Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ICNF: «Vamos ter uma equipa técnica mais qualificada e forte»

Ir para baixo

ICNF: «Vamos ter uma equipa técnica mais qualificada e forte» Empty ICNF: «Vamos ter uma equipa técnica mais qualificada e forte»

Mensagem por jheitor Qui maio 24, 2012 1:36 pm

ICNF: «Vamos ter uma equipa técnica mais qualificada e forte»

2012-05-24

fonte :ambienteonline.pt

A tutela da conservação da natureza está a mudar. Desde o ano passado que se sabe que o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) vai-se fundir formalmente com a Autoridade Florestal Nacional (AFN), mas só na semana passada a Lei Orgânica do novo instituto (ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas) foi aprovada em sede de Conselho de Ministros. Em declarações ao AmbienteOnline, a presidente do ICNF, Paula Sarmento, explica como decorrerá o processo de fusão e as sinergias previstas.


Em que fase está o processo de fusão entre a ICNB e a AFN?

Depois da publicação da Lei Orgânica, temos que desenvolver os estatutos e, basicamente, promover a reorganização e reestruturação das duas “casas”, criando o máximo de sinergias possíveis entre as áreas que tem prioridade num instituto e noutro.


Em termos de potencial de recursos humanos, estamos a falar de grandes sinergias que se podem obter com esta fusão?

Sim, entre o ICNB e a AFN há muitas áreas que são afins. Estamos todos a trabalhar no mesmo contexto, no mesmo conteúdo, visões diferentes mas complementares. Pense, por exemplo, na área da pesca e na promoção dos valores da avifauna. São áreas complementares que muito ganham se tiverem uma visão conjunta.


Estas são as principais áreas que podem ganhar com a fusão?

Espero que todo o organismo ganhe com a fusão e que existam sinergias em todo o lado. Como sabe, a Administração [Pública] tem hoje uma carência de técnicos superiores. Vamos poder contar com os técnicos existentes nas duas “casas” e, por isso, vamos ter uma equipa técnica mais qualificada e mais forte, porque podemos usar a globalidade dos recursos com objectivos comuns. Estou em querer que podemos reforçar bastante os dois institutos em simultâneo e criar melhores condições para desenvolver a nossa actividade, que não é mais do que a actividade que cada um deles, individualmente, já tinha.


O corte de recursos humanos está fora de questão?

Há muita falta de técnicos superiores em todas as áreas da administração pública. Cheguei ao ICNB há dois meses e apenas posso adiantar que vamos tentar priorizar ao máximo os recursos existentes que temos à nossa disposição. Mas, neste momento, não lhe consigo dizer com convicção se são a mais, se são a menos, se vai haver alguma carência especial ou excesso. O que lhe posso dizer é que, do ponto de vista de técnicos superiores, toda a Administração Pública tem, essencialmente, carências e não excesso.

http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=12187
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos