Exotica manhosa
3 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Exotica manhosa
Aqui ha uns anitos atras, uma amiga minha apanhou este passarao para os lados do estadio do Jamor. O bichito ainda sobreviveu uns tempos engaiolado, acabando por morrer uns meses depois, creio (ou eram anos?). Que e uma fuga de cativeiro e certo (o bicho foi recapturado com recurso a engodo)... agora nao faco a menor ideia de que especie se trata. Alguem sabe o que e?
Creio que esta nao figura na crescente lista de exoticas em Portugal. Ou estou enganado?
Creio que esta nao figura na crescente lista de exoticas em Portugal. Ou estou enganado?
Pedro Fernandes- Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Re: Exotica manhosa
OK. Ja ha nome para a exotica manhosa.
Aparentemente trata-se de um Maina', Mino anais orientalis, proveniente do Norte da Nova Guine.
Mais uma para a nossa mai' linda e sempre em expansao lista de exoticas...
Aparentemente trata-se de um Maina', Mino anais orientalis, proveniente do Norte da Nova Guine.
Mais uma para a nossa mai' linda e sempre em expansao lista de exoticas...
Olá Pedro:
só agora vi aqui a tua mensagem.
Estive a ver esse fabuloso livro de ilustrações que é o Starlings e Mynas.
Bate tudo certinho com o que disseste (consultaste o mesmo, ou recorreste à extensa e soberba biblioteca do Lab. de Ornitologia de Cornell?).
Já agora, poderias ter tido o atrevimento de avançar com uma hipótese de nome em português - esquece lá os nomes dados pelos engaioladores e afins, senão saía algo do tipo «mainito-dourado» ou «mino-papua», ou ainda «mainato-de-olho-d'ouro» - este último então pode dar azo a grandes confusões...soit disant
Um abraço
só agora vi aqui a tua mensagem.
Estive a ver esse fabuloso livro de ilustrações que é o Starlings e Mynas.
Bate tudo certinho com o que disseste (consultaste o mesmo, ou recorreste à extensa e soberba biblioteca do Lab. de Ornitologia de Cornell?).
Já agora, poderias ter tido o atrevimento de avançar com uma hipótese de nome em português - esquece lá os nomes dados pelos engaioladores e afins, senão saía algo do tipo «mainito-dourado» ou «mino-papua», ou ainda «mainato-de-olho-d'ouro» - este último então pode dar azo a grandes confusões...soit disant
Um abraço
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Alexandre_Leitão escreveu:Já agora, poderias ter tido o atrevimento de avançar com uma hipótese de nome em português - esquece lá os nomes dados pelos engaioladores e afins, senão saía algo do tipo «mainito-dourado» ou «mino-papua», ou ainda «mainato-de-olho-d'ouro» - este último então pode dar azo a grandes confusões...soit disant
E que tal "olho-dourado-de-coleira-amarela"?
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
Alo Alexandre,
vou-me imbuir nas minhas raizes Beiras (se bem que eu seja Alfacinha) para esgalhar um nome jeitoso para o pito em questao... E capaz de demorar um bocadinho, mas vamos la a ver se tenho engenho para um que nem Sacarrao nem Costa desdenhariam...
vou-me imbuir nas minhas raizes Beiras (se bem que eu seja Alfacinha) para esgalhar um nome jeitoso para o pito em questao... E capaz de demorar um bocadinho, mas vamos la a ver se tenho engenho para um que nem Sacarrao nem Costa desdenhariam...
eh pá...confio em ti para esgalhares aí um nome melhor que o meu «abécula-douradinha».
Abraço
Abraço
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Bem e que tal traduzir Golden Myna por mainá-doirado?
1 abraço,
Gonçalo
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25662
...mas e mais giro tomar liberdades artisticas... Creio que Maina'-dourado serviria a subespecie nominal, quanto a este talvez:
Maina'-arcebispo (ou Mainato)
Maina'-zangao
Maina'-de-bico-amarelo
(ou as tantas aproveitam-se mesmo os Maina'-Papua ou de olho-amarelo que a malta da avicultura usa... ah, era giro saber o som que fazem, para poder arranjar um nome 'a seria, assim bem Tuga, como TARALHAO, ou RUIVACA, ou CHELHO! Ou mesmo LAVA-COLHOS! Isso e que era... enfim, devaneios de quem nao encontra os neuronios, acho que os deixei por aqui algures...)
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos