Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nada nos elefantes é pequeno e as suas gravidezes não são excepção

Ir para baixo

Nada nos elefantes é pequeno e as suas gravidezes não são excepção Empty Nada nos elefantes é pequeno e as suas gravidezes não são excepção

Mensagem por jheitor Qui Jun 21, 2012 4:50 am

Nada nos elefantes é pequeno e as suas gravidezes não são excepção

21.06.2012

fonte : publico.pt

Pesam 110 quilos quando nascem e têm o maior período de gestação de todos os mamíferos, 22 meses. O mistério da gravidez de longa duração dos elefantes foi explicado por um novo estudo publicado nesta semana na revista Proceedings of the Royal Society.

Apesar de os cientistas já saberem há mais de 50 anos que os elefantes contêm múltiplos corpos lúteos, até um máximo de 11, ainda não era claro como essas estruturas eram formadas e que papéis desempenhavam na gestação.

Na maioria dos mamíferos, um folículo ovárico forma um corpo lúteo (glândula temporária que controla os níveis hormonais durante a gravidez) em cada ciclo menstrual. A glândula temporária produz progesterona, que por sua vez vai engrossar o endométrio. Se o óvulo for fertilizado, o corpo lúteo mantém o balanço correcto de hormonas durante a gravidez para assegurar que o corpo da progenitora suporta o crescimento do feto. Se a fertilização não ocorrer, o corpo lúteo morre, voltando a formar-se no ciclo menstrual seguinte.

No caso dos elefantes, a quantidade de corpos lúteos - em média cinco durante cada ciclo menstrual - explica uma gestação longa, até 22 meses, escreve no artigo Imke Lueders, do Instituto de Investigação Zoológica e Vida Selvagem em Berlim. Um dos corpos lúteos provém de um folículo ovárico, como acontece, por exemplo, nos humanos. Mas, surpreendentemente, as estruturas restantes formam-se de folículos separados em momentos diferentes do ciclo reprodutor, que diminuem lentamente a sua produção de progesterona ao longo de cada gravidez.

Imke Lueders desenvolveu um método para acompanhar a gravidez de elefantes usando protocolos originalmente concebidos para cavalos. Os dados que obteve, depois de uma investigação que durou cinco anos, foram conseguidos através de recolhas de sangue e ecografias, para analisar a evolução hormonal dos elefantes antes, durante e após a gravidez.

Os resultados desta investigação, acredita a cientista, podem levar à criação de métodos para controlar a ovulação dos elefantes ou fazer inseminação artificial, uma das áreas de interesse para os jardins zoológicos que tentam a reprodução em cativeiro destes animais. Este também é considerado um novo ponto de partida para explorar a hipótese de que o longo período de gestação permite o desenvolvimento completo do cérebro de elefantes, que nascem já com habilidades cognitivas complexas e são imediatamente capazes de sobreviver em ambiente natural e cooperar em grupo.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1551350
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos