Qual a espécie?
+6
Alexandre_Leitão
Pedro Fernandes
pedro121
Pedro Correia
aegypius
Henk Feith
10 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Qual a espécie?
Caros,
Alguém arrisque dar uma etiqueta a esta ave?
Um abraço,
Henk
Alguém arrisque dar uma etiqueta a esta ave?
Um abraço,
Henk
Henk Feith- Número de Mensagens : 484
Re: Qual a espécie?
Viva,
A imagem não dá muitos pormenores, mas a coloração geral levou-me a pensar num Cuculus canorus ou Accipiter nisus. A barra branca na extremidade da cauda também aparece nas duas espécies, mas as barras transversais escuras da cauda levam-me a apostar num A. nisus!
A postura também me parece mais típica de um rapina. A mancha clara que se vê na zona da cabeça é o quê?
Saudações
Pedro Correia
A imagem não dá muitos pormenores, mas a coloração geral levou-me a pensar num Cuculus canorus ou Accipiter nisus. A barra branca na extremidade da cauda também aparece nas duas espécies, mas as barras transversais escuras da cauda levam-me a apostar num A. nisus!
A postura também me parece mais típica de um rapina. A mancha clara que se vê na zona da cabeça é o quê?
Saudações
Pedro Correia
Pedro Correia- Número de Mensagens : 100
Local : Viana do Castelo
Boas
Eu concordo que parece um Gavião.
Eu concordo que parece um Gavião.
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
Também me parece um Accipiter nisus.
A projecção das primárias não me parece muito comprida (pode ser do ângulo) e a estrutura e postura da ave faz-me pensar mais em Gavião que em Cuco.
A projecção das primárias não me parece muito comprida (pode ser do ângulo) e a estrutura e postura da ave faz-me pensar mais em Gavião que em Cuco.
Pedro Fernandes- Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Para mim, Cuculus canorus. A ponta das asas parece-me especialmente escura (poderia tratar-se de um Accipiter brevipes), e o padrão do dorso demasiado «liso» (no gavião, não deveria ser tão uniforme, e, tratando-se de um adulto, deveria ter aqueles «light patches» no dorso, embora neste caso, não é obrigatório que os tenham).
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Hummm...
E a cauda quadrada? O cuco tem a cauda arredondada, tipo corvo.
E as barras escuras na cauda? Não sei se o cuco tem tal coisa...
E a cauda quadrada? O cuco tem a cauda arredondada, tipo corvo.
E as barras escuras na cauda? Não sei se o cuco tem tal coisa...
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Pois a observação não era minha. A ave foi identificada pelo observador como sendo um cuco e como tal foi divulgado no Noticiário Ornitológico. No entanto, foi o Gonçalo Elias que chamou atenção para o facto de vários aspetos da ave serem incompatível com o cuco, e avançou com sendo um gavião.
Devo dizer que as dúvidas são evidentes e justificam tirar a "etiqueta" de cuco à ave. No entanto, isto não permite afirmar com certeza que se trata de um gavião. É um caso de "we'll never know for sure".
Uma coisa é certa: confundir cucos e gaviões mutuamente é muito fácil para observadores menos experientes e/ou menos atentos. Por isso, é de estar atento e de ir ganhando experiência .
Henk
Devo dizer que as dúvidas são evidentes e justificam tirar a "etiqueta" de cuco à ave. No entanto, isto não permite afirmar com certeza que se trata de um gavião. É um caso de "we'll never know for sure".
Uma coisa é certa: confundir cucos e gaviões mutuamente é muito fácil para observadores menos experientes e/ou menos atentos. Por isso, é de estar atento e de ir ganhando experiência .
Henk
Henk Feith- Número de Mensagens : 484
a cauda parece ser de gaviao (acipter nisus) e a pequena mancha branca por traz da cabeça??? mas a imagem desfoca muito e dificil tirar conclusoes abraço
falco cherrug- Número de Mensagens : 12
Local : serpa
Não sou capaz de dar uma resposta, mas acrecentaria que aquela mancha na cabeça, não é uma mancha, mas o olho da ave. Ela estará a olhar de lado, ou é impressão minha? Colocar a foto em tamanho real ajudaria, mesmo desfocada...