Larus marinus na Docapesca de Portimão
2 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Larus marinus na Docapesca de Portimão
No dia 24 de Maio, eu e Luís Campina, observámos uma ave em plumagem de 2.º Inverno na Docapesca de Portimão. Pelas dimensões, notoriamente maior do que os maiores Larus michahellis michahellis e quase o dobro do tamanho dos Larus fuscus graellsii/intermedius mais pequenos, tratar-se-ia de um macho.
Re: Larus marinus na Docapesca de Portimão
Caro Nelson:
Segundo a monografia de Olsen sobre gaivotas, os machos são maiores que as fêmeas, mas existe um forte overlap entre as biometrias de ambos.
Esta ave em questão apresenta dimensões anormais (mais ou menos na senda de uma ave que vem sendo avistada todos os anos na Galiza durante o Inverno e que parece um monstro comparado com as restantes gaivotas). No caso da ave galega, subsiste a dúvida de se seria um híbrido com outra espécie de maiores dimensões. Ponho a mesma questão para este indíviduo, embora não haja evidências de plumagem de que possa ser uma ave proveniente de hibridização, mas definitivamente o tamanhão do bicho é anormal...
Abraço
Alexandre Leitão
Segundo a monografia de Olsen sobre gaivotas, os machos são maiores que as fêmeas, mas existe um forte overlap entre as biometrias de ambos.
Esta ave em questão apresenta dimensões anormais (mais ou menos na senda de uma ave que vem sendo avistada todos os anos na Galiza durante o Inverno e que parece um monstro comparado com as restantes gaivotas). No caso da ave galega, subsiste a dúvida de se seria um híbrido com outra espécie de maiores dimensões. Ponho a mesma questão para este indíviduo, embora não haja evidências de plumagem de que possa ser uma ave proveniente de hibridização, mas definitivamente o tamanhão do bicho é anormal...
Abraço
Alexandre Leitão
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Tenho de admitir que equacionei a hipótese de eventualmente se tratar de um híbrido, mas as plumagem característica do Gaivotão-real, leva-me a concluir, salvo melhor opinião, que deverá ser "apenas" um extremo da variação a nível de tamanho.
estás coberto de razão, na minha humilde opinião, a plumagem é típica. O que realmente impressiona são as desmesuradas patas deste animal...esta gaivota calça uma enormidade, e cabem quase dois tarsos das L. michahellis nesta ave (o Olsen só refere comprimento de tarsos, e não largura)...
Alexandre_Leitão- Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa