Ventos de leste...
+7
Helder Vieira
Paulo Lemos
PNicolau
thysvalkenburg
pedro121
RicardoLima
Gonçalo Elias
11 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Ventos de leste...
A previsão continua um bocado "manhosa"...
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Gonçalo Elias escreveu:A previsão continua um bocado "manhosa"...
Podemos esquecer as porzanas este ano...
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:A previsão continua um bocado "manhosa"...
Podemos esquecer as porzanas este ano...
Abril já é muito tarde?
Gonçalo Elias escreveu:
Abril já é muito tarde?
Nos anos em que houve influxo elas começaram a aparecer logo no inicio de Março, sendo algumas só encontradas em Abril, mas fica a duvida se são aves que chegam em Abril ou são encontradas em Abril, isto porque a estratégia migratória delas parece ser partirem cedo e depois fazerem pausas prolongadas mais perto das áreas de reprodução.
Depois de várias "ameaças" que não deram em nada, temos novamente uma previsão de ventos de leste para a próxima semana. A altura é boa para "cenas maradas", vamos ver o que aparece.
Gonçalo Elias escreveu:Depois de várias "ameaças" que não deram em nada, temos novamente uma previsão de ventos de leste para a próxima semana. A altura é boa para "cenas maradas", vamos ver o que aparece.
Sim, mas vamos ver, a previsão também aponta para chuva, nos locais errados, por outro lado o ano passado por esta altura também parecia que já tinha fechado a loja e foi o que foi.
Não sei se isto terá a ver com os ventos de leste, mas hoje de manhã eu e o Lars vimos um bando de 6 (!) Oriolus oriolus perto da barragem da Bravura em Lagos. Primeiro passaram dois, logo a seguir mais quatro. Estavam a voar para nordeste, pousaram brevemente nuns eucaliptos e depois seguiram viagem. Nunca tinha visto bandos desta espécie nem fazia ideia que ocorriam
vamos ver o que acontece nos próximos dias. por aqui para já nada, de migradores só limicolas
A migração este ano está uma loucura, o levante está intenso no Algarve e vai continuar mais uns dias ao que parece...
Gonçalo Elias escreveu:A migração este ano está uma loucura, o levante está intenso no Algarve e vai continuar mais uns dias ao que parece...
pois, pois... sim, sim.. eu continuo sem ver um chasco...
pedro121 escreveu:Gonçalo Elias escreveu:A migração este ano está uma loucura, o levante está intenso no Algarve e vai continuar mais uns dias ao que parece...
pois, pois... sim, sim.. eu continuo sem ver um chasco...
Costumas tê-los aí na Primavera?
Repara que em Portugal existe um conflito entre os ventos de leste que sopram do Mediterrâneo e os ventos de noroeste que vêm do Atlântico; quanto mais nos afastamos do Mediterrâneo, maios a influência do noroeste...
Num ano bom apanho alguns, houve um ano em que o Carvoeiro estava forrado de Chascos-cinzentos, mas normalmente aqui o que acontece é aparecerem Picanços-barreteiros todos os anos, e nalguns anos temos sorte e dá chascos e toutinegras-de-bigode.
Este ano já houve Picanços, mas não agora, o que apareceu foi um Rabiruivo, o que na primavera só me tinha acontecido um ano.
Este ano já houve Picanços, mas não agora, o que apareceu foi um Rabiruivo, o que na primavera só me tinha acontecido um ano.
Gonçalo Elias escreveu: Oriolus oriolus Nunca tinha visto bandos desta espécie nem fazia ideia que ocorriam
Durante anos, fui quase observador especializado dessa espécie. Apesar de conhecida como monogâmica e territorial, não deixa de ser algo semi-gregária na minha opinião. E sim ocorre em bandos, muito mais do que apenas familiares, até na época de nidificação.
Apesar das contendas durante essa época, especialmente ao início (mas as contendas são normais até em espécies sociais), por vezes nota-se relação menos agressiva entre casais vizinhos e a pacífica partilha de locais de alimentação. Movimento em pequenos grupos (de até 10 ind.), percorrendo orlas com boas árvores e alguns ninhos são assistidos, em termos de alimentação, por mais do que um casal.
Já encontrei 2 casais no mesmo eucaliptal (ninhos a escassos 10m) ambos defendendo qualquer um dos ninhos contra os predadores. Após um deles perder uma ninhada, as quatro aves e mais um macho cantor em plumagem imatura (5 aves pelo menos) alimentavam a prole restante no eucaliptal, em pleno Julho. O comportamento gregário é especialmente visível depois da época de cria e nos preparativos para a migração (ao fim do dia), com contactos próprios. Por vezes até 20 ou mais na mesma árvore (provavelmente toda a população mais próxima, com adultos e juvenis já independentes).
Quando me interessei por esta espécie, não tinha acesso à internet e até hoje não procurei complementar informação. Mas provavelmente quando a população é numerosa (suficiente) existe uma hierarquia durante a época de nidificação.
Vi sempre mais confusão durante a época de construção dos ninhos, e alguns casais nunca estavam "sozinhos" e sim por vezes 4-5 aves em "movimento normal" no local (nessa ocasião, eram agressivos contra qualquer outra espécies de ave).
Será mais uma espécie de colónia solta, em que depois os casais se definem no grande espaço, do que casais rivais em competição pura e constante?.
Não há espécies mais gregárias nesta família?
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Bem, continuo sem ver chascos, mas há bocado passaram-me 3 Abelharucos por cima de casa, não consegui ver se algum era persicus.
Bem, vamos ver como está amanha o carvoeiro
Bem, vamos ver como está amanha o carvoeiro
pedro121 escreveu:há bocado passaram-me 3 Abelharucos por cima de casa
Bem... ao pé da minha, há um caturra que hoje passou a tarde a tentar imitar abelharucos. Eles devem ter passado por aqui primeiro
Quanto a chascos, tenho de checar lá para os lados do Bom Sucesso se já chegaram (para ficar).
O descampado é tal, que agora há sempre outras aves maradas por lá (ou não têm onde se esconder e notam-se mais?)... vale sempre a pena investigar algo "estranho" que pouse por lá.
O descampado é tal, que agora há sempre outras aves maradas por lá (ou não têm onde se esconder e notam-se mais?)... vale sempre a pena investigar algo "estranho" que pouse por lá.
Agora é que vamos ter leste a sério
Hoje no Carvoeiro estava um melro-das-rochas, o papa-figos, 2 picanços-barreteiros e 1 chasco-cinzento
portanto o Algarve deve estar forrado de migradoras
pedro121 escreveu:Hoje no Carvoeiro estava um melro-das-rochas, o papa-figos, 2 picanços-barreteiros e 1 chasco-cinzento
E está. Há pouco nas salinas de Tavira vi a maior concentração de C. ferruginea de que tenho memória nesta época do ano (não fiz contagem mas eram muitas dezenas e nesta época costumo vê-los em quantidades bem menores).
De manhã vi várias S. turtur, 2 P. bonelli cantantes, 1 P. trochilus, 2 O. oriolus, 2 C. canorus - mas alguns destes bichos poderão ser nidificantes locais, nalguns casos é difícil distinguir.
Hoje era suposto estar vento forte mas não esteve, agora a previsão é a de que o vento forte começa amanhã.
Estou à espera de uma invasão de Chl. niger a qualquer momento.
A quantidade de ferrugineas é impressionante, nunca vi tanto ferruginea na Primavera, só esta manhã contei 55 nas salinas de Tavira e 75 nas da Fuseta. Neste momento deve haver vários milhares a passar por Portugal.
Gonçalo Elias escreveu:A quantidade de ferrugineas é impressionante, nunca vi tanto ferruginea na Primavera, só esta manhã contei 55 nas salinas de Tavira e 75 nas da Fuseta. Neste momento deve haver vários milhares a passar por Portugal.
Sim, e no meio um falcinellus...
Que fixe!! Na RNLED estavam 2 Tri tot e 2 Him him
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Helder Vieira escreveu:Que fixe!! Na RNLED estavam 2 Tri tot e 2 Him him
vai para Salreu que fazes melhor.
Por cá parece que já deu o que tinha a dar, não foi mau, mas teria sido melhor se tivesse visto a perdiz.
pedro121 escreveu:Por cá parece que já deu o que tinha a dar, não foi mau, mas teria sido melhor se tivesse visto a perdiz.
lol, a perdiz não tem muito a ver com os ventos de leste
Gonçalo Elias escreveu:
lol, a perdiz não tem muito a ver com os ventos de leste
A perdiz-do-mar tem tudo a ver com os ventos. fica-me atravessada, foi uma questão de menos de dois minutos! raios!
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4