Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Chasco-preto (Oenanthe leucura)

+13
Agostinho_MRCM
Tissot
Eduardo Realinho
João Tomás
PNicolau
conspicillata
Luis Silva
RuiCaratao
Jlourenço
Gonçalo Elias
thysvalkenburg
pedro121
paulo dias
17 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Chasco-preto (Oenanthe leucura) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Chasco-preto (Oenanthe leucura)

Mensagem por Eduardo Realinho Sex Jan 08, 2021 2:53 am

Não parecia, foi algo que considerei mas não me parecia. Rabirruivo faz mais sentido.
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Número de Mensagens : 38
Local : Guarda

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Chasco-preto (Oenanthe leucura) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Chasco-preto (Oenanthe leucura)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 08, 2021 3:22 am

O bico é fino, compatível com rabirruivo. E na verdade nada na foto permite excluir essa espécie, que de resto é comum na área indicada.

Pelo que me parece o utilizador / observador não é português e tem muito poucas observações registadas em Portugal, pelo que imagino que não esteja especialmente familiarizado com a avifauna portuguesa...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662

Mensagem por Eduardo Realinho Sex Jan 08, 2021 4:41 am

Gonçalo Elias escreveu:O bico é fino, compatível com rabirruivo. E na verdade nada na foto permite excluir essa espécie, que de resto é comum na área indicada.

Pelo que me parece o utilizador / observador não é português e tem muito poucas observações registadas em Portugal, pelo que imagino que não esteja especialmente familiarizado com a avifauna portuguesa...

Depois de o teres identificado olhei para ele de outra maneira e também reparei no bico, sim. Quanto ao resto ainda pus a hipótese de ser o local a estar errado mas ele confirmou que era mesmo ali. Depois, o que eu queria era discutir a dispersão da espécie, algo que sempre me intrigou e um chasco destes a aparecer em Lisboa já daria que falar Smile
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Mensagem por pedro121 Sex Jan 08, 2021 4:44 am

Eduardo Realinho escreveu:

Depois de o teres identificado olhei para ele de outra maneira e também reparei no bico, sim. Quanto ao resto ainda pus a hipótese de ser o local a estar errado mas ele confirmou que era mesmo ali. Depois, o que eu queria era discutir a dispersão da espécie, algo que sempre me intrigou e um chasco destes a aparecer em Lisboa já daria que falar Smile

Há dispersão de curta distancia, mas no inverno e em Espanha.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 08, 2021 5:03 am

Eduardo Realinho escreveu:Depois, o que eu queria era discutir a dispersão da espécie, algo que sempre me intrigou e um chasco destes a aparecer em Lisboa já daria que falar Smile

Em Portugal a área de distribuição desta espécie tem estado a encolher desde há talvez 80 anos e não conheço registos fora da área normal de ocorrência.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Tissot Sex Jan 08, 2021 5:32 am

Gonçalo Elias escreveu:
Eduardo Realinho escreveu:Depois, o que eu queria era discutir a dispersão da espécie, algo que sempre me intrigou e um chasco destes a aparecer em Lisboa já daria que falar Smile

Em Portugal a área de distribuição desta espécie tem estado a encolher desde há talvez 80 anos e não conheço registos fora da área normal de ocorrência.

...e o registo no Algarve? Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Local : Amadora-Alfragide

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 08, 2021 5:37 am

Tissot escreveu:...e o registo no Algarve? Very Happy

está por confirmar que seja um bom registo Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Eduardo Realinho Sex Jan 08, 2021 6:31 am

pedro121 escreveu:

Há dispersão de curta distancia, mas no inverno e em Espanha.

Também tenho a ideia que as movimentações são muito curtas, o que não abona a favor da recolonização de territórios antigos, especialmente se as populações principais estiverem a regredir.
Ainda assim hoje o Luís Silva comentou comigo que há travessia de alguns indivíduos em Gibraltar, o que já me parece uma movimentação relevante. E os do Norte da península que se reproduzem a maior altitude, será que só "descem o vale" ou será que fazem migração dentro da península? Para onde dispersam os juvenis do Douro? Ou os do Norte de Espanha? São filopátricos e voltam para os locais onde nasceram? É uma espécie que me intriga porque tenho vivido em diferentes sítios da península com territórios desta espécie (Côa/Douro, Extremadura com x, pré-Pirinéus aragoneses) e não conheço casos de indivíduos a aparecerem onde não é suposto estarem.
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 08, 2021 6:49 am

Eduardo Realinho escreveu:Extremadura com x

Eu escrevo sempre Estremadura espanhola. Smile

Eduardo Realinho escreveu:não conheço casos de indivíduos a aparecerem onde não é suposto estarem.

provavelmente porque mais do que residentes, são sedentários Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Eduardo Realinho Sex Jan 08, 2021 7:06 am

Eduardo Realinho escreveu:não conheço casos de indivíduos a aparecerem onde não é suposto estarem.

provavelmente porque mais do que residentes, são sedentários Wink [/quote]

E os juvenis?
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 08, 2021 7:33 am

Alguma dispersão haverá mas pode ser de âmbito local. Isso acontece com outras espécies com áreas de distribuição muito restritas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 Sex Jan 08, 2021 7:34 am

E os juvenis?[/quote]

Retirado do BOW:

"Largely or strictly sedentary, but situation variable and perhaps complex. Altitudinal movements occur from highest elevations in Atlas and high parts of Iberia. In Spain, majority of breeders in Malaga appear to move away during Nov–Feb, and considerable passage reported late Oct in Algeciras (S Spain). Records at sites in N Africa not occupied in summer may refer to Iberian birds or to local dispersive populations, or both. Surprisingly wide-ranging vagrancy, e.g. recorded in N & E Europe (Scotland, Norway, Bulgaria) and E to Red Sea coast in Africa, suggesting occasional strong dispersive movements, probably by juveniles."

Collar, N. (2020). Black Wheatear (Oenanthe leucura), version 1.0. In Birds of the World (J. del Hoyo, A. Elliott, J. Sargatal, D. A. Christie, and E. de Juana, Editors). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. https://doi.org/10.2173/bow.blawhe1.01
pedro121
pedro121

Mensagem por Agostinho_MRCM Sex Jan 08, 2021 9:03 am

ESPÉCIE: Chasco-preto (Oenanthe leucura) - Página 2 P2107810
ESPÉCIE: Chasco-preto (Oenanthe leucura) - Página 2 P5140112
ESPÉCIE: Chasco-preto (Oenanthe leucura) - Página 2 P5140111

Dilemas, dilemas, veja-se estas fotos em pleno Douro Internacional em locais onde a espécie é conhecida. Parecem-me todos rabirruivos (OP e estes), mas ficamos sempre na dúvida. Eu um dia ainda tenho que voltar à Serra do Carvalho (VN Poiares), onde em pleno confinamento de Março me pareceu ver a espécie numas ruinas de pedra abandonadas. Não sei se foi sugestão ou ele anda por lá.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 454

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 08, 2021 12:04 pm

o primeiro e o terceiro são seguramente pois vê-se bem o barrete cinzento

o segundo é menos evidente mas pelo ar "maneirinho" eu diria que é também
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Eduardo Realinho Sex Jan 08, 2021 1:38 pm

pedro121 escreveu:

E os juvenis?

Retirado do BOW:

"Largely or strictly sedentary, but situation variable and perhaps complex. Altitudinal movements occur from highest elevations in Atlas and high parts of Iberia. In Spain, majority of breeders in Malaga appear to move away during Nov–Feb, and considerable passage reported late Oct in Algeciras (S Spain). Records at sites in N Africa not occupied in summer may refer to Iberian birds or to local dispersive populations, or both. Surprisingly wide-ranging vagrancy, e.g. recorded in N & E Europe (Scotland, Norway, Bulgaria) and E to Red Sea coast in Africa, suggesting occasional strong dispersive movements, probably by juveniles."

Collar, N. (2020). Black Wheatear (Oenanthe leucura), version 1.0. In Birds of the World (J. del Hoyo, A. Elliott, J. Sargatal, D. A. Christie, and E. de Juana, Editors). Cornell Lab of Ornithology, Ithaca, NY, USA. https://doi.org/10.2173/bow.blawhe1.01[/quote]

Esclarecedor!
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Mensagem por Agostinho_MRCM Qua Jan 13, 2021 4:21 am

Gonçalo Elias escreveu:o primeiro e o terceiro são seguramente pois vê-se bem o barrete cinzento

o segundo é menos evidente mas pelo ar "maneirinho" eu diria que é também

Concordo, as fotos servem para ilustrar a dificuldade que por vezes ocorre quando não se vê claramente a traseira, particularmente a grande distância (e essas diferenças nem sempre são claras).
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 454

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Fev 25, 2021 10:40 pm

Gonçalo Elias escreveu:Não há dúvida que esta espécie tem vindo a regredir desde há bastante tempo.

Com base na informação de que tenho conhecimento, identifico os seguintes locais de ocorrência - passados e presentes:

a) sítios de onde desapareceu há mais de 50 anos
- Berlengas (observado em 1951 por Lockley)
- distrito de Évora (ocorria em Vila Viçosa, mencionado por Reis Júnior - 1931)

b) sítios de onde desapareceu há menos de 50 anos
- serra de Aire / serra dos Candeeiros (creio que terá sido observado no âmbito do altas do PNSAC, nunca publicado, mas não sei as datas de observação)
- Barrancos / Noudar (observei-o por diversas vezes nas décadas de 1980 e 1990, última observação em 1999)
- Marvão e arredores (observei-o em várias ocasiões em 1997 e 1998)
- Portas de Ródão e arredores (várias observações nas Portas até 1989 e noutros locais das proximidades até 2000 (?) )

c) Sítios onde ainda ocorre
- Tejo Internacional (observei-o em 1990 na foz do Erges e em 2002 em Segura, mas segundo ouvi dizer este núcleo do T.I. tem vindo a diminuir bastante e está nas últimas)
- Douro e afluentes (este é o maior núcleo e também o mais estável)

Adiciono aos locais de onde desapareceu há menos de 50 anos, o Gavião do Ródão (VVR), possivelmente as portas do Vale Mourão (VVR, onde só fiz registos sem nunca confirmar reprodução ou presença segura de um casal), a serra de Penha Garcia (nidificam no Castelo e noutros locais da serra) e diversos locais no Tejo Internacional, onde desapareceu ou se tornou muito irregular em toda a metade oeste. Ainda nessa área desapareceu de Salvaterra do Extremo e de Segura (onde até se via dentro da aldeia e na ponte), no Rio Erges.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1298
Local : Odemira

Mensagem por pedrocardia Sex Fev 26, 2021 3:43 am

Gonçalo Elias escreveu:
(...)
a) sítios de onde desapareceu há mais de 50 anos
- Berlengas (observado em 1951 por Lockley)

Este registo das Berlengas não será melhor enquadrável num fenómeno de migração/dispersão ?
São uma ilha que é um reconhecido "iman" para aves terrestres fora de rota.

Pedro

pedrocardia

Número de Mensagens : 845

Mensagem por pedro121 Sex Fev 26, 2021 4:15 am

Um dos pontos do desaparecimento do chasco-preto é não se saber as causas.
pedro121
pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Fev 26, 2021 6:16 am

pedrocardia escreveu:
Este registo das Berlengas não será melhor enquadrável num fenómeno de migração/dispersão ?

A nidificação nas Berlengas foi confirmada em 1939 pelo Lockley.

A referência é esta:
Lockley, R. M. 1952. Notes on the birds of Berlengas (Portugal), the Desertas and Baixo (Madeira) and the Salvages. Ibis 94: 144-158.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Mensagem por Ricardo Melo Sex Fev 26, 2021 8:00 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedrocardia escreveu:
A nidificação nas Berlengas foi confirmada em 1939 pelo Lockley.
A referência é esta:
Lockley, R. M. 1952. Notes on the birds of Berlengas (Portugal), the Desertas and Baixo (Madeira) and the Salvages. Ibis 94: 144-158.
Citando (ele esteve nas Berlengas entre 20 e 24 de Junho de 1939):

"OENANTHEUUCLXA LEUCURA (Gm.). Black Wheatear.

This was the only wheatear seen. A pair with three juveniles (or perhaps a male with four juveniles) were scattered over the north-eastern point and remained there each day. They were very shy and possibly had been shot at by prowling fishermen who hunted the island at intervals."

Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Local : Paços de Ferreira

Mensagem por JP Gonçalves Sex Fev 26, 2021 1:09 pm

Não há qualquer indicio, estudo ou teoria sobre o porquê da regressão desta espécie em Portugal? O habitat onde era regular não se alterou assim tanto..
É talvez das espécies que me intriga mais em Pt. No Catálogo Sistemático e Analítico das Aves de Portugal, Costa Reis faz referência à espécie instalar-se nas frontarias das igrejas em Vila Viçosa.. Laughing Laughing Tenho de começar a olhar melhor para as igrejas Laughing Laughing Laughing

JP Gonçalves

Número de Mensagens : 342
Local : Vila Viçosa | Beja

Mensagem por pedro121 Sex Fev 26, 2021 2:34 pm

JP Gonçalves escreveu:Não há qualquer indicio, estudo ou teoria sobre o porquê da regressão desta espécie em Portugal? O habitat onde era regular não se alterou assim tanto..
É talvez das espécies que me intriga mais em Pt. No Catálogo Sistemático e Analítico das Aves de Portugal, Costa Reis faz referência à espécie instalar-se nas frontarias das igrejas em Vila Viçosa.. Laughing Laughing Tenho de começar a olhar melhor para as igrejas Laughing Laughing Laughing

Pelos vistos a contracção da area de distribuição em PT/Espanha/França deve-se a uma perda de habitat devido ao abandono rural, basicamente há demasiadas árvores e mato.
pedro121
pedro121

JP Gonçalves gosta desta mensagem

Mensagem por pedro121 Sex Fev 26, 2021 2:44 pm

Ricardo Melo escreveu:
Citando (ele esteve nas Berlengas entre 20 e 24 de Junho de 1939):
[/quote]

O bairro dos pescadores começou a ser construído em 1940, lá se foram os chascos, e os melros-azuis.

pedro121
pedro121

Mensagem por pedrocardia Sáb Fev 27, 2021 8:55 am

pedro121 escreveu:
JP Gonçalves escreveu:Não há qualquer indicio, estudo ou teoria sobre o porquê da regressão desta espécie em Portugal? O habitat onde era regular não se alterou assim tanto..

Pelos vistos a contracção da area de distribuição em PT/Espanha/França deve-se a uma perda de habitat devido ao abandono rural, basicamente há demasiadas árvores e mato.

Se procurarem fotos antigas de Portugal é possível observar que locais que hoje conhecemos como sendo arborizados eram muitíssimo mais despidos de vegetação.
Há 50, ou mais, anos atrás havia muito mais pessoas nas aldeias . O rendimento/área das culturas agrícolas era substancialmente menor e, mesmo com a fome que muitos passavam, era necessário cultivar muito mais área. As áreas restantes eram pasto de muito mais rebanhos (e mais numerosos) de pequenos ruminantes (cabras e ovelhas). A paisagem era mais árida e, igualmente pedregosa.

Seria mais "ao gosto" do Chasco-preto ?

Pedro

pedrocardia

Número de Mensagens : 845

Carlos Pacheco gosta desta mensagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo