Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Maia

+5
lameiras
João Ferreira
alcedo
Flávio Oliveira
paulo dias
9 participantes

Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Seg Jan 23, 2012 4:41 pm

Boas
Inicio este tópico com o objectivo de concentrar informação (actual e não só) do concelho onde vivo à 12 anos que sofreu e continua a sofrer mudanças radicais, locais com algum interesse orni (e não só) que correm o risco de desaparecer.
Hoje visitei durante 1 hora na zona dos Maninhos, um local que já conheço à + 10 anos. Um troço de 400m de uma linha de água anónima (pelo menos para mim) que mais parece um esgoto a céu aberto. A montante está encanada, encaixada numa zona de grande pressão urbanística, com uma galeria ripicola onde predomina o salgueiro e com amieiros, freixos, carvalhos, sobreiros (penso que azinheiras) além do pinheiro bravo e eucaliptos (entre outras espécies), lixo e entulho também têm com fartura local pouco aprazível mas com algum interesse.

Hoje observei:
- Tentilhão
- Chapim-rabilongo
- Pega
- Gaio
- Pardal-comum
- Rabirruivo
- Pombo-torcaz
- Alvéola-cinzenta
- Carriça
- Felosa-comum
- Pisco-de-peito-ruivo
- Melro
- Estrelinha-real
- Periquito-de-colar (1 IND.)
- Papa-moscas-(preto?) observei-o durante alguns segundos 1 ind., fiquei bastante surpreendido
M1 - Maninhos, Maia
LOCAL: Maia 54915604
Boas observações




paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Ter Jan 24, 2012 9:32 am

Boas
Apesar de ter perdido vários registos (entre os mais antigos) ainda tenho acrescentar:
-Toutinegra-de-barrete-preto
-Toutinegra-de-cabeça-preta
-Chapim-real
-Chapim-preto
-Chapim-azul
-Rola-turca
-Chamariz
-Bico-de-lacre
-Verdilhão
-Alvéola-branca
-Galinha-de-água 1 ind. pela primeira e única até hoje vi a trepar a vegetação
-Águia-de-asa-redonda
-Peneireiro-comum
-Pica-pau-malhado-grande
-And.-das-chaminés
-And.-dos-beirais
-And.-preto
-Felosa-musical
-Trepadeira-comum
-Pardal-montês
-Estorninho-preto
-Estorninho-malhado

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Jan 24, 2012 3:44 pm

Quem viu o que era este concelho, como eu ainda tive oportunidade de ver quando era menino, e olha hoje para o que temos...
Já me tem acontecido deixar de passar durante alguns meses em certas zonas e, quando torno a passar, tenho a sensação de que estou a entrar numa zona de guerra.
É por isso que me dá vontade de rir quando ouço as pessoas falarem do chamado Parque da Cidade em Avioso.
Há 50 anos atrás a diversidade ornitológica neste concelho devia ser digna de se ver Sad
Qualquer dia hei-de colocar aqui fotografias aéreas da década de 1950 que seguramente vão deixar muita gente admirada.
Mas como diria algum iluminado que se lembrou do slogan: "Sorria, está na Maia!" A mim, por acaso, dá-me vontade de chorar...
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por alcedo Ter Jan 24, 2012 4:00 pm

Há 50 não digo, mas há 30 e tal (quando comecei nestas andanças) em muitas zonas do Norte estava-se bem pior do que agora em termos de aves. Rapinas, para as ver só empalhada,s aquáticas quase desaparecidas das praias e estuários, gralhas pegas e gaios envenenados com estriquinina, gaivotas apanhadas com anzóis e cozinhadas, vendiam-se passarinhos fritos em alguns tascos. Aos Domingos na feira dos passarinhos, ao lado da estação de S. Bento no Porto, vendiam-se centenas de pintassilgos e comprava-se o que se quisesse desde um peneireiro, a uma ninhada de pica-paus, passando por um papagaio ou uma pega "destravada" ali na ocasião.
Concordo perfeitamente com a tua ideia da destruição da paisagem, com a desordenação do território, mas as coisas também tiveram melhoras, a catraiada já não anda aos ninhos as rapinas já não são "tão" perseguidas, os estuários estão cheios de vida, e uma nova geração interessa-se pelas aves. Em suma, aprendi com os anos a não ser pessimista, mas tenho saudades de muitos sítios magníficos, sacrificados a uma ideia estúpida de progresso, que nos levou aonde estamos
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por João Ferreira Qua Jan 25, 2012 3:55 am

Concordo com o Alcedo, pela minha experiencia, também acho que agora (na grande maioria das espécies) existem mais aves, nunca vi tantas rapinas por aqui como agora, inclusive dentro das Vilas e Cidades. Não vai há dez anos conhecia pessoal que tinha 40 D. Fafes em cativeiro, e todos os anos se dedicavam a apanhar mais, para não falar em Pintassilgos e Lugres, estes últimos mais fáceis de ver em cativeiro que em liberdade. nAinda hoje existe por aqui um mecanico que têm um Corvo na oficina. Não deixando no entanto o Flávio de ter razão.
Abraço
João
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Seg Jan 30, 2012 6:58 pm

Boas
O interesse deste tópico é essencialmente local, e serve de exemplo de milhares de micro-locais urbanos e suburbanos que são esquecidos e desprezados servindo de lixeira, de esgoto a céu aberto de ponto da pequena marginalidade que podiam e deveriam ser protegidos e recuperados. Os "parques da cidade" os "espaços verdes", "jardins", "percursos pedestres" as "ecopistas" e "hortas urbanas" obviamente ao serem planeadas deveriam aproveitar muitos destes locais que têm pré-condições (mais ou menos) naturais em vez de andarem a criar relvados (nada verdes) com laguinhos e repuxos, cisnes e patinhos e lindas árvores exóticas.
O próximo local explorei nos últimos dias (28 e 30 Jan.), nas margens do rio Leça (entre a Estalagem Via Norte e a Jardiland), tecnicamente fica em Matosinhos só a jusante da pte de Barreiros pertence ao concelho da Maia (mrg drt).
LOCAL: Maia 74065193


No dia 28 Jan.:
- Garça-boeira
- Pato-real
- Peneireiro
- Águia-de-asa-redonda
- Galinha-d`água
- Maçarico-das-rochas
- Pombo-torcaz
- Rola-turca
- Pica-pau-malhado-grande
- Alvéola-cinzenta
- Alvéola-branca
- Carriça
- Ferreirinha
- Pisco-de-peito-ruivo
- Rabirruivo
- Melro
- Tordo-pinto
- Toutinegra-de-barrete-preto
- Felosa-comum
- Chapim-real
- Pega
- Gaio
- Estorninho-preto
- Pardal-comum
- Tentilhão
- Bico-de-lacre

No dia 30 Jan. observei mais estas:
- Garça-branca-pequena
- Gavião
- Gaivota-de-patas-amarelas
- Rouxinol-bravo
- Chapim-azul
- Trepadeira-comum
- Verdilhão
- Chamariz

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por lameiras Ter Jan 31, 2012 3:37 am

Muito interessante o que contam desses micro-locais.
Alcedo, o que escreveste devia ser emoldurado. Não conheço o que relatas mas concordo com o que dizes, sobretudo no anti-negativismo.
Abraço
lameiras
lameiras

Número de Mensagens : 1406
Idade : 45
Local : Anadia
Data de inscrição : 19/03/2011

http://olhares.com/ndre

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Jan 31, 2012 8:29 am

Ora bem, a minha intenção ao escrever o post anterior era, antes de mais, denunciar o total desprezo pelo património natural neste concelho. A minha referência à diversidade de aves prende-se com os habitats que aqui existiam há 50 anos e que, seguramente, propiciavam a sua existência em abundância, pois todo o concelho era coberto por floresta e campos agrícolas. É claro que o respeito pelas mesmas era, possivelmente, menor, até porque as crianças não ficavam fechadas na escola de manhã à noite (se é que iam à escola) e não havia consolas de jogos, entre outras causas. Mas o próprio facto de existir muita captura de aves atesta a sua abundância.
Posso concordar que hoje exista maior abundância de aves, e fauna em geral, mas isso acontece apenas em locais que desde há muito têm um estatuto de protecção. Voltando à Maia, lembro-me de ver milhafres e águia-de-asa-redonda a sobrevoar a minha zona de residência com alguma regularidade há 25 anos e sei que eram ainda mais frequentes em tempos anteriores. Hoje em dia isso não acontece, de todo.
E a delapidação não foi só em termos de paisagens/ecossistemas. Aqui existiam dos melhores solos agrícolas de toda a região, encontrando-se hoje em dia completamente destruídos e ocupados por cimento. E em prol de quê? Como disse o alcedo, de "uma ideia estúpida de progresso".

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Ter Jan 31, 2012 3:35 pm

Boas
Nestas minhas andanças pelas margens do Leça detectei indícios de uma possível (mas muito pouco provável) presença de lontras. Alguém tem infos sobre a espécie no local (antigas ou actuais).

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por Camilo Carneiro Qua Fev 01, 2012 6:56 am

Olá Paulo

Eu não tenho informação alguma sobre a presença ou ausência de lontras no Leça. Mas a que indícios te referes?
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Qua Fev 01, 2012 11:23 am

Boas Camilo
Essencialmente aquelas "rampas" na vegetação e lama nas margens, assim como os trilhos paralelos ao rio que terminam nessas "rampas" com a vegetação "assapada" e húmida formando um trilho bem definido, como se o animal arrasta-se o corpo (patas curtas e corpo longo?). Em bom rigor eu não sei se esta última "evidência" é típica da espécie (acredito que sim ou talvez não). Os indícios são muito limitados (não vi excrementos, pegadas, marcas da cauda na lama, restos das refeições, etc) e neste caso localizados (poucas dezenas de metros) e se pensarmos que estamos a falar do rio Leça e da sua péssima qualidade da água (não vi um único peixe) presumo (para minha tristeza) que seja muito pouco provável a sua presença.

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Qua Fev 01, 2012 3:39 pm

Boas
Relativamente à presença de lontras no Leça (e no Ferreira) encontrei isto
http://www.valongoambiental.com/files/Valongo_Natura_11.pdf
Desculpem ter saído do âmbito desta sala

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por HL Qua Fev 01, 2012 4:21 pm

Olá a todos,
o Camilo apontou-me para este tópico devido ao tema da lontra no leça e à foto que está no boletim informativo que o Paulo Dias linkou na resposta anterior. Sem querer sair mais do âmbito para o qual o tópico foi criado, queria acrescentar que a fotografia do animal que aparece nesse boletim informativo (pelo que percebi do texto é referente à observação feita no rio ferreira), trata-se ,a meu ver, de um visão (Mustela vison). Quanto à outra observação que tb consta do boletim, sem mais informação fica a dúvida.
HL
HL

Número de Mensagens : 1452
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por Rafael Matias Qua Fev 01, 2012 6:08 pm

Sim, concordo completamente, é um visão-americano (exótica). Vê-se até o queixinho branco... Entre outra coisas, a lontra tem o focinho muito mais largo e espalmado e uma côr diferente.

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por Camilo Carneiro Sex Fev 03, 2012 3:55 pm

Boa noite

Só para acrescentar a Sylvia melanocephala à lista do Paulo Dias da área do Leça. Observei lá hoje com o Hugo Lousa.
E ainda encontramos uma moeda de 100 escudos!! affraid
Camilo Carneiro
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Data de inscrição : 22/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Ter Fev 14, 2012 1:38 pm

Boas
No dia 11 Fev 2011 passei no Leça (junto da Jardiland) observei uma fêmea de pica-pau-malhado-grande (já referenciado no local), só agora verifiquei que desde o dia 28 Jan tenho + 2 espécies:
- Chapim-rabilongo
- Chapim-preto
Vou puxar o tema lontra/vison, mamíferos no Leça para a sala "Ambiente".

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Sáb Mar 10, 2012 4:02 pm

Boas
paulo dias escreveu:Boas
Hoje observei:
- Tentilhão
- Chapim-rabilongo
- Pega
- Gaio
- Pardal-comum
- Rabirruivo
- Pombo-torcaz
- Alvéola-cinzenta
- Carriça
- Felosa-comum
- Pisco-de-peito-ruivo
- Melro
- Estrelinha-real
- Periquito-de-colar (1 IND.)
- Papa-moscas-(preto?) observei-o durante alguns segundos 1 ind., fiquei bastante surpreendido
M1 - Maninhos, Maia
LOCAL: Maia 54915604
Boas observações
paulo dias escreveu:Boas
Apesar de ter perdido vários registos (entre os mais antigos) ainda tenho acrescentar:
-Toutinegra-de-barrete-preto
-Toutinegra-de-cabeça-preta
-Chapim-real
-Chapim-preto
-Chapim-azul
-Rola-turca
-Chamariz
-Bico-de-lacre
-Verdilhão
-Alvéola-branca
-Galinha-de-água 1 ind. pela primeira e única até hoje vi a trepar a vegetação
-Águia-de-asa-redonda
-Peneireiro-comum
-Pica-pau-malhado-grande
-And.-das-chaminés
-And.-dos-beirais
-And.-preto
-Felosa-musical
-Trepadeira-comum
-Pardal-montês
-Estorninho-preto
-Estorninho-malhado
Boas observações
Hoje passei por lá e encontrei um pequeno bando de Riparia riparia e 1 galinha- -d`agua, de 20 espécies no total mais um pequeno "bando" de morcegos.

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Mais provisório

Mensagem por paulo dias Sáb Mar 24, 2012 11:56 am

Boas
Penso que não existe nenhum topic para o Parque de Avioso na Maia (resolvi inserir aqui apesar de não estar inserido na malha urbana de nenhuma cidade).
Observações de21Mar2012:

- Chapim-rabilongo
- Toutinegra-de-barrete
- Alvéola-branca
- Melro
- Tordo-pinto
- Pato-real
- Verdilhão
- Chamariz
- Petinha-dos-prados
- Pardal-comum
- Rabirruivo
- Garça-real
- Gaio
- Cartaxo-comum
- Trepadeira-comum
- Pisco-de-peito-ruivo
- Tentilhão
- Águia-de-asa-redonda
- Gaivota-de-patas-amarelas
- Pombo-torcaz
- Rola-turca
- Andorinha-das-chaminés
- Águia-cobreira ou Águia-de- Bonelli juv. (possivelmente Bonelli)

Registos anteriores:

- Chapim-real
- Tordoveia
- Toutinegra-de-cabeça-preta
- Carriça
- Chapim-preto
- Chapim-azul
- Cartaxo-comum

Aproveito para divulgar este excelente Blog dedicado a este Parque
http://parquedeavioso.blogspot.pt/

Também já observei ouriço-cacheiro (minha última observação é de 2008 !!!!!), répteis (lagarto-de-água, lagartixa-de-bocage, etc), anfíbios (rã-verde, tritão-de-ventre-laranja), etc...
Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Mar 26, 2012 1:35 pm

paulo parece-me que já consegui transferir a mensagem para o tópico correcto. Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por Flávio Oliveira Dom Jun 03, 2012 4:44 pm

Hoje ao início da noite confirmei a presença do noitibó-cinzento no extremo norte do concelho da Maia em eucaliptal esparso (em recuperação de fogo). A espécie já havia sido referenciada no último atlas das nidificantes na quadricula a que pertence a freguesia em questão.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por paulo dias Ter Set 18, 2012 1:36 pm

Boas

Hoje fui surpreendido por um guarda-rios na zona industrial da Maia (mais precisamente na Via Francisco de Sá Carneiro, junto dos CTT), voou mais de 50 m ao longo desta movimentada estrada e embrenhou-se por um eucaliptal. Só por se tratar de uma espécie inconfundível é que eu não coloco a sua id em causa, já que o local é completamente insóito e desforável. De memória acho que é o meu 1º registo em todo o concelho da Maia, mas devo salientar que um amigo que vive junto ao rio Leça (Milheirós) já observou vários.

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Maia Empty Re: LOCAL: Maia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos