Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caderno de Campo

2 participantes

Ir para baixo

Caderno de Campo Empty Caderno de Campo

Mensagem por Paulo Ferreira Seg Jun 16, 2008 9:04 am

Boas,
Nem sei bem aonde hei-de por isto...
Bem, gostava de começar a fazer um caderno de campo, mas não sei bem que dados hei-de inserir. Estive a tentar localizar na net mas não encontrei, será que me podem escalrecer?
Cumprimentos,

Paulo Ferreira

Paulo Ferreira

Número de Mensagens : 25

Ir para o topo Ir para baixo

Caderno de Campo Empty Re: Caderno de Campo

Mensagem por Pedro Pereira Seg Jun 16, 2008 9:58 am

Viva, de facto não existem "regras" definidas para a estrutura de um caderno de campo, a menos que estejas a fazer um trabalho especifico e existam variaveis previamente definidas que tenhas de recolher.

Os meus conselhos são os seguintes:

- se fizeres uma saida para observar aves deverás regisatar a data, o local, as condições climatéricas gerais, os habitats gerais e depois fazer uma lista das espécies observadas, em que registas o número de individuos e se possivel a idade e o sexo desses individuos.

- se por acaso não fizeres uma vizita especifica para observares aves, mas se passares por um sitio em que observas uma espécie pouco frequente, ou que nunca tenhas visto, ou até mesmo uma ave comum mas a ter um comportamento que nunca tenhas antes observado, então deves registar igualmente a data, o local, etc...

abraço,

Pedro
Pedro Pereira
Pedro Pereira

Número de Mensagens : 235
Local : Centro-Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo