LOCAL: Maia
+5
lameiras
João Ferreira
alcedo
Flávio Oliveira
paulo dias
9 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
LOCAL: Maia
Boas
Inicio este tópico com o objectivo de concentrar informação (actual e não só) do concelho onde vivo à 12 anos que sofreu e continua a sofrer mudanças radicais, locais com algum interesse orni (e não só) que correm o risco de desaparecer.
Hoje visitei durante 1 hora na zona dos Maninhos, um local que já conheço à + 10 anos. Um troço de 400m de uma linha de água anónima (pelo menos para mim) que mais parece um esgoto a céu aberto. A montante está encanada, encaixada numa zona de grande pressão urbanística, com uma galeria ripicola onde predomina o salgueiro e com amieiros, freixos, carvalhos, sobreiros (penso que azinheiras) além do pinheiro bravo e eucaliptos (entre outras espécies), lixo e entulho também têm com fartura local pouco aprazível mas com algum interesse.
Hoje observei:
- Tentilhão
- Chapim-rabilongo
- Pega
- Gaio
- Pardal-comum
- Rabirruivo
- Pombo-torcaz
- Alvéola-cinzenta
- Carriça
- Felosa-comum
- Pisco-de-peito-ruivo
- Melro
- Estrelinha-real
- Periquito-de-colar (1 IND.)
- Papa-moscas-(preto?) observei-o durante alguns segundos 1 ind., fiquei bastante surpreendido
M1 - Maninhos, Maia
Boas observações
Inicio este tópico com o objectivo de concentrar informação (actual e não só) do concelho onde vivo à 12 anos que sofreu e continua a sofrer mudanças radicais, locais com algum interesse orni (e não só) que correm o risco de desaparecer.
Hoje visitei durante 1 hora na zona dos Maninhos, um local que já conheço à + 10 anos. Um troço de 400m de uma linha de água anónima (pelo menos para mim) que mais parece um esgoto a céu aberto. A montante está encanada, encaixada numa zona de grande pressão urbanística, com uma galeria ripicola onde predomina o salgueiro e com amieiros, freixos, carvalhos, sobreiros (penso que azinheiras) além do pinheiro bravo e eucaliptos (entre outras espécies), lixo e entulho também têm com fartura local pouco aprazível mas com algum interesse.
Hoje observei:
- Tentilhão
- Chapim-rabilongo
- Pega
- Gaio
- Pardal-comum
- Rabirruivo
- Pombo-torcaz
- Alvéola-cinzenta
- Carriça
- Felosa-comum
- Pisco-de-peito-ruivo
- Melro
- Estrelinha-real
- Papa-moscas-(preto?) observei-o durante alguns segundos 1 ind., fiquei bastante surpreendido
M1 - Maninhos, Maia
Boas observações
paulo dias- Número de Mensagens : 747
Re: LOCAL: Maia
Boas
Apesar de ter perdido vários registos (entre os mais antigos) ainda tenho acrescentar:
-Toutinegra-de-barrete-preto
-Toutinegra-de-cabeça-preta
-Chapim-real
-Chapim-preto
-Chapim-azul
-Rola-turca
-Chamariz
-Bico-de-lacre
-Verdilhão
-Alvéola-branca
-Galinha-de-água 1 ind. pela primeira e única até hoje vi a trepar a vegetação
-Águia-de-asa-redonda
-Peneireiro-comum
-Pica-pau-malhado-grande
-And.-das-chaminés
-And.-dos-beirais
-And.-preto
-Felosa-musical
-Trepadeira-comum
-Pardal-montês
-Estorninho-preto
-Estorninho-malhado
Boas observações
Apesar de ter perdido vários registos (entre os mais antigos) ainda tenho acrescentar:
-Chapim-real
-Chapim-preto
-Chapim-azul
-Rola-turca
-Chamariz
-Bico-de-lacre
-Verdilhão
-Alvéola-branca
-Águia-de-asa-redonda
-Peneireiro-comum
-Pica-pau-malhado-grande
-And.-das-chaminés
-And.-dos-beirais
-And.-preto
-Felosa-musical
-Trepadeira-comum
-Pardal-montês
-Estorninho-preto
-Estorninho-malhado
Boas observações
Quem viu o que era este concelho, como eu ainda tive oportunidade de ver quando era menino, e olha hoje para o que temos...
Já me tem acontecido deixar de passar durante alguns meses em certas zonas e, quando torno a passar, tenho a sensação de que estou a entrar numa zona de guerra.
É por isso que me dá vontade de rir quando ouço as pessoas falarem do chamado Parque da Cidade em Avioso.
Há 50 anos atrás a diversidade ornitológica neste concelho devia ser digna de se ver
Qualquer dia hei-de colocar aqui fotografias aéreas da década de 1950 que seguramente vão deixar muita gente admirada.
Mas como diria algum iluminado que se lembrou do slogan: "Sorria, está na Maia!" A mim, por acaso, dá-me vontade de chorar...
Já me tem acontecido deixar de passar durante alguns meses em certas zonas e, quando torno a passar, tenho a sensação de que estou a entrar numa zona de guerra.
É por isso que me dá vontade de rir quando ouço as pessoas falarem do chamado Parque da Cidade em Avioso.
Há 50 anos atrás a diversidade ornitológica neste concelho devia ser digna de se ver
Qualquer dia hei-de colocar aqui fotografias aéreas da década de 1950 que seguramente vão deixar muita gente admirada.
Mas como diria algum iluminado que se lembrou do slogan: "Sorria, está na Maia!" A mim, por acaso, dá-me vontade de chorar...
Flávio Oliveira- Número de Mensagens : 605
Local : Maia
Há 50 não digo, mas há 30 e tal (quando comecei nestas andanças) em muitas zonas do Norte estava-se bem pior do que agora em termos de aves. Rapinas, para as ver só empalhada,s aquáticas quase desaparecidas das praias e estuários, gralhas pegas e gaios envenenados com estriquinina, gaivotas apanhadas com anzóis e cozinhadas, vendiam-se passarinhos fritos em alguns tascos. Aos Domingos na feira dos passarinhos, ao lado da estação de S. Bento no Porto, vendiam-se centenas de pintassilgos e comprava-se o que se quisesse desde um peneireiro, a uma ninhada de pica-paus, passando por um papagaio ou uma pega "destravada" ali na ocasião.
Concordo perfeitamente com a tua ideia da destruição da paisagem, com a desordenação do território, mas as coisas também tiveram melhoras, a catraiada já não anda aos ninhos as rapinas já não são "tão" perseguidas, os estuários estão cheios de vida, e uma nova geração interessa-se pelas aves. Em suma, aprendi com os anos a não ser pessimista, mas tenho saudades de muitos sítios magníficos, sacrificados a uma ideia estúpida de progresso, que nos levou aonde estamos
Concordo perfeitamente com a tua ideia da destruição da paisagem, com a desordenação do território, mas as coisas também tiveram melhoras, a catraiada já não anda aos ninhos as rapinas já não são "tão" perseguidas, os estuários estão cheios de vida, e uma nova geração interessa-se pelas aves. Em suma, aprendi com os anos a não ser pessimista, mas tenho saudades de muitos sítios magníficos, sacrificados a uma ideia estúpida de progresso, que nos levou aonde estamos
alcedo- Número de Mensagens : 2232
Local : Póvoa de Varzim
Concordo com o Alcedo, pela minha experiencia, também acho que agora (na grande maioria das espécies) existem mais aves, nunca vi tantas rapinas por aqui como agora, inclusive dentro das Vilas e Cidades. Não vai há dez anos conhecia pessoal que tinha 40 D. Fafes em cativeiro, e todos os anos se dedicavam a apanhar mais, para não falar em Pintassilgos e Lugres, estes últimos mais fáceis de ver em cativeiro que em liberdade. nAinda hoje existe por aqui um mecanico que têm um Corvo na oficina. Não deixando no entanto o Flávio de ter razão.
Abraço
João
Abraço
João
João Ferreira- Número de Mensagens : 802
Local : Vila Real
Boas
O interesse deste tópico é essencialmente local, e serve de exemplo de milhares de micro-locais urbanos e suburbanos que são esquecidos e desprezados servindo de lixeira, de esgoto a céu aberto de ponto da pequena marginalidade que podiam e deveriam ser protegidos e recuperados. Os "parques da cidade" os "espaços verdes", "jardins", "percursos pedestres" as "ecopistas" e "hortas urbanas" obviamente ao serem planeadas deveriam aproveitar muitos destes locais que têm pré-condições (mais ou menos) naturais em vez de andarem a criar relvados (nada verdes) com laguinhos e repuxos, cisnes e patinhos e lindas árvores exóticas.
O próximo local explorei nos últimos dias (28 e 30 Jan.), nas margens do rio Leça (entre a Estalagem Via Norte e a Jardiland), tecnicamente fica em Matosinhos só a jusante da pte de Barreiros pertence ao concelho da Maia (mrg drt).
No dia 28 Jan.:
- Garça-boeira
- Pato-real
- Peneireiro
- Águia-de-asa-redonda
- Galinha-d`água
- Maçarico-das-rochas
- Pombo-torcaz
- Rola-turca
- Pica-pau-malhado-grande
- Alvéola-cinzenta
- Alvéola-branca
- Carriça
- Ferreirinha
- Pisco-de-peito-ruivo
- Rabirruivo
- Melro
- Tordo-pinto
- Toutinegra-de-barrete-preto
- Felosa-comum
- Chapim-real
- Pega
- Gaio
- Estorninho-preto
- Pardal-comum
- Tentilhão
- Bico-de-lacre
No dia 30 Jan. observei mais estas:
- Garça-branca-pequena
- Gavião
- Gaivota-de-patas-amarelas
- Rouxinol-bravo
- Chapim-azul
- Trepadeira-comum
- Verdilhão
- Chamariz
Boas observações
O interesse deste tópico é essencialmente local, e serve de exemplo de milhares de micro-locais urbanos e suburbanos que são esquecidos e desprezados servindo de lixeira, de esgoto a céu aberto de ponto da pequena marginalidade que podiam e deveriam ser protegidos e recuperados. Os "parques da cidade" os "espaços verdes", "jardins", "percursos pedestres" as "ecopistas" e "hortas urbanas" obviamente ao serem planeadas deveriam aproveitar muitos destes locais que têm pré-condições (mais ou menos) naturais em vez de andarem a criar relvados (nada verdes) com laguinhos e repuxos, cisnes e patinhos e lindas árvores exóticas.
O próximo local explorei nos últimos dias (28 e 30 Jan.), nas margens do rio Leça (entre a Estalagem Via Norte e a Jardiland), tecnicamente fica em Matosinhos só a jusante da pte de Barreiros pertence ao concelho da Maia (mrg drt).
No dia 28 Jan.:
- Garça-boeira
- Pato-real
- Peneireiro
- Águia-de-asa-redonda
- Galinha-d`água
- Maçarico-das-rochas
- Pombo-torcaz
- Rola-turca
- Pica-pau-malhado-grande
- Alvéola-cinzenta
- Alvéola-branca
- Carriça
- Ferreirinha
- Pisco-de-peito-ruivo
- Rabirruivo
- Melro
- Tordo-pinto
- Toutinegra-de-barrete-preto
- Felosa-comum
- Chapim-real
- Pega
- Gaio
- Estorninho-preto
- Pardal-comum
- Tentilhão
- Bico-de-lacre
No dia 30 Jan. observei mais estas:
- Garça-branca-pequena
- Gavião
- Rouxinol-bravo
- Chapim-azul
- Trepadeira-comum
- Verdilhão
- Chamariz
Boas observações
Muito interessante o que contam desses micro-locais.
Alcedo, o que escreveste devia ser emoldurado. Não conheço o que relatas mas concordo com o que dizes, sobretudo no anti-negativismo.
Abraço
Alcedo, o que escreveste devia ser emoldurado. Não conheço o que relatas mas concordo com o que dizes, sobretudo no anti-negativismo.
Abraço
Ora bem, a minha intenção ao escrever o post anterior era, antes de mais, denunciar o total desprezo pelo património natural neste concelho. A minha referência à diversidade de aves prende-se com os habitats que aqui existiam há 50 anos e que, seguramente, propiciavam a sua existência em abundância, pois todo o concelho era coberto por floresta e campos agrícolas. É claro que o respeito pelas mesmas era, possivelmente, menor, até porque as crianças não ficavam fechadas na escola de manhã à noite (se é que iam à escola) e não havia consolas de jogos, entre outras causas. Mas o próprio facto de existir muita captura de aves atesta a sua abundância.
Posso concordar que hoje exista maior abundância de aves, e fauna em geral, mas isso acontece apenas em locais que desde há muito têm um estatuto de protecção. Voltando à Maia, lembro-me de ver milhafres e águia-de-asa-redonda a sobrevoar a minha zona de residência com alguma regularidade há 25 anos e sei que eram ainda mais frequentes em tempos anteriores. Hoje em dia isso não acontece, de todo.
E a delapidação não foi só em termos de paisagens/ecossistemas. Aqui existiam dos melhores solos agrícolas de toda a região, encontrando-se hoje em dia completamente destruídos e ocupados por cimento. E em prol de quê? Como disse o alcedo, de "uma ideia estúpida de progresso".
Posso concordar que hoje exista maior abundância de aves, e fauna em geral, mas isso acontece apenas em locais que desde há muito têm um estatuto de protecção. Voltando à Maia, lembro-me de ver milhafres e águia-de-asa-redonda a sobrevoar a minha zona de residência com alguma regularidade há 25 anos e sei que eram ainda mais frequentes em tempos anteriores. Hoje em dia isso não acontece, de todo.
E a delapidação não foi só em termos de paisagens/ecossistemas. Aqui existiam dos melhores solos agrícolas de toda a região, encontrando-se hoje em dia completamente destruídos e ocupados por cimento. E em prol de quê? Como disse o alcedo, de "uma ideia estúpida de progresso".
Boas
Nestas minhas andanças pelas margens do Leça detectei indícios de uma possível (mas muito pouco provável) presença de lontras. Alguém tem infos sobre a espécie no local (antigas ou actuais).
Boas observações
Nestas minhas andanças pelas margens do Leça detectei indícios de uma possível (mas muito pouco provável) presença de lontras. Alguém tem infos sobre a espécie no local (antigas ou actuais).
Boas observações
Olá Paulo
Eu não tenho informação alguma sobre a presença ou ausência de lontras no Leça. Mas a que indícios te referes?
Eu não tenho informação alguma sobre a presença ou ausência de lontras no Leça. Mas a que indícios te referes?
Camilo Carneiro- Número de Mensagens : 124
Boas Camilo
Essencialmente aquelas "rampas" na vegetação e lama nas margens, assim como os trilhos paralelos ao rio que terminam nessas "rampas" com a vegetação "assapada" e húmida formando um trilho bem definido, como se o animal arrasta-se o corpo (patas curtas e corpo longo?). Em bom rigor eu não sei se esta última "evidência" é típica da espécie (acredito que sim ou talvez não). Os indícios são muito limitados (não vi excrementos, pegadas, marcas da cauda na lama, restos das refeições, etc) e neste caso localizados (poucas dezenas de metros) e se pensarmos que estamos a falar do rio Leça e da sua péssima qualidade da água (não vi um único peixe) presumo (para minha tristeza) que seja muito pouco provável a sua presença.
Boas observações
Essencialmente aquelas "rampas" na vegetação e lama nas margens, assim como os trilhos paralelos ao rio que terminam nessas "rampas" com a vegetação "assapada" e húmida formando um trilho bem definido, como se o animal arrasta-se o corpo (patas curtas e corpo longo?). Em bom rigor eu não sei se esta última "evidência" é típica da espécie (acredito que sim ou talvez não). Os indícios são muito limitados (não vi excrementos, pegadas, marcas da cauda na lama, restos das refeições, etc) e neste caso localizados (poucas dezenas de metros) e se pensarmos que estamos a falar do rio Leça e da sua péssima qualidade da água (não vi um único peixe) presumo (para minha tristeza) que seja muito pouco provável a sua presença.
Boas observações
Boas
Relativamente à presença de lontras no Leça (e no Ferreira) encontrei isto
http://www.valongoambiental.com/files/Valongo_Natura_11.pdf
Desculpem ter saído do âmbito desta sala
Boas observações
Relativamente à presença de lontras no Leça (e no Ferreira) encontrei isto
http://www.valongoambiental.com/files/Valongo_Natura_11.pdf
Desculpem ter saído do âmbito desta sala
Boas observações
Olá a todos,
o Camilo apontou-me para este tópico devido ao tema da lontra no leça e à foto que está no boletim informativo que o Paulo Dias linkou na resposta anterior. Sem querer sair mais do âmbito para o qual o tópico foi criado, queria acrescentar que a fotografia do animal que aparece nesse boletim informativo (pelo que percebi do texto é referente à observação feita no rio ferreira), trata-se ,a meu ver, de um visão (Mustela vison). Quanto à outra observação que tb consta do boletim, sem mais informação fica a dúvida.
o Camilo apontou-me para este tópico devido ao tema da lontra no leça e à foto que está no boletim informativo que o Paulo Dias linkou na resposta anterior. Sem querer sair mais do âmbito para o qual o tópico foi criado, queria acrescentar que a fotografia do animal que aparece nesse boletim informativo (pelo que percebi do texto é referente à observação feita no rio ferreira), trata-se ,a meu ver, de um visão (Mustela vison). Quanto à outra observação que tb consta do boletim, sem mais informação fica a dúvida.
Sim, concordo completamente, é um visão-americano (exótica). Vê-se até o queixinho branco... Entre outra coisas, a lontra tem o focinho muito mais largo e espalmado e uma côr diferente.
Boa noite
Só para acrescentar a Sylvia melanocephala à lista do Paulo Dias da área do Leça. Observei lá hoje com o Hugo Lousa.
E ainda encontramos uma moeda de 100 escudos!!
Só para acrescentar a Sylvia melanocephala à lista do Paulo Dias da área do Leça. Observei lá hoje com o Hugo Lousa.
E ainda encontramos uma moeda de 100 escudos!!
Camilo Carneiro- Número de Mensagens : 124
Boas
No dia 11 Fev 2011 passei no Leça (junto da Jardiland) observei uma fêmea de pica-pau-malhado-grande (já referenciado no local), só agora verifiquei que desde o dia 28 Jan tenho + 2 espécies:
- Chapim-rabilongo
- Chapim-preto
Vou puxar o tema lontra/vison, mamíferos no Leça para a sala "Ambiente".
Boas observações
No dia 11 Fev 2011 passei no Leça (junto da Jardiland) observei uma fêmea de pica-pau-malhado-grande (já referenciado no local), só agora verifiquei que desde o dia 28 Jan tenho + 2 espécies:
- Chapim-rabilongo
- Chapim-preto
Vou puxar o tema lontra/vison, mamíferos no Leça para a sala "Ambiente".
Boas observações
Boas
Boas observações
paulo dias escreveu:Boas
Hoje observei:
- Tentilhão
- Chapim-rabilongo
- Pega
- Gaio
- Pardal-comum
- Rabirruivo
- Pombo-torcaz
- Alvéola-cinzenta
- Carriça
- Felosa-comum
- Pisco-de-peito-ruivo
- Melro
- Estrelinha-real
M1 - Maninhos, Maia
Boas observações
Hoje passei por lá e encontrei um pequeno bando de Riparia riparia e 1 galinha- -d`agua, de 20 espécies no total mais um pequeno "bando" de morcegos.paulo dias escreveu:Boas
-Chapim-real
-Chapim-preto
-Chapim-azul
-Rola-turca
-Chamariz
-Bico-de-lacre
-Verdilhão
-Alvéola-branca
-Águia-de-asa-redonda
-Peneireiro-comum
-Pica-pau-malhado-grande
-And.-das-chaminés
-And.-dos-beirais
-And.-preto
-Felosa-musical
-Trepadeira-comum
-Pardal-montês
-Estorninho-preto
-Estorninho-malhado
Boas observações
Boas observações
Mais provisório
Boas
Penso que não existe nenhum topic para o Parque de Avioso na Maia (resolvi inserir aqui apesar de não estar inserido na malha urbana de nenhuma cidade).
Observações de21Mar2012:
- Chapim-rabilongo
- Toutinegra-de-barrete
- Alvéola-branca
- Melro
- Tordo-pinto
- Pato-real
- Verdilhão
- Chamariz
- Petinha-dos-prados
- Pardal-comum
- Rabirruivo
- Garça-real
- Gaio
- Cartaxo-comum
- Trepadeira-comum
- Pisco-de-peito-ruivo
- Tentilhão
- Águia-de-asa-redonda
- Pombo-torcaz
- Rola-turca
- Andorinha-das-chaminés
- Águia-cobreira ou Águia-de- Bonelli juv. (possivelmente Bonelli)
Registos anteriores:
- Chapim-real
- Tordoveia
- Toutinegra-de-cabeça-preta
- Carriça
- Chapim-preto
- Chapim-azul
- Cartaxo-comum
Aproveito para divulgar este excelente Blog dedicado a este Parque
http://parquedeavioso.blogspot.pt/
Também já observei ouriço-cacheiro (minha última observação é de 2008 !!!!!), répteis (lagarto-de-água, lagartixa-de-bocage, etc), anfíbios (rã-verde, tritão-de-ventre-laranja), etc...
Boas observações
Penso que não existe nenhum topic para o Parque de Avioso na Maia (resolvi inserir aqui apesar de não estar inserido na malha urbana de nenhuma cidade).
Observações de21Mar2012:
- Chapim-rabilongo
- Toutinegra-de-barrete
- Alvéola-branca
- Melro
- Tordo-pinto
- Pato-real
- Verdilhão
- Chamariz
- Petinha-dos-prados
- Pardal-comum
- Rabirruivo
- Garça-real
- Gaio
- Cartaxo-comum
- Trepadeira-comum
- Pisco-de-peito-ruivo
- Tentilhão
- Águia-de-asa-redonda
- Pombo-torcaz
- Rola-turca
- Andorinha-das-chaminés
- Águia-cobreira ou Águia-de- Bonelli juv. (possivelmente Bonelli)
Registos anteriores:
- Chapim-real
- Tordoveia
- Toutinegra-de-cabeça-preta
- Carriça
- Chapim-preto
- Chapim-azul
- Cartaxo-comum
Aproveito para divulgar este excelente Blog dedicado a este Parque
http://parquedeavioso.blogspot.pt/
Também já observei ouriço-cacheiro (minha última observação é de 2008 !!!!!), répteis (lagarto-de-água, lagartixa-de-bocage, etc), anfíbios (rã-verde, tritão-de-ventre-laranja), etc...
Boas observações
paulo parece-me que já consegui transferir a mensagem para o tópico correcto.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Hoje ao início da noite confirmei a presença do noitibó-cinzento no extremo norte do concelho da Maia em eucaliptal esparso (em recuperação de fogo). A espécie já havia sido referenciada no último atlas das nidificantes na quadricula a que pertence a freguesia em questão.
Boas
Hoje fui surpreendido por um guarda-rios na zona industrial da Maia (mais precisamente na Via Francisco de Sá Carneiro, junto dos CTT), voou mais de 50 m ao longo desta movimentada estrada e embrenhou-se por um eucaliptal. Só por se tratar de uma espécie inconfundível é que eu não coloco a sua id em causa, já que o local é completamente insóito e desforável. De memória acho que é o meu 1º registo em todo o concelho da Maia, mas devo salientar que um amigo que vive junto ao rio Leça (Milheirós) já observou vários.
Boas observações
Hoje fui surpreendido por um guarda-rios na zona industrial da Maia (mais precisamente na Via Francisco de Sá Carneiro, junto dos CTT), voou mais de 50 m ao longo desta movimentada estrada e embrenhou-se por um eucaliptal. Só por se tratar de uma espécie inconfundível é que eu não coloco a sua id em causa, já que o local é completamente insóito e desforável. De memória acho que é o meu 1º registo em todo o concelho da Maia, mas devo salientar que um amigo que vive junto ao rio Leça (Milheirós) já observou vários.
Boas observações