Um pequeno desafio artistico
+6
jheitor
Gonçalo Elias
Rafael Matias
Jacinto Roque
pedro121
alcedo
10 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Um pequeno desafio artistico
Na casa de família temos uma sala com pinturas de finais do século XIX, cenas campestres, paisagens etc.. no centro tem esta natureza morta com animais de caça.
O desafio é identifica-los tendo em atenção de que durante mais de um século os repintes e restauro nem sempre foram feitos por quem conhecia realmente os .
Espero que gostem do desafio
hoops a foto não tinha colado
O desafio é identifica-los tendo em atenção de que durante mais de um século os repintes e restauro nem sempre foram feitos por quem conhecia realmente os .
Espero que gostem do desafio
hoops a foto não tinha colado
alcedo- Número de Mensagens : 2232
Local : Póvoa de Varzim
Re: Um pequeno desafio artistico
Pato real
Maçarico galego
guarda rios
Peto-verde
perdiz
Maçarico galego
guarda rios
Peto-verde
perdiz
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
falta 1 à beira das patas do coelho
alcedo escreveu:falta 1 à beira das patas do coelho
Sim, eu sei, á que deixar algum para os outros...
pedro121- Número de Mensagens : 16049
Local : Obidos
[quote]falta 1 à beira das patas do coelho
Da lebre, (orelhas e cauda),
Jacinto Roque- Número de Mensagens : 144
Local : Redondo - Alentejo
ok aqui já não há lebres desde a década de 50
Bem, o único que parece restar é um tordo-pinto (T. philomelos). E parece estar tudo.
Na minha opinião é mesmo um coelho e não uma lebre, pela forma da cabeça e comprimento das patas, muito curtas para uma lebre.
Na minha opinião é mesmo um coelho e não uma lebre, pela forma da cabeça e comprimento das patas, muito curtas para uma lebre.
Estas cenas de caça foram frequentes desde o século XVII e embora frequentes em colecções de museus ou como neste caso em pinturas de paredes dificilmente podem ser usadas com testemunho dos animais existentes numa determinada zona pois muitas vezes os artistas eram ambulantes circulando por onde havia obras e a inspiração vinha de estampas e cartões que circulavam entre eles. É frequente o uso de animais exóticos mas a mestria de alguns autores no desenho é imensa, um exemplo é Hieronymus Bosch no século XVI com o seu fantástico jardim das delicias
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_-_The_Garden_of_Earthly_Delights_-_Garden_of_Earthly_Delights_(Ecclesia's_Paradise).jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_-_The_Garden_of_Earthly_Delights_-_Garden_of_Earthly_Delights_(Ecclesia's_Paradise).jpg
Muito interessante este tópico, alcedo. Talvez fosse mais adequado na secção da ilustração. Para além das naturezas mortas, há também os casos de pinturas que ao passarem a incluir elementos exóticos denunciam a descoberta de novos territórios, como a presença de araras indicando a chegada dos europeus ao Novo Mundo. Também algumas espécies já extintas surgem desta forma até aos nossos dias, como o dodo, que durante um certo período era relativamente frequente vê-lo incluído na pintura europeia (apesar de estas representações não terem sido feitas a partir da observação do animal vivo). O "Jardim das delícias" contém mensagens de outro tipo, mais ou menos evidentes (umas mais que outras), para além das aves representadas
É lógico que pinturas como as de Bosch têem significados ocultos e que nada ali está sem uma simbologia e iconografia complexa. Referi-o somente pela excelência do desenho e da análise da ave em si e da postura muitas vezes superior ao desenho e lustração dos antigos livros de zoologia dos liceus ou até dos velhos guias de campo de há 40 ou 50 anos atrás.
Ilustrações antigas de aves aparecem nos sítios e circunstâncias mais variados já as vi em frontais de altar, e vestimentas religiosas, com notável qualidade, já para não falar de exemplares de escultura românica como os flamingos do portal de S. Cristovão de Rio Mau
Voltarei ao assunto se calhar no forum de ilustração como sugeres
Ilustrações antigas de aves aparecem nos sítios e circunstâncias mais variados já as vi em frontais de altar, e vestimentas religiosas, com notável qualidade, já para não falar de exemplares de escultura românica como os flamingos do portal de S. Cristovão de Rio Mau
Voltarei ao assunto se calhar no forum de ilustração como sugeres
Já agora, conseguirias enquadrar um pouco melhor a primeira pintura, isto é, quem seria o autor, de onde era e se terias um ano aproximado de realização da mesma? Obrigado.
Na Póvoa de finais do XIX entre a burguesia local desenvolveu-se o gosto ( a exemplo do que acontecia por toda a parte) pela pintura parietal decorativa, com ilustrações diversas mas muitas vezes cenas bucólica, paisagens etc. isto nos espaços domésticos, mas igualmente nos espaços comerciais (como também temos). Os autores infelizmente, são no nosso caso desconhecidos, havia pintores locais que trabalhavam em arte sacra e igualmente nestas obras privadas, mas no meu caso inclino-me para pintores itinerantes pois a temática das paisagens lembra o Norte da Europa, talvez inspirada em cadernos de ilustrações ou outros. Denotam, na parte comercial, um gosto a caminho da ou pré Arte Nova embora com uma carga eclética evidente. Um medalhão com uma alegoria ao comércio revela uma mão não muito certa pelo que seria de supor que o autor não fosse de grande qualidade.
E estamos a fugir ao tema das aves... embora também tenha quatro andorinhas das chaminés nos quatro cantos da alegoria
E estamos a fugir ao tema das aves... embora também tenha quatro andorinhas das chaminés nos quatro cantos da alegoria
Vou mudar o tópico para a sala de ilustração, para não se perder a linha de comentários.
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25661
Ok, obrigado. Estava a perguntar também para tentar perceber se o pintor representou aves caçadas em Portugal ou se seria uma cena pintada noutro país. Não consigo perceber muito bem o peto-verde, mas não parece ter bem o padrão das aves ibéricas.
Quando vi este post lembrei-me de um caso curioso, que é o da inclusão de um aparente Numenius tenuirostris, espécie que parece estar actualmente extinta numa pintura do sécXIX (o link do Wader Study Group Bulletin aqui: http://elibrary.unm.edu/sora/IWSGB/v096/p00088-p00088.pdf)
Quando vi este post lembrei-me de um caso curioso, que é o da inclusão de um aparente Numenius tenuirostris, espécie que parece estar actualmente extinta numa pintura do sécXIX (o link do Wader Study Group Bulletin aqui: http://elibrary.unm.edu/sora/IWSGB/v096/p00088-p00088.pdf)
alcedo consegues colocar a imagem com uma definição maior? Mesmo que passe um pouco as dimensões do écran, neste caso creio que se justifica para podermos ver melhor o detalhe.
[quote="Jacinto Roque"]
é uma lebre .. tens razão .. alem do que referiste o tamanho em relação ao pato a lebre é quase o dobro do tamanho do coelho
falta 1 à beira das patas do coelho
é uma lebre .. tens razão .. alem do que referiste o tamanho em relação ao pato a lebre é quase o dobro do tamanho do coelho
jheitor- Número de Mensagens : 11723
Local : cacem
pedro121 escreveu:Pato real
Maçarico galego
guarda rios
Peto-verde
perdiz
correto ..
mais um pica pau e uma talvez uma codorniz
Meus caros companheiros de fórum estou verdadeiramente sensibilizado com a atenção que despertei com este tema quem diria que a pintura que eu tinha na frente na sala de jantar desde a minha infância despertaria tanta atenção neste fórum
Amanhã tiro uma fotografia melhor mas cá vai com mais resolução e vou tirar tambem pormenores do peto e do maçarico
Amanhã tiro uma fotografia melhor mas cá vai com mais resolução e vou tirar tambem pormenores do peto e do maçarico
Eu vou dar os meus palpites:
Tordo(?), Peto-verde, Guarda-rios, Perdiz, Maçarico-galego (?), Pato-real e... Coelho.
Tordo(?), Peto-verde, Guarda-rios, Perdiz, Maçarico-galego (?), Pato-real e... Coelho.
Aquele pica-pau não me convence. Tamanho errado, cores erradas...
Gonçalo Elias escreveu:Aquele pica-pau não me convence. Tamanho errado, cores erradas...
Um colibri?
Concordo com a maioria dos palpites.
Mas porque se caçavam naquela altura guarda-rios e um suposto pica-pau?
Se calhar caçavam porque haviam muitos e apenas pela desportiva...
Upupa epops- Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro
naquela altura acho que se caçava tudo....
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
Upupa epops escreveu:Concordo com a maioria dos palpites.
A minha mãe conta-me histórias do meu avô, caçador ferrenho (que infelizmente não cheguei a conhecer). Uma das coisas que sempre me disse foi: "O teu avô nunca vinha para casa sem nada..."
Era frequente atirarem a espécies que hoje se considera impensável (papa-figos e poupas, por exemplo).
A minha mãe conta-me histórias do meu avô, caçador ferrenho (que infelizmente não cheguei a conhecer). Uma das coisas que sempre me disse foi: "O teu avô nunca vinha para casa sem nada..."
Era frequente atirarem a espécies que hoje se considera impensável (papa-figos e poupas, por exemplo).
Pois, mas penso que felizmente agora as pessoas se encontram um pouco mais sensibilizadas, mas não deixa de ser triste que isso tenha acontecido.
Upupa epops- Número de Mensagens : 523
Local : Aveiro
Página 1 de 2 • 1, 2