Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

5 participantes

Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Simon Wates Seg Mar 12, 2012 3:57 am

Olá todos,

Recebei agora estas imagens de Fredrick Ström. A Escrevedeira-pigmeia foi fotográfada ontem dia 11 de Março na caniçal principal de Arrozais da Nossa Snª de Rosario. Muito curioso depois o registo invernal de 2008-9 no mesmo local!

O Abetouro foi fotografada no dia 9 de Março a sair duma pequena área de caniços ao pé do Sítio dos Fontes. Também um registo excelente - não sei se existe registos fotográficas no Algarve? De todo modo aqui em baixo é uma raridade.

Um abraço

Simon

[url=Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) _mg_4610]

[url=Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) _mg_4310]
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por João Ferreira Seg Mar 12, 2012 3:59 am

Muito bom!!!!
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por pedro121 Seg Mar 12, 2012 4:36 am

Muito bom mesmo, claro que agora fica a coisa complicada, a emberiza é de facto uma exelente ave e nesse sitio então... mas já lá estaria ou está agora de passagem?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por RuiCaratao Seg Mar 12, 2012 5:11 am

Muito bom Simon, quando fôr ao algarve tenho mesmo que ir visitar esses 2 locais.

Já agora alguem pode pôr um link do google maps para os locais, fui ver ao onde observar aves aqui no portal, mas não estão lá.

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por pedro121 Seg Mar 12, 2012 5:13 am

RuiCaratao escreveu:já agora alguem pode pôr um link do google maps para os locais, fui ver ao onde observar aves aqui no portal, mas não estão lá.

http://maps.google.com/?ll=37.168093,-8.486542&spn=0.003343,0.004823&t=h&z=18

a area geral é esta.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por RuiCaratao Seg Mar 12, 2012 5:46 am

Obrigado Pedro, esse é o arrozal ou sitio das fontes?
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por pedro121 Seg Mar 12, 2012 5:54 am

RuiCaratao escreveu:Obrigado Pedro, esse é o arrozal ou sitio das fontes?

O sitio das fontes acho que fica um bocadinho atras, eu só lá fui uma vez e não me lembro realmente da area.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por José Frade Seg Mar 12, 2012 1:14 pm

RuiCaratao escreveu:Obrigado Pedro, esse é o arrozal ou sitio das fontes?
O sitio das fonte é onde fica a reentrância do rio Arade, por baixo dos arrozais, é um local vedado mas aberto ao publico, estive lá o ano passado e achei interessante, vou lá no fim deste mês.

Abraço.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Simon Wates Seg Mar 12, 2012 3:01 pm

Os arrozais ficam uns 300m a norte de Sítio das Fontes pelo caminho transitável em carro. O mapa de Google mostra os sítios onde as aves forma vistos- Também pus uns pontos de observação habituais meus para dar mais ideias quando alguém visite. Os pins amarelas referem os sítios e também a cancela de entrada para os arrozais.

Os arrozais são em terreno privado, mas não existem indicações que proíbe a entrada. No entanto eu e Thijs (pelo menos) temos perguntado o dono/encarregado se ele se importa transitar pelos diques entre o arrozal e ele, com muita simpatia diz que não há problema desde que se respeita as colheitas. Acho, durante a visita se vês alguma pessoa, que se explica o que esta fazer. Acho pouco provável, mas se o sítio recebe mais visitas que de costume se calhar podiam ficar chateadas e fechar a cancela a chave - o que vai estragar as coisas. para todas.

Apesar de que tenho feito bastantes visitas o caminho indicado no mapa nunca tomei - uma vez que as indicações no princípio do caminho diz os nomes de 2 vivendas - pensei que não tinha interesse para as aves - no-entanto amanha estou no local (só para uma hora) e vou experimentar. O caminho é aquele que entendi falando com o Fredrik Ström por telefone - acho que percebi bem!

Tudo a área é muito seco - só há água doce nos canais de drenagem e claro nas zonas de maré. As áreas de arroz são todas lavradas e espero que pronto (quando se semeia o arroz?) eles vai se enchido com água Very Happy - então espero uma festa de aves aquáticas!


http://maps.google.com/maps/ms?msid=212108937248507062879.0004bb116d8bde056dcc0&msa=0&ll=37.169533,-8.485844&spn=0.013115,0.02414

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por José Frade Seg Mar 12, 2012 3:10 pm

Muito bom Simon, só uma pergunta, a zona ao lado do sitio das fontes, a Sul, que costuma estar alagada, está seca nesta altura?

Abraço
Frade
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Simon Wates Seg Mar 12, 2012 3:19 pm

José

O Sítio das Fontes é uma zona de maré - com juncais e plantas de sapal. No-entanto, acordo com que entendi falando com o Fredrik, existe um pequeno caniçal (alimentado por um fonte) a pé do Rio Arade perto do Sítio das Fontes no final do caminho que indicarei na mapa.

Os arrozais são protegidas de água salgada por um dique no rio.

Amanha, depois a minha visita vou tentar esclarecer as coisas melhor!

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por José Frade Seg Mar 12, 2012 3:22 pm

Ok Simon.

Vou estar aí na ultima semana deste mês.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4831
Idade : 58
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Simon Wates Seg Mar 12, 2012 4:13 pm

A E.pusilla foi visto novamente no mesmo sítio por Fredrik Ström hoje de manha também.
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Simon Wates Seg Mar 12, 2012 5:45 pm

Agora falou com o Fredrik - e o caminho que marcei na mapa é errado - neste versão encontras o caniçal certo - do Abetouro! O sítio de E. pusilla esta correcto.

http://maps.google.com/maps/ms?msid=212108937248507062879.0004bb116d8bde056dcc0&msa=0&ll=37.163668,-8.488483&spn=0.006558,0.01207
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por RuiCaratao Seg Mar 12, 2012 6:50 pm

Já agora pergunto-me, tal como o Pedro se a ave não terá aí passado o Inverno?

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Simon Wates Ter Mar 13, 2012 2:21 pm

[quote="RuiCaratao"]Já agora pergunto-me, tal como o Pedro se a ave não terá aí passado o Inverno?

cumps,
Rui[/quote

Pois, curiosamente a ave esta exatamente num dos mesmos sítios onde a ave de 2008/9 frequentavam. Para mim, uma questão seria, "se a ave estava em passagem de onde vinha, Marrocos"? Duvido....

Apesar que tinha visitado a área bastante este inverno, não tenho andado pela caminha dela porque quando o arrozal a lado estava inundada (até princípio do ano) implicava a levantar muitas aves aquáticas..agora não porque esta seco.

O Fred suspeita que há duas aves. No Jan/Fev 2008 eu vi uma que parecia diferente de que a ave que Thijs anilhou no princípio do inverno de 2008. Tinha um cor mais rica e apesar que vi as patas não vi anilha, mas.....

(Nota: Vi as patas, mas não completamente entre vegetação)

Sem dúvida o sítio é a capital nacional para E.pusilla. Vi a ave hoje - e vi bastante bem e não tinha anilha.

A espécie é muito especial para mim porque foi umas das minhas primeira raridades no UK - com 15 anos, binóculos baratos e sem telescópio - passei horas com ela sozinho - hoje em dia teria uma multidão de observadores...yuk!

Não vi o Abetouro, mas provei o caminho de Fred - muito giro com 2 peq canicais e muita água doce correr pelas riachos vindo dos fontes, agua cristalina e muitos Tamarix, parece ideal para Gorazes. Merece a pena a passear se há pouca gente, com hoje - muitas vezes há visitas de escola etc e não seria recomendável.

Um abraço

Simon



Última edição por Simon Wates em Ter Mar 13, 2012 4:46 pm, editado 1 vez(es)
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por RuiCaratao Ter Mar 13, 2012 4:03 pm

Apesar que tinha visitado a área bastante este inverno, não tenho andado pela caminha dela porque quando o arrozal a lado estava inundada (até princípio do ano) implicava a levantar muitas aves aquáticas..agora não porque esta seco.

Pois, poderia ter passado despercebida. Essa ave de 2008 tambem foi só detectada durante Jan/Fev ?

São boas noticias pode ser que a ave fique por mais uns dias.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Simon Wates Ter Mar 13, 2012 4:29 pm

Não Rui,

O Thijs encontrou nas suas redes o dia 7 de Nov 2008. Uma ou outra ave foi visto diversas vezes durante o inverno até 17 Dezembro pelo menos por mim (aquele se calhar diferente) - foi o meu erro - lembrei que a ave tinha ficado até mais tarde...desculpe!

Ai meu Portuguese também!

(Editei o último post meu - ver nota)

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por RuiCaratao Ter Mar 13, 2012 5:44 pm

Ok Simon obrigado, já percebi....

Já agora ela(s) anda sozinha no caniçal?, pode ser por pura ignorãncia da minha parte mas tenho a noção de que não há muitas E. schoeniclus na zona, ou há?
Nem faço a menor ideia se uma E.pusilla terá tendência para se juntar a outras Emberizas, e a julgar pela vossa dificuldade em saber se eram 2 aves ou 1 só, é porque realmente devem ser solitárias

1 abraço,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Simon Wates Ter Mar 13, 2012 6:26 pm

Acho que o número de E. schoeniclus varia ano a ano. Um par de invernos antes lembro ter visto umas 40 inds, mas normalmente vejo poucos, como meia dúzia no máximo. Acho que Thijs sabe melhor e acho se calhar este é uns dos sítios melhores no Algarve pare esta espécie.

O E.pusilla de 2008 vi "loosely associated" with E. schoeniclus - no-entanto, hoje parece que shoeniculus estava ausente, se calhar eles tem ido?

Hoje andou pelo caminho e chegando o princípio do caniçal a ave levantou do solo e posou num caniço por cerca de 30-40 segundos a uns 40 metros. Vi muito bem no telescópio, mas por demasiado pouco! Neste ocasião não ouvi o seu chamamento, mas o que é notório é que em voo, parece mesmo pequena e mais como uma ave insectívora que uma Emberiza.

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão) Empty Re: Emberiza pusilla e Botaurus stellaris - Estômbar (próximo de Portimão)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos