transferido para essa sala.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25577
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Qual a espécie??? Empty Re: Qual a espécie???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos