Aves nas áreas de serviço das auto-estradas
+3
Helder Vieira
paulo dias
Gonçalo Elias
7 participantes
Fórum Aves :: Aves :: Aves de Portugal
Página 1 de 1
Aves nas áreas de serviço das auto-estradas
As áreas de serviço das auto-estradas não são exactamente o melhor local para ver aves: muito ruído, espaço limitado devido a vedações e pouca vegetação (a maioria das áreas de serviço nem sequer tem árvores, ao contrário do que acontece, por exemplo, em França).
A espécie que mais tenho visto nas áreas de serviço é a alvéola-branca - aves desta espécie costumam passear-se pelas zonas ajardinadas.
Há dois dias, ao parar na área de serviço de Antuã (Estarreja), situada na A1, sentido norte-sul, encontrei uma felosa-poliglota a cantar intensamente nos arbustos adjacentes ao parque de estacionamento. Uma observação invulgar para este tipo de local.
A espécie que mais tenho visto nas áreas de serviço é a alvéola-branca - aves desta espécie costumam passear-se pelas zonas ajardinadas.
Há dois dias, ao parar na área de serviço de Antuã (Estarreja), situada na A1, sentido norte-sul, encontrei uma felosa-poliglota a cantar intensamente nos arbustos adjacentes ao parque de estacionamento. Uma observação invulgar para este tipo de local.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25658
Re: Aves nas áreas de serviço das auto-estradas
Boas
A minha experiência mais interessante foi observar várias centenas de alvéolas-brancas ao inicio da noite a concentrarem-se para passarem a noite em Barcelos ? (A3), faziam um barulho ensurdecedor.
Boas observações
A minha experiência mais interessante foi observar várias centenas de alvéolas-brancas ao inicio da noite a concentrarem-se para passarem a noite em Barcelos ? (A3), faziam um barulho ensurdecedor.
Boas observações
paulo dias- Número de Mensagens : 747
Em maio de 2010 quando dei um salto a Castro Verde (estava eu no algarve) parei na estação de serviço da A2 (antes da saída para CV) para um cafézito, ainda 6h e tal, e lá andavam no final da "faixa de desaceleração" algumas perdizes.
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Sempre que têm relvados regados costumam ser áreas de alimentação para estorninhos na época de reprodução.
Aqui na zona desbastaram recentemente as encostas adjacentes à via (A8) que estava já marginada de boas árvores "espontâneas".
As "poliglotas" por vezes criam em campo aberto com Dittrichia viscosa, nidificando na vegetação anual ou nessa planta, portanto suponho que haveria no mínimo um prado perto.
PS: as aves gostam de ruído!
Aqui na zona desbastaram recentemente as encostas adjacentes à via (A8) que estava já marginada de boas árvores "espontâneas".
As "poliglotas" por vezes criam em campo aberto com Dittrichia viscosa, nidificando na vegetação anual ou nessa planta, portanto suponho que haveria no mínimo um prado perto.
PS: as aves gostam de ruído!
Paulo Lemos- Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Aqui na área de serviço de Oeiras, tem andado pelo menos um Cartaxo e um casal de Buteos, mas como nas traseiras de ambos os lados existem uns grandes terrenos incultos, é normal verem-se também Peneireiros e à noite ouvem-se umas Corujas.
Paulo Lemos escreveu:
Há alguma relação entre essas aves e a presença dessa planta?
LuisMM- Número de Mensagens : 725
(desenterrei este tópico na procura de outro)
Ao longo do verão passado sempre que fui a Salreu, e parei na 1ª estação de serviço para um cafézinho (sentido Gaia-Aveiro), ainda antes do nascer do sol, ouvi sempre Caprimulgus europaeus a cantar...
Ao longo do verão passado sempre que fui a Salreu, e parei na 1ª estação de serviço para um cafézinho (sentido Gaia-Aveiro), ainda antes do nascer do sol, ouvi sempre Caprimulgus europaeus a cantar...
Última edição por Helder Vieira em Qui Nov 29, 2012 1:22 pm, editado 1 vez(es)
Helder Vieira- Número de Mensagens : 3697
Local : Maia
Em Agosto vi um bando de Perdizes na área de serviço de Santarém (A1, sentido Porto-Lisboa).
trataruga- Número de Mensagens : 231